Ir para conteúdo

Prado e Cumuruxatiba


Posts Recomendados

  • Membros
ola Daniel! so pra saber vc foi de 4x4? Pois eu ate estava pensando em comprar um4wd qdo optei por uma ecosport, mas acabei comprando uma de tracao normal. Mas descobri que mesmo uma 4wd nao eh um jipe de verdade, pois nao tem reduzida nem bloqueio do diferencial. Mas da pra encarar com tracao normal?

 

Fui de Golf, carro normal, baixo, passei tranquilo pela estrada do litoral, sem chuva. Essa estrada sai de dentro de Prado, em direção a Cumuruxatiba. Se estiver chovendo, desaconselho essa estrada, que tem muitos altos e baixos.

 

Com chuva, aconselharia a sair de Prado pela BA-489 por 9km e pegar a estrada que vai a Cumuruxatiba mais por dentro, essa é que é a ligeiramente arenosa, mas bem mais plana.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Cumuruxatiba é uma cidade linda com uma energia MARAVILHOSA! Estive lá ano passado e fiquei quase um mês... fui com amigos, mas também é um ótimo lugar para se ir com família e levar crianças, o mar é muito calmo e raso, deixando a praia muito mais segura para os moleques. O restaurante árabe "Don Ruan" conta com atrações circences todas as noites, estreladas por crianças e moradores da cidade. O Ruan e a Gile são os donos do restaurante e são extremamente acessíveis, assim como os seus filhos (Luli e Sol), estão sempre abertos a um bom papo, dispostos a oferecer oficinas e a dar informações... além da maravilhosa comida!

 

Um passeio imperdível para se fazer lá é ir até a Casa de Pedra. Quando eu fui, houve uma caminhada da lua cheia até lá. São duas horas e meia de caminhada muito agradável e iluminada pela lua. A tal Casa de Pedra é um lugar impressionante... é uma casa toda de pedra abandonada na beira de uma praia deserta e linda... a casa está se degradando aos poucos e as paredes estao cheias de corais e cracas por conta da maresia, mas é possível entrar na casa e desfrutar da vista maravilhosa das suas grandes janelas. Na parte de trás da casa tem uma ponte (dessas de filme que balançam, são compridas e estreitas) que leva a uma outra casa que, por dentro, parece ter a estrutura de um navio. Lugar muito doido!

 

Para quem quer mais conforto e tem mais grana pra gastar pode ficar na pousada Areia Preta. Tem um bom atendimento, é bem confortável, mas sem abdicar do charme do lugar. A Carla e o Rogério (donos da pousada) são muito atenciosos e ótimas pessoas!

 

Já para não tem grana pra gastar e está disposto a acampar, eu fiquei no Camping da Matinha. O camping não é no centro da cidade, mas tem um melhor acesso a praia. O que eu não curti muito foi voltar para o camping muito tarde da noite... como eu estava só com uma amiga as vezes ficávamos meio tensas, pois o caminho é muito ermo, mas não aconteceu nada. A Silvana é a dona de lá. É uma doidona das antigas... muito engraçada e faz um caranguejo muito gostoso! Super aberta a um bom papo e a um bom baseado tbm... kkk... para quem curtir. Acho q a diaria é 15 ou 20 reais, não me lembro bem, mas ela está sempre aberta a negociar e entende bem os viajantes desendinheirados!

 

Comer a tapioca da Josi!! ela abre a barraca dela todas as noites na praça central! É uma delícia, bem sequinha, super caseira, ela mesma faz na casa dela!

 

Cumuru é uma cidade tranquila, bem segura, mas como todo lugar não é bom ficar dando bobeira.

 

Lá NAO tem caixa eletronico para tirar dinheiro! Tem que tirar em Prado, mas se o dinheiro acabar da pra pedir (quase implorar) no super mercado da rua principal ou em um sacolão que vc passe o cartao e eles te dao o dinheiro cobrando uma taxa...

 

Boa viagem Mochileiros!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

A postagem conta com muitas informações básicas importantes erradas.:

 

' Habitada por descendentes de índios Pataxós e famílias de pescadores",

 

pode ter sido a muito tempo atrás hoje já é uma vila globalizada com gente de todo lugar do brasil e do mundo, inclusive do interior baiano e são estas pessoas que movimentam a economia do lugar, consumindo, construindo, investindo e empregando.

 

'o Posto Cumuru está temporariamente desativado."

 

errado, o posto de gasolina funciona normalmente com os 3 tipos de combustíveis. (talvez na época da postagem)

 

"muito embora a vila também conte com estrutura turística que acolhe com razoável conforto aos visitantes que queiram viver a mesma sensação dos portugueses há cerca de 500 anos atrás"

 

mesmo em 2000 quando conheci a vila, já existia uma boa quantidade de pousadas e um hotel grande, bem estruturadas, além do razoável, hoje em dia melhorou muito com investimentos de moradores que vieram de fora, compondo a população desta vila.

 

Talvez Corumbau onde existe a verdadeira aldeia indígena pataxó, que é uma relocação de índios da região de porto seguro, esta descrição caiba melhor, mesmo assim lá existe resort 5 estrelas com heliponto.

 

Cumuru hoje conta com várias opções de hospedagem de mochileiros e uma delas é na entrada da cidade ao lado da lagoa e pé na areia, de camping a casas simples com comida caseira, internet wi-fi e quadras de volei. http://www.beachvolleycenter.com/hospedariahome.html

 

sem falar no mais famoso camping Aldeia da Lua ao lado do antigo pier e outros que estão pela cidade como alternativas mais caseiras.

 

o único caixa que talvez consiga sacar dinheiro é na farmácia e é um ponto de atendimento do banco Bradesco.

 

Alguns estabelecimentos aceitam cartões como a Batataria e pizzaria cumuru

 

As duas estradas estão boas, inclusive a principal tem uma linha regular, e não precisa de 4X4 a não ser em caso de dilúvio.

 

O contexto de 500 anos atrás só existe nas praias e mesmo assim muitas áreas foram desmatadas para darem lugar a coqueirais e pasto.

 

O litoral é o que realmente vale a pena, as praias são muito legais.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • Colaboradores

Não sou muito fã de praias, meu negócio é trilha e cachoeira, mas Cumuruxatiba tem as melhores praias que lembro de ter ido. Fiquei lá na semana do Natal de 2014, vilarejo bem tranquilo, quase ninguém nas praias. Pra quem gosta de barraquinha, cerveja gelada fácil acesso e petisco, Cumuru não é o local mais indicado. Pra quem não curte muito o mar, algumas praias ficam na foz de pequenos rios. Sensacional.

 

Fiquei 7 noites por lá no camping da Matinha, pessoal realmente muito gente boa, embora o camping mesmo não tivesse a melhor das estruturas. Mas ninguém vai pra Cumuru pra ficar desfrutando do camping, não é mesmo?

 

Uma semana e cada dia numa praia diferente, não são muitos lugares que permitem isso. A praia do rio Japara Grande pra mim é imperdível, recomendo demais.

 

Compartilho mais detalhes e fotos das praias (da Japara Grande a Ponta do Corumbau) no blog:

http://numamoto.blogspot.com/2015/04/cumuruxatiba-ba.html

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...