Ir para conteúdo

De La Paz a Cusco de onibus


Posts Recomendados

  • Membros
20 horas atrás, D FABIANO disse:

@adrianomaskFui a toda a América do Sul e discordo totalmente das palavras acima,como discordo do escritor dela em quase tudo. Não vá por Desaguadero,já disse. Se é possível ir por Lima, vá por Lima pois é impossível parecerum local simplesmente pela cor da pele e tamanho. Eles são baixinhos, 1.60 é alto e tem cor de índio e cabelos de índio.Se você se enquadra vá,além de falarem espanhol nativo. Eu falo perfeitamente,vivi anos em Santiago, você não sei.Mas como nativo e com sotaque andino,impossível. 

 

Não tinha visto seu comentário, me notificou apenas agora, estranho; 

 

Não bato com praticamente nenhum desses pontos que você citou, tenho 1,76, branquelo [até demais xD], cabelo já esta em falta aqui e não falo espanhol fluentemente, na verdade, falo pouco, entendo muito bem, mas falar... Tanto que, quando cheguei em Santiago o responsável pelo hotel falou "entendo portugues mas não falo muito", e e disse "entendo espanhol mas falo pouco, acho que vamos nos entender", e tudo deu certo. 

 

Naquele tópico na qual encontrei o fórum, recomendaram fazer uma rota por Puno, o que aparentemente levava mais tempo, mas era uma ideia. Eu estou com o roteiro mais complexo da história das minhas viagens, fizemos um plano A, B, C e no final serão todos e nenhum, inclusive a chegada que varia de um pro outro. Ainda é um puzzle que estou tentando resolver e viabilizar da melhor forma, há pouca coisa certa quanto a essa viagem, exceto o destino que se tudo der certo será o Peru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
12 horas atrás, adrianomask disse:

 

Pode ser um erro meu, mas me sinto muito mais seguro em alguns países ou outras regiões aqui do Brasil do que na área onde moro. Santiago foi o primeiro lugar que me senti muito mais seguro, andava com celular [coisa que não faço] a vista, gravando audio, dar um role noturno... Em Buenos Aires já não tive essa segurança e fiquei no hotel depois do fim da tarde. Quando fui pro Uruguai essa sensação de segurança voltou, algo que também ocorreu recentemente em Gramado, que as vezes parecia que nem no Brasil estava. 

 

Eu sou bastante meticuloso na hora de estudar um destino, principalmente se for uma rota internacional, no caso do Chile que foi a primeira nossa, eu ficava compulsivamente olhando as mesmas coisas, principalmente relacionadas a poder entrar no país com medo de ter perdido algo e ser impedido na hora H, felizmente nunca deu nada mas a preocupação esta lá. O clima também é algo que aprendi a considerar muito, pois fui pra Argentina meio que sem ir a fundo neste tema e 3/5 dias que passei lá foram em baixo de chuvas, é, pois é! 

 

Você comentou que viaja a 53 anos, uau, sem dúvidas é outro nível, nós aqui começamos a partir de dez/2018 e procuramos fazer viagens anuais, nem todas pro exterior até porque ter sido pego na explosão da COVID viajado foi assustador, deu tudo certo mas comprometemos a melhor parte da viagem;

 

Agradeço muito as dicas quanto a cruzar uma fronteira terrestre, é algo que eu nunca fiz que em algum momento certamente ocorrerá, pois as vezes misturo cidades de dois paises diferentes nas mesmas férias, como Bolivia com Peru, Chile com Argentina, Equador com outra região e por ai vai;

Vc tem razão aqui temos regiões perigosíssimas, e nenhuma estatística mundial cita desaguero com índice de insegurança muito alto, diferentemente de muitas localidades brasileiras. Portanto, me senti muito mais seguro lá do que em alguns lugares aqui.

Como que vc acha que a esmagadora maioria dos Europeus/americanos....atravessam da Bolívia para o Peru? Sim, por desaguero, portanto é uma neura achar que ali pode dar problema. Só seguir o mesmo que faz na sua região que tudo dará certo. Agora, estamos sempre correndo riscos, muita gente já foi assaltada em Paris, Londres.....

Tem pessoas que em viagens tudo dá errado, mas felizmente são uma grande minoria. 

Quaisquer dúvidas estaremos por aqui.

Cuidado de dicas de pessoas que só viajam pela Internet.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Adriano, existem duas fronteiras no qual é possível ir de La Paz a Cusco, pelo menos pelo que sei, que é Desaguadero, que foi citada, e Kasani, se tu ver as fotos das duas vai entender a diferença, Kasani é bem tranquila, fui duas vez por ela, e tem uma vista linda, ela é a fronteira pra quem vem e vai por Copacabana. Sobre Desaguadero eu fui uma vez, fiz o trecho Puno - La Paz, e tinha lido uns relatos antes, e realmente não me senti muito seguro lá, porém eh um trecho bem curto que vc vai andar, tem que atravessar uma ponte. O policial do lado boliviano me perguntou quanto de dinheiro eu estava levando, mostrei a ele, e ele tava louco pra abocanhar, e tive que mostrar toda a minha mochila, já o meu irmão ele não perguntou quanto estava levando de dinheiro e mau olhou a mochila dele. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

26 minutos atrás, tainovieira disse:

Olá Adriano, existem duas fronteiras no qual é possível ir de La Paz a Cusco, pelo menos pelo que sei, que é Desaguadero, que foi citada, e Kasani, se tu ver as fotos das duas vai entender a diferença, Kasani é bem tranquila, fui duas vez por ela, e tem uma vista linda, ela é a fronteira pra quem vem e vai por Copacabana. Sobre Desaguadero eu fui uma vez, fiz o trecho Puno - La Paz, e tinha lido uns relatos antes, e realmente não me senti muito seguro lá, porém eh um trecho bem curto que vc vai andar, tem que atravessar uma ponte. O policial do lado boliviano me perguntou quanto de dinheiro eu estava levando, mostrei a ele, e ele tava louco pra abocanhar, e tive que mostrar toda a minha mochila, já o meu irmão ele não perguntou quanto estava levando de dinheiro e mau olhou a mochila dele. 

 

Vi um vídeo do lugar, é um ponto bem simples, o que pode significar muita coisa. Mas o problema que acho não é nem o perigo da região em si, isso a gente consegue compensar de outras formas numa passagem rápida [como estar em grupo], mas o lance da policia ser meio esquisita e não confiável ah, isso deixa a gente sempre preocupado. 

 

Acredito que tudo vá depender na hora que for finalmente fazer minhas reservas, ontem gostei do que vi chegando direto em Cusco, então são possibilidades que podem ou não surgir, chegar por Cusco, Lima ou La Paz. Não sei exatamente como funciona mas li sobre essas duas rotas, uma é mais longa [e dizem que mais seguro] e outra menos, que passa justamente por este lugar, mas encontrei apenas essa referencia sobre o assunto, além dos posts aqui do tópico reforçando e contrapondo. É ótimo ouvir histórias de quem já passou por esses e outros locais, gostaria de ter essa disponibilidade pra fazer um mochilão por ai

  

10 horas atrás, casal100 disse:

Vc tem razão aqui temos regiões perigosíssimas, e nenhuma estatística mundial cita desaguero com índice de insegurança muito alto, diferentemente de muitas localidades brasileiras. Portanto, me senti muito mais seguro lá do que em alguns lugares aqui.

Como que vc acha que a esmagadora maioria dos Europeus/americanos....atravessam da Bolívia para o Peru? Sim, por desaguero, portanto é uma neura achar que ali pode dar problema. Só seguir o mesmo que faz na sua região que tudo dará certo. Agora, estamos sempre correndo riscos, muita gente já foi assaltada em Paris, Londres.....

Tem pessoas que em viagens tudo dá errado, mas felizmente são uma grande minoria. 

Quaisquer dúvidas estaremos por aqui.

Cuidado de dicas de pessoas que só viajam pela Internet.....

 

Na grande maioria dos lugares, acaba sendo tudo mais tranquilo, até Buenos Aires que nós fomos em um lugar lá meio esquisito e pouco movimento [acho que estavamos em San Isidro] foi tranquilo. Sabe onde tivemos um pequeno incidente? Viña del Mar, no Chile. Estavamos em Santiago, alugamos um carro em dois dias diferentes e deu tudo certo, no terceiro no final do dia, tentamos abrir o porta malas e não conseguimos, meio que tinha um "truquezinho" lá pra dar certo, mas como não funcionou, acreditamos que haviamos vacilado na explicação e deixamos quieto;

 

Quando devolvemos o carro, prestamos atenção e a fechadura estava toda estragada, tentaram abrir quando a gente se distanciou um pouco, não conseguiram abrir mas tivemos que arcar com o prejuizo, estavamos em três, dividimos e foi tranquilo pra todo mundo, mas tirando este fato... 

 

Agora uma situação que deixou a gente bem assustado foi aqui no Brasil, fomos pra Ouro Preto, chegamos numa catedral um pouco deslocada e chegou um fulano que até então estava com sua namorada e começou a falar sobre o local, querendo ali algum troco pro almoço, falamos que estavamos de boas, só queriamos tirar umas fotos, o sujeito insistiu, saimos e fomos pra lateral da igreja. Em poucos minutos o cara me aparece de novo, falando e pedindo dinheiro, dispensei novamente e fui pra parte de tras, onde o sujeito continuou insistindo e enchendo, resolvemos sair do local pra evitar qualquer problema. Perigo é sempre relativo, alguns pontos é bom a gente ficar de olho; 

Editado por adrianomask
Palavra errada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
9 horas atrás, adrianomask disse:

 

 

Vi um vídeo do lugar, é um ponto bem simples, o que pode significar muita coisa. Mas o problema que acho não é nem o perigo da região em si, isso a gente consegue compensar de outras formas numa passagem rápida [como estar em grupo], mas o lance da policia ser meio esquisita e não confiável ah, isso deixa a gente sempre preocupado. 

 

Acredito que tudo vá depender na hora que for finalmente fazer minhas reservas, ontem gostei do que vi chegando direto em Cusco, então são possibilidades que podem ou não surgir, chegar por Cusco, Lima ou La Paz. Não sei exatamente como funciona mas li sobre essas duas rotas, uma é mais longa [e dizem que mais seguro] e outra menos, que passa justamente por este lugar, mas encontrei apenas essa referencia sobre o assunto, além dos posts aqui do tópico reforçando e contrapondo. É ótimo ouvir histórias de quem já passou por esses e outros locais, gostaria de ter essa disponibilidade pra fazer um mochilão por ai

  

 

Na grande maioria dos lugares, acaba sendo tudo mais tranquilo, até Buenos Aires que nós fomos em um lugar lá meio esquisito e pouco movimento [acho que estavamos em San Isidro] foi tranquilo. Sabe onde tivemos um pequeno incidente? Viña del Mar, no Chile. Estavamos em Santiago, alugamos um carro em dois dias diferentes e deu tudo certo, no terceiro no final do dia, tentamos abrir o porta malas e não conseguimos, meio que tinha um "truquezinho" lá pra dar certo, mas como não funcionou, acreditamos que haviamos vacilado na explicação e deixamos quieto;

 

Quando devolvemos o carro, prestamos atenção e a fechadura estava toda estragada, tentaram abrir quando a gente se distanciou um pouco, não conseguiram abrir mas tivemos que arcar com o prejuizo, estavamos em três, dividimos e foi tranquilo pra todo mundo, mas tirando este fato... 

 

Agora uma situação que deixou a gente bem assustado foi aqui no Brasil, fomos pra Ouro Preto, chegamos numa catedral um pouco deslocada e chegou um fulano que até então estava com sua namorada e começou a falar sobre o local, querendo ali algum troco pro almoço, falamos que estavamos de boas, só queriamos tirar umas fotos, o sujeito insistiu, saimos e fomos pra lateral da igreja. Em poucos minutos o cara me aparece de novo, falando e pedindo dinheiro, dispensei novamente e fui pra parte de tras, onde o sujeito continuou insistindo e enchendo, resolvemos sair do local pra evitar qualquer problema. Perigo é sempre relativo, alguns pontos é bom a gente ficar de olho; 

Perfeito, se tomar as precauções necessárias, dificilmente terá problema, mas tem gente que vai ali na esquina e é assaltado, aí fala que o mundo é perigoso. Tem gente que sai à pé, bicicleta, moto ....de ushuaia e vai até o Alasca, atravessando lugares perigosissimos e nada acontece...

Bem citado pelo Tainooliveira, tem essa outra aduana, se na época não sentir segurança em ir por desaguero, inclua Copacabana e isla del sol no roteiro e procure sair por ali, passei de carro por ela e é bem mais tranquila mesmo. Mas não sei se tem ônibus direto para Cusco, tem que pesquisar.

Sobre o Chile, temos vários relatos de pessoas que foram roubadas em Vina del mar, Valparaizo, e o Chile foi o país mais seguro que fui na América do Sul. Portanto, todo cuidado é pouco, mas leia muito sobre segurança ao viajar, te ajudará bastante.

Sobre polícias, tive vários pedidos de propinas na Argentina, Peru, Bolívia, mas foram casos isolados.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, casal100 disse:

Perfeito, se tomar as precauções necessárias, dificilmente terá problema, mas tem gente que vai ali na esquina e é assaltado, aí fala que o mundo é perigoso. Tem gente que sai à pé, bicicleta, moto ....de ushuaia e vai até o Alasca, atravessando lugares perigosissimos e nada acontece...

Bem citado pelo Tainooliveira, tem essa outra aduana, se na época não sentir segurança em ir por desaguero, inclua Copacabana e isla del sol no roteiro e procure sair por ali, passei de carro por ela e é bem mais tranquila mesmo. Mas não sei se tem ônibus direto para Cusco, tem que pesquisar.

Sobre o Chile, temos vários relatos de pessoas que foram roubadas em Vina del mar, Valparaizo, e o Chile foi o país mais seguro que fui na América do Sul. Portanto, todo cuidado é pouco, mas leia muito sobre segurança ao viajar, te ajudará bastante.

Sobre polícias, tive vários pedidos de propinas na Argentina, Peru, Bolívia, mas foram casos isolados.

 

Viajar ao Peru de longe esta sendo bem desafiador, pois estamos tendo que preparar um roteiro sem saber como vamos reagir a algumas coisas, como altitude, por hora você fica confiante que vai ficar tudo bem, em outros você fica "tudo pode dar errado", então, procurar sobre rotas, melhores caminhos, por onde entrar e etc acaba sendo a parte fácil do negocio. 

 

Quando estava pesquisando na época sobre o Chile, realmente vi alguns relatos de problemas, principalmente em Val Paraiso, tanto que sempre deixávamos o carro parado em locais centrais ou na frente de estabelecimentos, quando alugamos o carro e o rapaz que estava mostrando o veiculo perguntou onde iriamos e respondemos, ele comentou "a cidade é um pouco perigosa", mas acabamos tendo esse problema que relatei em Viña Del Mar, que parecia mais tranquilo.

 

Felizmente, nunca passei por nenhuma situação dificil neste sentido, de chamar a policia ou pior, eles serem um problema, interagi apenas com dois durante minhas viagens e tudo ocorreu bem, de perrengue só mesmo março de 2020 com a treta do COVID que ai já é uma outra coisa; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, casal100 disse:

Perfeito, se tomar as precauções necessárias, dificilmente terá problema, mas tem gente que vai ali na esquina e é assaltado, aí fala que o mundo é perigoso. Tem gente que sai à pé, bicicleta, moto ....de ushuaia e vai até o Alasca, atravessando lugares perigosissimos e nada acontece...

Bem citado pelo Tainooliveira, tem essa outra aduana, se na época não sentir segurança em ir por desaguero, inclua Copacabana e isla del sol no roteiro e procure sair por ali, passei de carro por ela e é bem mais tranquila mesmo. Mas não sei se tem ônibus direto para Cusco, tem que pesquisar.

Sobre o Chile, temos vários relatos de pessoas que foram roubadas em Vina del mar, Valparaizo, e o Chile foi o país mais seguro que fui na América do Sul. Portanto, todo cuidado é pouco, mas leia muito sobre segurança ao viajar, te ajudará bastante.

Sobre polícias, tive vários pedidos de propinas na Argentina, Peru, Bolívia, mas foram casos isolados.

Isso que eu ia dizer, se conseguir incluir Copacabana e Isla del Sol no roteiro, vale muito a pena, e vai pegar essa fronteira mais tranquila, caso não queira, na hora de comprar a passagem pergunte se vai via Copacabana, pq pode ser que o ônibus pare ali também para pegar embarque e desembarque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
1 hora atrás, tainovieira disse:

Isso que eu ia dizer, se conseguir incluir Copacabana e Isla del Sol no roteiro, vale muito a pena, e vai pegar essa fronteira mais tranquila, caso não queira, na hora de comprar a passagem pergunte se vai via Copacabana, pq pode ser que o ônibus pare ali também para pegar embarque e desembarque.

Um dos maiores arrependimentos que tive em viagem, foi não ter passado uma noite na Isla del Sol, passar a noite no meio do Lago de Titicaca deve ser surreal. Preferi na época ficar em um hotel na cidade mesmo....comendo truta fresca na orla do lago...

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, casal100 disse:

Um dos maiores arrependimentos que tive em viagem, foi não ter passado uma noite na Isla del Sol, passar a noite no meio do Lago de Titicaca deve ser surreal. Preferi na época ficar em um hotel na cidade mesmo....comendo truta fresca na orla do lago...

Pior que eu também não pousei, fiz a trilha pelo norte e quando o barco foi pelo sul, explorei rapidamente a entrada, mas eu pousei na ilha de Amantini no lado peruano, foi uma experiência muito boa, pois além da visão da ilha pro lago e pra cordilheira, eu dormi na casa de nativos, fiz trilha, e dancei as musicas tradicionais deles, foi bem legal.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...