Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Depois de ler muitos relatos aqui no fórum, que me ajudaram muito no planejamento de algumas viagens, de ler relatos de outros mochileiros, de muitas vezes  escrever e também postar sobre gastronomia, além de muitas notícias, decidi fazer o meu primeiro relato em formato de diário, afinal queria  desenvolver a escrita.

Vou narrar aos poucos uma viagem que fiz pelas Alagoas. 

Decidi escrever cada dia separado como respostas, para não ficar uma narrativa cansada e monótona.

Primeiro dia :

Blablacar de Recife a Maceió

Nos percursos, nos caminhos e na estrada. Viajar para mim é sempre uma surpresa, em Alagoas não foi diferente. Cheguei numa sexta feira, fiz check in no hostel e fui passear no calçadão da Jatiúca e adivinha quem encontrei? Dra Nise. Estava lá sentada com um de seus gatos no colo. Quer saber  um pouco mais sobre essa alagoana porreta. Veja o filme,  🎬acesse a.Biografia📚

Continuei a caminhada, por mais uns 15 minutos , depois fui comer alguma coisa em um local cheio de truque food e em seguida voltei para o hostel..

Por volta das 20 h fui a um barzinho com música ao vivo, na companhia de um garoto que viajava sozinho pela primeira vez e estava dividindo o quarto comigo.

"Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente é o estímulo à criatividade. Ela é indestrutível. A criatividade está em toda parte.”   Nise da Silveira IMG_20230827_171334.jpg

Editado por Roberto Brandão

• Respostas 23
  • Visualizações 8.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Roberto Brandão
    Roberto Brandão

Segundo dia: Praia da Ipioca e bairro do Jaraguá  Resolvi conhecer a praia da Ipioca! Para muitos cearenses esse nome  faz lembrar logo da conhecida "água que passarinho não bebe", com a me

• Roberto Brandão
    Roberto Brandão

Sexto dia Foz do Rio São Francisco e Piaçabuçu Acordei cedo, novamente seria o primeiro a ser pego. A distância para Piaçabuçu era bem maior do que a praia do Gunga. O Guia ficou surpreso qu

• Roberto Brandão
    Roberto Brandão

373733398_1360801054821756_8776904234757023829_n.mp4 Oitavo Dia: Praia Pontal do Peba e chegada em Penedo        Como de praxe, acordei cedo para tomar o café da manhã,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo primeiro dia

Pão de Açúcar 

Acordei cedo e fui tomar o café de Maria Braz. Na mesa havia uma omelete com couve refogada, milho verde de lata e tomate cortada em cubinhos, pão e batata doce.

Depois do café, peguei a mochila e fui andando até a rodoviária na intenção de pegar a Van Filosofia até  chegar na cidade de Arapiraca.... O motorista da van era um rapaz muito simpático. Me falou que já tinha ido com uns amigos curtir o São João de Campina Grande na Paraíba e que gosta de ir a festas e gosta muito de viajar...Paguei vintche reais...

Em Arapiraca quando cheguei no ponto final/inicial das vans peguei um moto táxi até um outro ponto de vans e embarquei numa que ia em direção a Piranhas. Não sei qual o destino da van que entrei, apenas que iria passar no trevo onde deveria descer para depois conseguir um outro transporte que  me levaria até Pão de Açúcar. Paguei o mesmo valor, desci no trevo e em menos de 05 minutos peguei carona na ambulância da prefeitura....

A Ambulância me deixou a duzentos metros da pousada em frente ao letreiro I❤️Pão de Açúcar.

Depois do  chequinho e acomodação da mochila, tomo um banho rapidinho e desço para conhecer a feira. Foi uma sugestão do Danilo.

Fui a feira fazer fotos e vídeos percorrendo em quase sua totalidade. Andei mais um pouco e chego no local onde se vendia carne, carnes de toda espécie. Logo em seguida avisto uma churrasqueira assando um pedaço de  carne.🥩🔥 Logo percebi que a churrasqueira era do bar que ali em frente .Chego ao bar, mas na parte de fora todas as mesas estavam lotadas...Entro e sento numa mesa bem próximo a entrada. No bar apenas duas opções: litrão de duas marcas de cerveja 🍺, ou tomar o famoso "conhaque de  alcatrão".

Escolho uma marca de Litrão.. O bar está lotado, uma música de piseiro toca na caixa de som... 

Alguns clientes compram carne e assam na churrasqueira. O dono do bar se aproxima da mesa com um prato branco cheio de pedaços de carne assada e me oferece um pedaço de carne, aceito por educação, e fome também 😁

O primeiro litrão evaporou rapidamente devido ao calor que fazia... resolvi pedir mais um. O som continuava tocando música sertaneja e piseiro, e eu degustando a cerveja e os pedaços de carne, que os dois amigos da mesa vizinha me ofereciam de vez em quando.

O terceiro litrão veio em seguida, bebo mais um pouco e observo um casal dançando de uma maneira sensual aquela música feito dois adolescentes apaixonados..Com o calor que fazia a cerveja ficou quente. Deixo a cerveja  pela metade. Não conseguia mais beber, paguei a conta e decido ir logo embora. O Bar da Fumaça foi uma experiência olfativa, visual e degustativa. 

pan widget

vanfilosofia.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo Segundo Dia

Pão de Açúcar e Niterói

Acordar cedo já faz parte da rotina...Desci para tomar café na pousada, o salão estava cheio, um grupo com mochilas conversava bastante no salão. Sentei sozinho numa mesa, encontrei dois integrantes do grupo que tinha avisado no dia anterior procurando a pousada. Cumprimentei-os. Um outro integrante do grupo se aproximou e ofereci um lugar à mesa.

Nos apresentamos, começamos a conversar, Emanoel me falou que eram todos de Salvador, que o grupo havia alugado um barco em Piranhas e estavam descendo rumo a Foz do Velho Chico. Em alguns lugares não ficariam em pousadas e as vezes acampavam  Aguardei todos tomarem  café e ficarem prontos para  descer em direção ao rio junto com eles, queria registrar esse momento em uma foto.

Depois de algumas fotos partiram em direção a Belo Monte. 

Aproveitei que estava ali peguei uma barca  rumo a Niterói... Queria conhecer a cidade homônima sergipana. Na verdade é um pequeno povoado onde carros, caminhões e motos aguardam a balsa para atravessar..

Fiz umas fotos das placas, e ao longe avistei o Cristo Redentor de braços abertos no Pão de Açúcar, que me fez me lembrar uma música da banda Paralamas do Sucesso :

🎶E a cidade que tem braços abertos num cartão postal
Com os punhos fechados na vida real
Lhes nega oportunidades
Mostra a face dura do mal...🎶

Voltei na balsa para Pão de Açúcar, essa outra cidade as margens do Velho Chico.

Alagoas e Rio de Janeiro, tem Pão de Açúcar, e pesquisando  no Google descubro que MS também tem um morro chamado Pão  de Açúcar. 

Já  a cidade de Pão de Açúcar em Alagoas também tem Cristo Redentor .

Depois de voltar de Niterói fui caminhando até o pé do morro, mas chegando lá fiquei sabendo que o acesso ao cume e visita ao Cristo está temporariamente fechado o devido a uma reforma no local. Subi até uma parte e fiz umas fotos e um vídeo panorâmico.

Depois vou voltando pela praia, paro em um barraca e peço uma cerveja🍺...Tomo um gole, escrevo, pesquiso na internet...Mais uma cerveja, peço o cardápio e escolho um P.F. de baião de dois com peixe frito... Já estou na terceira breja.... Peço a conta e em seguida vou caminhando de volta a pousada... Ouço ao longe uma voz tocando violão...Paro em um bar e vejo dois homens jogando sinuca, ao lado em uma mesa um jovem toca violão e canta para um pequeno grupo. Sou convidado para sentar à mesa, me sento um pouco sem jeito por não conhecer ninguém. O jovem que cantava para de tocar e se apresenta: Sou o @henriquefeitosaoficiall , também me apresento e vou observar o Instagram do pop star que acabei de conhecer. Henrique tem mais de 41 mil seguidores, faz bastante shows na região. Eu penso cá com meus botões: Esse mundo virtual cria artistas e "celebridades" num piscar de olhos.... E Henrique vai cair no meu esquecimento antes de terminar de escrever esse relato.😂😂😂

P.S.: Fiz um vídeo com algumas imagens da cidade e uma imagem do Google das formas de açúcar que dão origem ao nome de Pão de Açúcar.

Fiz uma viagem ao Rio e no @CCBB tem uma exposição permanente sobre 💶 e moedas, e fiz um pequeno vídeo da "forma de pão de açúcar".

😂😂😂😂

pan widgepan widgetspan widget

photo_1694318980554.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo Terceiro Dia

Pão de Açúcar 

Acordar cedo já é de costume, depois de tomar café na pousada, fui dar uma volta na cidade para fazer algumas fotos que na maioria vão virar "acúmulo digital"😂😂😂. Depois das fotos resolvi descer a praia e me deparo com um casarão em ruínas, com um tapume na frente. Observo, fotografo e pergunto a um vizinho sobre o casarão, e ele me informa que foi onde o Imperador se hospedou na viagem que fez por Alagoas com sua comitiva. O casarão está  prestes a cair. Ali próximo a antiga cadeia da cidade está sendo reformada (não é restauração) para abrigar um espaço cultural . Que essa antiga cadeia como espaço cultural seja um espaço que liberte as pessoas da ignorância cultural.

Caminhei novamente até o morro do Pão de Açúcar, e quando estou retornando pela praia, vou caminhando e em uma barraca encontro um casal que estava hospedado na mesma pousada que eu. Me convidam para sentar e tomar uma cerveja .Aceitei o convite, afinal  o calor escaldante e a caminhada me deixou suado e com sede. Conversamos muito, lógico que boa parte foi sobre nossas viagens 😍e depois de algumas cervejas fomos comer em um restaurante da cidade.

P.S.:

Fiz uma foto no final da tarde do letreiro do Pão de Açúcar, para guardar essa lembrança.

IMG_20230911_083609~2_1694601444448.jpg

IMG_20230906_083439_1694601303860.jpg

IMG_20230905_172635_1694601365509.jpg

IMG_20230906_091011_1694601260543.jpg

IMG_20230906_090628_1694601278395.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo quarto dia

Ilha do Ferro 

Acordei e fui logo arDécimorumar a mochila para quando descer para o café já liberar o quarto... Após o café, fui escrever um pouco do diário, ler mensagens e acessar as redes sociais, vou até a praça procurar um mototaxi para me levar a Ilha do Ferro.... Faço contato com o que era o primeiro no ponto, mas ele me informa que não faz viagem, apenas na própria cidade e me indicou outro que já havia morado na 🏝️ e poderia me levar até lá. 

Enquanto seguia viagem, o André proprietário do hostel me enviou uma mensagem que iria até Pão de Açúcar e me daria uma carona. Tarde demais, já estava na metade do caminho. Fui de moto mesmo apreciando o caminho, paisagem da caatinga já com algumas plantas perdendo as folhas . 

Cheguei e André me esperava apressado. Me mostrou o quarto e o hostel bem rápido. Depois que saiu foi que percebi que não tinha pego o wi-fi e que na Ilha só a operadora Vivo que tem sinal. Essa eu não tenho 😂. Depois de um banho, desci para apreciar o Velho Chico que eu já sentia sua grandeza há dias, agora já bem distante da foz. Fiz uma pequena trilha de aproximadamente trezentos metros e cheguei em uma prainha... Fiquei com vontade de mergulhar, mas por estar sozinho e não conhecer o local não quis arriscar. Fiquei uns 15 minutos meditando e apreciando o rio.

Aquele calor me deu uma sede, procurei um local para tomar água, vi um bar e troquei a água por uma cerveja gelada. O dono do bar, seu Norberto, também é artesão da ilha, inclusive o único artesanato que comprei foi dele. Um chaveiro que é um pássaro conhecido aqui no nordeste como golinha.Conversamos enquanto eu tomava uma cerveja, aproveitou e consertou o chaveiro do hostel que eu havia quebrado 😂😂

A fome deu sinais no meu estômago e caminhei até o restaurante da Dona Bia onde havia encomendado o almoço. Degustei a comida devagar observando o movimento da rua. Depois do almoço voltei para o hostel e resolvi tirar uma soneca. Vários dias dormindo tarde e acordando cedo, me deixou com o cansaço acumulado.

IMG_20230907_123028.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo quinto dia

Ilha do Ferro

Nesse dia resolvi ir passear na beira do rio, antes de tomar café... Queria ter uma visão sozinho das margens do Velho Chico. Caminhei um pouco na trilha e fiquei alguns minutos meditando. Depois fui para desjejum...

Pela manhã fui conhecerem alguns ateliês, fotografar e conversar com os artesãos. Na vila quase toda casa é um ateliê, seja de esculturas em madeira, ou de bordados conhecidos como "Bordado Boa Noite", como sou curioso, fui perguntar se o nome era porque  as mulheres bordavam a noite, duas me informaram que era inspirado numa flor conhecida como boa noite.

Visitei muitos ateliês, vale destacar o de Zé Crente, Sandes e Dona Celina. Conversar e se inteirar da maneira como é feita a escolha da madeira, o entalhe e as cores que são usadas em cada peça. 

Hora do almoço, passar no restaurante de Dona Bia, encomendar o almoço. Enquanto aguardo, peço uma cerveja e fico admirando a decoração do restaurante com vários chapéus de palha. 

Após o almoço volto ao @tubaranahostel para descansar um pouco e esperar o "sol esfriar" e em seguida ir conhecer o museu da Ilha do Ferro.

Fui conhecer o Museu (@museuilhadoferro) e depois de fotos e vídeos no local, continuo a andar pela vila observando toda a arquitetura das casas . Ando mais um pouco vou na direção duma capela no final de uma rua...

Volto a rua principal e paro em um mercadinho e compro uma cerveja para matar a sede.... A tarde vai caindo devagar com aquele céu laranja e lilás, paro na calçada do hostel e fico observando o céu ir aos poucos escurecendo.

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo sexto dia

Mata da Onça e Ilha dos Anjos

A noite do dia anterior foi regada a cerveja e muito papo com as pessoas que conheci ( Mariana, André e o casal Alessandro e Malu), mas como de praxe acordei cedo para não perder o passeio para Mata da Onça e a ilha dos anjos (essa realmente é uma ilha). Às 09 horas já estava n a beira do rio para o embarque. No barco também foi o casal Felipe & Marina,  que viajavam na Kombi "A Mais de Mil", de quem eu ganhei uma caneca de café....

Agora sim, o dia começou para mim. Não  é que rimou!😂😂Tem um ditado que diz O dia só começa depois de um café... Afinal ainda não tinha degustado nem um pouco desse líquido preto e estimulante. A vila conhecida como Mata da Onça fica um pouco acima da Ilha do Ferro, e até hoje não sei a que município pertence... Fizemos uma visita rápida, ver o artesanato, ( bordado  boa noite, e  pintura) e uma pequena caminhada pela  vila... Após esse pequeno tour  na Mata da Onça, saímos  em direção  a Ilha dos Anjos. Antes de atracar o barco na ilha, o barqueiro passou por um local e mostrou onde um barco naufragou, e que segundo ele as crianças que morreram nesse naufrágio foram sepultadas nessa ilha e por esse motivo é conhecida por Ilha  dos Anjos.

Na ilha há uma pequena trilha onde se vai a parte mais alta onde se tem uma pequena capela e uma vista maravilhosa do Velho Chico. Subi a trilha, fiz umas fotos e vídeos, depois desci para um mergulho no rio...

Ficamos aproximadamente umas duas horas e meia naquela praia de rio, um lugar bem interessante e agradável para tomar banho e relaxar.

Após o passeio mais uma vez fui novamente almoçar no restaurante da Dona Bia, uma comida simples e gostosa. 

Depois do almoço, ainda visitei um ateliê, o de Sandes, mas foi bem rapidinho, queria voltar para descansar um pouquinho para aguardar o por do sol.... Acabei dormindo e perdi.😂😂

Um banho gelado foi a alternativa para espantar o sono. O sol e o calor me deixaram enfadado...Fui até o restaurante da Dona Lúcia provar um delicioso ceviche de piranha. 

Enquanto estava no restaurante apreciando aquela iguaria, recebo uma mensagem de Mariana, me convidando para ir no outro dia pela manhã, assistir uma corrida de canoas no domingo pela manhã próximo a cidade de Pão de Açúcar...agradeci o convite e respondi que não iria. Mas ao chegar no bar no fui " intimado" por André com a seguinte frase : "Tu não pode perder essa corrida, tu vai gostar muito, tu não vai se arrepender. Se você for com a gente, não precisa pagar a diária de domingo."

André já havia me dito que eu voltaria a Ilha do Ferro novamente, e com essa  proposta (intimação)de ir ver a corrida, de canoas, mudei de ideia e confirmei que acompanharia eles nessa aventura.

IMG_20230908_223000_1695225500515.jpg

IMG_20230909_201735_1695225303627.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo sétimo dia

A corrida de canoas

Domingo de corrida de canoa

Acordamos cedo, prepararei o café da manhã no hostel para mim e o André. Dez minutos depois Mariana chegou para nos levar até a cidade de Pão de Açúcar. No caminho de aproximadamente 18 km, nota-se a aridez da caatinga, a terra seca,com as plantas já perdendo o verde das folhas. Chegamos por volta das 08:30, estacionamos o carro e fomos ao rio onde o barqueiro nos aguardava. O barco era bem simples, não havia cobertura para proteger do sol e nem coletes salva-vidas 😬, mas como diz o ditado: "É o que tem prá hoje!" O percurso até o local de partida dura aproximadamente uns 40 minutos, no trecho nas margens  do rio vemos as localidades de Mucambo, São Pedro, Jacarezinho, e mais outros povoados que não consegui decorar o nome. No local da concentração onde as canoas estavam ancoradas muitos homens conversando, alguns degustavam cerveja ou cachaça, a maioria na faixa etária entre 25 e 30 anos. Pouco tempo depois, estavam abrindo aquelas velas coloridas e que o vento forte as faziam tremular de uma maneira bastante agitada.

Por volta das dez horas da manhã, já levantavam os mastros e desfraldavam as velas para aguardar o início da largada...

Logo após todas as canoas estarem prontas, foi dada a largada. Aquelas canoas com suas velas, impulsionadas pelo vento forte, começaram a navegar e colorir o rio com aquelas cores vibrantes. Inclusive uma delas virou, mas nada de grave aconteceu com a tripulação.

Depois da largada, fomos acompanhando a corrida, vendo aquelas canoas  disputando a primeira colocação, no meio dessas, uma se destacou : A canoa Geórgia, começa a ganhar impulso e assume a dianteira e conquista o primeiro lugar.

Depois que chegamos em Pão de Açúcar, fomos caminhando pela praia até uma daquelas barracas pedimos uma cerveja bem gelada para amenizar o calor escaldante daquela tarde de domingo.

Postado
  • Autor
  • Membros

Décimo oitavo dia

A volta para casa

🎶Voltei, Recife
Foi a saudade
Que me trouxe pelo braço...🎶

( Voltei, Recife canção de Luiz Bandeira )

Mentira! Viajo Porque Preciso, Voltei porque acabaram as férias.

Acordamos cedo na segunda... Ia ser uma longa jornada até chegar ao Recife. Por sugestão de André, iríamos tomar café em Pão de Açúcar e Mariana iria conhecer a feira, a mesma que na segunda feira anterior eu tinha frequentado. Pegamos a estrada e nos dirigimos para a cidade. Passeamos um pouco, fizemos algumas compras de queijo e doces. Passeamos um pouco no meio daquelas barracas que vendiam produtos agrícolas, roupas, cereais, queijos ovos e lógico, produtos made in China. 

Acabamos nos perdendo de André e resolvemos seguir viagem... Ainda teríamos uma pequena parada no povoado de Lagoa de Pedra, bem próximo da Palestina, na casa de Dona Roxinha (@roxinhalisboa), uma Artista que Mariana queria muito conhecer. Ficava no nosso caminho, apenas um desvio de uns poucos quilômetros. Chegando lá e  fomos recebidos por seu esposo e sua filha. Dona Rochinha estava deitada, não estava se sentindo bem, mas mesmo assim resolveu levantar-se para nos atender. Depois de uma pequena conversa, e algumas fotos, chegou a hora da despedida e então pegamos a estrada em direção a Pernambuco.

Foi uma viagem confortável com muitas conversas e uma seleção de músicas maravilhosas que Mariana escolheu muito bem para embalar nosso retorno. 

Por volta das 14:30 h Mariana me deixou na rodoviária da cidade de Barreiros, de onde peguei um carro de lotação para o Recife e de lá ela seguiu para a cidade de São José da Coroa Grande....

P.S.: Escrevi sobre o último dia por sugestão da amiga Geralda Angelim que opinou " Esse diário tem que ter um final com a volta para 🏠."

A vontade de conhecer a Ilha do Ferro, foi depois que li esse post:

https://www.mondayfeelings.com/pt-br/ilha-do-ferro-alagoas-cultura-artesanato-rio-sao-francisco/#onde-hospedar

Lembrando que na maioria das minhas viagens, eu faço um desapego de roupas.🎽👕🩳🧢

• Roberto Brandão changed the title to De Maceió a Ilha do Ferro( 25/08 a 11/09 2023
Postado
  • Membros
Em 01/09/2023 em 18:42, Roberto Brandão disse:

Segundo dia:

Praia da Ipioca e bairro do Jaraguá 

Resolvi conhecer a praia da Ipioca! Para muitos cearenses esse nome  faz lembrar logo da conhecida "água que passarinho não bebe", com a mesma  pronúncia, mas com a grafia diferente.

Resolvi usar o transporte coletivo para chegar na Praia da Ipioca, e foi depois de embarcar no busão que fui descobrir que não aceitava  o pagamento  feito em 💸, apenas com o cartão de transporte eletrônico. Então aguardei uns 20 a 25 minutos sentado na frente do coletivo e  pedi a uma passageira que pagasse minha passagem e eu a retornaria com dinheiro em espécie. Fazendo o percurso  no busão, em um determinado momento, um pouco antes de chegar ao ponto final, o ônibus entrou a esquerda subindo  uma pequena ladeira e chegou em um mirante onde fica localizada a Igreja de Nossa Senhora do Ó de Ipioca. (que por coincidência foi fundada na data do meu aniversário) "Criada em 22 de janeiro de 1795, igreja  edificada ao estilo colonial e com um cruzeiro na frente".

Lógico que resolvi descer e explorar o local: Um mirante onde se vê a praia, um letreiro (Eu ❤️ Maceió ) e essa igreja situada do lado esquerdo do letreiro. Não consegui fazer uma foto legal do letreiro, havia um carro da PM  estacionado bem em frente. Após fazer umas fotos  no mirante e uma rápida visita a igreja, que por coincidência  estava aberta. Em seguida, desci para a rodovia e fiz uma boa caminhada até chegar na praia.... Já  na praia, caminhei durante uns 35 minutos na areia, fiz uma fotos tomei banho de mar, caminhei mais pouco e retornei para uma parada de ônibus. Na volta puxei assunto com um rapaz que estava no ponto de ônibus e perguntei qual ônibus ele estava esperando, para também pedir para que ele pagasse a minha passagem e eu o compensasse em dinheiro. Tive sorte: Além de esperar o ônibus que eu iria embarcar para que pagasse minha passagem, não aceitou meu pagamento. Fomos juntos conversando, ele desceu na Praia de Cruz das Almas e eu fui até a Jatiúca.

Final da tarde, resolvi ver o por do sol no bairro do Jaraguá... Passei em frente ao MISA,  🏛️e circulei rápido pelo bairro, achei deserto por ser um domingo e não quis arriscar ficar fotografando o local. Desci para a praia para admirar o por do sol e fazer umas fotos na Capelinha de Jaraguá 

Fui conhecer a Ipioca por ter lido esse relato do @Anderson Paz

https://www.mochileiros.com/topic/94705-maceió-maragogi-são-miguel-dos-milagres-ipioca-usando-transporte-público-dicas-de-caminhadas-e-melhores-praias/

P.S.:

O Link do Museu de Imagem e do Som de Alagoas está "inseguro", então usei o link da Wiki_p.

IMG_20230826_100351.jpg

IMG_20230826_102523.jpg

IMG_20230826_100323.jpg

IMG_20230826_174902.jpg

IMG_20230826_171349.jpg

Fotos MT boas,Cara 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.