Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

AXÉ! BAHIA E SERGIPE EM 10 DIAS - JAN 2024 - Salvador, Aracaju, Xingó e Foz do São Francisco

Postado
  • Colaboradores

Oi pessoal!

Janeiro, verão, férias (para os professores rs) e isso pede uma viagem gostosa depois de um ano árduo rs. Vou escrever o relato da viagem que fiz pelos estados da Bahia e Sergipe, já que há poucos dados deles no fórum pós-pandemia.

Dessa vez, optei por realizar uma viagem para o Nordeste, região que eu não visitava há 19 anos. Assim, decidi fazer um roteiro que incluísse Bahia e Sergipe, dois estados com atrações que eu tinha muita vontade de conhecer. A Bahia eu já havia conhecido na adolescência (fiz o litoral sul de carro com meus pais), mas ainda não conhecia a capital, Salvador. Desta forma, montei um itinerário que contemplasse Salvador e Aracaju, capital de Sergipe, além dos arredores. 

Essa viagem me surpreendeu de maneira muito positiva. Ouvi muitos comentários negativos sobre Salvador antes de ir e viajei com um pé atrás, pois foi realmente uma enxurrada de críticas de várias pessoas, principalmente em relação à segurança e ao assédio dos vendedores ambulantes. No fim das contas, Salvador sofre dos males das cidades grandes, mas segue a premissa básica de toda capital: não dar bandeira para o perigo. Mais adiante comento sobre isso.

Aracaju também me deixou bem surpreso. É uma capital extremamente agradável, limpa, bonita, segura e receptiva. Voltei de viagem completamente encantado pelo estado do Sergipe, deixando um gostinho de quero mais. Os atrativos naturais do Sergipe são pouco divulgados e o estado ainda é um destino turístico em ascensão. O cenário da foz do Rio São Francisco é paradísiaco!

Ao longo do relato, vou tentar colocar os valores do que eu lembrar (entrada de passeios, restaurantes, etc), mas ressalto que fui acompanhado de uma amiga e muitos itens foram divididos, o que barateou a viagem. Em relação à hospedagem, como eu não estava sozinho, optamos por hoteis da rede Ibis, que já conheciamos o padrão. Talvez se eu fosse só, tivesse ficado em hostel, mas compensou ficar em um hotel mais confortável considerando os gastos divididos.

Gostaria de ressaltar também que gosto de viagem com uma pegada cultural + natureza, então mesmo que as cidades tivessem praias, não fiquei torrando nelas rs. Fui às praias, deu um mergulho, mas não passei o dia todo com pé da areia. Priorizei os museus e os atrativos naturais/culturais. Não foi uma viagem corrida, pois conseguimos aproveitar bem os museus, os atrativos e as cidades. Em Aracaju, principalmente, os atrativos são próximos e é possível fazer 90% deles a pé. O passeio aos Cânions do Xingó merece ressalvas que vou deixar quando escrever a parte dele.

O roteiro ficou assim:

05/01 - SP - Salvador

06/01 - Pelourinho (Largo do Pelourinho, Igreja Nossa Senhora dos Pretos, Catedral Basílica, Casa do Carnaval, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Feirinha do Largo Terreiro de Jesus).

07/01 - Barra (Farol da Barra, Museu Náutico, Praia do Farol da Barra, Espaço de Fotografia Pierre Verguer, Espaço Carybé de Artes, Barravento).

08/01 - Pelourinho (Museu Afro-Brasileiro, Casa de Jorge Amado, Convento e Igreja de São Francisco), Igreja do Bonfim e Rio Vermelho.

09/01 - Deslocamento de Salvador a Aracaju. Orla de Atalaia depois do almoço (Arcos de Atalaia, praia).

10/01 - Aracaju - Mercados Municipais (são vários), Museu da Gente Sergipana, Largo da Gente Sergipana, Oceanário, Praia de Atalaia.

11/01 - Cânios do Xingó (sim, fiz essa loucura, e explico mais para frente falando os prós e contras).

12/01 - Foz do Rio São Francisco (pertinho de Aracaju, vale muito a pena passar o dia lá).

13/01 - Aracaju - Praia pela manhã. Retorno a SP no final da tarde.

Hospedagens:

Salvador - Ibis Rio Vermelho - ótima localização. Bairro gastrônomico, com muitas opções de restaurantes e bares. 

Aracaju - Ibis Atalaia - bem localizado também, em frente a orla de Atalaia.

Deslocamentos:

SP para Salvador e Aracaju para SP - R$ 898,00 (Latam e Gol)

Salvador para Aracaju - Viação Águia Branca - $ 89,00

Dentro das cidades, utilizamos Uber para os deslocamentos e foi bom. Os ubers em Salvador e Aracaju tem uma política de conceder descontos para viagens cujos destinos sejam pontos turísticos. Ou seja, sempre havia descontos nas corridas. Compensou pois estavámos em duas pessoas. Talvez sozinho eu utilizasse transporte público mesmo (tenho habilitação, mas não dirijo. Pretendo desbloquear este medo em 2024 rs).

Passeios:

Só fiz dois passeios com agência, que foi a Farol Tur em Aracaju. Muito boa, com vans novas e climatizadas, guias atenciosos e com conhecimento local, pontuais. 

Cânions do Xingó - R$ 150,00 do translado + R$ 135,00 do catamarã

Foz do Rio São Francisco - R$ 180,00, com tudo incluso.

Agora sim, vamos ao relato! (vou escrever um pouco por dia, mas já deixo algumas fotos rs).

1705352642387.thumb.jpg.d6304b9f735df621866f9e3826f84c5a.jpg

1705352642441.thumb.jpg.36b0b788eece6c012e6e3f6ee7094b37.jpg

1705352642458.thumb.jpg.484616052b04072e43099e3e88cd49ac.jpg

1705352642504.thumb.jpg.c7c630540ede97164eb8ace785ba178f.jpg

1705353533201.thumb.jpg.9e93885808bb2693ec0f261bc73835e7.jpg

1705353533184.thumb.jpg.0d96e5e4d3ef820c7aa6d479343c2043.jpg

Editado por luizh91

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
20 horas atrás, D FABIANO disse:

Nem sabia que eles tinham BRT.Nao vou lá desde 2014.Chega ao centro pelo Corredor da Vitória?

Não sei se por esse corredor, Fabiano, mas atravessa as grandes avenidas de Salvador em direção ao Centro.

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
2 horas atrás, Roberto Brandão disse:

Como sou fã de Mercados, adorei seu relato e sempre faço relatos e posto matérias de mercados no tópico Roteiros Gastronômicos.

Oi Roberto, os mercados de Aracaju são um prato cheio para você rs tem um pouco de tudo. É um local para ir e sair falido kkkkkk

Postado
  • Membros
2 horas atrás, luizh91 disse:

Oi Roberto, os mercados de Aracaju são um prato cheio para você rs tem um pouco de tudo. É um local para ir e sair falido kkkkkk

já postei sobre ele e sobre o restaurante caçarola que fica nesse complexo de mercados .

Editado por Roberto Brandão

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
Em 17/01/2024 em 13:33, Roberto Brandão disse:

já postei sobre ele e sobre o restaurante caçarola que fica nesse complexo de mercados .

O Restaurante Caçarola foi super bem recomendado. Algumas pessoas que conversei por lá falaram muito bem dele, mas acabei nem indo. Fica para uma próxima visita rs

Postado
  • Membros

@luizh91 Não sei se foi por sorte ou azar seu que encontrou Aracaju vazia. Quando morava na Bahia, estive na cidade diversas vezes e sempre havia muito turismo, mas não nessa época que chove, mais no meio do ano.Conheci e não gostei da Farol Tur e mudei para a Nozer Tur,embora a agência que atendia a CVC era outra,e como sempre, gente é mais gente. A estrada para Canindé estava péssima em 2012,última vez em que fui.Mas,penso que além dos amaldiçoados,há muito para desenvolver na cidade que é típica de um país pobre. Quando penso em outras terras e no atraso do nordeste brasileiro me dá uma tristeza...

• 4 semanas depois...
  • luizh91 changed the title to AXÉ! BAHIA E SERGIPE EM 10 DIAS - JAN 2024 - Salvador, Aracaju, Xingó e Foz do São Francisco
  • 8 meses depois...
Postado
  • Membros

Bateu uma nostalgia aqui. Fiz praticamnete a mesma viagem em fevereiro de 2023, mas fui a Penedo/AL ao invés de Xingó. Tive a mesma impressão de Aracaju: gostei demais.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.