Membros GuiPeli Postado Novembro 26, 2024 Membros Postado Novembro 26, 2024 Fui nesse último feriado do dia 15/11 para Blumenau, Pomerode, Balneário e Floripa. Blumenau em si, é uma cidade encantadora, mas que de fato por si só, não tem atrativos para se passar mais do que 3 dias (dependendo do gosto da pessoa, 3 dias é até muito). Mesmo assim, eu não me arrependo de ter conhecido a cidade, foi muito legal ser imerso na cultura germânica. Uma recomendação que faço da cidade, é tomar um café colonial no Hotel Glória, com doces típicos alemães vale muito a pena. É uma pena que você não tenha tido a melhor das experiências em sua viagem. 1 Citar
Membros CaCa_MG Postado Outubro 13 Membros Postado Outubro 13 Em 19/01/2023 em 16:49, Alan Rafael Kinder disse: E tem isso também! Temos duas grandes rodovias bloqueadas por danos de deslizamento (uma delas já faz um tempinho, mas o governo do estado não parece muito interessado em resolver). Na cidade vizinha de Rodeio tivemos óbitos devido a enxurradas, aqui onde vivo é a terceira cheia em menos de dois meses (com repercussão nacional, danos extensos), Indaial tá debaixo da água... Balneário Camboriú tinha água na primeira avenida dias atrás, assim como Florianópolis na região da Lagoa da Conceição, e nesse exato momento a estrada na frente de onde trabalho tá debaixo da água. Opa, pessoal! Ressuscitando esse tópico aqui porque essa parte das estradas me chamou a atenção. Estou indo de BH até a Serra Catarinense de carro, passando em Blumenau para um dia de Oktoberfest (sabe aqueles sonhos de adolescência? Pois é.) As rodovias ainda estão muito ruins? Alguma dica específica? Em resumo, faremos BH - Curitiba - Blumenau/Pomerode - Praia Grande (ou Urubici, a depender do clima). Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 13 Colaboradores Postado Outubro 13 1 hora atrás, CaCa_MG disse: Opa, pessoal! Ressuscitando esse tópico aqui porque essa parte das estradas me chamou a atenção. Estou indo de BH até a Serra Catarinense de carro, passando em Blumenau para um dia de Oktoberfest (sabe aqueles sonhos de adolescência? Pois é.) As rodovias ainda estão muito ruins? Alguma dica específica? Em resumo, faremos BH - Curitiba - Blumenau/Pomerode - Praia Grande (ou Urubici, a depender do clima). Você possivelmente virá pela BR-101, saindo brevemente pela BR-470 até Blumenau/Pomerode, e depois retornando para a BR-101 para seguir para Praia Grande. A BR-101 é tranquila em SC, normalmente tem o trânsito fluído (salvo épocas específicas do ano, e em alguns pontos - como em Balneário Camboriú/Itajaí, pois essas cidades margeiam a rodovia, e aglomeram infinidades de gente na alta temporada). A BR-470 é um pouco mais complicada. Está em obras (desde quando foram iniciados os trabalhos de duplicação em 2013 pela então presidente Dilma). Hoje já possui muitos trechos duplicados, mas requer muita atenção do motorista (ainda mais de quem não percorre ela habitualmente). A sinalização muitas vezes se encontra prejudicada, tornando a viagem noturna absurdamente contra indicada (e não, não estou exagerando - a pista por vezes cruza entrando em contramão, dai retoma em um novo trecho 'novo', e assim serpenteia sem sinalização clara). Se você não tem noção prévia do caminho, e não tens um carro a sua frente que sabe o que está fazendo, poderás vez e outra se sentir perdida - e infelizmente as mudanças de trânsito são tão recorrentes que aplicativos de GPS se confundem. Tá Alan, então basicamente não tem como percorrer ela? Tem sim, inclusive o fluxo é sempre intenso nela. Só estou sugerindo prudência nessa parte do trajeto. De toda forma, é sem dúvidas o 'melhor acesso' para quem vem da BR-101 (você percorrerá cerca de 45km até o Parque Vila Germânica). Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 13 Membros Postado Outubro 13 @Alan Rafael KinderEstarei na região semana que vem pelo mesmo motivo, oktoberfest, mas uma curiosidade, os ônibus fazem outro caminho após Itajaí ou eu que estou precisando conhecer os interiores?rs Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 13 Colaboradores Postado Outubro 13 14 minutos atrás, D FABIANO disse: @Alan Rafael KinderEstarei na região semana que vem pelo mesmo motivo, oktoberfest, mas uma curiosidade, os ônibus fazem outro caminho após Itajaí ou eu que estou precisando conhecer os interiores?rs Bah, eu sinceramente desconheço os itinerários de ônibus. Eu recordo que haviam algumas linhas que ligavam os municípios, com paradas em rodoviárias maiores, como as de Blumenau, Itajaí e Florianópolis (ligando o Médio Vale ao litoral). Antigamente (uns quase 20 anos atrás), eu pegava uma linha aqui de minha cidade que seguia até o litoral, onde eu parava para passar as férias escolares - todavia acredito que essa linha não existe mais, visto que o motorista faleceu (um senhor muito bom e educado), e a empresa responsável nunca mais encontrou um morador aqui da região que quisesse assumir essa vida. Tu pretendes vir de avião até Navegantes ou vens todo o trajeto pela rodovia? Acho que do aeroporto em Navegantes existem alguns serviços de transporte até Blumenau (especialmente nessa época do ano, devido as festa de outubro). Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 14 Membros Postado Outubro 14 Eu estou em Curitiba, aqui tem Catarinense toda hora que faz a linha,para em Blumenau e Balneário. É BR101,isso eu sei,a dúvida é por onde ele entra após Balneário. Citar
Membros FernandoBS Postado Outubro 14 Membros Postado Outubro 14 9 horas atrás, CaCa_MG disse: Opa, pessoal! Ressuscitando esse tópico aqui porque essa parte das estradas me chamou a atenção. Estou indo de BH até a Serra Catarinense de carro, passando em Blumenau para um dia de Oktoberfest (sabe aqueles sonhos de adolescência? Pois é.) As rodovias ainda estão muito ruins? Alguma dica específica? Em resumo, faremos BH - Curitiba - Blumenau/Pomerode - Praia Grande (ou Urubici, a depender do clima). Sou de MG! morei em BH e moro em Floripa hj, sempre faço o trajeto até BH de carro, e tbm pelo estado de SC. As estradas aqui são todas muito boas, quase não tem aqueles trechos complicados tipo a 381 pra cima de BH. Vindo de BH pra cá vc pegará a Fernão dias, tente almoçar na venda do Chico, é ótima! Depois de SP pra Curitiba vc pegará a regis Bitencourt, toda duplicada, ótima estrada tbm. Mesmo no trecho de serra é bem tranquilo. Se vc for parar em Curitiba vale a pena passear à noite no centro, bar do alemão, talvez por do sol no parque tanguá. Vindo de Curitiba pra SC, pela br101, estrada muito tranquila, toda duplicada, trecho de serra tranquilo tbm. Ah, melhor posto pra abastecer, no sentido sul, é bem antes da divisa PR-SC, posto divisa, logo antes do pedágio. Combustível bom e ótimo preço. E vendem umas balas de coco, marca Dalva, ótimas! Até no trajeto saindo da BR101 até Blumenau/pomerode eu acho tranquilo. Tem obras e tal, mas nada demais. Coloca no GPS e vai bem de boa. Em blumenau, caso tenha tempo, vale a pena o museu da cerveja e o restaurante a figueira. Em pomerode experimente as cucas na confeitaria donna ella, pra mim são as melhores. Para praia grande ou Urubici provavelmente vc descerá pela 101 até pegar as respectivas saídas. Eu gosto de ambos os destinos, com o detalhe de que praia grande era legal por causa dos voos de balão, não sei como estão agora, depois daquele acidente. Se não for pra voar eu recomendo urubici. E para Urubici fica legal vc subir pela serra do corvo branco e depois descer pela serra do rio do rastro. Tem que ajustar no gps pq fica indicando o caminho por rancho queimado/Alfredo Wagner, que não tem tanta graça. Subir a corvo branco pq vc vê desde baixo os paredões da serra, e vai subindo, estrada linda! E descer pelo rio do rastro, que tem um mirante bem no alto, aí vc vê o panorama das curvas que vai pegar, a estrada bordeando a serra, muito legal. Para Urubici reserve uns dias antes a entrada no parque pra ir no morro da igreja/pedra furada, é por um site, gratuito, bem tranquilo. E tem umas vinícolas e outras coisinhas por ali pra fazer, eu gosto muito. Aí, vc descendo pelo rio do rastro, se der tempo, pode passar em nova Veneza, eu acho bem bonitinha a cidade. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 14 Colaboradores Postado Outubro 14 10 horas atrás, D FABIANO disse: Eu estou em Curitiba, aqui tem Catarinense toda hora que faz a linha,para em Blumenau e Balneário. É BR101,isso eu sei,a dúvida é por onde ele entra após Balneário. Ah, então, de Curitiba eu sei que tem linha até Blumenau (curiosamente é a única linha que eu realmente sei porque minha cunhada recentemente a utilizou), então no teu caso talvez seja a melhor alternativa para logo chegares na Oktoberfest. Então, pela lógica, se essa linha vem de Curitiba para Blumenau, é certo que ela percorre a BR-101 até o trevo da BR-470 em Navegantes (https://maps.app.goo.gl/6ok15ZzsZs4te2VW6). Possivelmente a linha vai até Itajaí (passando um pouco desse trevo, pouca coisa), e posteriormente retorna em direção a Blumenau pela BR-470. Não faria muito sentido ela ir até Balneário Camboriú (apesar de ser cidade vizinha de Itajaí) se o objetivo é ir ao Médio Vale. Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 14 Membros Postado Outubro 14 @Alan Rafael Kinder Olhei o itinerário no site da catarinense e vi que após Joinville o ônibus entra para Jaraguá. O que passa por Balneário é o que vem de Florianópolis. Conheço isso tudo demais, pois fiz UFPR e,nessa época andava muito por essa região. Como faz mais de 15 anos,esqueci um pouco. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 14 Colaboradores Postado Outubro 14 1 hora atrás, D FABIANO disse: @Alan Rafael Kinder Olhei o itinerário no site da catarinense e vi que após Joinville o ônibus entra para Jaraguá. O que passa por Balneário é o que vem de Florianópolis. Entendi, então ele segue ou por Massaranduba ou Pomerode até Blumenau, evitando o litoral. 1 hora atrás, D FABIANO disse: Conheço isso tudo demais, pois fiz UFPR e,nessa época andava muito por essa região. Como faz mais de 15 anos,esqueci um pouco. E fora isso são 15 anos né... muita coisa muda nesse tempo. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.