Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Abraço aos viajantes. Gostaria de compartir com todos a minha viajem feita à Blumenau para passagem de ano 2022/2023. 

Saindo do Rio de Janeiro, da Região dos Lagos mais especificamente, tomamos o rumo para Blumenau. O Maps e Waze indicavam uma distância de 1150 km. Para quem anda a uma velocidade de 100 a 110 km/h, no máximo em 12 horas chegaríamos lá, incluíndo abastecimentos e paradas para banheiros e comidas.

Até Curitiba vai tudo bem. De Curitiba para Santa Catarina, começa o terror. BR 101/376 com vários transtornos, de queda de barreiras e muitos congestionamentos. Saíndo da BR 101 e tomando a rodovias em direção à Blumenau, pode ser a SC 108, com buracos e lombadas para todos os lados, ou pela BR 470, vom vários trechos em obras inacabadas e intermináveis. A viagem que deveria durar umas 15 horas como máximo, durou 20 horas. Vinte horas para percorrer 1150 km. 

Blumenaus não tem nada, além de ser tudo caro demais, até a gasolina é mais caro nessa cidade. Tem a Vila Germânica para eventos, tudo caro demais. Em frente tem um parque que é pequeno, com um lago poluído no meio. Se quiser ir para uma cachoeira vai andar uns 40 a 50 minutos para chegar até outra localidade. Fomos ao parque natural nascentes do Garcia e tinha tanto mosquito e insetos, que nos picaram até a alma. Deixando meu corpo todo cheio de perebas. Tem que levar muito repelente e mesmo assim não sei se vai adiantar muito. A entrada custa R$20,00 por pessoa. Aliás, qualquer lugar que queira ír vai pagar desse valor para cima. Se quiser ír à praia, tem as praias de Camboriu. Tudo caro para caramba! Uma caipirinha custa R$25,00, cerveja mais barata custa R$16,00 uma garrafa de 600 ml. Comida é de R$180 para cima. Vais morrer numa grana, sem contar com estacionamento acima de R$40,00, normal é encontrar acima disso.

Usamos a plataforma do AirBnb para alugar um apartamento em Blumenau por somente 20 dias. Pagamos quase 12 mil em um apartamento distante 2,5 km do centro. Para piorar o dono do imóvel pediu uma idenização extra de R$2600,00 para reparos em danos nos móveis e limpeza extra. Na contratação do serviço incluia uma taxa de limpeza de R$150,00, o dono do imóvel cobrou mais R$300,00, dando um total de R$450,00, por 20 dias e que nunca foi alguém seguer ver se estava precisando de uma limpeza básica. Não recomendo usar essa plataforma, porque donos de imóveis picaretas vão querer botar na tua conta qualquer tipo de reparo. Prefira ficar em hotel, de preferência com café da manhã. Eles mantém limpo todos os dias e não te cobram nada extra depois.

Resumindo: não viagem para Blumenau e nem usem aplicativos de aluguéis de imóveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Que coisa chata a sua experiência.... Mas assim, vc chegou a fazer uma pesquisa prévia sobre a cidade? Pq tipo, não é de hoje que falam que não há muito o que fazer lá fora da oktoberfest (embora eu tenha vontade de conhecer, nem que seja por conhecer). 

20 dias em uma cidade fora de época de festival? Pareceu-me uma falha logística, na minha humilde opinião.

Para um reveillón, eu teria ido para o litoral. E nem precisava ser Camboriú, já que existem várias praias bacanas ao longo do litoral catarinense.

No mais, uma pena. Mas faço as palavras do @D FABIANO as minhas, não achou nenhum motivo de elogios? Esperava o q, exatamente?

Editado por StanlleySantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Essa experiência do amigo é muito importante para futuros viajantes, tem que pesquisar bastante o que tem nos destinos escolhidos. Dificilmente encontrará em quaisquer cidades pequenas ou médias, atrações para 20 dias.

Por isso a importância de não fazer reserva para muitos dias, viajo a muitos anos, e, todas as vezes que faço reserva acontece algo ruim.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@StanlleySantosAcho que você não conhece Blumenau, acertei?

Como passei 2 anos da minha vida em Curitiba,conheço bem.Sei que há o que visitar na região, não em uma cidade pequena apenas.

Blumenau é mais arquiteturaalemã e cerveja artesanal. Mas,o entorno tem Balneário Bombinhas,Itajaí e todo litoral Norte de SC há menos de 100 km,Pomerode e Jaraguá também cidades alemãs como Brusque também. 

É o centro da indústria têxtil brasileira,embora muito enfraquecida pela China,mas lá vai gente de todo Sudeste/Sul a comprar roupa nos shoppings próprios de confecções. 

Turismo é Balneário Camboriú. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
47 minutos atrás, D FABIANO disse:

@StanlleySantosAcho que você não conhece Blumenau, acertei?

Como passei 2 anos da minha vida em Curitiba,conheço bem.Sei que há o que visitar na região, não em uma cidade pequena apenas.

Blumenau é mais arquiteturaalemã e cerveja artesanal. Mas,o entorno tem Balneário Bombinhas,Itajaí e todo litoral Norte de SC há menos de 100 km,Pomerode e Jaraguá também cidades alemãs como Brusque também. 

É o centro da indústria têxtil brasileira,embora muito enfraquecida pela China,mas lá vai gente de todo Sudeste/Sul a comprar roupa nos shoppings próprios de confecções. 0

Turismo é Balneário Camboriú. 

Nopes, nunca pisei ali. Talvez eu passe por lá na minha próxima ida ao sul, pois pretendo voltar ao Paraná em novembro, e tentar emendar com o vale europeu de SC (parece que vai ser época da Schutzenfest em Jaraguá, tbm). Se sobrar um ou dois dias, até vejo se conheço Blumenau. Mas como citei, pretendo passar brevemente para conhecer a vibe da cidade, não sou muito exigente, rs. Em todo o caso, obrigado por adiantar uma coisa ou duas  ::otemo::

Editado por StanlleySantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre as rodovias: As BRs 376/101 está um caos na serra por conta da tragédia que se deu lá (na verdade vários municípios estão desde o final de 2022 com problemas devido à chuvas causando estragos e mortes). Teve sorte que não pegou a BR-376/101 interditada. Ficou mais de uma semana fechada.

A BR-470 (com a obra de duplicação que parece que nunca irá acabar) sempre foi um caos. Só de madrugada o trânsito dá uma aliviada, porém são tantos buracos que é melhor encarar o trânsito de dia. Desde ontem a BR-470 está interditada no município de Indaial devido ao volume de água da ultima chuva ter aberto uma cratera na pista. Não há desvios para caminhões, imagine como está... 

Vejo atrativos em Blumenau somente a oktoberfest (que dependendo do dia da semana é uma p@taria) e as cervejarias. As cidades do entorno tem atrativos naturais (cachoeiras, pousadas rurais), culinária/costumes/arquitetura alemã e um forte cicloturimo. Atualmente está acontecendo em Pomerode a Festa Pomerana (outra festa alemã), muito interessante.

Litoral: Balneário Camboriú é para quem tem dinheiro e/ou quer vida noturna. Entre Balneário Camboriú e Florianópolis tem várias praias que valem a pena conhecer. Mais para cima no mapa, tem Itajaí, Penha com belas praias e o parque Beto Carreiro, mais ao norte tantas outras praias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
49 minutos atrás, cltctba disse:

Vejo atrativos em Blumenau somente a oktoberfest (que dependendo do dia da semana é uma p@taria) e as cervejarias. As cidades do entorno tem atrativos naturais (cachoeiras, pousadas rurais), culinária/costumes/arquitetura alemã e um forte cicloturimo. Atualmente está acontecendo em Pomerode a Festa Pomerana (outra festa alemã), muito interessante.

Excelente resumo! :D

Sou da região, e de fato, não há muito o que fazer, especialmente em Blumenau.
Quanto às festas da região, eu particularmente prefiro centenas de vezes mais a Festa Pomerana do que a Oktoberfest.

De toda forma, arrisco dizer que não há um foco efetivamente turístico por parte da administração regional no Vale do Itajaí (que engloba essas cidades).
Existe o Circuito Europeu de Cicloturismo (que originou do de caminhantes, qual é menos estruturado), mas ambos são bem crus (pouco suporte em um contexto geral).

É claro que temos atrações por aqui, que resumem-se em sua maioria à atrativos naturais, mas como todo o resto, grande parte é particular (e logo não aceitam qualquer visitante) ou possuem estrutura precária - e o maior desafio é que costumam ficar horas umas das outras.

O litoral já conta com uma estrutura melhor definida, focando nas praias e mirantes (e algumas poucas trilhas - exceto Florianópolis, que é extraordinária para hikers de plantão).

Quanto ao custo de vida aqui, é isso mesmo!
Lembro-me que quando fui para a Argentina em 2020, e mesmo para Ilha Grande ano passado, Curitiba, São Paulo... todos esses lugares foram infinitamente mais baratos que aqui.
Em um comparativo bem simples: aqui um lanche simples sai por cerca de R$ 40,00, e a bebida vai beirar aos R$ 15,00. É meio insano, mas né (e não é preço turístico, isso é de lanchonete de interior).
Sim, existem raros lugares que possuem preços mais acessíveis, mas duvido muito que um turista saberia localiza-los.
E a cereja do bolo é Balneário Camboriú - se você quer gastar, vai pra lá!

Enfim, talvez meu texto não incentive muitas pessoas a conhecer nossa região, mas é fato que não temos atrações 'por todos os cantos' para ocupar os turistas, mesmo os menos ávidos.

Eu amei conhecer Curitiba, conseguia me ocupar constantemente com atrações (museus, parques, arquitetura, gastronomia variada), e nos quatro dias que fiquei lá, caminhando e me deslocando de Uber, fiz muito pouco... estou indo novamente uns dias em março para dar mais uma voltinha.

Editado por Alan Rafael Kinder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
51 minutos atrás, cltctba disse:

A BR-470 (com a obra de duplicação que parece que nunca irá acabar) sempre foi um caos. Só de madrugada o trânsito dá uma aliviada, porém são tantos buracos que é melhor encarar o trânsito de dia. Desde ontem a BR-470 está interditada no município de Indaial devido ao volume de água da ultima chuva ter aberto uma cratera na pista. Não há desvios para caminhões, imagine como está... 

E tem isso também!

Temos duas grandes rodovias bloqueadas por danos de deslizamento (uma delas já faz um tempinho, mas o governo do estado não parece muito interessado em resolver).

Na cidade vizinha de Rodeio tivemos óbitos devido a enxurradas, aqui onde vivo é a terceira cheia em menos de dois meses (com repercussão nacional, danos extensos), Indaial tá debaixo da água... Balneário Camboriú tinha água na primeira avenida dias atrás, assim como Florianópolis na região da Lagoa da Conceição, e nesse exato momento a estrada na frente de onde trabalho tá debaixo da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Só passando pq este tópico pode ser útil para algum viajante...

Moro em Florianópolis e volta e meia passo um dia ou dois em Blumenau e região, sabendo pesquisar e escolher o que fazer dá pra aproveitar bem as cidades ali (mas claro que não tem coisa pra 20 dias....)

Fora da Oktoberfest, Blumenau tem uma ou outra cervejaria artesanal pra visitar, tem o museu da cerveja, museu da imigração alemã, além da culinária típica. Coisa pra um ou dois dias. Dá pra comer muito bem, em restaurante bacana, por coisa de 100 por pessoa (por exemplo o restaurante figueira).

Ao lado tem Timbó e Rio dos Cedros, com cachoeiras e parques no centro da cidade e mais algumas cervejarias artesanais (a região tem a rota da cerveja), dá pra passar um dia ou dois em cada cidade.

Também tem Pomerode, que tem festas típicas, um zoológico bem bacana, fábrica de cerveja e fábrica de chocolate para visitação, além do centrinho com lojas de artesanato e culinária típica alemã. Aqui também com dois dias dá pra fazer tudo que a cidade tem pra oferecer, sem cansar.

Se quiser praia, pode até conseguir, com sorte e ajuda do tempo, uma praia bacana em Penha, Itajaí ou balneário Camboriú, mas garantido mesmo é bombinhas (maravilhosa, todas as praias são perfeitas) e, claro, Florianópolis. Em Floripa sim vc pode ficar tranquilamente uns 20 dias que haverá muita coisa a se fazer, dentre praias, trilhas e partes históricas.

Agora, dá pra passar bem e comer bem em todas essas cidades sem gastar muito, basta pesquisar antes, ver cardápio e preços e avaliações. Se chegar e entrar no primeiro restaurante que encontrar é claro que provavelmente será caro. 

No mais, também precisa ser safo. Se vem com carro para Floripa ou região em plena temporada de verão e não quer ficar preso no trânsito, é só sair de casa cedo (08h00, no máximo 09h00) para as praias, e voltar antes das 16h00. Se não quer pagar estacionamento na frente da praia é só parar um pouco antes. E em Jurerê sequer precisa ser muito antes, tem muita via pública pra estacionar. Dá pra se organizar bem e curtir sem estresse. 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...