Ir para conteúdo

Costa Rica - 20 dias de 18/02/2023 a 10/03/2023


Posts Recomendados

  • Membros

Fiz meu roteiro baseado no post o @DSS, o post dele me ajudou demais a planejar, obrigada @DSS  😉

Dia 18/02/2023 

Saí de SP as 17:15 Cheguei em San José as 00:05 de lá (teve uma escala em Bogotá).

Peguei um taxi para o centro que deu 25 dólares (pedi para ligar o taxímetro) na porta do aeroporto estavam cobrando 30 dólares, ai negociando consegui com esse que fez pelo taxímetro.

Comprei um chip da claro com o taxista mesmo por 10 dólares

Tinha 100 reais no bolso e troquei no aero mesmo por colones, só pra ter um trocado no bolso, deu 7981 colones. Pra facilitar a conta eu dividia os colones por 100 pra saber o valor em reais.

Dia 19/02/2023

Era domingo e resolvi ir no parque da cidade – Parque metropolitano La Sabana e andar pelo centro, que a maioria das lojas estavam abertas no domingo, mas o mercado central não estava. Fiquei andando, mas não tinha muito o que ver não.

Dia 20/02/2023

Fui para Quepos – o ônibus sai do terminal Tracopa em San José, é um ônibus rosa, não tem como errar. Paguei 4465 colones. Ele faz uma parada na estrada para banheiro e comidas, mas bem simples a parada.

Dia 21/02/2023

O parque Manuel Antônio não abre às terças feiras, então fiquei na praia Espadilla. Em Quepos mesmo não tem praia acessível. Para chegar na praia de Espadilla peguei o mesmo ônibus que vai a Manuel Antônio – sai do terminal de Quepos e fui até o ponto final que é onde vc vai para o parque tb. Ônibus custa 390 cada perna.

Dia 22/02/2023

Parque Manuel Antônio – tem que entrar no site sinac.go.cr para comprar a entrada para o parque (15 doleta) aí você escolhe o horário que gostaria de ir. Eu peguei o primeiro horário que era o das 7:00. Peguei o mesmo ônibus do dia anterior, cheguei lá era mais de 07 horas e não sei se eles controlam o lance do horário, mas me pareceu que não. Eu tinha várias comidas na minha mochila e só pode entrar com frutas e sanduíches, nada de biscoito/bolacha, amendoim, castanha, nada, aí não queria jogar minha comidinha fora, a moça do parque me indicou a Elena (sem H mesmo) ela tem a primeira barraquinha na saída do parque que vende água de coco e ela funciona como um “locker” ali, ela só pede pra vc comprar algo na volta, e na volta eu comprei duas águas de coco 1000 colones cada. No parque tem várias trilhas, mas uma delas, a Punta Catedral estava fechada nesse dia. As demais eu fiz. Da para ver bastante macacos, nessa trilha, eu não contratei guia então não fiquei muito focada em ver animais, fico mais ligada nas paisagens e o parque é muito lindo.  Tem 3 praias dentro o parque a Manuel Antônio, a Espadilla Sur e a Puerto Escondido e esse parque fica bem cheio. Fiquei um tempo na praia, mas dá nervoso pq os macacos ficam querendo chegar para ver se tem comida...rsrs não consegui relaxar muito lá não.

23/02/2023

Ônibus a Puntarenas 3060 colones era pra sair 7:30 e atrasou 30 min

Chegando em Puntarenas, já fomos abordados por taxistas oferecendo para levar a Monteverde, faltava 1:30 para saída do ônibus então resolvi esperar.

O ônibus não sai do terminal, mas sim da avenida beira Mar, se forma uma fila ali e não sei se tem como comprar a passagem antes, eu comprei no ônibus mesmo, com o motorista 1800 colones.

Me hospedei na pensão Santa Elena, foi o lugar mais legal da viagem toda, é simples, mas bem arrumadinho e tem café da manhã com algumas opções.

Ali na pensão mesmo reservei um passeio noturno numa reserva, custou 25 dólares, são mais ou menos duas horas de caminhada com um pequeno grupo (o meu tinha 5 pessoas) vi aranha (eles sabem onde ela mora) e uma cobra verde que deve tá sempre por ali tb 🤡

24/02/2023

Agendei na pensão um Shuttle para reserva Santa Helena 6 dólares ida e volta

Entrada na reserva- 10000 colones

Esse dia estava chovendo muito, a trilha é maravilhosa com chuva, imagina sem chuva...

Em Santa Helena, um local bom para jantar foi o La cocina de Doña Mayra, bom e barato para os preços da Costa Rica.

25/02/2023

El tigre Waterfalls – peguei o Big Hike que te dá o direito de entrar e fazer a caminhada, sem almoço e sem rolê de cavalo ou 4x4. Custou 41 dolares com o shuttle ida e volta.

Vale muito a pena, você passa por diversas cachoeiras, para voltar eles te avisam na entrada os horários dos shuttles de volta, aí você consegue se programar quanto tempo quer ficar em casa cachoeira.

image.jpeg.86969b0fe83279578c14ca86f345632f.jpeg

image.jpeg.4fffd66ccb64945e069d8bd6c13fde6f.jpeg

image.jpeg.0cd8118fd76fca06499889a8a8b8c061.jpeg

Na volta ainda fui numa árvore que tem as raízes todas para fora, chama Ficus La Raiz.

image.jpeg.87dbdb04139e68dee9a9c77b7d7a4b3e.jpeg

Jantei de novo na doña Mayra

26/02/2023

Transfer para La Fortuna 28 dólares. Até então só estava pegando ônibus, mas dessa vez decidi pegar o transfer por ser mais rápido e mais bonito, pois inclui a travessia de um lago eles falam Jeep - boat – jeep (demorei pra entender), mas não tem nada de Jeep, é microônibus ou Van mesmo.

Cheguei em La fortuna e choveu bastante então não fiz mta coisa nesse dia.

27/02/2023

Ônibus pra el silencio 1300 colones, sai do terminal em direção a Tilaran (acho que era isso, não lembro mto bem) ai você pede para o motorista avisar qdo chegar na entrada do parque. Nosso motorista não era muito gente boa não, mas tínhamos o ponto anotado no GPS então dava para saber mais ou menos onde descer. Tem só um ônibus na ida e um na volta, então tem que ficar esperto com os horários.

Entrada para o parque 9 dólares.

image.thumb.jpeg.1881e58664e9ab122121cc784a258c96.jpeg

28/02/2023

Rio celeste 75 dólares – Fechei esse tour com agência que incluía transporte, guia, entrada no parque, almoço e uma parada para banho no rio celeste, fora do parque. Valeu super a pena, eles passam no hostel 8 horas e ficamos até umas 17 horas no passeio.

IMG_5877.jpg.7afc55b5e29fb7faf1e58bc5e246768a.jpg

IMG_5977.jpg.43a50666473e4c6003e1eb2c6d09b608.jpg

IMG_5998.jpg.92a3bb074344f7471aec1d717e645f59.jpg

IMG_6084.jpg.9ab10d3fe4763a397c24a710b6b1e0cd.jpg

01/03/2023

Vulcão cerro chato. Essa trilha estava fechada quando eu fui, ai entramos pelo Arenal Waterfall Lodge, eles cobram 15 dólares para você entrar na propriedade. Até esse local chegamos de uber. Aí você entra na propriedade e chega um ponto que tá lá que depois daquele ponto é sua responsabilidade. Estava com mais duas pessoas e resolvemos ir. Foi uma trilha mto difícil pq estava muito úmida e sem manutenção, mas chegamos até a base do vulcão que tem um lago.

image.jpeg.b6d851babcd19aab253f67918d89f4a8.jpeg

 

image.jpeg.9da5f4a546b51efc31839430f514947e.jpeg

image.jpeg.2daebbb7108b00a23839133112788012.jpeg

image.jpeg.ddbbc4dffd49dc70ec8294dc29136906.jpeg

O estado que ficamos depois da trilha ☝️

02/03/2023

Acordei sem planos e estava pensando em ir para Uvita, mas estava tendo um festival de música, então estava difícil de achar acomodação com um valor razoável.

Peguei um ônibus a San Ramon 1280 colones, chegando lá decidi não ir mais para Uvita e ir para Tamarindo, então peguei o ônibus para Puntarenas, 2400 colones, chegando em Puntarenas pegamos o Ferry para Paquera (810 colones), chegando lá descobrimos que tínhamos que ter pego o Ferry para Playa Naranjo, porque é de lá que sai o ônibus para Nicoya, estava com mais uma pessoa e nos cobraram 20 dólares cada para ir do Ferry de Paquera para o Ferry de Naranjo, chegando lá pegamos um ônibus para Nicoya, foi mil e pouco colones, pegamos um ônibus de Nicoya para Santa Cruz (540 colones) e finalmente Santa Cruz a Tamarindo 1300 colones, pegamos o ônibus no meio da estrada, não tinha muita informação, fomos perguntando para os locais e chegamos onde pegava o ônibus. O último sai as 9pm e chegamos em Tamarindo umas 10pm.

Fomos parar num hostel super zuado, mas aquela altura era o que tinha com um preço razoável. Tamarindo é um local super badalado e super super cheio.. não é o tipo de lugar que me agrada, mas ficamos por ali por duas noites (troquei de hospedagem para a segunda noite).

03/03/2023

Fiquei do boas na praia de Tamarindo, a praia é bem legal e o por do sol da praia é lindo.

image.jpeg.19e958952103a6d697d36628f0ff0e5c.jpeg

04/03/2023

Ficamos pela manhã em Tamarindo e fomos para Playa del Coco à tarde. Para chegar pegamos o ônibus de Tamarindo para Liberia, descemos na cruzeta de Coco e pegamos outro ônibus para Coco do outro lado da rodovia.

Achei a Playa del Coco feia, areia e água escuras, praia esquisita, não gostei muito de lá não, ia ficar por lá dois dias, mas decidimos sair de lá bem cedo no dia seguinte.

05/03/2023

Ônibus Coco para Liberia quase 600, não lembro, pouco mais de 500. Pegamos um passeio para Leona Waterfall e super valeu a pena. Pagamos 30 dólares pelo passeio. Foi um rapaz nos buscar no terminal de ônibus de Liberia e nos levou até a agência e de lá fomos para o passeio, valeu super a pena.o Offié o dono da agência e é gente boa demaisss, adoramos ter feito o tour com eles (www.offitours.com)

image.jpeg.1aeb19112f972ddf177664d2fcfde6a0.jpeg

image.jpeg.6f9b4edbc9f1d1d3d2e6dc5af93038c7.jpeg

Voltamos do passeio e já estávamos com a passagem comprada para Alajuela (5000 colones), ainda bem que já tinha comprado a passagem, pois o ônibus lotou e vai gente em pé, mesmo sendo uma viagem interestadual, achei estranho.

06/05/2023

Fomos por conta para o vulcão Poás, parece que o ônibus que vai direto só tem aos finais de semana, então fomos de outra forma.

Ônibus para Poas ás 9h do terminal (700 e pouco colones)

Ônibus para Poasito 9:35 por 635 colones- rota 254 te deixa a 8km da entrada do parque, o motorista nos deixou num mercadinho e no próprio mercadinho a moça arrumou um transfer pra gente, estávamos em 4 então ficou 1500 para cada e a volta fomos um pouco mais longe e pagamos 2000 cada e ai pegamos um ônibus direto para Alajuela (1010 colones).

Entrada do vulcão Poás 15 dólares+taxas – compramos pela internet antes de ir, chegamos lá estava chovendo muito e muito nublado e não vimos nada

image.jpeg.d892750b435a4b64d61b19774926fcb9.jpeg

Chegando em Alajuela peguei o ônibus para San Jose e queria ir para Puerto Viejo, mas não tinha mais ônibus então dormi em San José.

07/03/2023

Peguei o ônibus para Puerto Viejo, 7000 colones, às 6 da manhã e cheguei em Puerto Viejo as 11 e pouco. Fui pra praia, mas começou a chover então voltei para o hostel.

08/03/2023

No hostel que eu tava tinha aluguel bike 3000 colones ou 5 dólares fui até a praia punta uva, passeio que vale super a pena, você pode ficar o dia todo com a bike e de todos os locais que perguntamos o valor do aluguel da bike esse era o melhor (Cabinas Talamanca).

image.jpeg.8ebd49cdafb675a5b11955639965ed31.jpeg

Praia de Punta Uva

09/03/2023

Fui para o Parque Nacional Mazanillo – o ônibus de puerto viejo a praia manzanilla 870 colones ida e 870 volta, os horários que não bateram muito o de ida foi ok, mas o de volta falava que tinha vários horários, mas ficamos até as 16:30 esperando, acho que daria para ter voltado a pé.

O valor da entrada no parque é voluntário, eles não estipulam um valor.

image.jpeg.f15492f658b0485bab14122e8c539709.jpeg

10/03/2023

Ônibus para San Jose 12:00, já tinha comprado antes 7000 colones é o bus que vem de Sixaola, não da pra marcar acento então fica meio bagunçado na hora de embarcar, fiquei com medo de ser como o que fui de Liberia a Alajuela onde tinha pessoas em pé, e é uma viagem longa de aproximadamente 5 horas, mas apesar de o ônibus estar lotado, não tinha ninguém em pé 🙏

 

Na questão de gastos, Costa Rica é um país caro. Uma latinha cerveja no mercado sai por volta de 10 reais, na praia 20 reais. Comi casados de 3500 a 7000 colones, casado é como um PFão nosso aqui.

Água bebi da torneira (falaram que era super de boas e eu acreditei), senão 14 reais uma garrafa de 1,5l de água no mercado 😱

Levei um protetor de 125ml e confiscaram no aeroporto no Brasil e tive que comprar lá, paguei 100 reais no mesmo protetor de 125ml da nívea (que ódeooo)

A hospedagem costumo ficar em quarto individual, e isso encareceu um pouco mais a viagem, por isso nem coloquei os gastos aqui.

Não planejei e nem reservei nada antes e isso tem o lado bom, mas também tem a parte que você fica em constante busca do que fazer no dia seguinte, onde ficar e isso tb encarece um pouco a viagem, mas não faria nada diferente 😎

 

image.jpeg

Editado por eucarolina
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@eucarolinaEstive por 1 mês em Costa Rica no ano passado e fiz uma viagem totalmente diferente da sua não indo a vários lugares que conta que nem sabia que existia. Reservar deixa você preso a datas, mas em compensação, o número de pontos latam que ganha, lhe dá a viagem de graça, como fui a Europa depois por conta desses pontos. Mas o que importa é que conhecemos lugares novos. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...