Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!

Postado
  • Membros

O que eu escrevo abaixo é minha opinião sobre o assunto. Não desejo que ninguém se sinta ofendido e nem que pensem que estou falando em nome de outros usuários do fórum.

Desde que eu voltei a postar ativamente no fórum (algumas semanas atrás), eu tenho tentado ajudar nas seções que eu já fui atrás em mochilões passados (Índia, Roteiros e Destinos – Europa, América do Sul e Ásia). Nessas poucas semanas participando, eu já perdi um pouco a vontade de participar de algumas seções do fórum (principalmente do de Roteiros – América do Sul e Europa) por motivos que explicarei abaixo. Conversando com alguns outros membros mais antigos do fórum, eu percebo que esse sentimento é compartilhado por alguns. É notável também como grande parte das mensagens é respondida por pessoas que também estão planejando viajar pela mesma área, mas que ainda não viajaram (nada de errado nisso, só mostra que pessoas mais experientes também já estão cansadas).

Eu acho que grande parte das pessoas (inclusive eu) está cansada de participar dessas seções do fórum pelos mesmos motivos. Todo dia aparece algum novato criando posts com as mesmas perguntas, que já foram respondidas dezenas de vezes no fórum anteriormente. Grande parte dessas pessoas acaba encontrando o fórum através do Google quando estava procurando sobre viagem econômica ou procurando informações sobre onde pretende viajar.

Desnecessário dizer que ninguém aqui no fórum está ganhando dinheiro para ajudar ninguém e que, se você realmente se interesse em ser um mochileiro, ou ao menos um viajante independente, o mínimo que se deve fazer é pesquisar sobre como outros viajantes economizam, como fazer seu próprio roteiro e ler sobre os destinos que te interessam. Mesmo porque, penso que grande parte das pessoas viaja assim, pois, além de ser mais econômico, gostamos de fazer uma viagem com a nossa cara. Pensando nisso, para mim é um absurdo perguntas do tipo:

- “Quero ir para a Europa e tenho 30 dias, para onde eu vou?” (Ninguém aqui é agente turístico...)

-“Que roteiro faço para o país XXX” (Viajantes independentes planejam seu próprio roteiro)

-“Quantos dias são necessários para se “fazer” tal cidade” (Quantos dias você vai gastar numa cidade depende do seu interesse na cidade, no que pretende visitar, o quanto quer conhecer a cultura local e outros fatores e não adianta pensar que tem os mesmos interesses de outras pessoas daqui, não existe padrão para isso).

Para começar a responder essas perguntas, você deveria começar consultando a seção destinos do fórum, na seção do país/continente que você pretende ir. Você também pode comprar um guia de viagem e começar a ler sobre o país que quer ir. Na seção guia do mochileiro de 1ª viagem tem respondido várias perguntas que alguém nunca viajou possui.

Como por exemplo:

Manual do viajante independente: manual-do-viajante-independente-t38892.html

Planejamento e Roteiro : como fazer? planejamento-e-roteiro-como-fazer-t49504.html

Albergues e Hostels – Tudo sobre... albergues-e-hostels-tudo-sobre-t35674.html

Como calcular o custo de sua viagem como-calcular-o-custo-da-sua-viagem-t38640.html

Ainda assim, existem algumas pessoas que já tem essas dúvidas iniciais resolvidas e começam a ter dúvidas de aspecto mais prático, como:

- “Que meio de transporte uso da cidade X e Y?“

- “Quanto tempo gasto para X?”

- “Quanto custa Y?”

- “O que há para se fazer no lugar Z?”

-“Onde durmo nessa cidade?”

-“Quais baladas são boas dessa cidade?!”

-"Quanto tempo preciso na cidade W , sendo que meus interesses nessa cidade são X, Y e Z"

Apesar de essas perguntas serem pertinentes para um viajante, a maioria dessas perguntas está respondida no fórum (principalmente na seção de Destinos). Se você não achar nessa seção, use a ferramenta de busca do fórum. Se ainda assim não achar, procura no Google. A maioria dessas perguntas está respondida lá . Outro lugar bom é no fórum do Lonely Planet (coloca no google Lonely Planet Forum e o que você deseja, em inglês).

Não encontrou o que desejava? Poste sua pergunta então!

Você estava procurando algo e acabou descobrindo algo interessante? Porque não compartilhar? Entre na seção de destinos e poste no lugar devido a informação. Assim vai agilizar pro próximo viajante!

Acho que está havendo uma inversão de valores aqui. Os iniciantes deveriam participar da seção destinos primeiro para depois participar da seção de roteiros, e não o contrário. Além disso, esse fórum não existe para substituir agências turísticas. Acredito que o principal seja pessoas trocarem contatos e experiências , acima da troca de informações (que também é muito útil).

Abraços!

• Respostas 128
  • Visualizações 29.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Os que perguntam "quanto vou gastar" estão entre os piores!

E os que fazem perguntas e 2h depois escrevem outro post reclamando que ninguém respondeu ainda?!

Postado
  • Membros

Tem muita gente com alma de CVC que aparece por aqui só porque é grátis, e acha que todo mundo é guia turístico à sua disposição.

Postado
  • Membros

Color eu ja vi tópico onde a pessoa perguntava para onde ir? Maluco a pessoa nem sabe qual destino tomar, se praia, se campo, putz!!! era melhor ir mesmo em uma ag de viagem e solicitar sugestões, mas quer saber eu me mato de tanto rir ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: sem falar no Tour de compras. Porra com tanta coisa para a pessoa curtir, ela quer fazer Tour de compras, eu sugiro logo: vai para o Paraguai ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Postado
  • Membros

Bem...pra mim essa é uma batalha bem antiga (como podem verificar, estou aqui desde 2004...sou um membro de honra :) ).

Afastei-me do fórum diversas vezes (e por longos períodos) justamente por não suportar pessoas folgadas e/ou preguiçosas (estranho classificar uma pessoa como "mochileira" E "preguiçosa").

De vez em quando apareço aqui para compartilhar novas histórias (ou velhas) e novas dicas, mas logo me irrito ao encontrar tópicos do tipo "tenho 30 dias, e aí?"

Por esta razão, sou quase um fantasma aqui, embora goste muito do fórum.

Diferente da maioria, descobri o site somente depois de fazer o meu primeiro mochilão pela Europa (precisamente 10 dias depois de voltar).

Estava sedento para compartilhar minhas experiências....e aí passei a escrever: linhas e linhas, páginas e páginas...passei das 1.000 mensagens (o Silnei me "roubou os números" com a reformulação do site, mas as informações ficaram...hehe).

Porém, com o sucesso do fórum (e com o grande número de novos membros), passei a receber, diariamente, DEZENAS de perguntas (por MP, por email, pelo site, etc).

Inicialmente as perguntas eram excelentes (específicas e pontuais), mas aos poucos tornaram-se genéricas e estúpidas...e aí perdi o tesão (desculpe o uso desta palavra, mas só assim para definir o meu estado).

Deste momento em diante, sumi....por meses...quase por anos...

Já fiz mais 2 mochilões pela Europa e 1 pela América do Sul, mas pouco postei sobre eles...acho que me falta paciência!

Mesmo porque, além dos preguiçosos, infelizmente temos que encarar também os sabichões...aqueles que viajam 5 dias por qualquer país e acreditam que sabem tudo sobre ele. Vale a pena discutir? Eu acho que não...

De qualquer forma, fica aqui a minha mensagem de apoio ao tópico e também de desabafo.

Pra mim, a solução é ignorar solenemente os preguiçosos!

Quem sabe eles não aprendam a se virar sozinhos? Afinal, eles vão precisar disso se quiserem mochilar :)

Postado
  • Membros

Pergunta sem objetivo eu não respondo, quanto as postagens me divirto, e concordo quando vc diz q tem pessoas q viajam 5 dias em uma cidade de qualquer país e se acha o guia do mochileiro. Uma outra coisa q fico P da vida é quando o cara posta que viajou por exemplo, pelo México em 20 dias e acha que conheceu todo o México, ocara vai para Oaxaca visita Monte Alban e rala no mesmo dia, e nem sabe quanta coisa tem em Oaxaca. E Mérida? No minimo vc precisa ficar 4 noites mas o cara fica uma faz Ruta Puuc e acha que conheceu Mérida, se quer visita os 3 Cenotes uma aventura para mochileiro, turista nem chega perto, mas sinceramente Panda não vale a pena se ausentar, pois aqui também se faz amigos e se descobri muitos roteiros legais com os verdadeiros mochileiros, putz eu tô puto até agora só de lembrar que dias atrás eu estava no Hostel Florida ligando para o RJ para saber da minha filha, e tinha uma jovem ligando para alguém em BA para contratar um Tour de compras ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: sem falar na galera que compra roupa da "La Coste" nos ambulantes da Florida e depois deve dizer no Brasil. Olha a minha camisa da "La Coste que comprei em BA" ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::toma::::toma::::toma::::toma::::toma::::putz::::putz::::putz::::grr::::grr::::grr::::grr::::grr::::bruuu::::bruuu::::bruuu::::bruuu::

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros

rchia,

hahaha... isso tbm me irrita um pouco ( cara que vai viajar de pacotão é vem aqui pedir dicas)

O que acho que poderia ser feito, por todos os colaboradores do site é não responder mais esse tipo de usuário folgado e desinformado, e sim, como citou a samanthavasques lá em cima, somente dar umas dicas de como funciona o site e passar uns links pra ajudar a pessoa a se orientar. Mas enquanto houver gente respondendo, mais eles vão continuar com a folga, ou com a falta de informação de como funciona o site.

As vezes me sinto até meio grosseira, pois nunca respondo esse tipo de pergunta, sempre coloco os links dos tópicos que possuem as possíveis respostas. Mas sempre vem alguém e responde depois, ou mesmo antes e o tópico acaba tomando proporção, então, acho que realmente a tendencia desses tópicos é só aumentar.

Sem contar aqueles tópicos com título AJUDA COM ROTEIRO o cara não menciona pra onde vai, a quantidade de dias, nem dá estimulo de entrar pra ler qual é a dúvida do cara, quando ele poderia ter posto 7 DIAS NA BOLÍVIA - AJUDA COM ROTEIRO e as pessoas que já fizeram esse destinam se interessariam de entrar pra ver se podem ajudar com alguma coisa.

Se esse tópico for fixo será q eles não se mancariam não?

Postado
  • Membros

Oi,

eu já respondi muita pergunta besta, mas em geral considerei que as pessoas estavam desorientadas e não folgadas. Alguns agradeceram depois em MP e passaram a pesquisar as coisas.

Eu tenho uma atração especial por transportes e, em geral , respondo coisas sobre isso nos lugares que conheço e mesmo quando quando alguém pede pitaco no roteiro respondo baseado no deslocamento pois como cada um sabe o que quer não fazer no local, acho que a inviabilidade de deslocamento é algo objetivo que se pode alegar para o dimensionamento do roteiro.

Gosto de ajudar, mas tudo tem limite. Me irritam, especificamente, aqueles que querem tarifas de voos específicos e quem não quer olhar o mapa e vem perguntar que linha de metrô passa no lugar tal. Porém, os mais folgados são aqueles que usam o espaço para publicidade gratuita, teve um ser mês passado que postou inúmeros tópicos para anunciar serviços de detetive.

Com relação às dicas para quem está meio perdido, me disponho a redigir uma mensagem padrão que poderia ser usada nesses casos, assim não precisaria escrever toda hora a mesma coisa. Como o espaço é colaborativo, gostaria de saber se vocês acham a idéia interessante, caso positivo, poderíamos discutir sobre que dicas deveriam constar e depois eu mandaria uma redação consolidada dessas dicas para avaliação dos demais colaboradores.

Abçs,

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.