Ir para conteúdo

Mochilão [América Latina] econômico e sem data de retorno


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros! Primeira vez que venho tirar dúvida aqui, vamos lá. 

Eu e meu namorado estamos planejando sair de mochilão ainda esse mês num roteiro (flexivel) passando por Chile,Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia. A princípio vamos sem data exata de retorno, podendo durar um ano ou mais se tudo der certo. Será nosso primeiro mochilão e queremos fazer isso de forma econômica; voluntariando e se possível até trabalhando no caminho.

Dito isso, queria tirar algumas dúvidas pontuais:

• SEGURO VIAGEM: Sei o quanto é necessário, mas vale a pena fazer pra todos os países onde vamos passar? 

• DINHEIRO: Por ser muito tempo, qual a melhor forma de levar? E qual quantia "razoável" vcs recomendariam ter à priori? 

À quem tem mais experiência, qualquer dica ajuda muuuito!! Queremos muito viajar e eu tenho pressa de conhecer o mundo!! Agradeço ♡ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3 meses é o máximo que pode ficar sem visto na maioria dos países. Cartão não tinha máquina na maioria deles só Chile e Argentina. Conheço isso tudo, vivi anos em Santiago e me arrependo demais, pois quase perdi a vida na Bolívia ficando com sequelas eternas e não aproveitei o euro por 3 reais(da época)e fiquei gastando por lugares muito pobres que, de tão perigosos que são, o BB não autoriza o uso de seus cartões em Peru,Paraguay, Colômbia e El Salvador. As vezes fico pensando se eu tinha juízo?A saúde cobrou muito caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Seguro viagem não, mas seguro saúde sim. É algo que ninguém quer usar, mas pode ser necessário um dia, Fabiano que o diga, e estar doente sem ter seguro vai duplicar seus problemas e pode acabar com a viagem.

Dinheiro leva no cartão, tipo Nomad, melhor mesmo é ter dois diferentes, como a Wise, pois como são gratuitos, só tem vantagens, pois não tem como ficar carregando milhares de reais no bolso pra cima e pra baixo. E se puder, tenha uma quantidade pequena de dolares, pois é fácil trocar em qualquer parte, para emergencias.

Viajar fazendo voluntariado, o segredo é pesquisar antes de se mudar de cidade, pois abre o leque de possibilidades sem ficar fechado a um lugar que acabou de chegar.

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Postado (editado)
14 horas atrás, nataliacsilva disse:

DINHEIRO: Por ser muito tempo, qual a melhor forma de levar?

acho que a melhor opção é o wise (ou o nomad). da minha experiência com o wise no Chile, nunca tive qualquer problema (apenas no supermercado Líder, não passou - o que é um grande mistério, porque ninguém consegue utilizar o cartão lá haha) e utilizei o cartão em diversas cidades, como santiago, pucón, puerto varas, pichilemu. o cartão é muito prático para utilizar em compras do dia-dia (mercado e restaurantes) e compras pela internet (como passagens ou ingressos). e você pode ir fazendo a conversão ao poucos, conforme a necessidade.

nos outros países, o wise não tem a moeda local, mas com o saldo da conta em dólar, ele converte automaticamente o valor da compra para a moeda local e também é possível realizar saques (o wise tem limite sem taxas, mas independente disso, os bancos cobram uma taxa, tem que pesquisar quais não cobram ou tem as menores taxas - no Chile, a menor taxa é do BancoEstado, 5.000CLP por saque - nos outros era 8/9 mil CLP).

na Argentina, acho que a melhor opção ainda é a Western Union, mas é um saco andar com um calhamaço de dinheiro.

e como o David comentou, é bom ter uma quantia em espécie também, para utilizar nas situações em que não é possível utilizar o cartão ou para negociar os preços.

sobre a quantia razoável, é muito difícil estimar, mas uma coisa que eu gosto de fazer, especialmente para estimar o valor da alimentação, é além pesquisar o cardápio dos restaurantes, pesquisar também o preço das coisas no site do supermercado da cidade para onde eu vou, para ter mais ou menos uma noção do preço de coisas básicas que vou precisar como ovos, leite, macarrão, frios, essas coisas. com a hospedagem também é bom avaliar o custo-benefício, do tipo, tem cozinha compartilhada, café da manhã, tem fácil acesso para transporte público, etc 

e sobre o voluntariado, nunca fiz, mas quando estive em Pucón, conheci algumas pessoas que estavam realizando voluntariado nas hospedagens, inclusive casais e me pareceu uma forma muito bacana de economizar e aproveitar os lugares.

posso estar falando bobagem (até porque nunca pesquisei muito sobre o assunto), mas acredito que as melhores oportunidades existam em cidades mais turísticas e no período de temporada. Então talvez seja bom considerar isso no roteiro de vocês, para não acontecer, por exemplo, de vocês incluírem um destino, com a intenção do voluntariado e não encontrar opções, especialmente porque estão em casal (algumas opções não permitem casais ou tem limite de idade também).

Editado por SilviaAlves
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, recomendo que levem grana em cartões como Wize e Nomad e uma pequena quantia em espécie. Caso necessário, é possível realizar saques no exterior pagando taxas. Seguro saúde é importante, mas é um fato que muita galera não faz (eu faria... imprevistos acontecem). 

Sobre o roteiro vai depender muito do estilo de viagem e dos lugares que vocês pretendem/gostariam de passar um tempo. Sugiro que pesquisem algumas cidades que se conectem de alguma maneira lógica (tipo uma rota) e fatores como (clima, segurança, possibilidades de voluntariado, valor da moeda, meios de locomoção, etc...). 

Há pessoas que detestam frio, há pessoas que preferem grandes centros, ou cidades pequenas, ou natureza, etc... construam de acordo com a vibe de vocês. 

Voluntariado é uma excelente opção para reduzir os custos da viagem, sugiro trocar hospedagem e alimentação por trabalhos em hostel ou ainda buscar jobs na Worldpackers. Couchsurfing também é uma possibilidade. 

Desejo sucesso na trip! 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...