Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

12 dias sozinho pela Bolívia num roteiro não muito comum por nós brasileiros e com um susto quase no final da viagem!

Postado
  • Membros

Olá, voltei essa semana da Bolívia, foi a minha terceira vez no país, e quero voltar um dia para conhecer lugares que não fui, me encanta muito esse país, assim como o Peru. Elaborei um roteiro bem diferente do que já li por aqui, e como já conhecia bem La Paz e Copacabana (fui duas vezes em cada), tirei eles do roteiro, e a única cidade que eu já conhecia foi Santa Cruz de La Sierra, na verdade conhecia pouco dela. Meu roteiro foi o seguinte:

1º Dia 05/01/23 - Ida a Curitiba.

2º Dia 06/01/23 - Vôo Curitiba - Guarulhos (GOL), Guarulhos - Viru - Viru (GOL), Viru - Viru - Tarija(BOA).

3º Dia 07/01/23 - Tarija - City Tour e centro da cidade.

4º Dia 08/01/23 - Tarija - Reserva Sama - Tupiza.

5º Dia 09/01/23 - Tupiza - Centro da cidade.

6º Dia 10/01/23 - 1º dia Tour Salar.

7º Dia 11/01/23 - 2º dia Tour Salar.

8º Dia 12/01/23 - 3º dia Tour Salar.

9º Dia 13/01/23 - 4º dia Tour Salar  - Uyuni - Potosí.

10º Dia 14/01/23 - Potosí - Tour das Minas e City Tour.

11º Dia 15/01/23 - Potosí - Trekking pelas lagunas de Kari Kari e Ojo del Inca - Sucre.

12º Dia 16/01/23 - Sucre - Caminho Inca de Chataquila e vilarejo de Maragua.

13º Dia 17/01/23 - Sucre - City Tour.

14º Dia 18/01/23 - Aeroporto de Sucre - Viru-Viru(BOA), Viru-Viru - Guarulhos (GOL), Guarulhos - Curitiba (GOL).

15º Dia 19/01/23 - Curitiba - minha cidade.

Editado por tainovieira

• Respostas 90
  • Visualizações 16.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Dia 02: Parte 02 - Peguei essa linha que ia ao centro, ao decorrer do caminho fui vendo a habilidade do motorista, o cara dirigia e fazia e efetuava o troca das moedas de maneira muito rápida, pelo qu

• Bom vou começar a transcrever e o intuito é tentar ajudar quem vai para a Bolívia. Vou fazer uma introdução aqui, quando fui a Bolívia pela primeira vez em 2014, foi aquele choque de cultura, e nessa

• Dia 05: Tupiza - Bom essa foi a única noite que dormi em ônibus, eu tenho dificuldades em dormi nele 😅, acordei varias vezes durante a noite, era um semi-cama, que não era muito confortável. Durante a

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Bom vou começar a transcrever e o intuito é tentar ajudar quem vai para a Bolívia. Vou fazer uma introdução aqui, quando fui a Bolívia pela primeira vez em 2014, foi aquele choque de cultura, e nessa só relembrei aqueles tempos, que tinha ido com meu irmão mais velho, ele estava com uma viajem para Porto Seguro e não poderia ir comigo, o jeito foi ir sozinho mesmo. Como falei naquela vez o foco foi em La Paz e Copacabana, passei nos aeroportos de Cochabamba e de Santa Cruz de La Sierra, Na segunda ida pra Bolívia em 2015, fui com pessoas que conheci aqui no fórum, fui de Corumbá a Puerto Quijarro mas perdi o trêm da morte ☹️ o lado boliviano da fronteira era uma bagunça e tive que ir de bus, fui até Santa Cruz, e lá fiquei no Terminal Bimodal, fomos até a Plaza 24 de Setembro e voltamos pro terminal, tomamos um bus pra La Paz e de lá pra Copacabana e Puno no Peru, enfim, agora vem o relato da minha terceira vez. Desda primeira vez que eu fui, tive muita vontade de ir ao Salar, mas acabei querendo deixar para futuramente, pesquisei bastante sobre Sucre, Potosí e o salar, e nos últimos meses descobri alguns lugares que não sabia que existia, como Tarija e Tupiza, me encantei com fotos e relatos na internet, mas quase nada em português, pelo que vi não vai muitos brasileiros lá, mas isso vou explicar mais pra frente, passagens emitidas com milhas da GOL e comprei no site da BOA as dos trechos internos no país, fiz meu passaporte pela primeira vez, as outras vezes entrei com o meu RG, e a data foi chegando. Tive que mudar o roteiro inicial, ele passava por Samaipata na volta, mas como estava acontecendo bloqueios por causa da prisão do Camacho que é Governador de Santa Cruz de La Sierra, resolvi ficar um dia a mais em Sucre.

Editado por tainovieira
erros em palavras

Postado
  • Membros

@tainovieiraConheço Tupiza,de onde fui de taxi ou lotaçao a fronteira com a Argentina,Villazon em 2011,onde atravessei a pé para tomar um micro do outro lado. Espero ver as suas fotos.

Postado
  • Autor
  • Membros
10 horas atrás, D FABIANO disse:

@tainovieiraConheço Tupiza,de onde fui de taxi ou lotaçao a fronteira com a Argentina,Villazon em 2011,onde atravessei a pé para tomar um micro do outro lado. Espero ver as suas fotos.

Tupiza foi incrível, a cidade é rodeada por montanhas com uma coloração muito linda 😍, pode deixar, tirei muitas fotos rsrs é a cidade dos Tuc-tuc, a maioria das pessoas que conheci no Salar vieram por Villazon, eu vim por Tarija.

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 01: Bom, esse primeiro dia na verdade era só para ser no dia seguinte, eu iria sair de madrugada, minha cidade está a 100km do centro de Curitiba, mas com deslizamentos que ocorreu na BR-376 em Novembro, e que liga o PR a SC, tive que mudar o plano para não perder o vôo, e resolvi pernoitar em Curitiba, achei um Airbnb a 1km da entrada do Aeroporto e pousei lá, na estrada, até o trecho onde estava com trabalhos e onde ocorreu o deslizamento, que se faz em 30min, demorei 1h30 de ônibus da Catarinense, o que prolongou a viagem de ônibus. Pousei no Airbnb e antes de dormir fui numa pizzaria comer um X-burguer, que por sinal estava bem gostoso rsrs. Eu cheguei a pesquisar na época começar pelo Aeroporto de Joinville, que está mais perto da minha cidade, porem os horários não batiam, e acabei comprando para Curitiba mesmo.

Editado por tainovieira

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 02: Parte 01 - Chegou o dia do vôo, acordei muito cedo pois ele era 7h30 com destino a Guarulhos, eu levei uma mochila de 40l da Forclaz, para não precisar despachar, e uma mochila pequena, com isso tive que ser bem econômico nas coisas que levei. Peguei um uber e cheguei ao Aeroporto de Curitiba, o voo durou cerca de 50 minutos e tive que usar mascara, desde Novembro senão me engano voltou o uso de mascaras nos aeroportos brasileiros. Quando desci no Aeroporto de Guarulhos no terminal 2 fiz a primeira cagada 😆, entrei na parte de embarque doméstico sem perceber, passei por dois agente não sei se era do aeroporto ou da gol, mas estavam papeando, e tentei localizar onde seria a parte de embarque internacional, aproveitei pra ir ao banheiro e tive que refazer todo o caminho, perdi mais de 10 minutos, e descobri que era pra ter ido num corredor logo após sair do finger 🙈, mas como os funcionários estavam papeando errei o caminho, enfim, no caminho certo me deparo com correrias, na parte onde se da a saída do país, fiquei na fila e observei um sistema automática de saída, porêm fiquei com receito, vi alguns não conseguindo, fiquei na fila normal, a fila de estrangeiros era enorme, o que estava atrasando o processo, de repente chega um oficial do aeroporto e diz para a gente ir nesse sistema automático que era para ganhar tempo, fui tentar e não é que deu certo, tempo ganho fui seguindo as etapas até esperar o vôo. Dentro do avião da Gol, assim como na ida não foi ninguém do meu lado na fila de três assentos, mas na frente tinha um casal de Argentino. Distribuíram o formulário de ingresso a Bolívia e eu não tinha uma caneta, perguntei pro rapaz da Gol que me entregou o formulário e ele disse que não tinha, fiquei esperando uma alma me empresta a caneta, desci a bandeja do assento onde se come, e bati nela sem querer, e depois derrubei o meu passaporte e bati denovo e o argentino da frente falou algo q não entendi, mas pelo tom pedi desculpa, não estava a namorada dele ali, dai querendo fazer as pazes pedi se ele não tinha caneta (não lembrava que era boligrafo 😂) e ele falou umas merdas, um casal de boliviano que estava na fila ao lado me emprestou, e preenchi só que esqueci que já estava em 2023 kkk e preenchi 2022, fui notar depois de devolver a caneta azul, com vergonha de perdi novamente, pedi pra boliviana que estava atrás de mim, e ela me deu uma caneta preta, percebi que também tinha um local onde eu havia esquecido, e tentei arruma o 2 para virar 3 😅. Depois de um tempo vi que a namorada do argentino acordou, ela estava deitada no colo dele, por isso ao bater na mesinha meio que acordava ela eu acho, por isso ele veio me encher o saco, mas ela tbm não podia estar dormindo no colo dele, enfim, aguas passadas, mas a vontade de dar na orelha dele era grande. Foram duas horas e meia, e eles deram um lanchinho como pão com presunto, e incrível que em todos os 6 vôos que fiz era liberado por fileiras, mas sempre tinham os apressadinhos. No Aeroporto de Viru-Viru já saindo me pediram a vacina da Covid, tenho as quatro doses, e na guria da imigração perguntou quantos dias eu ia ficar, minha ocupação e de qual país eu era, como uma má vontade que só, liberado com o passaporte carimbado, segui para a Aduana, onde eu tinha que entregar o formulário, e adivinhem? o formulário entregue pela GOL era ultrapassado, e me deram outro 🤣😅 todo aquele sofrimento para preencher foi em vão kkk enfim, fui um dos últimos do vôo a sair dali. Fui primeiro na casa de Cambio, quis trocar o menor valor possível pois minha idéia era só ir até o centro de Santa Cruz e voltar la pelas 17h30 horario local, pois meu vôo era as 20h e ja era umas 13h. troquei 200 reais a 1,10 (troquei demais nessa cotação ruim, pois achei que ia pagar o chip da entel e o guarda-volume) no fim a guria do guarda-volume disse para pagar na volta, foi 40 bob para deixar a mochila cargueira e fui duas vez tentar adquirir um chip da Entel + um plano de 12 dias para ter comunicação pela Bolívia, vi em relatos que o chip da Entel pegava até no Salar, sem sucesso, o sistema estava fora do ar e queria ganhar tempo e resolvi pegar o ônibus do Aeroporto que vai pro centro, linha 35/10 verde por 6,50 bob, ele só sai quando lota.

326103857_1397837770956000_7117128186817469464_n.jpg

326783088_1591576587931674_4764376547616163943_n.jpg

Editado por tainovieira

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

Dia 02: Parte 02 - Peguei essa linha que ia ao centro, ao decorrer do caminho fui vendo a habilidade do motorista, o cara dirigia e fazia e efetuava o troca das moedas de maneira muito rápida, pelo que vi algo muito comum na Bolívia, chegando ao centro me deparo com a famosa estatua de Cristo e perto dela muitas pedras e pneus usados em noites anteriores devido a protestos por causa da prisão do Governador, o Camacho, e bem perto também vi um prédio totalmente queimado (na foto que postei da pra ver bem no canto direito), só ficando as estruturas de concreto 😨, já fui ficando um pouco preocupado e pra ajudar achei que o motorista ia parar na Calle la Riva, pois tinha visto que saia dali os ônibus para o aeroporto, mas erro meu, ouvi uma senhora perguntando se ele ia para o outro aeroporto o El Trompillo, e ia 😳, sendo assim, sabia que ia passar em La Ramada, era uma feira muito grande na cidade, creio que é a maior, pensei em descer ali e perguntei para uma das senhoras se estava perto. Ela disse que sim e que estava mais a frente, e quando chegou ela disse pra eu descer, paguei ao motorista os 6,50 BOB e ela me disse pra tomar muito cuidado, com uma cara bem séria 😨, eu estava com a mochila pequena e ela disse para colocar ela na frente, e cuidar com os bolsos, isso me deixou muito preocupado 😑. Desci ali e só queria achar um taxis o quanto antes para ir ao centro cambiar e comer algo, estava com muita fome hehe. A feira vende de tudo, as pessoas vão te ofertando e eu louco para sair dali, em uns 5 minutos achei um taxista, ufa, e fui a praça principal, o taxista era muito gente boa paguei 15 bob, na praça tirei umas fotos, incrível como está diferente, havia muitas pessoas e pombos, diferente de 2015, depois fui fazer o câmbio, procurei o melhor e avistei uma rua fechada com uma faixa com as cores de Santa Cruz em forma de protesto, voltando ao cambio, infelizmente não estava muito bom, mas melhor que no aeroporto, a maioria estava 1,25 bob por 1 real, ai troquei praticamente tudo de reais que tinha, pois seria o melhor lugar na Bolívia para trocar reais, tinha levado dólares e deixei caso precisasse. Tentei achar um lugar pra comer e resolvi comer num lugar perto da praça, estava cansado de procurar, calor demais, creio que estava uns 32 graus e fiquei por ali, porem achei muito caro para o que era servido, 51 bob por um Salshipapas, ele era enorme com muitas batatas-fritas, mais tinha poucas calabresas e tinha banana frita tbm e nesse valor estava incluso uma coca de 600ml, enfim, dei mais uma volta na praça e com o clima hostil de Santa Cruz e o calor me fizeram voltar para o Aeroporto, eu tinha baixado o mapa offline de Santa Cruz, mas não estava funcionando muito bem, resolvi pegar um taxis mesmo, negociei com um rapaz muito gente boa, fez a 60 bob, já vi cobrarem 80bob, no caminho ele me contou que a vó dele conheceu Che Guevara, ela é de Valle Grande, onde ele esta enterrado, e me conto que sua vó foi entrevista e tudo, já no aeroporto me restou esperar, cheguei no final da tarde, e meu vôo era as 20h. Um fato curioso foi ter visto um policial sentado jogando Free Fire, mas muito alto, como eu amo a Bolívia rsrs. Peguei minha mochila no guarda volumes, deu 40bob, ela ia cobrar 50, mas fez por 40 🥰 e fiz o plano de internet por 12 dias. Peguei o meu vôo e foi a primeira vez que viajo na primeira fila, e dessa vez tinha um casal de franceses do meu lado, minha bolsa de 40L quase não coube no compartimento de bagagens, a mulher da Boliviana de Aviacion teve que forçar para fechar. O vôo foi tranquilo até Tarija, mas não houve serviço de bordo, durou cerca de uma hora, a vista de Santa Cruz de cima é muito bonita por causa dos seus aneis. O Aeroporto de Tarija é muito pequeno, não tinha nada pra comer lá, peguei um taxi por 30bob, não foi muito barato, chegando no meu Hostel, a recepcionista me mostrou onde era o meu quarto, achei bem bacana o lugar, porem como peguei o mais barato, era no terceiro piso, fiquei no Hostal Carmem. Na frente tinha uma lanchonete, comi um x-salada com ovo por 12 bob, estava bem gostoso, só que era apimentado, eles adoram, só que para piorar, não tinham bebidas nesse dia 🥵, saindo dali fui na praça principal onde tomei um suco de laranja kk por 7 bob, a praça estava muito linda ainda com a decoração de natal.

327137520_1136678373712278_1806839128950758114_n.jpg

328073850_515732070628583_5832854244326892595_n.jpg

328031599_758723468571680_6428805739552209277_n.jpg

Editado por tainovieira
erros em palavras

Postado
  • Membros

Bom dia

Vi que você tem bastante experiencia com a Bolívia, estou pensando em ir agora em abril/2023,  estou com dúvidas entre 2 agencias, Fui Gostei e Ecological salar de uyuni.

É dificil o contato com eles, da Ecological, pois não tem ninguém que transmita em portugues as informações além de não saber da credibilidade da agencia.

O que você me indica a fazer?

Vou deixar meu instagram para facilitar o contato

@ianasrc

Postado
  • Autor
  • Membros
3 minutos atrás, Ianasrc disse:

Bom dia

Vi que você tem bastante experiencia com a Bolívia, estou pensando em ir agora em abril/2023,  estou com dúvidas entre 2 agencias, Fui Gostei e Ecological salar de uyuni.

É dificil o contato com eles, da Ecological, pois não tem ninguém que transmita em portugues as informações além de não saber da credibilidade da agencia.

O que você me indica a fazer?

Vou deixar meu instagram para facilitar o contato

@ianasrc

Oi Iana, tudo bem? então essa foi minha primeira vez no Salar, porêm eu fiz um roteiro bem diferente, por 4 dias e iniciava em Tupiza e terminava em Uyuni, vou descrever aqui ainda, recomendo demais em fazer, porem, recomendo ficar um ou dois dias em Tupiza antes de iniciar e teria que ter bastante dias disponíveis. Tem um relato bem interessante da Camila que foi recente, mas acho que ela não chegou ainda na parte de relatar sobre Uyuni, aqui: Relato da Camila, qualquer dúvida estou a disposição 🙂

Postado
  • Membros

Bom dia

você teria alguma agência pra indicar?

Postado
  • Membros

@IanasrcNão sou o Taino,mas conheço toda a Bolivia,até a UTI do HC de La Paz aonde quase perdi a vida. Mas isso é outra história. Respondendo a você, digo que não deve pensar em agência, pois chega lá e há um monte e você vai com a qual estiver na vez.Não a que você escolheu e pagou,muito mais caro que se tivesse pago pessoalmente e mais,sem IOF. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.