Ir para conteúdo

De La Paz a Cusco de onibus


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
11 horas atrás, adrianomask disse:

 

Só a parte de "levar equipamentos" já me passa a imagem que é algo no minimo mediano, exigindo ali um certo preparo e não só de resistência, assustou já 🤣

 

Nunca tive contato com trekking em nenhuma viagem, os lugares mais "a dentro" cabiam um carro, então era assim que eu chegava. Estou ansioso pra fazer essa viagem ao Peru pois teremos contato com varias experiencias novas, na qual essa será uma delas, caminhada por "trilhas" [Machu Picchu é uma delas] e também a Lagoa Humantay, sei que não são dificeis e quase qualquer um pode fazer, mas vai ser legal começar devagar e ver como é que é. 

 

Você já manja a rodo, se o Leo conhece mais coisas ainda vish, VISH, deve saber de tudo xD

 

@LeoRJ, não vou quotar seu post pra não ficar grande aqui a misturada xD.  

 

Pow véi, não conheço especificamente Pucon mas quando fui ao Chile em 2018, cara, estava ali diante de um lugar que realmente quis morar, me passou muita segurança, progresso, olhar aquela parte moderna de Santiago me pareceu cidades dos USA, predios gigantes, estrutura ótima de transporte, mas de uns tempos pra cá vi algumas decisões relacionada a governo que eles tomaram e as coisas não pareciam estar bem, fico triste em ouvir isso de você que estava morando por lá e esta saindo, tenho um carinho imensurável pelo país e ainda pretendo retornar para o Atacama e a Patagonia. 

 

Porque você considera Lima uma cidade chata? Eu olhei algumas coisas e me pareceu ser legal, falo com propriedade de quem viu pouca coisa 🤣, não cheguei a ir fundo no planejamento dos lugares, pretendo gastar um dia pra conhecer a cidade. Como comentei, não sei porque você considera ela chata, mas nós somos bem simples, gostamos de ir em praças, ir em locais "conhecidos", dar um rolê nas praias [quando tem]  e essas coisas, não vamos muito pro lado da gastronomia ou da noite, não sei se parte da chatice  que você se refere vem da ausência dessas coisas xD

 

Quanto as suas recomendações, eu fiquei meio com pé atrás de Puno, pareceu uma cidade daora mas foram poucas coisas que realmente me fizeram ter vontade de conhecer, a região do lago e só, não me pareceu um ponto que valia a pena mudar o roteiro pra chegar lá e, estava pensando em passar uma noite pra não fazer um bate e volta xD. 

 

Copacabana realmente é uma cidade legal, dei uma olhada e valeria sim a pena a visita, mas algumas coisas ainda estão em aberto, por onde vamos começar realmente vai depender do momento da compra, estava com uma tendencia maior a conhecer Lima pois pretendo ir a Bolivia num outro momento e aproveitar tudo de lá, mas gostaria de entender sua preferencia por La Paz, afinal, muita coisa pode mudar aqui ainda;

Ahh sim, Leo é show de bola, sabe muito e, é muito educado! Pode confiar. 

Olha carregar mochila não é fácil mesmo, principalmente se tiver sem preparo, e o peso dela for muito alto, por isso essa sua viagem ao Peru já será um aprendizado, vc notará que no início tudo dói,  tudo mesmo, mas o corpo humano tem uma capacidade sobrenatural em se adaptar às dores e desconforto. 

Tente levar somente o indispensável, procure levar poucas roupas e leves...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que nada, todos temos experiências e histórias pra contar, isso que vale.  Quando comecei a viajar, este fórum foi um achado, mudou minha vida e também meus conceitos, assim como de muitos que aqui conheci.  Uma pena que hoje em dia muitos preferem a rapidez e superficialidade de aplicativos como WhatsApp, onde as informações se mesclam ao esquecimento, anulando assim todo o formato e diagramação, que são peças importante em um fórum onde futuros viajantes buscarão, de maneira autônoma, o conteúdo que necessitam.

Quanto ao peso de equipamentos...  Realmente exige preparo, e dependendo do local, também aclimatação. 
Me recordo que no inverno de 2008 estava muito bem preparado fisicamente e resolvi sair em expedição por varias montanhas na Bolívia e Peru. Logo na primeira, que era uma montanha relativamente fácil em La Paz (Huayna Potosí), resolvi deixar a técnica de lado e montei uma mochila gigante, pois na minha cabeça era só uma expedição mais em algo já conhecido, como escutar a banda sem importância que abriria o show, mas, foi tudo ao contrário do meu planejamento mental. rsrsrsrsrs
O esforço grande combinado ao peso em excesso e uma tempestade de neve me resultou em um edema cerebral a menos de 6.000m, mesmo estando aclimatado a mais de 30 dias.  Depois disso, a humildade bate a sua porta e você volta à realidade de que você é pequenininho diante das adversidades da natureza.  Por isso que ser minimalista, na medida do possível, e investir em equipamento cada vez mais avançados e leves é o objetivo de muitos expedicionistas. Acho que não existe essa palavra aqui. rsrsrsrs

Quanto ao Chile...  Sim, está feia a coisa por lá.  

Agora estou em SP, mas continuo como representante do sector hoteleiro no governo regional, por esse motivo continuo tendo contato com muita gente de lá.   Os crimes contra o patrimônio e contra a vida aumentaram assustadoramente, hoje já se vê sequestros, assassinatos, tiroteios, invasões, queima de famílias dentro de propriedades, queima de igrejas, ataques a veículos nas rodovias e tudo mais, isso em todo o país.   Pra se ter uma ideia da coisa, quando saía de Pucón para outras cidades, levava no carro um fuzil AR-15 com 6 a 12 carregadores de 30 tiros, capacete balístico, colete militar nível IV e varias outras coisas do tipo. Pra ilustrar a complexidade da situação:

spacer.png
 

Voltemos ao que importa. Lima...

Gastronomicamente é um lugar interessante.  O problema de Lima são dois, são poucos os bairros que são seguros e interessantes, além da cidade oferecer poucas atrações quando comparada as demais, como Cusco e Arequipa.  Logicamente se você tiver tempo para conhecer tudo, melhor ainda, mas em um roteiro com menos dias, eu concentraria mais tempo em Arequipa e Cusco.   

Quanto a gastronomia, Lima te leva para o lado dos frutos do mar, já Arequipa e Cusco puxam para gastronomia andina e algumas mesclas com oriental.  Ambas são bem interessantes, mas de resto, nada me atrai em Lima, não obstante é uma opinião meramente pessoal.  Leia ao máximo, pois meu gosto pode ser diferente do seu e isso é muito normal.  Ah...  Se pode dizer que Lima tem uma pegada de turismo tradicional, Cusco e Arequipa é aventura, conceitos bem distintos. 

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
47 minutos atrás, LeoRJ disse:

Que nada, todos temos experiências e histórias pra contar, isso que vale.  Quando comecei a viajar, este fórum foi um achado, mudou minha vida e também meus conceitos, assim como de muitos que aqui conheci.  Uma pena que hoje em dia muitos preferem a rapidez e superficialidade de aplicativos como WhatsApp, onde as informações se mesclam ao esquecimento, anulando assim todo o formato e diagramação, que são peças importante em um fórum onde futuros viajantes buscarão, de maneira autônoma, o conteúdo que necessitam.

Quanto ao peso de equipamentos...  Realmente exige preparo, e dependendo do local, também aclimatação. 
Me recordo que no inverno de 2008 estava muito bem preparado fisicamente e resolvi sair em expedição por varias montanhas na Bolívia e Peru. Logo na primeira, que era uma montanha relativamente fácil em La Paz (Huayna Potosí), resolvi deixar a técnica de lado e montei uma mochila gigante, pois na minha cabeça era só uma expedição mais em algo já conhecido, como escutar a banda sem importância que abriria o show, mas, foi tudo ao contrário do meu planejamento mental. rsrsrsrsrs
O esforço grande combinado ao peso em excesso e uma tempestade de neve me resultou em um edema cerebral a menos de 6.000m, mesmo estando aclimatado a mais de 30 dias.  Depois disso, a humildade bate a sua porta e você volta à realidade de que você é pequenininho diante das adversidades da natureza.  Por isso que ser minimalista, na medida do possível, e investir em equipamento cada vez mais avançados e leves é o objetivo de muitos expedicionistas. Acho que não existe essa palavra aqui. rsrsrsrs

Quanto ao Chile...  Sim, está feia a coisa por lá.  

Agora estou em SP, mas continuo como representante do sector hoteleiro no governo regional, por esse motivo continuo tendo contato com muita gente de lá.   Os crimes contra o patrimônio e contra a vida aumentaram assustadoramente, hoje já se vê sequestros, assassinatos, tiroteios, invasões, queima de famílias dentro de propriedades, queima de igrejas, ataques a veículos nas rodovias e tudo mais, isso em todo o país.   Pra se ter uma ideia da coisa, quando saía de Pucón para outras cidades, levava no carro um fuzil AR-15 com 6 a 12 carregadores de 30 tiros, capacete balístico, colete militar nível IV e varias outras coisas do tipo. Pra ilustrar a complexidade da situação:

spacer.png
 

Voltemos ao que importa. Lima...

Gastronomicamente é um lugar interessante.  O problema de Lima são dois, são poucos os bairros que são seguros e interessantes, além da cidade oferecer poucas atrações quando comparada as demais, como Cusco e Arequipa.  Logicamente se você tiver tempo para conhecer tudo, melhor ainda, mas em um roteiro com menos dias, eu concentraria mais tempo em Arequipa e Cusco.   

Quanto a gastronomia, Lima te leva para o lado dos frutos do mar, já Arequipa e Cusco puxam para gastronomia andina e algumas mesclas com oriental.  Ambas são bem interessantes, mas de resto, nada me atrai em Lima, não obstante é uma opinião meramente pessoal.  Leia ao máximo, pois meu gosto pode ser diferente do seu e isso é muito normal.  Ah...  Se pode dizer que Lima tem uma pegada de turismo tradicional, Cusco e Arequipa é aventura, conceitos bem distintos. 

 

 

Meu Deus, o que estão fazendo com o Chile. Era o lugar mais seguro que tinha, os carabineros são extremamente educados e não se corrompem. Fico muito triste por tudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@casal100, a questão que já me deixa mais ligado é o fato de PRECISAR de equipamento, só ai a coisa já escala, não to nem considerando precisar carregar tudo isso 🤣, ai já é outra parada. Já pensei em na semana que eu for viajar, começar a fazer caminhadas e corridas já com mochila, mas acho que é um pouco de exagero porque aparentemente, o cansaço não tem muito a ver com isso e sim, com a altitude. Pelo menos foi o que eu li, que o preparo fisico não influencia tanto assim quando você lida com esse fator, pelo menos vamos chegar em Cusco uns bons dias antes de fazer um passeio desses e temos um dia apenas pra se aclimatar;

 

@LeoRJ, cara, o que ta acontecendo por lá, pra tu andar nesse nível? Achei que estavam vivendo uma instabilidade politica, mas ta um caos nesse nível em todas as regiões do país? Uai, como não estamos sabendo disso por aqui? Assustador; 

 

Ainda preciso fazer umas pesquisas quanto a Lima e a La Paz, aparentemente ambas as cidades pareceram interessantes pra se conhecer, a "vantagem" de La Paz é que a gente já chegaria se aclimatando, levando a porrada no primeiro dia, ao invés de fazer isso em Cusco, já que esta meio inviavel chegar por lá. Vou dar uma estudada nessa possibilidade, ver se cabe nos dias que a gente aqui definimos  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nada disso aparece na mídia convencional, muito menos nas de fora daquele país.  Crimes aparecem nas tvs locais, mas os atos terroristas não muito.  Se você colocar terrorismo Araucanía no youtube aparece bastante material, não vou postar aqui pra não desvirtuar com assuntos secundários. 

Te mando um só, e isso foi antes do governo atual assumir, hoje em dia a coisa piorou muito: 
 



Então...  Os pros de La Paz é ter conexão via bus até Cusco, passando por várias cidades interessantes, como Copacabana.  Copacabana fica a 4 horas de La Paz, Puno 3 horas de Copacabana e de lá para Cusco você embarca e acorda em Cusco, economizando tempo e dinheiro, pois seria deslocamento noturno e economia na estada em hotel.  Outro ponto é que vocês poderiam fazer o passeio do Chacaltaya, que chegaria a uns 5.300m.  Subir e depois descer, dormindo em uma altitude menor é excelente para a aclimatação. 

Se você tiver um amigo médico, pergunte a ele sobre a utilização do Citoneurin 5000 uns dias antes da viagem para reforçar qualquer deficiência no organismo e visando acelerar a produção de hemácias quando seu organismo estiver em hipóxia e por consequência com baixa saturação sanguínea.   Sempre utilizei e funcionou perfeitamente.  No Peru também vende latas de de oxigênio liquido nas farmácias.  Custava entre 10 e 14 dólares.  Também a famosa Sorojchi Pills, que em alguns casos funciona muito bem, sempre que sua ingestão de líquidos seja bem alta e que não fume ou faça uso de álcool nos primeiros dias.  O chá de coca é horrível, mas para alguns funciona também. 

Lima tem que pegar um voo, é uma tragédia ir de bus até Cusco.  Se optar por Lima, compre a passagem utilizando rede VPN como se estivesse em território peruano, pois quase sempre os voos internos são vendidos por até 50% do valor de compra por não residentes.  Já voei de Lima pra Cusco por 25 dólares, mas não é toda época que está barato. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
10 horas atrás, LeoRJ disse:

Nada disso aparece na mídia convencional, muito menos nas de fora daquele país.  Crimes aparecem nas tvs locais, mas os atos terroristas não muito.  Se você colocar terrorismo Araucanía no youtube aparece bastante material, não vou postar aqui pra não desvirtuar com assuntos secundários. 

Te mando um só, e isso foi antes do governo atual assumir, hoje em dia a coisa piorou muito: 
 



Então...  Os pros de La Paz é ter conexão via bus até Cusco, passando por várias cidades interessantes, como Copacabana.  Copacabana fica a 4 horas de La Paz, Puno 3 horas de Copacabana e de lá para Cusco você embarca e acorda em Cusco, economizando tempo e dinheiro, pois seria deslocamento noturno e economia na estada em hotel.  Outro ponto é que vocês poderiam fazer o passeio do Chacaltaya, que chegaria a uns 5.300m.  Subir e depois descer, dormindo em uma altitude menor é excelente para a aclimatação. 

Se você tiver um amigo médico, pergunte a ele sobre a utilização do Citoneurin 5000 uns dias antes da viagem para reforçar qualquer deficiência no organismo e visando acelerar a produção de hemácias quando seu organismo estiver em hipóxia e por consequência com baixa saturação sanguínea.   Sempre utilizei e funcionou perfeitamente.  No Peru também vende latas de de oxigênio liquido nas farmácias.  Custava entre 10 e 14 dólares.  Também a famosa Sorojchi Pills, que em alguns casos funciona muito bem, sempre que sua ingestão de líquidos seja bem alta e que não fume ou faça uso de álcool nos primeiros dias.  O chá de coca é horrível, mas para alguns funciona também. 

Lima tem que pegar um voo, é uma tragédia ir de bus até Cusco.  Se optar por Lima, compre a passagem utilizando rede VPN como se estivesse em território peruano, pois quase sempre os voos internos são vendidos por até 50% do valor de compra por não residentes.  Já voei de Lima pra Cusco por 25 dólares, mas não é toda época que está barato. 

Caramba, andei de carro por toda essa região quando ia ao Chile, que coisa mais absurda tá acontecendo lá. 

Alguns amigos estavam programando viagem para o Chile no final do ano, falei com eles ontem, e já estão cancelando tudo. 

Muito obrigado pelas informações atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adriano, se vc for fazer somente o trecho entre a hidroelétrica e AC/MP, procure levar somente o essencial, deixe a sua mochila na sua hospedagem em Cuzco. Vá bem leve mesmo, não precisa ficar carregando tudo.

Agora, quando for fazer travessias (TDP...) aí sim terá que levar equipamentos para pernoitar. Nesta viagem você já vai sentir como funciona +- as coisas. Compre uma mochila boa, isso vai fazer toda a diferença mesmo!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@LeoRJ, cara, não dá nem pra acreditar. Estive em Santiago em 2018, passei pelas cidades ali da região e apesar de um pequeno contra-tempo, estava tudo bem comparado a isso. A capital e o deserto ta desse jeito também será? Pretendo fazer esse tour lá pra 2024 ou 2025;

 

Amigo médico não tenho, porém na empresa onde eu trabalho tem uma doutora e ela costuma auxiliar nessas coisas, então na proxima consulta que eu fazer irei perguntar sobre, o oxigenio já pensei em comprar logo de cara como um "salva guarda", mas não sei ainda se realmente é tão necessário assim, considerando que os passeios na altitude serão feitos pelo menos uns 3d depois que a gente chegar. Agora o tal chá de Coca que falam esse é quase obrigatório.

Irei testar sim essa dica do VPN, seria ótimo pegar por metade do valor. 😉

 

Realmente não dá pra ir de Lima a Cusco ou Arequipa de onibus, mas já pensei em ir dessas ultimas cidades de onibus a noite e fazer esse teste, são se eu não me engano 10h de viagem. Mas se eu chegar por La Paz, já corto essa necessidade e creio que dá pra ir de avião

@casal100, desculpe a ignorancia mas... O que seria "levar uma mochila boa?" Você diz no caso de levar equipamentos ou o trajeto de Machu Picchu?

 

Uma dúvida real que tenho: Nós teremos pelo menos um passeio na altitude, quando vemos dicas e talz,  recomendam "subir no seu ritmo", "respeite seu corpo", mas como vamos fazer isso se estamos com um grupo? A galera vai ficando pelo caminho e se encontrando, como funciona essa parada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é, uma pena, pois o Chile é um país interessantíssimo.  Essa parte sul era muito legal pra viajar de carro. 

De qualquer forma, de La Serena pra cima está muito mais tranquilo, tenho um casal de amigos que tem uma agencia em San Pedro e lá ainda está tranquilo.  Santiago há muita gente vivendo na rua, muita imigração ilegal que deu início a formação de vários grupos de crime organizado.  Os bairros altos, desde a Providencia até Alto Las Condes e também Vitacura estão sofrendo com roubos bem violentos, sequestros e virou moda roubo de veículos com abordagem também motorizada, geralmente grupos de quatro a oito elementos com armas que não são de uso civil. 

No norte quase não existe isso, exceto as cidades maiores como Iquique (dominada por quadrilhas de colombianos e venezuelanos que disputam territórios a tiros e facadas no meio da rua), Arica (onde o tráfico de armas, drogas e contrabando de veículos roubados é grande).  Mesmo assim, o povo norteño é mais esperto e está acostumado a se virar, além da região desértica das pequenas cidades facilitar muito a localização e captura de delinquentes.   

De qualquer maneira, um turista que não possua um olhar crítico, quase não se perceberá essas situações, e muitas vezes terá uma linda viagem sem que algo desagradável aconteça.  É igual a nosso país, pode dar tudo certo, mas pode se transformar em um pesadelo também.  A probabilidade de algo dar errado que cresceu muito por lá, já que antes era quase nula.  Pra quem vive, está sendo um pesadelo.  Empresas retirando capital do país, quase não existe investimento estrangeiro, as próprias pessoas físicas retirando suas divisas via grupos offshore, muita gente que tem boa condição econômica deixando o país, muitas empresas falindo e por aí vai.  Pra ilustrar a triste situação, vários amigos empresários hoteleiros grandes e médios estão com suas propriedades sendo leiloadas pelo Estado por dívidas fiscais e inadimplência de empréstimos estatais oferecidos na crise do covid. 

De qualquer forma, nada disso impediria dar uma volta por lá, só estar atento e evitar ao máximo deslocamentos na macro zona sur, e logicamente ficar muito atento em Santiago.  

Adriano
Sobre o oxigênio, só em caso de emergência mesmo, dificilmente se precisa disso abaixo de 6.000m.  Olha, eu já subi muitas vezes e mal da altitude não é assim, pode durar 1, 2, 3 ou vários dias, pode não se sentir nada, só cansaço, insônia ou falta de apetite, mas pode dar muito enjoo, diarreia e um montão de complicações mais.  Tem vezes que não dá nada e na segunda semana começa a dar.  Por isso que falo, seja precavido e não se esforce nos primeiros dias.   Outra coisa...  Uma mesma pessoa subir acima de 3.000m em 2022 e não sentir nada, voltar em 2023 e sentir 3 dias, voltar em 2024 e sentir na segunda semana...  Não há regra e nem os médicos chegaram a um consenso sobre este mal. 

Se vocês forem pelo camino inca, o inicio no km82 é baixo, se não me engano Ollantaybambo está a 2.400m e você se sentirá bem, pois estará vindo de Cusco que está a 3.400m, mas no segundo dia já se chega a mais de 4.000m perto de Abra Warmihuañusca, aí sim a coisa fica mais séria.  Tem gente que usa Diamox, mas não sou médico pra recomendá-lo, além de ter efeito diurético. 

Olha a bula disso:

Doença aguda das montanhas

A posologia é de 500 mg a 1 g de acetazolamida por dia, em doses divididas. Quando a subida for rápida, como em operações militares ou de resgate, recomenda-se a dose mais elevada de 1 g.

Preferencialmente iniciar a administração 24 a 48 horas antes da subida e continuar por 38 horas enquanto em altitude elevada ou por período mais prolongado conforme a necessidade para controlar os sintomas.

Pode ter certeza que quase nenhum médico te recomendará o uso, até por desconhecimento dos efeitos da hipobaropatia, assim como não me recomendaram ter na mochila Dexametasona - Duo Decadron, que me salvou de morrer de edema cerebral. 

Uma observação:  Algumas agencias dizem não haver disponibilidade para o camino inca e tentam vender os caminhos de Salkantay ou de Choquequirao, ambos mais rentáveis a eles, mas ambos devem ser evitados por pessoas pouco aclimatadas, além de serem de um grau de dificuldade muito maior.  

Ah...  Se não tiver mochila de trekking, em Cusco há várias lojas e se encontra Lowe Alpine, Deuter, Black Diamond, Osprey, TNF..

Aqui tem uns preços: 
https://tatoo.ws/pe/c/mochilas/207

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...