Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Viagem a Patagonia - Puerto Natales, El Calafate, El Chalten e Ushuaia

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Escrevo-lhes meu relato da viagem a Patagônia que fiz em Dezembro de 2023, ali antes de começar o verão. A minha viagem mesmo começou em Santiago e terminou em Porto Alegre, mas vou relatar apenas a parte interessante que foi visitar a região da Patagônia, nas cidades de Puerto Natales, El Calafate, El Chalten e Ushuaia

Observações:
Colocarei informações de preços na Argentina apenas em euros por dois motivos, uma que moro na Alemanha, então é a moeda que uso, outro que Argentina possui uma moeda muito volátil, os preços em pesos mudam a cada semana, logo ficaria com informações demasiadamente defasadas.

O roteiro que segui foi esse:

image.thumb.png.d25255490b881bb256bc6e4f8b1b0219.png

Dia 08/12
Puerto Natales

Peguei o voo no meio da tarde em Santiago, o dia estava limpo com poucas nuvens que foi uma sorte muito grande, porque os Andes fica constantemente nublado.
Eu que não sou bobo, já tinha reservado um assento no lado esquerdo na janela, pois como o avião não sairia do território do Chile, logo passaria ao oeste das montanhas, então a visão leste seria dos Andes.

O avião decolou e em poucos minutos já podia ver os Andes na sua plenitude, é aquele mar de montanhas que não se acaba, como era quase verão, tinha bem pouca neve. A paisagem era a mesma por umas 2 horas de viagem, cheguei a dar uns cochilos, mas então a paisagem começou a mudar pouco a pouco, o que se via da montanha nua, agora era uma roupagem branca. Era hipnotisante ver aquele mar de neve eterna, se via picos e vales por muito tempo e ainda sim não tinha chegado na melhor parte.

image.thumb.jpeg.57a82fd365a72d8a1fe516d2bfe55c21.jpeg
Parece um tapete de neve

Na parte final do voo, começa a ver a própria Patagônia com seus lagos azuis, vales  largos e também a parte da Argentina. O sol brilhava e praticamente não tinha nenhuma nuvem no céu, era como viajar pelo Google Maps mas ao vivo, na verdade muito melhor que isso, pois nenhuma foto se compara com o ao vivo. Nisso comecei a reconhecer alguns pontos famosos, como o lago San Martin de azul turquesa e alguns glaciares, logo em seguida apareceu uma das montanhas mais famosas da Argentina, o Fitz Roy.

image.thumb.jpeg.dff6cf0f6144e5733041e9899d60233b.jpeg
Fitz Roy

Isso foi quando todo mundo do avião começou a vir pro lado esquerdo para dar pelo menos uma bisbilhotada e tirar uma foto da montanha, e eu estava ali com a janela toda para mim (ainda passei um alcool e um lenço para deixar bem limpo), pois a minha fileira estava vazia.
Assim depois apareceu o lago Viedma, mas não dava para ver a cidade de El Chalten por ser muito longe e ela é bem pequena. Mais um pouco apareceu o lago Argentino e pude observar o famoso glaciar Perito Moreno do alto, mas também não era possível ver El Calafate, por estar muito longe.

image.thumb.jpeg.4669b70468943f51864cfdfce5d06020.jpeg
Algum glaciar por aí

image.thumb.jpeg.d50182c675a0dc6ebbda80ebd58702c8.jpeg
Perito Moreno

Seguindo o voo, os Andes começa a se afunilar, então a paisagem fica mais diversificada podendo ver as terras largas da Patagônia e outros lagos. Nos minutos finais, quando o avião sai da altitute cruzeiro e começa a descer lentamente, o avião passa mais perto do Parque Nacional Torres del Paine, e claro, ali estava a sua própria montanha homonima no seu explendor, pois não tinha nenhuma nuvem por perto, e assim o avião desce e começa a se preparar para o pouso.  Como o aerporto é perto de Puerto Natales, ainda dá para dar uma boa olhada na cidade por cima, até que o avião pisa no chão.

Torres del Paine

image.thumb.jpeg.604c8fda6261b836de8ed20fd9a32532.jpeg
O lago do Parque Nacional

Assim que sai do avião, se sente a paisagem incrível que é o lugar, um grande lago com montanhas ao fundo com seus topos salpicados por neve. Não chega nem dar vontade de tirar muitas fotos, pois não tem câmera que mostre a grandiosidade de estar em pé naquele lugar, sentir a brisa e o sol, e por onde olha tem a natureza no seu estilo patagônico de ser.

O Aeroporto de Puerto Natales nada mais é que uma pista de pouso com uma construção de uma salinha com poucas cadeiras. Assim que peguei a mochila que tinha despachado, segui para a saída na qual tinha uma mulher já na porta vendendo tickets pro transfer pra cidade. Ali não tem erro, não tem como não a vê-la, porque todo mundo vai estar indo comprar seus tickets com ela. Logo que passa da porta, você está do lado de fora e tem as vans e vários taxistas, basta seguir pra fila das vans, entregar o ticket pro outro funcionário, que ele pega sua mochila e joga no bagageiro e você se joga no banco. Em menos de 20 minutos você vai estar na cidade. O motorista vai te perguntar qual hostel, hotel ou pousada em que está, e ele vai te deixar na entrada dele. A cidade é pequena, então ele conhece já todos os endereços.

Desci onde ficava meu hostel, Corner Hostel, de esquina para a praça Bernado O'Higgins. A localização é boa, cerca de 10min a pé da estação de ônibus e outro tanto para o lago. Fiz o check-in, deixei minhas coisas e saí pra conhecer a vila e comer alguma coisa.

image.thumb.jpeg.fad352b391ea25584025a6ed6a20a925.jpeg
Na beira do lago que não é lago, é um depaço do mar

A cidade, se é que se pode chamar de cidade, é um povoado sem nenhum atrativo, exceto claro pela localização e pela paisagem em volta. Mas não tem muito o que fazer, tem alguns mercadinhos tipo biboca e um mercadão sempre cheio, pois é o único grande do lugar, e alguns restaurantes por ali e por aqui.
Caminhei até a praia do lago, dei quase uma volta inteira no povoado e voltei pro hostel, comprei umas coisinhas pro dia seguinte num mercadinho perto, pois eu iria subir até o Torres del Paine, e no final da noite, depois de um banho tomado, dei uma outra saída para comer alguma coisa. Eu não vi tanta opções de restaurante, é uma vila na verdade, sexta a noite e não tinha muito movimento, tinha um ou outro restaurante fechado, entui em um perto do hostel, comi umas carnes, total 24CLP (24€) e então voltei pro hostel para me preparar pra deitar, pois tinha que acordar cedo no dia seguinte.

Descida do avião, se pode avistar o aerporto e o povoado logo em seguida.

Gastos do dia:
Passagem de avião Santiago - Puerto Natales - 180€.
Transfer para centro Puerto natales - 4000 CLP (cerca de 4€)
Gasto mercado (biscoito, agua, e umas outras coisinhas) - 10000 CLP (cerca 10€)
Janta - 24CLP (cerca de 24€)
Hostel 2 noites - 32€

Editado por Davi Leichsenring

• Respostas 48
  • Visualizações 10.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Dia 09-12 Puerto Natales - Torres del Paine Acordei as 6 da manhã, tomei um café meia boca e um pedaço de pão, pois eu não sou de comer cedo, e parti para a rodoviária. Eu já tinha comprado o b

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Dia 10-12 El Chaltén Tive que acordar cedo novamente, pois meu ônibus partia às 7h30. Tomei meu café, arrumei meu mochilão e fui para a rodoviária. Esse seria um dia apenas de "em trânsito"; eu

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Dia 11-12 El Chaltén Acordei umas 7:30 da manhã para me preparar pra fazer a trilha, mas quando saí da cama senti aquela dor muscular da ponta da cabeça ao dedão do pé. Eu mal conseguia me move

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Eu não indico ir em abril, pois após a Semana santa, fecha a maioria do turismo e começa a nevar.Eu fui no fim de março e peguei a primeira nevasca do ano nas montanhas. É muito frio,6 graus ou menos no verão, pois passei 2 meses na época em que fui por tratamento médico, pois caminhava muito mal,devido aos acontecimentos de Bolívia maldita no ano anterior já contados várias vezes aqui. Se for mesmo assim, pode ir com qualquer empresa,menos com TACSA,que considero uma das piores empresas dos mais de 40 países que conheço. 

Postado
  • Membros
4 horas atrás, marcosfsilva19 disse:

Bom dia turma!

@D FABIANO você indicaria qual empresa de ônibus de El Calafete x El Chalten?

Estou indo em abril/2025 e estou pesquisando qual empresa de ônibus para fazer esse trajeto. desde já, obrigado!

Em janeiro eu fui com a Caltur e deu tudo certo. Só que o site deles é meio chato de achar e de navegar. Se vc for comprar pra mais de uma pessoa vc tem que comprar uma passagem de cada vez, nao tem como colocar varias no carrinho, custei a entender isso na época. No mais ocorreu tudo certo. Vou deixar o link aqui em baixo.

https://ctur.fics.sisorgcloud.com/B2C/MainForm.aspx

Postado
  • Membros
3 horas atrás, D FABIANO disse:

Eu não indico ir em abril, pois após a Semana santa, fecha a maioria do turismo e começa a nevar.Eu fui no fim de março e peguei a primeira nevasca do ano nas montanhas. É muito frio,6 graus ou menos no verão, pois passei 2 meses na época em que fui por tratamento médico, pois caminhava muito mal,devido aos acontecimentos de Bolívia maldita no ano anterior já contados várias vezes aqui. Se for mesmo assim, pode ir com qualquer empresa,menos com TACSA,que considero uma das piores empresas dos mais de 40 países que conheço. 

Obrigado @D FABIANO!

Vamos tentar, pois já estamos de passagens compradas, e espero que tenhamos sorte!

Postado
  • Membros
22 minutos atrás, Nani84 disse:

Em janeiro eu fui com a Caltur e deu tudo certo. Só que o site deles é meio chato de achar e de navegar. Se vc for comprar pra mais de uma pessoa vc tem que comprar uma passagem de cada vez, nao tem como colocar varias no carrinho, custei a entender isso na época. No mais ocorreu tudo certo. Vou deixar o link aqui em baixo.

https://ctur.fics.sisorgcloud.com/B2C/MainForm.aspx

Muito obrigado @Nani84 vou tentar comprar com eles!

Postado
  • Membros

Eu tb nao descartaria a Tqsa nao, eu pegaria a empresa que tivesse o melhor horário dentro do seu planejamento. Foi isso que eu fiz, e no meu cado a Caltur estava melhor para otimizar e aproveitar melhor minha viagem. 

É uma viagem curta (3h) em uma estrada boa, nao tem grandes perigos ao me ver.

Postado
  • Membros

Eu pegaria a empresa mais barata dentro do horário pretendido, a viagem é curta, não faz diferença não. 

Em relação a compra de passagem, comprei pelo site busbud sem complicação. 

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Atualizando (perspectiva de quem quer economizar): 

Calafate em janeiro foi bem caro, mas valeu a visita ao glaciar. Não precisa ser guiada, já que o guia quase nem fala, vale comprar passagem de ida e volta na rodoviária. Vale ficar o dia inteiro, pegar o primeiro ônibus e sair no último, para apreciar com calma e ver e ouvir pedaços de geleira caindo.

O tour que fiz Full Day Glaciares foi caro e, apesar de ter sido bem bonito, não sei  se faria de novo. O do primeiro dia é suficiente.

El Chaltén valeu muito. Tem várias trilhas, fiz 4, a principal é suficiente (mas demanda preparo físico, pois o final é íngreme e cheio de pedras). Se prepare para fazer uma trilha principal por dia, acordando bem cedo  (saí 5h do hotel para não pegar multidão subindo), e, se tiver pique, outra pequena depois do almoço, já que anoitece só às 22h. Mas é uma boa descansar, também. Li bastante Alejandro Zambra no hostel. A cidade é cara, faltou água por mais de 24 horas, energia por umas 8 horas, e faltam opções de comida. Cozinhei no hostel todo o tempo.

Ushuaia no verão foi só chuva, sem parar, os dois dias que fiquei lá. Para chegar lá, a Taqsa não foi ruim, mas a vista não valeu a viagem: o avião, que fui da última vez, serviu melhor. Em Ushuaia, deixei de ir ver os pinguins (caríssimo) e de fazer os passeios que já havia feito para subir o glaciar a pé, do centro da cidade. Foi a melhor experiência, pois em certo ponto, em pleno verão, a chuva se transformou em neve, e nos sentimos em meio em uma nevasca, vendo as cumbres brancas e a vista da cidade. A centolla desisto: já provei duas vezes em pratos diferentes, não vale. Talvez valha a experiência de comê-la inteira, pelo efeito cênico.

Buenos Aires em janeiro foi excelente, alta temporada, noites badaladas, e pelos preços caros fiz atrações menos conhecidas que me surpreenderam.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.