Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!

Postado
  • Membros

O que eu escrevo abaixo é minha opinião sobre o assunto. Não desejo que ninguém se sinta ofendido e nem que pensem que estou falando em nome de outros usuários do fórum.

Desde que eu voltei a postar ativamente no fórum (algumas semanas atrás), eu tenho tentado ajudar nas seções que eu já fui atrás em mochilões passados (Índia, Roteiros e Destinos – Europa, América do Sul e Ásia). Nessas poucas semanas participando, eu já perdi um pouco a vontade de participar de algumas seções do fórum (principalmente do de Roteiros – América do Sul e Europa) por motivos que explicarei abaixo. Conversando com alguns outros membros mais antigos do fórum, eu percebo que esse sentimento é compartilhado por alguns. É notável também como grande parte das mensagens é respondida por pessoas que também estão planejando viajar pela mesma área, mas que ainda não viajaram (nada de errado nisso, só mostra que pessoas mais experientes também já estão cansadas).

Eu acho que grande parte das pessoas (inclusive eu) está cansada de participar dessas seções do fórum pelos mesmos motivos. Todo dia aparece algum novato criando posts com as mesmas perguntas, que já foram respondidas dezenas de vezes no fórum anteriormente. Grande parte dessas pessoas acaba encontrando o fórum através do Google quando estava procurando sobre viagem econômica ou procurando informações sobre onde pretende viajar.

Desnecessário dizer que ninguém aqui no fórum está ganhando dinheiro para ajudar ninguém e que, se você realmente se interesse em ser um mochileiro, ou ao menos um viajante independente, o mínimo que se deve fazer é pesquisar sobre como outros viajantes economizam, como fazer seu próprio roteiro e ler sobre os destinos que te interessam. Mesmo porque, penso que grande parte das pessoas viaja assim, pois, além de ser mais econômico, gostamos de fazer uma viagem com a nossa cara. Pensando nisso, para mim é um absurdo perguntas do tipo:

- “Quero ir para a Europa e tenho 30 dias, para onde eu vou?” (Ninguém aqui é agente turístico...)

-“Que roteiro faço para o país XXX” (Viajantes independentes planejam seu próprio roteiro)

-“Quantos dias são necessários para se “fazer” tal cidade” (Quantos dias você vai gastar numa cidade depende do seu interesse na cidade, no que pretende visitar, o quanto quer conhecer a cultura local e outros fatores e não adianta pensar que tem os mesmos interesses de outras pessoas daqui, não existe padrão para isso).

Para começar a responder essas perguntas, você deveria começar consultando a seção destinos do fórum, na seção do país/continente que você pretende ir. Você também pode comprar um guia de viagem e começar a ler sobre o país que quer ir. Na seção guia do mochileiro de 1ª viagem tem respondido várias perguntas que alguém nunca viajou possui.

Como por exemplo:

Manual do viajante independente: manual-do-viajante-independente-t38892.html

Planejamento e Roteiro : como fazer? planejamento-e-roteiro-como-fazer-t49504.html

Albergues e Hostels – Tudo sobre... albergues-e-hostels-tudo-sobre-t35674.html

Como calcular o custo de sua viagem como-calcular-o-custo-da-sua-viagem-t38640.html

Ainda assim, existem algumas pessoas que já tem essas dúvidas iniciais resolvidas e começam a ter dúvidas de aspecto mais prático, como:

- “Que meio de transporte uso da cidade X e Y?“

- “Quanto tempo gasto para X?”

- “Quanto custa Y?”

- “O que há para se fazer no lugar Z?”

-“Onde durmo nessa cidade?”

-“Quais baladas são boas dessa cidade?!”

-"Quanto tempo preciso na cidade W , sendo que meus interesses nessa cidade são X, Y e Z"

Apesar de essas perguntas serem pertinentes para um viajante, a maioria dessas perguntas está respondida no fórum (principalmente na seção de Destinos). Se você não achar nessa seção, use a ferramenta de busca do fórum. Se ainda assim não achar, procura no Google. A maioria dessas perguntas está respondida lá . Outro lugar bom é no fórum do Lonely Planet (coloca no google Lonely Planet Forum e o que você deseja, em inglês).

Não encontrou o que desejava? Poste sua pergunta então!

Você estava procurando algo e acabou descobrindo algo interessante? Porque não compartilhar? Entre na seção de destinos e poste no lugar devido a informação. Assim vai agilizar pro próximo viajante!

Acho que está havendo uma inversão de valores aqui. Os iniciantes deveriam participar da seção destinos primeiro para depois participar da seção de roteiros, e não o contrário. Além disso, esse fórum não existe para substituir agências turísticas. Acredito que o principal seja pessoas trocarem contatos e experiências , acima da troca de informações (que também é muito útil).

Abraços!

• Respostas 128
  • Visualizações 29.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros
João, tudo é muito subjetivo, não vi nada de mais na pergunta sobre o que visitar no Louvre. Acho tão normal ficar na dúvida sobre o que visitar em museus que outro dia elaborei mais no assunto aqui neste tópico. Aliás o próprio Louvre acha a dúvida bem normal e já criou vários roteiros e sugestões para os visitantes. Mas vamos deixar esse assunto pra lá, é o de menos.

Vou fazer uma pergunta para vc, para a Fatimartini, e para os demais que gostam de buscar exemplos de mensagens que vcs consideram bestas: qual o objetivo em copiar mensagens e colar aqui? Constranger? Ridicularizar? Se a mensagem é tão besta (na sua opinião) sempre dá pra ignorar, não é mesmo? Ignorar significa dar de ombros e deixar por isso mesmo, e não copiar e colar a mensagem num tópico, chamando todo mundo para rir (?!) junto com vc. ::dãã2::ãã2::'>

Essa parte do COPIAR e COLAR eu concordo. Antigamente tinha um tópico para tirar sarro da galera que escreve errado e tals, coisas assim. O que eu tinha que falar já falei no tópico que criei NÃO DE NADA MASTIGADO,DE LOGO VOMITADO.

nao-de-nada-mastigado-de-logo-vomitado-t102600.html

Mas este lance de ficar tirando sarro é complicado, principalmente quando feito por um colaborador,editor, e por aí vai.

Postado
  • Membros

Adriana, se ver nos tópicos que postei aqui, eu respondi todos sem ironia nem nada. Sempre respondo os tópicos, mesmo os que acho mais sem noção, se eu souber a resposta. Nem que seja indicando tópicos para a pessoa ler.

Colei aqui porque sei que essas pessoas não virão aqui, como nunca vieram, e que a brincadeira estava entre nós.

Mas se não pode ok ;)

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Fatimartini, eu estou apenas manifestando a minha opinião sobre essa prática de copiar e colar mensagens de novatos. Fica pra vc descobrir/decidir se pode ou não pode ::otemo::

Mochileiro P, valeu - depois vou dar uma olhada no seu tópico.

Tudo bem Joao, sem estresse. Na verdade eu não tenho tolerância /paciência infinita. Algumas coisas me incomodam, mas não é preguiça de novatos (coisa que eu acho bem fácil de ignorar) ou as pessoas que não escrevem relatos (eu também não escrevo!)... o que me incomoda mesmo é gente usando o fórum apenas como plataforma para promover seus serviços/negócio/blog! Nossa, acho muito irritante, mas foge do assunto do tópico!

• 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
Postado
  • Membros

reativando o tópico ::otemo::::otemo::

Na verdade tópicos com mais de 15 páginas ficam complicados de ler tudo. É sabido que ninguém é obrigado a responder nenhuma pergunta quem se prontifica a responder responda ou se omita.

Também responder perguntas já respondidas o que acontece em muito só congestiona o site.

Mas enfim sempre foi assim e sempre será :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Postado
  • Colaboradores

Boa noite Srs.

Topico bem interessante!

Apesar do pouco tempo aqui e das poucas postagens, todas as perguntas que fiz, as fiz somente apos pesquisar muito aqui.

uma vez nao encontrando a resposta, criei uns topicos, bem poucos. :D

O que eu percebo é que realmente o povo viaja na maionese. ! Seja por preguiça, seja por falta de conhecimento ou de noçao mesmo, dá ate pena ver algumas perguntas tao toscas. Do tipo, "tenho 30 dias de ferias, pra onde vou, e o que faco? " meu na boa, isso é falta de bom senso total. :shock:

A pessoa que pretende viajar ou iniciar na mochilagem.. DEVE, TEM A OBRIGACAO TOTAL DE PESQUISAR TUDO, MUITO, VER A HISTORIA DO LUGAR, A GEOGRAFIA, DESLOCAMENTOS, CIAS AEREAS, ONIBUS, ATRACOES DO LOCAL, ETC. ! TUDO ISSO TEM NO TIO GOOGLE ! Um exemplo especifico: Infos sobre onibus na Bolivia. É um saco. Nao achei no google, porem Felizmente achei aqui ! :wink:

Viajar é algo tao pessoal, que so pode ser respondido pela propria pessoa, (inclusive foi o que respondi esses dias num topico com essas perguntinhas vazias e tolas)

Se querem perguntar algo, e acho que a funcao do site é essa, trocar experiencias e conhecimento, GENTE, DEIXEM A PREGUIÇA DE LADO ! Sejam menos vagos e imprecisos em vossas questoes, isso até desanima quem quer responder ! Eu respondo quando tenho conhecimento e quando acho que minha opiniao, baseada em estudos, sera de alguma valia. ;)

Postado
  • Colaboradores

Ops esqueci

so pra finalizar..eu respondo por que eu GOSTO, e tambem pra contribuir com esse site que tanto me ajudou em varias ocasioes !

mais do que justo de minha parte contribuir ... ::Ksimno::

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Jesus !!! pena que não posso mais me divertir "zoar" O cara entra em um tópico de perguntas e respostas sobre Jeri... diz que precisa de ajuda e informações e depois coloca o número do wath up. Não seria melhor ligar para a CVC ??? As pessoas agora querem informações pessoais, não querem mais que nós pobres viajantes postemos nos tópicos para que outros também aproveitem as informações. Eu vou ter de ficar igual a Zumbi de celular tirando dúvidas de quem nem conheço. ::grr::::grr:: Eu fui delicado e me coloquei a disposição se não sou suspenso, excluído e meu nome sai da lista ::hahaha::::hahaha:: Eu ajudo, respondo MP, mas zap zap é sacanagem. Quer peixe sem pescar ??? Só na peixaria ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.