Colaboradores luizh91 Postado Outubro 19 Colaboradores Postado Outubro 19 (editado) É isso mesmo! A partir do dia 21/10, para realizar as trilhas de El Chaltén, será obrigatório pagar a taxa do Parque Nacional dos Glaciares (semelhante ao que ocorre no Perito Moreno). Ao comprar o ingresso, é necessário mencionar a data em que ocorrerá a trilha. Ainda há a opção de comprar o ingresso de dois dias, em que é dado um desconto de 50% no valor do segundo dia da trilha. E não é apenas uma única taxa para realizar todas as trilhas. É uma taxa a cada portaria que contenha determinada trilha. Valor de cada portal: 30.000 ARS para estrangeiros. Segue maiores informações: https://www.instagram.com/p/DBRtcmwpr8_/ https://ahoracalafate.com.ar/contenido/26316/parques-nacionales-ya-habilito-el-cobro-en-la-zona-de-el-chalten Site para compras dos ingressos: https://ventaweb.apn.gob.ar/ As 3 portarias mencionadas e as trilhas que contemplam cada uma: Portal Río Eléctrico - El Chalten - Parque Nacional Los Glaciares. Ruta Provincial Nº 41 antes del puente sobre el río Eléctrico, a unos 16 Km. de El Chaltén. Desde allí se llega a Piedra del Fraile y también es otra alternativa para acceder al Mirador del Glaciar Piedras Blancas, Poincenot y Laguna de los Tres. Portal Base Fitz Roy - El Chalten - Parque Nacional Los Glaciares. Se encuentra al final de la avenida San Martín, donde concluye el ejido urbano de El Chaltén y se ubica el estacionamiento junto al denominado "Puesto Amarillo".</br>Allí comienzan los senderos Torre, Fitz Roy y Chorrillo del Salto, respectivamente. Portal Los Cóndores - El Chalten - Parque Nacional Los Glaciares. Ubicado sobre ruta provincial Nº41, antes del acceso a la localidad de El Chaltén, en el predio donde se encuentra el Centro de Visitantes Ceferino Fonzo dependiente del PN Los Glaciares.</br>Desde allí parten los senderos al Mirador de Los Cóndores y de las Águilas; Loma del Pliegue Tumbado y Laguna Toro (registro obligatorio). Editado Outubro 19 por luizh91 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Outubro 19 Autor Colaboradores Postado Outubro 19 Eu, como azarado que sou, comprei passagens para janeiro e já vou pegar essa nova resolução kkkkkkkkkkkkk Fazer o que, né? Uma viagem que já era cara, vai ficar mais cara. Fora que essa medida vai diminuir muito a flexibilidade dos roteiros/trilhas, pois será preciso comprar os ingressos somente com datas estipuladas. Acredito que vá causar muita polêmica, pois El Chaltén, além da beleza das trilhas, sempre foi muito visitada devido a gratuidade delas. 1 Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Outubro 19 Membros Postado Outubro 19 Rapaz, quase 200 reais para fazer a trilha, é um absurdo isso. Ainda bem que fiz ano passado. 1 1 Citar
Membros SilviaAlves Postado Outubro 19 Membros Postado Outubro 19 10 horas atrás, luizh91 disse: Eu, como azarado que sou, comprei passagens para janeiro e já vou pegar essa nova resolução kkkkkkkkkkkkk Fazer o que, né? Uma viagem que já era cara, vai ficar mais cara. Fora que essa medida vai diminuir muito a flexibilidade dos roteiros/trilhas, pois será preciso comprar os ingressos somente com datas estipuladas. Acredito que vá causar muita polêmica, pois El Chaltén, além da beleza das trilhas, sempre foi muito visitada devido a gratuidade delas. E o pior, pelo que li no link que você citou, aparentemente ainda não tem nem infraestrutura para iniciar a cobrança. Simplemente decidiram cobrar uma taxa e meteram um “vocês que lutem 🤙🏼” não que isso vá diminuir o turismo, mas penso que tira um pouco da graça do lugar e deixa o local mais elitizado. podiam cobrar ao menos uma taxa por permanência na cidade (tipo a taxa de Noronha). Mas quase 200 reais para cada trilha, sem qualquer infraestrutura, é pra acabar. 2 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Outubro 19 Autor Colaboradores Postado Outubro 19 23 minutos atrás, SilviaAlves disse: E o pior, pelo que li no link que você citou, aparentemente ainda não tem nem infraestrutura para iniciar a cobrança. Simplemente decidiram cobrar uma taxa e meteram um “vocês que lutem 🤙🏼” não que isso vá diminuir o turismo, mas penso que tira um pouco da graça do lugar e deixa o local mais elitizado. podiam cobrar ao menos uma taxa por permanência na cidade (tipo a taxa de Noronha). Mas quase 200 reais para cada trilha, sem qualquer infraestrutura, é pra acabar. Pois é! Na reportagem que coloquei, citam que existe a pretensão de criarem um "passe" com validade de 7 dias, mas ainda não tem data para isso. Mas a cobrança em si é uma medida bem complicada, todo mundo sabe que o tempo patagônico é instável. Você pode comprar o ingresso para tal data uma semana antes e simplesmente chegar no dia e não conseguir fazer devido ao clima. Eu programei 5 dias inteiros para El Chalten em janeiro, mas já estou recalculando rota pensando nessa nova resolução kkkkkk não tem muito o que fazer. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 19 Colaboradores Postado Outubro 19 (editado) Eu to muito curioso com isso... Só uma correção, pelo que vi no site de vendas, o desconto para o segundo dia é de 50% no valor (não 15%). Com cálculos atualizados para hoje, cada ingresso está saindo por cerca de 172 BRL (no câmbio normal), mas como a compra é feita no site argentino, é possível aproveitar o MEP e reduzi-la para 146 BRL (sem calcular IOF e Spread). Até acho viável a cobrança de uma taxa, entretanto o formato que instituíram ela atrapalha demais qualquer planejamento. Por exemplo, o ingresso para Mirador de Las Aguilas e Los Condores é o mesmo para Loma del Piegle Tumbado. Eu sempre indiquei fazer o Mirador de Las Aguilas e Los Condores no primeiro dia ao chegar em El Chaltén, como uma forma de aquecimento. Mas agora, se for fazer isso, para tentar reduzir a despesa, teria que encaixar logo os 20km (e 1.000/1.000 de altimetria) da Loma del Piegle Tumbado no segundo dia (isso sem considerar o Cumbre, que aumentar uns 3km e 200/200). Nas demais trilhas do circuito principal - Laguna de Los Tres e Cerro Torre - seria preciso comprar mais um ingresso promocional (e aí seria impossível fazer a conexão Madre y Hija - precisaria comprar mais um ingresso para apenas isso). Não obstante, na última vez que fui lá, como fiquei dez dias, fiz as trilhas com eventuais dias de folga entre elas, para curtir bem de boas a experiência... isso já seria outra coisa que ocasionaria na perda do desconto de 50% para o segundo dia, pois me obrigaria a fazer tudo às pressas. Enfim, para completar todas as trilhas que considero essenciais seria preciso desembolsar hoje o total de 584 BRL (no MEP, sem IOF e Spread - talvez fecharia uns 600 BRL com os impostos) - se for deixar a conexão Madre y Hija de fora, economizaria um ingresso integral. Concordo com o que a Silvia pontuou - estabelece de uma vez uma taxa de permanência na cidade... coloca apenas um único portão (seria mais prático para eles, fácil de controlar, e teria menor impacto). Essa alternativa de 'passe de 07 dias' seria realmente algo a se pensar (obviamente desde que o valor fosse minimamente aceitável). Só um detalhe curioso... até onde me lembro, haviam dois acessos 'secundários' para a trilha do Cerro Torre quais sequer são mencionados no comunicado... Será que fecharam eles? E fora isso, não querendo incentivar fazer errado... mas eles não tem gente suficiente para impedir que pessoas peguem 'caminhos alternativos' até as trilhas, evitando os portões... nem para ficar monitorando todos que passam por lá. Editado Outubro 19 por Alan Rafael Kinder 2 1 Citar
Membros Rafaleto Postado Outubro 19 Membros Postado Outubro 19 Poxa, estávamos pensando em voltar para repetir a experiência, mas essas cobranças somadas ao preço das hospedagens fica inviável. Alguém tem informação como ficará a questão do camping? Dias de camping por exemplo ? Citar
Colaboradores luizh91 Postado Outubro 19 Autor Colaboradores Postado Outubro 19 51 minutos atrás, Rafaleto disse: Poxa, estávamos pensando em voltar para repetir a experiência, mas essas cobranças somadas ao preço das hospedagens fica inviável. Alguém tem informação como ficará a questão do camping? Dias de camping por exemplo ? Não falaram nada em relação a isso, mas suponho que, em caso de camping, você só paga uma entrada, pois ficará por vários dias no camping. 1 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Outubro 19 Autor Colaboradores Postado Outubro 19 Mais uma informação que o admin do insta do parque respondeu: haverá compra de ingressos na guarita, com pagamentos apenas em cartão ou QR Code. A opção da compra online é para evitar filas (como já ocorre em outros parques da Argentina). "pn_losglaciares @_pattylateranancy se recomienda online para evitar demoras. En las casillas va estar la opción código QR y pago con tarjeta ( no efectivo)" 2 Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 20 Membros Postado Outubro 20 Nunca gostei nem fiz nenhuma trilha.Nem no tempo que tinha condições, nem nos dias atuais que não tenho. Porém, isso já era esperado. Como no Brasil houve a piratizaçao de muitos parques nacionais com o desgoverno tucano que pensava em estado mínimo,o que ganhou a eleição lá?Ideias as mesmas, dão no mesmo. Viva o estado mínimo! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.