Ir para conteúdo

Acabamos de voltar: Argentina, Chile, Peru e Bolívia - carro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá viajantes!

 

Eu e minha esposa acabamos de retornar de viagem. Passamos por Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Fomos de carro. Acreditamos que agora chegou a hora de retribuirmos as informações capturadas neste fórum, razão pela qual colocamo-nos à inteira disposição. Quem tiver alguma pergunta favor enviá-la para joaowerlang@hotmail.com, que teremos o maior prazer em responder.

 

O nosso roteiro foi:

 

Agentina: Puerto Iguazu (26-12-2007), Corrientes, San Salvador de Jujuy, Salta, San Antônio de los Cobres, Passo Sico. Chile: San Pedro de Atacama e Arica. Peru: Tacna, Chivay (Cañon Colca), Arequipa, Nazca, Cusco, Machu Picchu, Puno. Bolívia: Copacabana, Oruro, Potosi, Uyuni, Atocha, Tupiza, Villazon. Argentina: La Quiaca, San Salvador de Jujuy, Corrientes (via Ruta 81 - Formosa), Puerto Iguazu (19-01-2008).

 

A viagem durou 25 dias e rodamos 9.300 km.

 

Um grande abraço a todos.

 

João e Leila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Prezado João,

 

Dez anos se passarão e tenho certeza que irão se lembrar da viagem.

 

Estaremos (eu e Gloriete) indo em setembro e iremos fazer um roteiro muito semelhante.

 

Enviei um E. mail solicitando algumas informações. Como são consultas muito específicas utilizei o mail eletrônico.

 

No aguardo de respostas e por favor ponham as fotos no ar.

 

Um abraço. Luiz ramalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como acredito que as perguntas enviadas podem ajudar a esclarecer dúvidas dos demais, na medida do possível vou postando aqui as dúvidas e os meus comentários.

 

============================

 

Prezados Leila e João,

 

Eu e Gloriete pretendemos em setembro fazer uma viagem bastante semelhante e com destinos coincidentes.

 

Não quero informações de tudo, mas seguem 5 perguntas:

 

1 - Seu destino inicial ? ( Vocês moram em Foz do Iguaçu )

2 - Condições de trafegabilidade nos seguintes destinos ( Uyuni, Atocha, Tupiza, Villazon)

3 - Condições de trafegabilidade ( San Antônio de los Cobres, Passo Sico. Chile: San Pedro de Atacama).

4 - Que tipo de carro ?

5 - Cite 3 problemas que tiveram e como contornaram ?

 

Desculpe ser chato mas esperamos suas dicas.

 

Aqui em Vitória - E. Santo vocês, vindo para o norte, podem contar conosco.

 

Um abraço.

 

Luiz Ramalho

 

========================

 

Resposta enviada:

 

Olá Luiz e Gloriete!

Tudo bem com vocês?

É um prazer poder ajudar.

 

1 - Moramos em Marechal Cândido Rondon, a 170 km de Foz do Iguaçu.

 

2 - De forma geral, quando passamos por lá, apesar de ser época de chuvas, passamos bem, pois fazia 3 dias que não chovia. A maior parte do caminho de Uyuni a Atocha é plano e bem conservado, mas há trechos com bastante areia (que estava úmida devido às chuvas). A estrada passa vários leitos de rios, que tbém estavam apenas úmidos (s/ água corrente). De Atocha a Tupiza é bastante sunioso e é o pior trecho, mas tbém., o mais bonito. De Tupiza a Villazón está melhor conservada e há mais tráfego.

Obs.: pelas informações obtidas, o estado da rodovia varia bastante na época de chuvas (dez - mar).

De Uyuni a Atocha - 103 km/1h45min;

De Atocha a Tupiza - 104 km/2h45min;

De Tupiza a Villazón - 98 km/2h00.

 

3 - De Salta até Campo Quijado são 30km de asfalto. De Campo Quijado são 40 km de ripio, estreito e sinuoso. Depois, 80 km de asfalto e mais 20 km de ripio até San Antonio de Los Cobres. A partir daí, tudo ripio c/ muitas "costeletas". Foi cansativo - 10h30min de viagem.

 

4 - Fomos numa ultra, super, mega, Renault Scénic 4x2.

 

5 - Não tivemos problemas, tudo correu muito bem, exceto uma leve intoxicação alimentar, mas usamos soro re-hidratante em pó. Resolveu o problema com excelência.

 

Grande abraço, qqr. informação adicional, façam contato.

 

João e Leila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

From: xandra

To: joaowerlang

Subject: oi joao !!! precisamos de suas dicas de viagem!

Date: Tue, 22 Jan 2008 21:07:00 +0000

 

Joao eu sou alexandra muito prazer!

eu moro no peru em Lima e quero ir ao Brasil de carro.

meu foco é chegar em porto seguro ou brasilia (minha familia ta ai)

meu problema é a estrada, eu conheço parte pq ja fui ao chile (santiago) de carro.

 

vi que no seu roteiro vc nao passou por la paz, santa cruz. Trecho que eu queria fazer, mas sei que agora é impossivel pq as estradas estao sendo construidas.

 

entao pensei que pelo seu roteiro eu posso entrar na bolivia por desaguadero, e fazer o trecho copacana, oruro,..... até entrar na argentina por La Quiaca. Como é esse trecho boliviano?

eu imagino que seria melhor do que eu entrar por san pedro do atacama, pq me parece mais longe... como eu ja conheço por lá, nao estaria perdendo nada.

 

e como é o trecho da argentina .. la uiaca, ss. jujuy, corrientes, Puerto iguazu??

 

Quais sao suas dicas? vc tem planilha de custos? onde se hospedou?

 

nos queremos fazer a viagem e temos uma gran nomade 4x4 zerada. e o perigo? roubos?

 

ai novo amigo sao tantas as perguntas.... e eu pretendo sair do peru no domingo de madrugada, agora dia 27... se tudo der certo ... mas eu acho que com suas dicas meu marido aprova a viagem, pois temos mais ou menos o tempo que vc fez.

 

o lance é que, meu foco é parar para descansar e aproveitar os dias no brasil mesmo.

um abraço, espero muito receber todas as suas noticias.

muito muito obrigada.

ah e desculpa a falta de acentuaçao (teclado em espanhol) é muita ansiedade.... kkkkk

 

Alexandra

 

=================================

 

Resposta enviada:

 

Olá Alexandra, tudo bem?

 

Nós passamos apenas pela periferia de La Paz, não entramos na cidade. Pela informações que obtivemos, de Santa Cruz até Corumba, MS, o techo é bastante complicado.

Acreditamos que a melhor opção seria ir de Nazca para Cuzco, pois esse caminho é especialmente belo. Apesar de pouco mais de 500 km, gastamos 12h30min de viagem. O trecho até Abancay é tranquilo, apesar de alguns trechos bastante sinuosos. A partir de Abancay continua sinuoso e há muitos animais na pista, principalmente no final do dia, razão pela qual recomendamos irem devagar com bastante antenção. O caminho por si só já é um passeio. Recomendamos sair bem cedo de Nazca.

 

Na Bolívia, até Potosi é tudo asfalto em ótimo estado, com exceção de alguns pequenos trechos não tão bons. De Potosi até Tupiza não passamos, pois fomos de Uyuni direto até Tupiza, passando por Atocha, mas acredito que está igualmente trafegável pois encontramos muitos ônibus (grandes) que fazem o trajeto Villazón a Potosi, ainda mais considerando que vocês estão numa 4x4. Nós fizemos tudo numa Renault/Scenic (4x2 - rsrsrs!!!), sem problemas.

 

Entrando na Argentina é tranquilo. Acreditamos que vocês conseguem fazer numa boa em um dia de Potossi a S.S. de Jujuy, outro dia de Jujuy até Corrientes (pela Ruta 12) e de Corrientes até Foz do Iguaçu (cerca de 640 km) ou até um pouco mais. Nós viajamos de Corrientes até Marechal Cândido Rondon (810 km, em 11h00) onde moramos. Há dois sitos que vc pode encontrar informações: http://www.ruta0.com e http://www.guiaypf.com.ar. No Brasil http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/

 

Em S.S. Jujuy nos hospedamos no Hotel Augustus que fica na Peatonal Belgrano, próximo à Igreja San Francisco (cerca de U$50) e em Corrientes no Corrientes Plaza Hotel que fica em frente à praça principal (cerca de U$55).A gasolina na Bolívia é muito barata, cerca de U$0,50. Na Argentina menos de U$1,00. Um dólar vale cerca de $3,15 Pesos Argentinos.

 

Não tivemos problemas com segurança ou polícia nas rodovias, em qualquer dos países. Mas sempre cuidamos bastante, afinal "a ocasião faz o ladrão".

 

Fique totalmente a vontade para perguntar. É um prazer ajudá-los.

 

Um grande abraço,

 

João e Leila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

João

 

Estive lendo alguns relatos de viajantes que mencionaram que a Argentina está vivendo um problema de desabastecimento de combustível e isso me preocupa muito pois no próximo dia 02 estou indo para lá. Vcs tiveram algum problema para abastecer o seu veículo?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

beier,

 

o problema parece que esta aumentando, hoje em buenos aires, alguns postos nao tinham combustivel. entao siga aquela regra, nao deixe o veiculo com pouco combustivel.

 

Na volta de El chalten muitas cidades nao tinham combustivel para atender a demanda....., inclusive na cidade de Bahia blanca e Azul..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

galera o problema é real na ruta 14 tive alguns problemas

e tambem vale postar que por uma disputa com as operadoras na região entre Santa fé e Mendoza tivemos dificuldades em poder usar o carão de crédito

e quando se encontra gasolina a normal que é menos de 2 pesos praticamente não existe em lugar nenhum

Apesar que em um YPF me falaram que não tinha e logo depois abasteceram um carro argentino com a gasolina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...