Ir para conteúdo

NOA - Noroeste da Argentina em 13 a 15 dias


Posts Recomendados

  • Membros
14 horas atrás, casal100 disse:

Legal vc colocar a média de.consumo do seu carro.

Por favor, quando colocar a hospedagem, dá uma avaliada rápida para futuros viajantes, Muito obrigado e ótima viagem.

A pedidos.

O hotel Piedra Alta é bom, os quartos são muito bons, espaçosos e limpos, as camas são muito boas. Eles têm um restaurante, mas não experimentei, o café da manhã é bem fraquinho, 2 tipos de bolo, torradas manteiga e doces. Claro q tem suco de laranja e café.

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

04/01/23 – 2º dia

De Ita-Ibaté a Termas de Rio Hondo – 864 Km

Um dia de deslocamento apenas pelas longas e penosas retas do Chaco Argentino. Retas intermináveis com 100, 200 ou mais kms.

Sinceramente estou arrependido de ter vindo sozinho. Quando eu tinha 47 anos fiz uma viagem de 13 mil km sozinho. Esta viagem de hoje terá apenas uns  6 mil e poucos km, mas está sendo muito chata por eu estar sozinho. Vamos ver a partir de hoje quando teremos estradas mais bonitas e em altitude se meu animo vai melhorar.

Porém já estou meio decidido que irei fazer a versão curta da viagem com no máximo 14 dias.

Quem sabe não dá tempo de eu ir na Ilha Comprida na volta.

Custos:

Abastecimentos:

8000 pesos, 40 l, mais ou menos 13,8 km/l sem ar condicionado, R$ 131,00

6000  pesos = 98 reais – 32,9 l - 12,3 km/ com Ar c.

3 pedágios 300 pesos

Gelo = 300 pesos

Alimentação:

Almoço e janta = 2000 Pesos (lanches) R$ 32

6  energéticos = 1500 pesos R$ 24

Camiseta 2500 pesos R$ 40

Hotel Analia

Categoria mochileiro 2500  pesos R$ 40

Hotel simplesinho, para uma noite apenas. Quartos limpos mas pequenos e com banheiro estreito. Tem piscina tbm mas não fui ver pois era do outro lado da rua. Kkkkk

Café só saberei amanhã. kkk

 
Editado por Marcelo Manente
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
11 minutos atrás, Marcelo Manente disse:

04/01/23 – 2º dia

De Ita-Ibaté a Termas de Rio Hondo – 864 Km

Um dia de deslocamento apenas pelas longas e penosas retas do Chaco Argentino. Retas intermináveis com 100, 200 ou mais kms.

Sinceramente estou arrependido de ter vindo sozinho. Quando eu tinha 47 anos fiz uma viagem de 13 mil km sozinho. Esta viagem de hoje terá apenas uns  6 mil e poucos km, mas está sendo muito chata por eu estar sozinho. Vamos ver a partir de hoje quando teremos estradas mais bonitas e em altitude se meu animo vai melhorar.

Porém já estou meio decidido que irei fazer a versão curta da viagem com no máximo 14 dias.

Quem sabe não dá tempo de eu ir na Ilha Comprida na volta.

Custos:

Abastecimentos:

8000 pesos, 40 l, mais ou menos 13,8 km/l sem ar condicionado, R$ 131,00

6000  pesos = 98 reais – 32,9 l - 12,3 km/ com Ar c.

3 pedágios 300 pesos

Gelo = 300 pesos

Alimentação:

Almoço e janta = 2000 Pesos (lanches) R$ 32

6  energéticos = 1500 pesos R$ 24

Camiseta 2500 pesos R$ 40

Hotel Analia

Categoria mochileiro 2500  pesos R$ 40

Hotel simplesinho, para uma noite apenas. Quartos limpos mas pequenos e com banheiro estreito. Tem piscina tbm mas não fui ver pois era do outro lado da rua. Kkkkk

Café só saberei amanhã. kkk

 

daqui a pouco vc sabe que a estrada fica linda! e vc pode dar carona! é uma boa pra ter companhia!

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
8 horas atrás, Juliana Champi disse:

daqui a pouco vc sabe que a estrada fica linda! e vc pode dar carona! é uma boa pra ter companhia!

Poxa, não desanima, estamos aqui acompanhando seu ótimo relato, nos fazendo recordar bons tempos. 

Sobre carona: boa ideia da Ju, tem muito gringo viajando sozinho, ainda pode dividir os custos.

Não desista!

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3º dia – 06/01/23

De Termas de rio Hondo a Hualfin via cuesta Clavilla e cuesta la Chilca

Finalmente um dia de viagem que valeu muito a pena.

Tomei o café simples no Termas Hotel Analia, Como relatado é um hotel bem simples, porém muito bem localizado, rua Juan B. Justo 89. Recomendo para pessoas desapegadas. A cama era boa, tinha uma banheira meio improvisada no banheiro. Pena que eu peguei o quarto que dava para a rua. Tinha muito barulho por lá.

Sai uma 8:20 h. Abasteci no posto YPF np preço de 167 pesos. O menor até agora deu R$ 2,73. Abasteci um galão com 15 litros pois não sabia como seria o dia de hoje em relação a postos.

Segui direto para a cidade de Concepcion de Tucuman e lá dei início ao trecho de terra que entrava no parque Aconquija pela cuesta de Clavilla com suas centenas de curvas fechadas. O visual do caminho era como uma serra do mar do Brasil com florestas grandes e rios de pedra com agua transparente. Tem que se ter muita atenção  nesta estrada por causa da quantidade de curvas fechadíssimas. Tem uma placa solicitando que se buzine nas curvas mais fechadas, Apesar da estrada até a entrada da vila Yanca Suma ser de  terra ela esta muito bem conservada inclusive sendo constantemente passada a patrola como pude ver na subida e na descida. A partir de Yanka Suma até a bifurcação que da acesso a San Fernando del Vale de Catamarca são 20 km de asfalto.

Neste trecho sobe-se até uns 1900 m (não prestei a atenção) pelo meio da selva e depois vai baixando até uns  1100 m onde começam os diversos vilarejos sendo Aconquija o maior deles. Esses vilarejos ficam em um vale  majestoso que vai transmutando a sua vegetação de florestas, para árvores baixas, depois para campos e no final quando se desce a cuesta La Chilca a vegetação é desértica com grandes cactos (cardones) e muita terra exposta, é uma aula de geografia e clima ao vivo.

As vilas do vale são um charme, com diversos locais próprios para camping, com churrasqueiras e mesas. Rios de água transparente cruzando o vale de um lado para outro e casinhas que parecem de outro continente perdidas aqui e ali.

Ao final do vale tem duas opções de saída, uma asfaltada que volta para Tucuman e outra de terra que vai para a província de Catamarca passando por Andalgala, Belén e Hualfin, onde estou hospedado. Escolhi a de terra claro.

A cuesta La Chilca é espetacular para quem gosta de emoção e aventuras. Uma estrada de pedras pontiagudas que poderá detonar pneus se vc não cuidar. Também com centenas de curvas de uma emoção absurda. Fechadíssimas e a beira de abismos de 1000, 900, 800m de altitude, Seu local mais alto ficava a 1820 m. Amei cada instante a estrada. Como na subida da outra cuesta nesta vc deve buzinar nas curvas fechadas e andar a 10, 20 km/h no máximo. Ao final de seus quase 35 km de decida a estrada vai se direcionando até a cidade de Aldalgala e depois a Belén,

A estrada depois de Belén é a famosa ruta 40 e entra por um tortuoso corredor seguindo um rio de degelo com pouca água. Depois desse trecho sinhuoso ela segue subindo sempre até uns 1850 m e segue assim até Hualfin.

Antes de chegar a Hualfin fui ver como estavam as termas da cidade que na outra vez que fui lá estavam abandonadas. O local esta bem melhor cuidado. Tem até um trecho de asfalto até sua entrada. Agora as banheiras estão arrumadas, tem duas piscinas externas, porém não é um lugar bonito para ir ver. Mesmo no meio da semana as pequenas banheiras fechadas tinham fila para se entrar e as pequenas piscinas estavam lotadas. Não tive coragem de entrar.

Eu decidi posar aqui em Hualfin pois em 2014/15 eu e mais 5 amigos(as) ficamos nesta cidade na viagem que fizemos em duas viaturas para essa mesma região.

Estou na hospedaria municipal da cidade (antes só tinha essa, agora tem mais). Uma boa hospedagem, com quartos limpos e grandes por um precinho camarada 41 reales (2500 pesos sem café da manhã).

 

Custos:

Combustível:

6000 pesos em Rio Hondo = 100 reais – média 12 km/l

Galão de 15 litros 2500

6000 pesos em Hualfin  100 reais, 12 km/l

Alimentação:

Água + energético = 2500

4 empanadas (almoço) = 1000

Janta = Milanesa e papas fritas (bife a milanesa e batatas fritas)  + 2 Stela Artoirs 3500

Divida os valores em pesos por 61 para saber o custo.

Editado por Marcelo Manente
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hospedagem municipal de Hualfin:

ótima hospedagem, com quartos com banheiro, ar condicionado e tv. Camas um pouco fofas pro meus gosto mas limpas e cheirosas.

O valor foi menos que a janta 2500 pesos. Vale muito a pena. Antes era a única hospedagem da cidade, agora tem outras.

Como da outra vez que estive aqui, deu uma pancada de chuva, a luz caiu e tive de esperar ela voltar para comer uma excelente milanesa com batatas fritas rusticas.

Recomendo.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...