Ir para conteúdo

12 dias sozinho pela Bolívia num roteiro não muito comum por nós brasileiros e com um susto quase no final da viagem!


Posts Recomendados

  • Membros
13 horas atrás, RicardoRM disse:

Que bacana @tainovieira, ainda não conheço Tupiza e Tarija, pretendo ir quando retornar a Bolivia.

Sucre e Potosi são lindas cidades coloniais, quando comecei aqui no site em 2013 era muito comum as pessoas colocarem elas no roteiro, as conheci em 2013 acompanhado da minha esposa, foi muito enriquecedor.

Aí o pessoal começou a a fazer igual aos passeios da CVC e só usam essa cidades como passagem até Uyuni, vai entender rsrsrs.

Parabéns pela viagem !

Adorei todas essas cidades, quero retornar nelas, principalmente Tupiza e Tarija (esqueci de citar no relato, mas Tarija é a maior produtora de vinhos da Bolívia, tem um passeio que passa por adegas, falaram que é bem interessante. Verdade vejo muitas pessoas usando essa cidade só como passagem, tem vários passeios que nem eu sabia que existia nessas cidades ou em volta delas, que um dia quero voltar e fazer como Tarabuco, perto de Sucre, mas é só as domingos, não deu pra fazer e Machacamarca, que é uma cidade em ruínas tipo Machu Picchu perto de Potosí. Obrigado 😃

Editado por tainovieira
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@JanaComettiCVC só faz passeio de "luxo "dividido em milhões de vezes.Sempre passo lá,pois tem muitas lojas em cidades grandes. Chego,pergunto tal lugar, descubro o destino e vou embora. Nunca comprei nada.Mas tem uma melhor para informações no Rio Sul,a portuguesa Abreu. Essa é roteiro para países que brasileiros nem pensam. Fui lá,peguei o roteiro da Grécia, andei lendo o tópico aqui do fórum e fiz uma viagem muito boa no ano passado.Daqui a uns dias vou em casa de novo e passo lá outra vez.kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@tainovieiraAcho que já postei aqui no seu tópico. Perdi muitos anos e os bons tempos dos governos Lula I e II pela América do Sul(2006 a 2013).Só conhecendo uma menina fui mudar a cabeça, mas já estava com a saúde perdida na altitude e o euro nas alturas. Mas,fico feliz em saber que há algum desenvolvimento em um local que falta tudo. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, Paulo Tasso disse:

To indo agora em Março, espero encontrar tudo ok por lá, meu foco é La Paz, Puno, Copacabana e Sucre, já fiz o salar em 2021 vou dispensar dessa vez.

👏 ai sim, boa viagem, se precisar de alguma informação que estiver ao meu alcance, é só falar, já fiz todas essas cidades, e só verifica como vai estar a situação do Peru, por causa de Puno ali, é uma região onde estavam os piores protestos.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado camarada. Em 2021 fiz a loucura de ir no meio da pandemia, sem vacina, hehhe. Acabou que La Paz aproveitei pouco, não fiz os tours de estrada da morte e alta montanha, pq só tinha passeio privado por determinação do governo ,caríssimo, e não encontrei ninguém pra dividir pelo menos metade. Fronteira para o Peru tava fechda, e em Copacabana o passeio foi só ver de longe as ilhas flutuantes, não podia descer do barco uma porcaria.. Ficava perambulando pela cidade e no hostel conversando com outros gringos hehhe. Única coisa relevante é que fui pra Uyuni e descolei o tour do salar de 3 dias junto com um grupo de uruguaios, foi excelente e valeu a viagem. Agora quero terminar esses passeios hehhe

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
14 horas atrás, Paulo Tasso disse:

Obrigado camarada. Em 2021 fiz a loucura de ir no meio da pandemia, sem vacina, hehhe. Acabou que La Paz aproveitei pouco, não fiz os tours de estrada da morte e alta montanha, pq só tinha passeio privado por determinação do governo ,caríssimo, e não encontrei ninguém pra dividir pelo menos metade. Fronteira para o Peru tava fechda, e em Copacabana o passeio foi só ver de longe as ilhas flutuantes, não podia descer do barco uma porcaria.. Ficava perambulando pela cidade e no hostel conversando com outros gringos hehhe. Única coisa relevante é que fui pra Uyuni e descolei o tour do salar de 3 dias junto com um grupo de uruguaios, foi excelente e valeu a viagem. Agora quero terminar esses passeios hehhe

Isso ai, lamento pelos transtornos, espero que tenha uma ótima experiência, assim como eu tive 🙌

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 06: Tour pelo deserto dia 01: Tomei o café da manhã e fiz o checkout do Hostel La Torre, fui o ultimo a chegar no ponto, e conheci a minha família por quatro dias, Remi da França, Julio e sua namorada Marion também da França e Felippo da Itália, o motorista e guia se chamava Vicente, e Porfí que era a cozinheira, mas ela foi no segundo carro 4x4 da empresa, com mais 4 pessoas, um casal da Eslováquia e dois amigos da Holanda, e o motorista Luiz, nesse carro o tour era em inglês, o nosso era em Espanhol. Eu paguei o total de 210 dólares pelos quatros dias a empresa La Torres Tours, só não estava inclusos os tickets das entradas dos lugares. Bom o primeiro lugar que passamos, já na saída de Tupiza era a Quebrada Palala (foto), bem interessante ver essas formações, segundo o guia eram formadas pelo vento e pela chuva. Não muito longe dali avistamos El Sillar, que quer dizer cela de cavalo, mas no fim até hoje estou tentando entender o porque desse nome, pois não achei parecido 😅, nosso guia nos deixa pelo caminho e vamos até ele andando e contemplando o lugar, tinha uma vista muito linda (foto) e tinha uns cactos, impressiona as formações do solo. durante o percurso avistamos algumas minas que estavam sendo exploradas e nosso guia era bem flexível, parava o carro quando a gente pedia e tinha aquelas paradas pra ir no banheiro, que era no meio do nada 😂, e então apareceu a primeira entrada que eu teria que pagar, e ainda veio uma situação chata 😅, era somente 10 Bob, porem eu tinha uma nota de 100, e eles não tinham troco, nem lembrei de deixar notas pequenas, também não me foi avisado, enfim, pagaram para mim e depois eu ia devolver. Fizemos uma parada num povoado para almoçar, toda a comida era preparada pela Porfí, uma delícia. Após deixarmos o povoado avistamos a Ciudad del Encanto com mais um monte de formações rochosas interessantes(video), bem legal, da pra entrar em seus buracos, mas eu não quis arriscar 😆 nessa hora conheci algumas pessoas da empresa concorrentes (Tupiza Tours) que também iam com mais dois carros 4x4. Durante boa parte do caminho desse dia você avista um monte com um pouco de neve, esse era o Vulcão Uturuncu com quase 6mil metros(video). Chegando em San Antonio de Lípez tem outro ponto que tinha que pagar a entrada de 15 bob e a guria também não trocava os 100 bob ☹️, era tudo muito simples, foi batendo aquela aflição, que no fim paguei de todos e me deram em dinheiro e deu tudo certo, nesse momento fiquei bem preocupado pois tinha 80 bob e depois só uma nota de 200bob 🙈, ai rezei pro próximo ser alto pois sabia q esses 80 bob não seria suficiente para todas os tickets. Enfim em Santo Antonio nosso guia deixa num ponto e a gente teve que descer do morro até achar um guia que explicava sobre os minérios do lugar(foto), também tinha uns tuneis, após isso descemos mais e avistei um lagartinho, algumas pessoas viram a viscacha (um coelho que vive na região do deserto). Já em baixo 4750m avistamos o resto de um povoado que hoje virou uma cidade fantasma, os incas habitavam ali, porêm os espanhóis chegam no século 16 e exploraram as minas, escravizando os locais, durou cerca de 200 anos, veio uma peste e fez com que o lugar ficasse abandonado, tem um contraste com o vulcão Uturuncu ao fundo (2 fotos). Durante esse dia a maioria dos lugares estão a mais de 4mil metros, e é fundamental estar aclimatizado para fazer esse passeio, durante o começo e senti um pouco de enjôo, mas creio que foi por causa do "sacolejo" do carro, durante horas passamos dentro do carro, tomei um remédio e logo melhorei, também sempre tinha as abençoadas folhas de coca e no final deu tudo certo, durante o caminho também avistamos Lhamas e uma espécie de avestruz, e durante os quatros dias avistamos vicunãs (uma espécie de lhama sem pelo e selvagem, parecido com um veado também) e o zorro (raposa do deserto) que vou postar fotos nos próximos dias. Após sair da cidade fantasma, fomos a Laguna Morejon, foi a primeira laguna desse passeio, e era linda demais, com o Uturuncu ao fundo(foto), e foi talvez o maior ponto dos quatro dias, com seus 4855m de altura(foto). Enquanto a gente admirava a vista, se juntou os quatro motoristas das duas empresas para ajuda um dos carros, que não era o nosso, tinha furado o pneu, algo comum pelo que percebi, demorou um tempo, o que fez eu conhecer mais pessoas, a maioria era de franceses. Já quase anoitecendo, entramos no Parque Eduardo Avaroa, que é onde fica boa parte das atrações do tour clássico de três dias pelo salar, quando o guia falou que era 150 bob a entrada já senti um alivio enorme 😂, dei a minha nota de 200 bob e tudo certo. Chegamos ao povoado no meio do nada chamado Quetena Chico, 4200m, onde iriamos pernoitar, o hostel se chamava Lodge Andino Lamphaya e era bem simples mas tinha luz elétrica, banheiros típicos da Bolívia, onde não tem papel higiênico (recomendo levar por sua conta) e tinha que jogar um balde de agua após usar (sempre tem um barril de agua perto). O pessoal da empresa concorrente ficava num hostel perto, e então fomos a uma vendinha, eu Remi e o Felippo onde conheci 3 portugueses que estiveram em floripa. Compramos algumas bolachas e coisas do tipo e algumas cervejas, por 60 bob, eram cara as cervejas em latas, algo como 15 bob cada, enfim voltando pro hostel a gente observa a paisagem ainda no entardecer, com uma quadra de futebol, e um monte nevado (acho que era o Uturuncu) e o deserto (foto). Voltamos pro hostel, ficamos pro lado de fora 🤣 fazia um frio danado e demos a volta, chamamos, batemos na porta e nada, depois de um bom tempo observamos que tinha um buraco na porta que era tipo de um plástico transparente, e puxamos uma cordinha e abriu 🤭. Estavam servindo o café ou chá, aproveitei pra experimentar a cerveja Huari que é da Bolívia, fui ver sobre banho, mas não tinha ali, tinha que ir na vizinhança, mas como estava escuro, não consegui 🙈. Logo foi servido a janta feita pela Porfi, estava uma delicia como sempre, começa com uma sopa e depois vinha o prato principal, ajudamos ela com a louça, muito querida essa senhora, seu pai morou no Brasil, em Rondônia se não me engano e falei do video que a Lari do @casaldemochilao tinha feito desse tour e ela aparecia no video, ficou toda feliz por estar famosa no Brasil 🥰, eu mostrei o video para ela no final do terceiro dia, pois raramente pegava sinal de celular nessa região. O quarto era para 5 pessoas e apesar de fazer muito frio lá fora, não passei frio durante a noite, havia muitas cobertas e também tinham sacos de dormir, que no qual ninguém usou durante o tour. Resumindo esse tour tem um dia a mais em relação ao passeio clássico de três dias, e outra diferença ele começa em Tupiza e tem esse dia a mais pela região próxima de Tupiza.

IMG_20230110_080154.jpg

IMG_20230110_083243.jpg

IMG_20230110_155132.jpg

IMG_20230110_154044.jpg

IMG_20230110_155823.jpg

IMG_20230110_170841.jpg

IMG_20230110_174825.jpg

IMG_20230110_193343.jpg

Editado por tainovieira
erros em palavras
  • Gostei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 07: Tour pelo deserto dia 02: Tivemos que acordar por volta das 7h e fomos tomar café, separamos roupas de banho, pois segundo Vicente nós iriamos nas Aguas Termais. Fomos ajudar o Vicente, sempre que tinha que colocar as coisas em cima do carro e retira-las, e também com a Porfí com as refeições. Deixamos Quetena Chico e passamos Quetena Grande, que por uma ironia, a Quetena Chico é maior que a Quetena Grande 😆. Já no começo do caminho paramos numa fazenda no meio do nada, nela ficamos admirando as Lhamas (foto), também haviam ovelhas e esses animais ficavam em harmonia, um gato bem carinhoso também deu o ar da graça. Logo mais avistamos a belíssima Laguna Hedionda (foto), existem duas lagunas com este nome, essa fica no lado Sul, perto da Laguna Kollpa, há muitos flamingos nela. Nosso guia nos deixa de um lado e nos pega do outro lado da laguna, a caminhada é bem bacana, ficamos observando os flamingos (vídeo) e próximo as margens e já fora da laguna, num barranco avistamos carcaças e ossos de flamingos, devido aos seus predadores, como pumas e zorros(raposa, foto). Já dentro do carro, vamos ao Deserto de Dali (vídeo), que suas paisagens lembram pinturas surrealistas de Salvador Dalí (foto), as montanhas tinham tons belíssimos e haviam pedras em cima de outras no deserto, segundo o Vicente, essas pedras não foram mexidas pelos homens. Logo perto dali fomos a Laguna Verde (vídeo) com 4250m de altura, e ao contrário de outras lagoas do altiplano, não há vida nesta laguna. Ela é um poço de arsênico e cobre e por isso, é estéril e possui a exuberante cor esmeralda. Sua cor varia com o tempo e não sei se estava no seu melhor tom, mas achei uma das mais lindas que vi nessa minha ida a Bolívia. Ao fundo está o famoso vulcão Licancabur, que faz fronteira com o Chile e a Laguna verde está ao lado da Laguna Blanca , meu guia comentou durante esse dia que é muito comum de noite esses lugares serem rota de tráfico de drogas, também já tinha visto na televisão sobre levar e trazer carros roubados, enfim, voltando, vi um trailer da Alemanha e um carro tipo Jeep da Holanda, haviam bastante europeus explorando essa região, não citei, mas dos 4 carros das duas empresas que estavam fazendo as mesmas coisas, eu era o único latino, e como estou fazendo um curso de inglês (estou no segundo ano) não estou pronto ainda e boa parte falava em espanhol, tentava falar inglês quando alguém não falava espanhol, mas tenho que praticar mais. Fomos então para almoçar nas Aguas Termais de Polques 4300m de altura, e após de barriga cheia (que não é recomendado 😅) fomos as aguas termais, mas antes tivemos que pagar 6 bob para poder usufruir das "piscinas", dava direito a uma ida ao banheiro também 😆. Perto das aguas termais tem um lugar onde você pode trocar a roupa, saindo dali vi os primeiros brasileiros desde que cheguei na Bolívia, era uma família de Floripa, que estava fazendo tudo por conta. Depois de conversar fui me banhar em uma das duas "piscinas" (foto) e a agua era bem quentinha, muito boa 😍, depois fui na outra e a agua era um pouco mais fria, mas muito boa também, baita experiência de estar ali e contemplando a natureza, tinha montanha nevada, laguinhos, flamingos e deserto tudo no mesmo lugar(vídeo). Saindo dali fomos visitar os geisers Sol de la Mañana, próximo dele tem uma usina que estão aproveitando essa região para gerar energia. Já nos geisers (vídeo) o cheiro de enxofre é muito forte, tem uma placa indicando para ter cuidados, pôs podemos cair neles e inalar a fumaça que é tóxica. Achei o lugar bem interessante, mas pelo que li os geisers do Atacama são melhores, mas valeu pela experiência 👏. Próxima parada foi na Laguna Colorada (vídeo) 4278m de altura , suas cores são belíssimas também, está no meu top três de lagunas mais bonitas que vi nessa viagem 😁. O lago contém ilhas de bórax, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada de suas águas, que é causada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algumas algas, seu lago é salgado. Vicente comentou que a cerca de pouco mais de 10 anos atrás, essa laguna tinha cerca de 80% a mais de volume de agua 😕, não só ali mais em todas as lagunas é nítido que estão secando, da pra ver onde a agua chegava também. Também comentou que por essa época era possível ver muita neve nas montanhas 😔, se eu não me engano ele faz esse percurso a mais de 20 anos, assim como Porfí. Voltando a Laguna, ele nos deixou na entrada e tínhamos 30 minutos para observa-la, o vento era insano (no vídeo da pra ver a força do vento), fizemos uma trilha nós cinco, mas estava difícil até para caminhar, depois de um tempo chegamos a um pouco onde tinha uma vendinha com um mirado e banheiro e Julio quis pagar um café para nos, Remi e Felippo pegaram uma cerveja. O café não estava muito bom 🥺, e ali ficamos contemplando a laguna (foto), havia muitos flamingos e lhamas também. Voltando eu fiz o caminho de volta com Felippo, o vento estava um pouco mais fraco, e os outros três foram por um caminho, onde teria de descer o morro para chegar a laguna, achei um pouco perigoso, meu tênis não era dos melhores para trilha e resolvi não ir. Chegamos com 40min passados e pedimos desculpas ao Vicente pela demora. Chegamos a um outro povoado chamado Huayllajara, nesse hostel que também havia luz elétrica as duas empresas ficam juntas, o que rendeu bastante conversa entre as duas. Uma das primeiras coisas que fiz foi tentar tomar um banho, depois de não conseguir no dia anterior 🙈 e levar um monte de areia na cara 😂 devido o vento na laguna colorada. Consegui com uma família que morava atrás do hostel, bem simpáticos, perguntaram de onde eu era, os bolivianos gostam muito dos brasileiros, foi 10 bob, porem o dono disse que teria 5min só de banho 🙄, porque a casa era com luz solar, então liguei o chuveiro e a agua não esquentava de jeito algum, com medo de passar do horário 😅, tomei banho mesmo assim 🥶 .Quando eu voltei os quatros estavam ajudando a Porfí a preparar a janta, logo ela foi servida e foi um delicioso Pique-macho, prato típico boliviano 😋 e assim encerra esse dia.

IMG_20230111_094229.jpg

IMG_20230111_113329.jpg

IMG_20230111_105350.jpg

IMG_20230111_133326.jpg

IMG-20230113-WA0053.jpg

Editado por tainovieira
erros em palavras
  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...