Ir para conteúdo

Algumas dicas para mochileiros inexperientes


Sandman

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal irei em julho para minha primeira viagem mais longa até agora, vou para Belo Horizonte com alguns colegas da facul mas estou com medo em alguns aspectos.

Vamos ficar em um Hostel durante no minímo uma semana, saberiam me dizer como são os hostels de BH? Quais hostels são confiáveis?

Locais confiáveis e não confiáves para se alimentar?

Opções para sair durante as noites. Quais?

Durante esse mês o clima é agradável ou muito frio? ( Sou do sul e gostaria de ter uma noção quanto a isso, pois aqui durante esse mês já é bem frio).

Estou com receio de passar mal durante o percurso de ida e volta para BH, tenho pressão muito baixa, daí já viu né?´Até agora não passei mal durante outras viagens, mas como disse anteriormente, essa viagem será mais longa e é minha 1° vez!

Gostaria de dicas quanto a isso :)

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 103
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros
Pessoal irei em julho para minha primeira viagem mais longa até agora, vou para Belo Horizonte com alguns colegas da facul mas estou com medo em alguns aspectos.

Vamos ficar em um Hostel durante no minímo uma semana, saberiam me dizer como são os hostels de BH? Quais hostels são confiáveis?

Locais confiáveis e não confiáves para se alimentar?

Opções para sair durante as noites. Quais?

Durante esse mês o clima é agradável ou muito frio? ( Sou do sul e gostaria de ter uma noção quanto a isso, pois aqui durante esse mês já é bem frio).

Estou com receio de passar mal durante o percurso de ida e volta para BH, tenho pressão muito baixa, daí já viu né?´Até agora não passei mal durante outras viagens, mas como disse anteriormente, essa viagem será mais longa e é minha 1° vez!

Gostaria de dicas quanto a isso :)

Obrigada!

 

Bh é tranquilo, nada de frio igual ao sul, mas aqui dá uns bom 12 graus. Às vezes mais, às vezes menos. Quanto à noitada tem um site que chama guiabh.com.br e soubh.com.br que pode t ajudar a escolher as melhores opções. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pessoal irei em julho para minha primeira viagem mais longa até agora, vou para Belo Horizonte com alguns colegas da facul mas estou com medo em alguns aspectos.

Vamos ficar em um Hostel durante no minímo uma semana, saberiam me dizer como são os hostels de BH? Quais hostels são confiáveis?

Locais confiáveis e não confiáves para se alimentar?

Opções para sair durante as noites. Quais?

Durante esse mês o clima é agradável ou muito frio? ( Sou do sul e gostaria de ter uma noção quanto a isso, pois aqui durante esse mês já é bem frio).

Estou com receio de passar mal durante o percurso de ida e volta para BH, tenho pressão muito baixa, daí já viu né?´Até agora não passei mal durante outras viagens, mas como disse anteriormente, essa viagem será mais longa e é minha 1° vez!

Gostaria de dicas quanto a isso :)

Obrigada!

 

Jana

Infelizmente sua pergunta está localizada no tópico errado.

Para maiores informações sobre Belo Horinzonte, acesse belo-horizonte-perguntas-e-respostas-t14571.html

Procure também ler as regras do forum, além de pesquisar se sua pergunta já não foi respondida no tópico acima mencionado.

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Fonte: não vou postar a fonte, pois o site de onde retirei isso saiu do ar...

mas deixei anotado, pois achei útil, espero q as dicas possam servir a alguem

 

1) Não caminhar expondo dinheiro, relógio, máquinas fotográficas, aparelhos de reprodução de áudio e vídeo e outros bens que possam interessar aos malandros. Eu já dei uma estilizada na minha câmera para ela parecer bem mais velha e acabada, assim espero diminuir os olhares de cobiça sobre ela.

 

2) Nada de andar como se estivesse indo para uma festa de gala, você é mochileiro, então vista-se como tal! De todos os viajantes, o mochileiro é sempre o mais simples e prático. Além do mais, você vai precisar usar roupas confortáveis para andar pra cima e pra baixo. Faça-se parecer um cidadão comum, pois quanto menos você chamar atenção, melhor!

 

3) Deixe cópias de todos os seus documentos (e se possível dinheiro) aqui no Brasil com a sua família ou melhor amigo. Diga a eles que você pode ligar a qualquer momento para pedir ajuda.

 

4) Tenha cópias de todos seus documentos (passaporte, vistos, passagem aérea, cartões, etc) na sua caixa de e-mail na Internet. Se roubarem até as impressas, pelo menos você terá esse recurso virtual.

 

5) Vale a pena ter um Visa Travel Money. Trata-se de um cartão pré-pago, recarregável, protegido por senha, que pode ser utilizado em mais de 27 milhões de estabelecimentos comerciais. Além disso, o cartão pode ser usado para sacar dinheiro em mais de 1 milhão de caixas automáticos da rede Visa/Plus espalhados pelo mundo. Em caso de perda ou roubo, basta ligar para a central de atendimento do banco emissor e solicitar o bloqueio do cartão. O saldo poderá ser transferido para um novo cartão e você receberá no endereço que solicitar.

 

6) Não levar nada no bolso de trás da calça. Deixe no bolso da frente apenas algum dinheiro trocado para uso imediato e vá repondo conforme a necessidade.

 

7) Espalhe as cópias dos seus documentos (passaporte, vistos, passagem aérea, cartões, etc), dinheiro e cartões por todas as partes do seu corpo e da sua mochila. Isso dificultará a perda total de uma só vez.

 

8 Ande apenas com o essencial. Dinheiro trocado para os gastos do dia e cópias dos documentos.

 

9) Se perceber que o locker do albergue é de confiança, deixe o seu mochilão nele junto com o seu passaporte, passagem aérea, passe de trem e todos os documentos que julgar importantes. Caminhe apenas com xérox.

 

10) Faça um FPA - Fundo Para Assaltos. Ou seja, arranje um método para esconder algum dinheiro especialmente para essas emergências (meia, fundo falso na bota, bolso na cueca, etc). Esqueça que tem esse dinheiro, não conte com ele para a viagem. Só lembre desse extra no último dia da viagem para presentear-se com um jantar num lugar chique, por exemplo.

 

11) Se perceber que está sendo seguido ou muito encarado, entre em algum lugar movimentado (ex: mercado, galeria), comunique as suas suspeitas para alguém e espere um pouco para sair.

 

12) Evite andar sozinho à noite e em lugares desertos, principalmente se você for mulher.

 

13) Evite beber muito, principalmente se você estiver viajando sozinho. Provavelmente não aproveitará totalmente o próximo dia de viagem.

 

14) Não confiar em desconhecidos muito simpáticos que logo fazem propostas ou convites. Se alguém se oferecer para tirar uma fotografia para você, desconfie! Se precisar que alguém tire uma fotografia para você, peça para uma pessoa que esteja em grupo de excursão, os japoneses são ótimos para fotografar!

 

15) Não confie muito naqueles porta-dólares que você leva por baixo da calça. Nunca deixe todo o dinheiro nele. Essas bolsinhas já são mais que manjadas pelos bandidos, por isso deixe uma grana nele no intuito de despistá-los, caso seja assaltado.

 

16) Se entrar numa multidão, parar para apreciar uma paisagem, ver um artista de rua, olhar vitrine ou fazer qualquer coisa que vá prender a sua atenção, segure firmemente seus pertences para evitar a ação de batedores de carteira.

 

É óbvio que existem muitas outras formas de se precaver, mas aqui já temos um bom começo. No demais, sem neuroses! Você já está fazendo bastante coisas para não passar por situações cabulosas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde, amigos! Como estão

 

A dica que posso dar certamente é pesquisar bem para onde vai viajar. Procurar informações aqui na internet, reportagens vistas e preços, muito importante. A começar por nunca deixar de descansar mesmo nas viagens, pois com o sono debilitado, algumas situações ( e sempre há pelo menos uma) tornam-se muito desagradáveis. Ao viajar , dê uma olhada em http://www.onibuspassagens.com.br/, onde muitos textos podem ser lidos com dicas espertas sobre o universo rodoviario. Um beijo e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fonte: não vou postar a fonte, pois o site de onde retirei isso saiu do ar...

mas deixei anotado, pois achei útil, espero q as dicas possam servir a alguem

 

1 – Se precisar de roupas ou algum dinheiro para chegar na delegacia ou embaixada brasileira mais próxima, peça para alguém.

 

2 – Encontre um lugar seguro (Centro de Informações Turísticas, Embaixada, hotel, Posto policial, albergue, algum estabelecimento comercial…) e conte o que aconteceu. Peça ajuda. Pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência.

 

3 – Na primeira oportunidade entre na Internet e acesse o seu e-mail para obter informações previamente guardadas. Como… … os dados do cartão de crédito … o número de emergência para bloqueio e pedido do envio de um novo cartão … os dados do seguro saúde … o endereço da embaixada brasileira mais próxima … as cópias dos documentos (imprimi-las para levar à embaixada). Título de eleitor, RG, CPF, Principais páginas do passaporte anterior.

 

4 – Faça o pedido do bloqueio do Cartão de Crédito e solicite que outro seja enviado com urgência para o endereço do seu albergue na cidade. Pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência.

 

5 – Vá até o Posto policial da região e solicite a expedição de um Boletim de Ocorrência. Pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência. Ligue para a Família no Brasil.

 

6 – Vá até a embaixada do seu país e comunique a perda do passaporte. Você precisará da cópia dos seus documentos para agilizar a emissão do novo passaporte. Também será cobrada uma taxa de 50 ou 60 dólares. Se necessário, o serviço consular dará ao viajante uma Autorização de Retorno à Pátria (ARP), que permitirá que ele embarque de volta ao Brasil (sem passaporte). A ARP pode ser emitida na mesma hora, e não custa nada. Também pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência.

 

7 – Vá até o albergue e conte o que aconteceu. Mostre o Boletim de Ocorrência, papéis consulares e peça estadia. Diga que pagará com a chegada do cartão. Diga que deu o endereço do albergue para a entrega do novo cartão.

 

8 – Se for necessário aproveite a comida livre deixada por outros viajantes na cozinha do albergue.

 

9 – Quando o cartão chegar e você tiver o novo passaporte em mãos, decida se voltará para o Brasil ou continuará a viagem.

 

10 - Se decidir por continuar a viagem, compre alguns itens realmente indispensáveis (higiene pessoal, outra mochila, mudas de roupa…) e refaça os cálculos para seguir a viagem até onde o dinheiro agüentar. Lembre-se de remarcar o vôo de volta para o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

 

8 Ande apenas com o essencial. Dinheiro trocado para os gastos do dia e cópias dos documentos.

 

9) Se perceber que o locker do albergue é de confiança, deixe o seu mochilão nele junto com o seu passaporte, passagem aérea, passe de trem e todos os documentos que julgar importantes. Caminhe apenas com xérox.

.

 

Existe algum lugar que mostra quais países é permitido andar com uma cópia do passaporte e quais que exigem a portabilidade do original? Fiz uma busca no site e não encontrei nada sobre isso.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é infeliz/te não sei te informar isso.

mas d qq forma, acho q é bom tirar cópias e levá-las.

se for real/te necessário andar c/ o original, em caso d perda ou roubo pelo menos há uma cópia (guardada no hotel) p/ rastrear dados como número, data d expedição, etc. Alguns números, vc sabe d cabeça, mas nem todos os dados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...