Ir para conteúdo

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Off Topic...

 

NÃO TINHA NENHUMA HABILIDADE COM COMPUTADOR E NEM CONHECIA O MOCHILEIRO. JÁ ESTAVA COM QUASE TUDO PLANEJADO E POR ACASO FUI ATÉ UMA LAN H COM A MINHA NAMORADA E ELA COMEÇOU A ME ENSINAR A MEXER NO COMPUTADOR E NAVEGAR NA INTERNET

 

Cara, quando vc vai aprender pra que serve a tecla "Caps Lock" ???? ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 128
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Momento Terapia de Grupo!!!!

:D

Oi gente, meu nome é Gui, e estou há mais de um ano sem xingar ninguém no fórum!

 

Quando saí daqui pela primeira vez, fui pro falecido orkut cuidar da comunidade Mochileiros. Gente, cês não têm noção! Tinha fds que eram quase 100 tópicos criados por gente que nunca tinha viajado, e o assunto de 95% deles era o mesmo:

"Oi galeeera, estou pensando em fazer um mUchilão pela América do Sul, tenho 10 dias e R$2mil e quero conhecer Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colombia, Equador e a PQP! Como faço?"

E se nao fosse respondido - e geralmente nao era - a pessoa ia criando sucessivos tópicos exatamente iguais. E se eu apagava, eles ficavam putos!

Não sabiam nem onde fica América do Sul

Acha que uma viagem a 10 países exige o mesmo nível de planejamento que um fds no Guarujá

Acha que "viajantes econômicos" e mágicos são a mesma coisa.

 

Foi assim até que, depois de ouvir muito xingo de gente que não se conformava em ter que ler um guia de viagens e achava absurdo ter que montar um roteiro sozinho, eu desisti de moderar a comunidade.

E aí agora voltei pra cá! Confesso, fiquei com preguiça no começo, uns bons 2 anos sem postar nada, até que criei coragem e voltei.

 

Vejo pelo lado positivo: estou reciclando muito conhecimento ao ter que repetí-lo quase todos os dias. Já to decorando de novo os horários da Peru Rail e das travessias do Prata! hahahah

Mas quando vejo os pseudo-viajantes com perguntas básicas, mando ler um livro.

 

Teve uma pérolas já que foram INESQUECÍVEIS!!!

- "Vou fazer um mUchilão/ dar uma mUchilada / vou de mUchila"

- "Vou conhecer a Argentina!" -Sério, e pra onde vc vai? "3 dias em Buenos Aires" - Só? "Sim,e vou conhecer a Argentina!!!" - Cri cri cri

- "Dá pra conhecer a Patagônia em um dia?"

- "Vou fazer um muchilão pela AS, alguém tem dicas sobre Cuba?'' (orkut)

- ''Vou sair de Santiago de manhã e passar um dia no Titicaca, e voltar pra Santiago no dia seguinte. Claro, tudo de ônibus.''

- "Alguém sabe como ir de Manaus pra Bogotá de onibus? Nao acho em lugar nenhum a empresa que faz..." (orkut)

- e meu favorito: "Alguém sabe onde tem esqui no Paraguai? De preferencia perto da fronteira" (orkut)

 

É aquela coisa, o mundo e o fórum estão cheios de mochileiros e de pessoas-com-mochila. Instruir, mesmo que seja pra que leia um livro, é a melhor maneira de diminuir o abismo entre os dois extremos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu respondo muito em Roteiros Europa. Por lá é a mesma coisa: qual o horário do trem? Consigo achar passagem por menos de 2 mil? Fora as coisas que só precisa entrar no Google para achar. Eu estou selecionando mais o que responder, seguindo o conselho do pessoal mais experiente. Acho que isso foi a melhor atitude a tomar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Momento Terapia de Grupo!!!!

:D

Oi gente, meu nome é Gui, e estou há mais de um ano sem xingar ninguém no fórum!

:mrgreen:::cool:::'> :mrgreen:::cool:::'> :mrgreen:

Eu participo mais dos foruns de equipamentos e trekking/montanhismo, mas só muda o foco, os sem noção também estão por lá.

Aliás sem noção tem em tudo que é lugar, aqui não seria diferente.

O que mais aparece é "estou indo pra europa passar 20 dias, que mochila devo comprar?", as vezes dá vontade de responder... ::vapapu:: ... mas o que tenho feito é indicar os tópicos sobre o assunto, e mando o pessoal ler.

Não deixo de responder a dúvida, mas a pessoa vai ter que pesquisar um pouquinho.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Já refleti sobre o assunto e chego à conclusão de que o problema é cultural. E é a nova cultura mundial, não exatamente a nacional - geração Facebook e Twitter, acostumada a ler pouco e o pouco que lê tem que ser resumido, ou é muito objetivo, ou não presta. Só que é impossível ser muito objetivo num assunto que rende livros, aí já viu.

Aliás... Se além da terapia em grupo o tópico tem por objetivo maior a leitura pelos pretensos futuros viajantes independentes seria prudente botar o cadeado na porteira. Sabe como é, para esta geração do fast food informacional mais que 5 páginas de leitura já é muita coisa pra digerir. ::xiu::::tchann::

 

Dicas para reflexão:

Não se absorvam com os desnecessários, iniciante bom a gente orienta, o mau se ignora.

Lembrem que o silêncio é precioso, pois cumpre muitos papéis.

Dediquem seu precioso tempo e conhecimento aos que fazem por merecer... É o meu filtro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nossa, muito bom esse tópico, parabéns ao Sandman por criá-lo e a todos pelas excelentes respostas!

 

Eu conheci o mochileiros quando estava planejando uma viagem para o Equador, que nao se concretizou e acabou virando o clássico Peru / Bolivia / Chile.

Digo e afirmo que nao precisei fazer uma pergunta, ou melhor, apenas uma pergunta que nao achei em lugar nenhum e que eu mesma respondi na volta da viagem.

E fui sabendo exatamente em que lugares eu queria ir, o que fazer, quanto tempo precisava para visitar cada lugar, quais os horários dos ônibus, tempos de deslocamento entre uma cidade e outra, fuso horário, melhores restaurantes, melhores hostels, as agências de turismo mais confiáveis pra fazer os passeios e o quanto tudo isso ia custar para o meu bolso, tudo pesquisando e lendo muito, sendo que o mochileiros foi minha unica fonte de pesquisa.

 

Já quando fui pra Nova Zelandia, nao consegui muita informaçao por aqui, mas o google tá aí pra isso e me direcionou para outros sites onde consegui organizar toda a minha viagem para lá também. Porem nesse caso tive que fazer as pesquisas em ingles, mas na volta postei um relato aqui com todas as informaçoes que consegui juntar para os futuros viajantes terem essa fonte também.

 

Digo mais, pra mim é sempre um prazer ler 40,50, 60 páginas de cada tópico quando estou planejando a minha viagem, gosto de ver a opiniao de cada um, o que mudou dos anos anteriores para os mais recentes. Planejar a viagem faz com que você viaje antes mesmo de partir! Me irrito também com as pessoas que fazem perguntas que já foram respondidas na mesma página que fizeram a pergunta e já passei por todas as fases citadas anteriormente, mas após ler todo esse tópico vou adotar a estratégia da Samantha, que achei a mais instrutiva e eficaz de todas, além de ser gentil com as pessoas respondendo as dúvidas!

 

Bom, desculpa a longa resposta, mas queria parabenizar a todos os que participam e se esforçam para manter o site e aos colaboradores, principalmente aos colaboradores desse tópico em específico. Quero destacar também a qualidade dos textos e os pouco errros de português (ninguem está a salvo!) e as poucas abreviaçoes na escrita, isso pra mim torna os post muito mais prazerosos de ler. Desculpem, sou das antigas, nao me acostumo com as linguagens de msn, twitter e afins!

 

Beijos a todos e vamos lá!

 

Déia

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Engraçado, eu comecei a checar as mensagens religiosamente todos os dias e já comecei a perder a paciência exatamente pelo que foi dito.

Quando conheci o mochileiros eu consegui planejar minha viagem de quase 60 dias pra europa sem fazer nenhuma pergunta. Lia tudo que podia, mas também acho isso muito divertido, enfim. Se não encontrava também pesquisava no google ou em blogs de viagem porque queria resolver logo e foi muito simples. Depois que voltei de viagem que me cadastrei porque o conteúdo do site tinha me ajudado tanto que eu quis retribuir de alguma maneira.

O que me impressiona é que mesmo com um banner gigantesco no topo do site as pessoas ignoram e sempre perguntam as mesmas coisas. Nos roteiros da Europa é mais impressionante ainda porque geralmente os lugares são os mesmos e as perguntas também, portanto a pessoa nem vai precisa pesquisar muito pra encontrar o que deseja, o MÍNIMO já responde 99% dos questionamentos, mas é a vida.

Eu ainda respondo, mas de acordo com a minha paciência... sempre que vejo um tópico muito básico (Londres 2 dias, Paris 2 dias, etc) eu faço a sugestão da pessoa de ler os relatos e depois postar porque me sinto na obrigação de fazer a pessoa entender o intuito do local, mas vai ver eu estou errado... hehehe.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O tópico é ótimo mas............

Hoje com o site praticamente organizado, com tópicos - Guias de Informações etc. ficou muito melhor. Se vc der uma olhada na primeira página e ler no final o número de visitantes diários é muito grande, sem considerar que só quem é cadastrado consegue fazer interação. As perguntas em tópicos errados e criados erroneamente proporcionalmente é pequeno. Para quem não sabe navegar no site, muitas vezes é complicado leva algum tempo para se familiarizar e o usuário perdido manda ver em qualquer lugar isto acontece em qualquer site. Isto tem que se levar em consideração para não espantar o novato.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Lucas, assim como você, também planejei todas as minhas viagens sem abrir tópicos. Praticamente tudo já está respondido no Google, sobrando espaço apenas para dúvidas bem específicas, que muitas vezes nem o pessoal aqui saberia responder. Nesses casos, como bem diz uma quote do filme "Art of Travel", "Não vá por onde o caminho te leva. Vá por onde não haja caminho, e deixe uma trilha para os demais".

 

Mas é o que alguns aqui já falaram, sem interação, não há por que existir fórum. Por isso, continuo participando e respondendo algumas coisas básicas. As muito básicas tiram a paciência, pois chega a um ponto que você se sente feito de empregado. A gente tenta não ter essa interpretação, orienta a pesquisar e alguns se ofendem. Falta empatia por parte de muita gente. Fazer o que, é assim por todos os lugares onde há interação social, quem alguma vez já trabalhou com público sabe disso. Nem sempre dá para ficar o tempo todo ensinando marmanjo. Em alguns casos, pau que nasce torto nunca se endireita. A gente vai aguentando até onde der, até chegar outro com gás para dar sua colaboração.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...