Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trekking nos Andes

Postado
  • Membros

Gente:

Estou planejando um trekking nos Andes no meio do próximo ano.

O destino ainda não está certo. Pode ser Bolívia (a outra vertente do Illimani (4-5 dias) ou Quimsa Cruz (3-4 dias) ou Cordillera Real (13-14 dias) ou Illampu (5-7 dias)) ou Peru (Huayhuash (12-14 dias) ou Cordillera Blanca (5-7 dias) ou Circuito do Alpamayo (12-14 dias)). A decisão quanto ao destino seria tomada pelo grupo formado. A finalidade básica é fazer trekking, eventualmente podendo se agregar alpinistas (dá para conciliar. Na rota de alguns destes trekkings estão o Condoriri, o Illampu, o Illimani, o Yaypuru, o Huayna Potosi, o Diablo Mundo, o Alpamayo). Neste caso os trekkers ficariam descansando no acampamento base esperando o retorno dos alpinistas.

Os roteiros acima citados passam por paisagens deslumbrantes e são aventuras inesquecíveis!

Por que formar um grupo? Na maioria destes roteiros é aconselhável contratar um ou mais arieros com burros ou lhamas. Ele será o guia e conduzirá os animais de carga. Numa expedição de vários dias, algumas rotas andando acima de 4.000 m, com poucos pontos para reabastecimento, é um alívio não ter de carregar uma mochila pesada. Em algumas destas trilhas, infelizmente, há problemas de "atracos" ou "robos". Assim é totalmente desaconselhável o trekking solo ou mesmo em grupos pequenos sem guia. Formando um grupo ratearemos as despesas com o guia. Sairá bem mais em conta.

Há a alternativa de expedições comerciais oferecidas por agências de turismo especializadas em SP. Ótimas para quem pode pagar pelo menos US$ 1.400 por cabeça, sem contar a parte aérea. Se contratarmos um guia sairá bem mais barato.

Em todas estas expedições devemos calcular um nº razoável de dias para aclimatação, antes de partirmos para a caminhada. Quem nunca subiu acima de 3.000 m. não sabe como isto é necessário!!!

Creio ser requisito uma boa experiência prévia em trekking. É o meu caso, porém apesar de já ter visitado Bolívia e Peru, não fiz caminhadas por lá. A minha experiência é no Brasil. O trekking nas montanhas, além de condicionamento físico e aclimatação (principalmente) exige bons equipamentos, especialmente roupas para frio e barracas 4 estações. Também devemos saber identificar o mal de altura e especialmente HAPE e HACE.

O grupo compartilharia equipamentos ou alugaria. Eu pessoalmente tenho 3 fogareiros (MSR Whisperlite, Optimus Nova e Optimus Crux) cedendo-os a expedição. Possivelmente até lá compraria uma barraca 4 estações podendo dividi-la com mais 1 ou 2 do grupo (depende do tamanho da barraca).

Quem topa??

Peter Tofte

• Respostas 70
  • Visualizações 23.6k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Peter

estarei a disposicao, ajudarei no que for necessario, possuo muitos tracklogs, embora a navegacao terrestre seja a melhor forma e mais confiavel, mas nao vou negar que uma ajudinha cai bem ::lol4::::lol4::::lol4::

abcs irmao ::otemo::::otemo::::otemo::

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

alguem sabe me informar se consigo guia em cusco para fazer a trilha de salkantay? nao gostaria de ir por agencias de viagens pois fica muito caro pra um mochilao.

pretendo ir tambem ate huarez, se alguem souber valores dos trekkings por favor me avisem

email:bahiajg@yahoo.com.br

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi jbbahia!

Estarei em Huaraz do dia 14 a 29 de julho, fazendo o trekking Huayhuash. É minha segunda vez na região.

O trekking que vou fazer agora são 10 dias com cozinheiro, guia, barraca, barraca banheiro, arriero, cavalo reserva e 4 refeições por dia (café da manhã, almoço, janta e lanche de trilha) e vamos pagar U$ 700 por pessoa.

Ano passado fiz: tour Chavin de Huantar + laguna 69 + Laguna Churup + Laguna Llaca + Nevado Pastoruri + trekking Laguna Wilcacocha + trekking 3 dias e 2 noites na Quebrada Quilcayhuanca tudo por U$ 425.

Usei e recomendo a Artizon Adventure, do Scheler.

Os trekkings em Huaraz são lindos! Dá pra fazer sem guia a Laguna 69 e Churup, as demais não dá...

Espero ter ajudado!

Até mais

Postado
  • Autor
  • Membros

Boa sorte Carla!

Poste depois seu relato. Este é um trekking que ainda quero fazer e vou usar suas informações!

No valor está incluindo a barraca? Se levar a sua eles fazem abatimento?

A Quebrada de Santa Cruz também dá para fazer sozinho.

Abraços, peter

Postado
  • Membros

Oi Peter!

Sim esse preço é com a barraca deles... Levando a sua não sei se tem abatimento.

Com certeza vou postar o relato aqui...

Pretendo fazer Santa Cruz-Cedros em julho de 2013, se tudo der certo...

Até mais!

Postado
  • Membros

:arrow: peter tofte da pra fazer sem guia irmao ::cool:::'> ( soh eh preciso ver o "lance das mulas" caso fosse usar ::mmm: )

a respeito da barraca, de acordo com algumas pesquisadas feitas, trekkings que estao inclusos barracas nao valem a pena vc levar a sua para abater o preco nao, pq a barraca geralmente eh compartilhada, e independente de vc levar a sua ou nao o guia vai levar a barraca do mesmo jeito para outras pessoas, entao nao vale a pena para a agencia abater o preco, seria um valor minimo a ser abatido, porem nao custa nada vc da uma pesquisada antes ::cool:::'>

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Reativando o tópico: De 29/08/13 à 14/09/13, Peter Tofte e eu estaremos em Huaraz para fazer o trekking de Huayhuash. Se alguém estiver interessado em nos acompanhar nessa pernada, o convite está feito.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Legal!

Por falar em Huayhuash, o Mundo em Videos publicou um video com imagens do filme Huayhuash e algumas informações sobre a cordilheira.

Abraços

• 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá! Eu gostaria de participar!!! Não tenho nenhuma experiência. O que preciso fazer?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.