Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Antes de tudo, gratidão ao Peru e ao Povo Peruano por cuidar tão bem desse lugar mágico. Que muitas gerações possam poder viver a emoção de estar nesse lugar sagrado.

Quem, pelo menos uma vez, abriu um livro de história ou geografia e viu a imagem de Machu Picchu, cercada por suas montanhas, imediatamente sentiu vontade de estar nesse lugar, pelo menos uma vez nesta passageira vida. Corra, pois ainda está em tempo.

Escrever qualquer coisa sobre Machu Picchu, muitas vezes, é cair na loucura de como descrever um lugar tão perfeito. O lugar é infinitamente lindo, infinitamente mágico, que muitas das vezes faltam palavras, falta o folego, e sobram lágrimas para falar desse lugar. Poder desfrutar de cada cor, cada paisagem, cada montanha, cada nuvem, isso é indescritível. Para os céticos, OK, eu sei, todos falam a mesma coisa. Para mim, o termo magia é a palavra mais adequada para descrever este lugar.

Machu Picchu sempre foi isso tudo para mim, não apenas a famosa cidade perdida dos Incas, não apenas uma das sete maravilhas do mundo (considero ser a primeira); conhecer esse lugar, estar nesse lugar, sentar naquela grama, faz parte da minha “bucket list”, lista de desejos que buscamos realizar antes de partir para a eternidade.

shutterstock_1027477753-1.jpg?w=711&h=472

Machu Picchu, que em Quechua significa “velha montanha”, é literalmente tudo isso que nos falam e que a gente lê por aí. E você pode até não gostar de História, mas certamente ficará intrigado com a inteligência que o povo daquela antiga civilização possuía. E não será o primeiro e muito menos o único a se sentir pequeno perante toda aquela engenharia e arquitetura. Para vocês terem uma ideia, a cidade conta com um sistema subterrâneo de drenagem que funciona até hoje! Outra coisa interessante é que o sistema de construção feito através do encaixe de pedras permite que durante um terremoto as mesmas se desloquem sem que tudo desabe. O local é mais seguro do que sua casa ou seu apartamento no vigésimo andar, feitos com a mais alta e moderna tecnologia. Machu Picchu foi construído no século XV, aproximadamente em 1420; e ainda possuem a ingenuidade de falar que esse povo é atrasado.

Aqui foi meu momento extravagante da viagem, queria aproveitar esse lugar ao máximo, independente do quanto iria me custar. Fechamos um tour privativo e não nos arrependemos em nenhum momento. Com certeza a visita fica mais maravilhosa quando você conhece profundamente a história desse lugar, entendendo o significado de cada pedra, cada montanha, cada sistema.

unnamed-2.jpg?w=372&h=265

Resumindo, todo mundo deveria poder conhecer o Vale Sagrado dos Incas pelo menos uma vez na vida, dos terraços íngremes que guardam as espetaculares ruínas incas de Ollantaytambo (tema de outro post) até a incrível cidadela inca, você com certeza teria outra visão de mundo. Machu Picchu é apenas um vislumbre de 5 mil anos de história. Inclua este lugar na sua “bucket list”. Assim como um esplêndido carimbo no meu passaporte, que ocupa uma página inteira, este lugar agora está com um belo de um “OK” na minha “bucket list”.

img-1202.jpg?w=362&h=482

Hoje, eu não seria capaz de trocar esse lugar por nenhuma das belas praias do Brasil, tampouco por um a Nova York, Paris. Talvez balançaria se fosse Londres, mas meu instinto de procurar locais ricos em cultura, que possuem história, que acalma a alma, que conforta o coração, que te deixa com sede de conhecer o mundo, com certeza escolheria Machu Picchu, esse lugar que te leva a um outro mundo e que faz você mudar seus conceitos sobre o que é o planeta e sobre o que é viver. Esse lugar me mostrou o quanto sou pequeno, e o quanto desejo conhecer outros lugares encantadores desse mundo de meu deus.

 

Viva Machu Picchu, viva o Peru.

IMG-1211 (1).jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu amei Machu Picchu mas amei ainda mais o conjunto Valle Sagrado e a relação dos peruanos com.a montanha. Em Ollantaytambo, cidadela.inca ainda habitada, no café da manhã da pousadinha simples, a senhora serviu palta e laranja, o suco no caso, plantados e colhidos no Valle Sagrado. Ela.falou isso com tanta emoção e orgulho que posso dizer que foi o melhor café da manhã da minha vida. Inesquecível. Me despertou o amor pelas.montanhas.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
6 horas atrás, Juliana Santi disse:

Como estão as coisas em relação às manifestações? Estava com viagem programada via terrestre para passar meu niver (Natal) em Cusco e agora estou sem saber como proceder.

Infelizmente tá caos e desordem. Cusco  e Machu Picchu Pueblo estão sitiadas. Peru Rail e Inca Rail, empresas de ônibus não estão operando até a data atual. Muitas rodovias estão com bloqueadas. A entrada das ruinas de Machu Picchu e a Trilha Inca Tradicional também foram suspensas. Mandei um email para a o ministério do turismo e esperam que até o natal e festas de fim de ano as coisas se normalizem, mas nada é certo ainda. 

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 16/12/2022 em 11:37, Juliana Santi disse:

Como estão as coisas em relação às manifestações? Estava com viagem programada via terrestre para passar meu niver (Natal) em Cusco e agora estou sem saber como proceder.

Não recomendo você ir para lá, o negocio ta caótico, você pode chegar e não conseguir sair. 

 

Eu estava lá até dois dias e voltei pra cá pra evitar maiores problemas, acabou com meu rolê infelizmente, mas era melhor do que ter que passar por algum susto maior

  • Gostei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 15/12/2022 em 07:35, JanaCometti disse:

Eu amei Machu Picchu mas amei ainda mais o conjunto Valle Sagrado e a relação dos peruanos com.a montanha. Em Ollantaytambo, cidadela.inca ainda habitada, no café da manhã da pousadinha simples, a senhora serviu palta e laranja, o suco no caso, plantados e colhidos no Valle Sagrado. Ela.falou isso com tanta emoção e orgulho que posso dizer que foi o melhor café da manhã da minha vida. Inesquecível. Me despertou o amor pelas.montanhas.

AAAAAAh Ollantaytambo é encantador né? Realmente o Vale Sagrado é surpreendente. Písac e Ollanta são meus favoritos. 

Editado por Macieltk
faltou conteúdo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 16/12/2022 em 09:37, Juliana Santi disse:

Como estão as coisas em relação às manifestações? Estava com viagem programada via terrestre para passar meu niver (Natal) em Cusco e agora estou sem saber como proceder.

As coisas estão bem complicadas. Creio que nesse restinho de ano não melhore. Todos os dias estradas são fechadas, está um caos. Não recomendo vir no momento. Moro em região de fronteiro com Peru, e os peruanos fecharam a ponte na Fronteira. 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...