Ir para conteúdo

NOA - Noroeste da Argentina em 13 a 15 dias


Posts Recomendados

  • Membros
33 minutos atrás, casal100 disse:

Lindas fotos!!

Marcelo, de todos passeios que vc fez no noroeste da Argentina, quais os 05 que vc mais gostou?

É que um amigo tá planejando passar por lá uns dias.

Oi, ainda vou postar mais fotos. 

Então. Campo de piedras pomez é imperdível a meu ver. O tour do vulcão Galan tbm recomendo, mas se conseguir um dia de sol será maravilhoso. A travessia de Antofagasta a Tolar Grande passando por Altofalla é tbm espetacular. Mas tem 2 caminhos, eu fiz o caminho que sobe a montanha e é lindo. Tem o caminho que fica mais na borda dos salares e esse não sei dizer. A estrada de Salta a Cachi, ruta 33, que passa pela cuesta del Obispo é tbm uma indicação. E de Cachi a Cafayate tem a quebrada de las Flechas que tbm recomendo, o problema ali é a estrada. A 40 neste trecho tem um desvio de 18 km mais ou menos que é bem ruim além de no caminho atravessar uma poiça de lama de uns 10 metros bem assustadora. Para quem vai de Cachi a Cafayate tem que entrar na poça bem na direita.

Seriam essas as atrações que recomendo. Se a pessoa estiver com mais tempo e puder ficar um dia em Antofalla pode fazer um tour nos arredores que tem diversas atrações, se tiver um dia a mais em Tolar tem a cidade fantasma da mina la Casualidad que não funciona mais.

Qualquer coisa é so perguntar.

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Considerações sobre minha viagem:

Realmente está muito em conta viajar na Argentina. Alimentação, hospedagem, pedágio, combustível estão bem mais em conta mesmo. Na minha viagem cheguei a abastecer a R$ 2,60 já convertidos a taxa de 65 pesos por 1 real.

Vinho está bem em conta, por exemplo: o reservado Concha & Toro (vinho simples pro dia a dia) que aqui custa entre 26 a 32 reais, lá custa 6 reais apenas. Um Catena custa uns 100.

Os custos totais da viagem eu ainda estou fechando, mas deve ficar em torno de 4500 a 5000. Sem contar os vinhos.

IMG-20230114-WA0003.jpeg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Considerações sobre as estradas:

De Ponta Grossa a Ita Ibaté na Argentina as estradas estão um tapete. Neste trecho fiz uma experiência descendo pela ruta 14 a partir de Bernardo de Irigoyem até perto de Oberá, onde se pega a ruta  103 a direita e sai perto de Posadas. Estradas ótimas, mas com muitas curvas. Vir pela 12 seria melhor.

De Ita Ibaté a Termas de Rio Hondo estradão bom tbm, mas com retas intermináveis cansativas se vc for sozinho.

De Termas a Hualfin fiz um caminho alternativo. De termas a Concepcion tem estradas aslfaltadas que são regionais com muitos buracos, mas dá para desviar e andar em boa velocidade, só estar atento. De Concepcion  em diante se pega a ruta 65 que no meio do vale se torna ruta 48 e segue assim até desembocar na ruta 46 perto de Aldalgalá.

O caminho começa com asfalto até o início da serra, ai entra a terra até subir e descer de novo no vale a seguir. Então volta o asfalto por todo esse vale até a estrada se dividir e entrar a direita para a Cuesta La Chilca. Depois da cuesta a estrada voltar a ser asfaltada até Hualfin. Este trecho para quem gosta de uma estrada com visuais cênicos e alguma aventura é um prato cheio. Sobe-se pela cuesta Clavillo com suas múltiplas curvas em meio a uma vegetação exuberante parecendo com a serra do mar. Depois a decida é feita pela Cuesta La Chilca entre cactos, vegetação rasteira e curvas e mais curvas estonteantes. As estradas neste trecho estão em muito boa conservação.

De Andalgala a Belém é ruta 46 e a Partir de Belém é Ruta 40 até Hualfin. Todas estradas excelentes e asfaltadas.

DE Hualfin a Antofagasta de la Sierra na estrada é bem irregular. Tem asfalto no inicio até a nova ponte de Vila Vil, depois terra até o início da Cuesta de Randolfo. A partir daí asfalto com trechos excelentes e outros com muitos buracos, mas tranquilo de se rodar a 60 km/h. A estrada até o Campo de Piedras Pomez pode ser acessada por veículo 4x2, mas somente os de suspensão elevada. Tem 2 ou 3 arenais que tem de entrar em 2ª marcha e com motor cheio senão fica.

Já o tour ao vulcão Galan só pode ser feito com pick-ups 4x4 altas, pois tem trechos q só acionando a tração passa e ladeiras e subidas assustadoras.

Entre Antofagasta DLS e Tolar Grande a estrada é toda de terra. Na descida ao salar de Antofalla tem um trecho de pedras vulcânicas que tem de se tem muita atenção para não danificar os pneus. De Antofalla a Tolar o bicho pega, muiiiitos trechos de rochas vulcânicas pontiagudas e uma subida em zig zag que pode aquecer o motor. Mas no geral as estradas estão em ótima conservação.

De Tolar a Salta as estradas iniciam com terra, muito tranquila e trafegável até se chegar a San Antonio de los Cobres. Depois disso é quase tudo asfalto em ótima qualidade até Salta. Tem pequenos trechos de terra.

Saindo de Salta para Cachi a estrada segue asfaltada até o início da Cuesta del Obispo, dai tem um trecho de mais ou menos 20 km de terra na subida e depois é de asfalto até Cachi. Tanto a terra como o asfalto estão em ótimas condições.

De Cachi a Cafayate está mais complicado do que de costume. De Seclantas pra frente está sendo asfaltado, por isso há um desvio pela antiga 40 que margeia o rio e é bem estreito e ainda tem uma poça de água e lama de uns 10 m profunda. Fora isso é uma estrada de terra boa. A partir de San Carlos o asfalto, excelente, volta até Cafayate.

De Cafayate até Coronel Moldes, onde entrei para estrada que vai ao dique Cabra Corral, o asfalto é ótimo, mas em virtude das inundações relâmpago daquela região de um dia pro outro pode fechar a estrada. A região tem muitos “badens” que são partes da estrada rebaixados para a passagem dessas enxurradas. Tem que rodar com bastante cuidado mesmo em dias de sol, pois a noite pode ter chovido e levado pedras, troncos e terra para esses locais, tornando a travessia perigosa.

No segmento de Coronel Moldes até o entroncamento da Ruta 9 vc entra na ruta 47 que depois vira ruta 48. A estrada é boa e de asfalto até sair da beira da represa, apesar de ser boa, a estrada tem curvas intermináveis e cansativas.

A partir do final da represa a estrada passa a ser de terra. Atenção neste pedaço da estrada as numerosos badens e a 3 passagens de rio rasinhas: não recomendo ir por ali em dias de chuva ou após a chuva pelos mesmos motivos da ruta 68. As enxurradas devem ser bem rigorosas e a estrada sendo de terra tem menos manutenção. A estrada alterna partes muito boas com partes em que ela estreita e fica muito pedregosa. A vantagem é que economiza 100 km e o visual é lindo na beira de um grande rio de águas transparentes e convidativas a um banho. Deve ter dezenas de locais próprios ali para wild camping.

Voltando a ruta 9 o asfalto é excelente e depois na 16 também continua excelente. Aquele trecho de estrada entre Toco Pozo e Monte Quemado que era um lixo de estrada não existe mais. Está um tapete.

Entre Oberá e El Soberbio estrada excelente só que com muitas curvas. Tem uma ou duas pontes sendo refeitas, mas nada que atrapalhe.

IMG_6256.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
2 horas atrás, Marcelo Manente disse:

Considerações sobre minha viagem:

Realmente está muito em conta viajar na Argentina. Alimentação, hospedagem, pedágio, combustível estão bem mais em conta mesmo. Na minha viagem cheguei a abastecer a R$ 2,60 já convertidos a taxa de 65 pesos por 1 real.

Vinho está bem em conta, por exemplo: o reservado Concha & Toro (vinho simples pro dia a dia) que aqui custa entre 26 a 32 reais, lá custa 6 reais apenas. Um Catena custa uns 100.

Os custos totais da viagem eu ainda estou fechando, mas deve ficar em torno de 4500 a 5000. Sem contar os vinhos.

IMG-20230114-WA0003.jpeg

Caramba, vc tem mais vinho que muitas adegas por aí kkkkkkkkkkk

Tá mais barato vinho do quê refrigerante..kkkk

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...