Ir para conteúdo

12 dias sozinho pela Bolívia num roteiro não muito comum por nós brasileiros e com um susto quase no final da viagem!


Posts Recomendados

  • Membros
3 horas atrás, casal100 disse:

O melhor pão francês que comi na vida, foi no centro de La Paz, a Chola vendia numa cesta de palha, pegava com a mão, não muito limpa, a principio fiquei com medo, mas deu tudo certo também...

Poxa, achei Tupiza muito da hora, paisagem lindíssima. Certa vez de carro fui até La Quiaca, mas a fronteira estava muito cheia e abortei ida a Tupiza, acho que perdi oportunidade.  Bolívia é show de bola.

Que bom que deu tudo certo 😁 o único lugar que tive problemas com diarreia até hoje foi depois de comer no mercado de Cusco, já meu irmão em um restaurante de Puno 😅, pior que eles tem uns pães bem gostosos, comi muito nos hostels no Peru e na Bolívia, são redondos e finos, segue foto de Puno no Peru em 2014. As montanhas de Tupiza são lindas demais, as fotos não representam toda a beleza das suas cores, pena eu não ter conseguido conhecer os pontos fora da cidade, um dia vou voltar pra fazer. Dali pra Villazon e La Quiaca é bem pertinho, ainda quero conhecer o norte da Argentina. Bolívia é show mesmo, é aventura garantida 😃.

DSC02391.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, JanaCometti disse:

E viva a folha de coca e a medicina dos povos andinos!! Quando eu fui pra Montanha colorida no Peru, além da coca, o guia tinha um líquido feito de plantas da região que a gente dava uma cheirada e ele abria os pulmões na hora, passava a falta de ar! Achei incrível!! Uma coisa que aprendi a fazer com a coca foi deixar ela numa garrafa de água de um dia.pro.outro e ir bebendo essa água, como se fosse um chá, mas a frio e já pronto. Mascar achava ruim ficar com aquelas fibras todas na boca. E ah! Eu adorei a chicha!! Era feita com milho roxo? 

Eu quase não senti os efeitos dessa vez, mas também sempre estava com o saquinho de folhas de coca 😁 comprei em Tarija e não consegui acabar com ele no final da viagem, isso que ofereci a várias pessoas pelo caminho 😂 é incrível como ajuda nos efeitos da altitude. Esse líquido será que não era com a muña? apreendi sobre ela na ilha de Amantini no Peru, tomei chá e a gente pegava a planta e ficava cheirando, segundo o guia ajudava nos efeitos da altitude também, segue foto do chá. Interessante também essa de colocar as folhas numa garrafa, não tinha pensado nisso. Então, eu também achava ruim até apreender a mascarar as folhas (bolear/pinchar) com meu guia de Potosí, o Oscar, eles tiram o caule da folha (isso deixa ela mais suave) e vai colocando uma por uma no canto da boca, dai ele me deu um pedaço de barrinha preta de menta, tipo uma bala mole, mas tem q tirar uma lasquinha, porque é forte, e coloca junto com as folhas, fica bom hein. Esqueci de citar ali em Tupiza, nas vendinhas achei essa barrinha de menta que eles usam pra colocar com a coca, rende bastante. Então, a chicha é feito com maíz, mas também tem a chica morada, que é essa do milho roxo, eu provei em cusco, num restaurante e gostei bastante, segue foto, essa que tomei na rua, não curti não 😅, segue foto dela e da aloja de tuna (vermelha).

DSC04300.JPG

DSC05343.JPG

IMG_20230109_114219.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, D FABIANO disse:

@tainovieiraObras em um lugar que não há nada? Quando estive a 1 vez,a Odebrecht estava asfaltando a rodovia que sai de Potosí a Uyuni. Evo Morales...

Fiz esse trecho de Uyuni a Potosí, a estrada é muito boa por sinal, durou quatro horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@tainovieiraNo meu tempo era em ripio a estrada,mas e os ônibus continuam marcados reciclados ...?O curioso aqui perguntou e descobriu que eram ônibus batidos no Brasil e Argentina que eles usam.Os taxi tinha o motorista do lado direito como inglês. Também perguntar.Eram australianos que não queriam mais e iam para o lixo quando compravam.

Não lembro se há chica Morada,mas é uma das poucas coisas boas que tenho saudades do Peru.Gostoso,eles servem junto com a comida.Você esteve praticamente na fronteira.Como nunca me interessou o interior,fui de táxi e logo cheguei em La Quiaca.

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, tainovieira disse:

Eu quase não senti os efeitos dessa vez, mas também sempre estava com o saquinho de folhas de coca 😁 comprei em Tarija e não consegui acabar com ele no final da viagem, isso que ofereci a várias pessoas pelo caminho 😂 é incrível como ajuda nos efeitos da altitude. Esse líquido será que não era com a muña? apreendi sobre ela na ilha de Amantini no Peru, tomei chá e a gente pegava a planta e ficava cheirando, segundo o guia ajudava nos efeitos da altitude também, segue foto do chá. Interessante também essa de colocar as folhas numa garrafa, não tinha pensado nisso. Então, eu também achava ruim até apreender a mascarar as folhas (bolear/pinchar) com meu guia de Potosí, o Oscar, eles tiram o caule da folha (isso deixa ela mais suave) e vai colocando uma por uma no canto da boca, dai ele me deu um pedaço de barrinha preta de menta, tipo uma bala mole, mas tem q tirar uma lasquinha, porque é forte, e coloca junto com as folhas, fica bom hein. Esqueci de citar ali em Tupiza, nas vendinhas achei essa barrinha de menta que eles usam pra colocar com a coca, rende bastante. Então, a chicha é feito com maíz, mas também tem a chica morada, que é essa do milho roxo, eu provei em cusco, num restaurante e gostei bastante, segue foto, essa que tomei na rua, não curti não 😅, segue foto dela e da aloja de tuna (vermelha).

DSC04300.JPG

DSC05343.JPG

IMG_20230109_114219.jpg

Sim, tomei.cha de muña todos.os.dias em.Cusco depois das refeições, pra ajudar na digestão. No líquido que falei talvez tenha.muña também, mas tinha outras plantas, vou tentar descobrir...boa técnica pras.folhas essa também... E sim, a chicha.morada é bem diferente dessa da foto aí kkkk nada apetitosa.

Meus.maiores efeitos da altitude por lá estavam.associados a comida, nós.primeiros.dias.eu começava a comer e já me.dava um.peso.no.estomago.e.enjoo, por.isso a.muña ajudava...e TB nas trilhas que fizemos...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Que bacana @tainovieira, ainda não conheço Tupiza e Tarija, pretendo ir quando retornar a Bolivia.

Sucre e Potosi são lindas cidades coloniais, quando comecei aqui no site em 2013 era muito comum as pessoas colocarem elas no roteiro, as conheci em 2013 acompanhado da minha esposa, foi muito enriquecedor.

Aí o pessoal começou a a fazer igual aos passeios da CVC e só usam essa cidades como passagem até Uyuni, vai entender rsrsrs.

Parabéns pela viagem !

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, RicardoRM disse:

Que bacana @tainovieira, ainda não conheço Tupiza e Tarija, pretendo ir quando retornar a Bolivia.

Sucre e Potosi são lindas cidades coloniais, quando comecei aqui no site em 2013 era muito comum as pessoas colocarem elas no roteiro, as conheci em 2013 acompanhado da minha esposa, foi muito enriquecedor.

Aí o pessoal começou a a fazer igual aos passeios da CVC e só usam essa cidades como passagem até Uyuni, vai entender rsrsrs.

Parabéns pela viagem !

A CVC leva pra Uyuni? 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
22 horas atrás, D FABIANO disse:

@tainovieiraNo meu tempo era em ripio a estrada,mas e os ônibus continuam marcados reciclados ...?O curioso aqui perguntou e descobriu que eram ônibus batidos no Brasil e Argentina que eles usam.Os taxi tinha o motorista do lado direito como inglês. Também perguntar.Eram australianos que não queriam mais e iam para o lixo quando compravam.

Não lembro se há chica Morada,mas é uma das poucas coisas boas que tenho saudades do Peru.Gostoso,eles servem junto com a comida.Você esteve praticamente na fronteira.Como nunca me interessou o interior,fui de táxi e logo cheguei em La Quiaca.

Sim, durante a madrugada percebi que estava bem perto da fronteira, mas dai ele rumo ao norte, pelos relatos e videos que tinha visto, melhorou muito os ônibus lá, todos que peguei na Bolívia eram semi-cama e aceitáveis, e baratos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
15 horas atrás, JanaCometti disse:

Sim, tomei.cha de muña todos.os.dias em.Cusco depois das refeições, pra ajudar na digestão. No líquido que falei talvez tenha.muña também, mas tinha outras plantas, vou tentar descobrir...boa técnica pras.folhas essa também... E sim, a chicha.morada é bem diferente dessa da foto aí kkkk nada apetitosa.

Meus.maiores efeitos da altitude por lá estavam.associados a comida, nós.primeiros.dias.eu começava a comer e já me.dava um.peso.no.estomago.e.enjoo, por.isso a.muña ajudava...e TB nas trilhas que fizemos...

Essa não era nada saborosa, parecia que tinha um óleo junto 😅, como pode né, cada um sente um efeito diferente, não sabia que a muña ajudava na digestão, vou plantar aqui em casa 😆.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...