Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Carretera Austral 2025/26 - 12000 km de Duster c/ 4 pessoas.

Postado
  • Membros

Dia 26 de dezembro de 2026 sairemos em 2 carros e 6 pessoas para essa expedição até o final da Carretera Austral do Chile.

De quebra vamos passar na ida da Argentina ao Chile em Fiambalá e o Paso San Francisco e na volta passaremos do Chile a Argentina pelo Paso Roballos e conheceremos a ruta 41 até Los Antiguos que dizem ser muito cênica.

Na minha Duster, vamos eu Marcelo e a Josiane do PR, a Nara do RS e o Fred de Minas. No outro carro, um Jeep Compass vão o meu amigo mineiro André e sua esposa Neusa.

Como no trecho de Puerto Rio Tranquilo a Villa Cerro Castillo nós já passamos em outra viagem vamos desviar deste trecho e ir para Puerto Rio Ibañes para passar para Chille Chico navegando pelo lago General Carrera via ferry boat (balsa). 

Na volta ao Brasil cruzaremos o norte do Uruguai para adicionarmos mais um país e deixarmos nossa companheira Nara em Canoas RS e voltar pela BR 101 que é bem mais tranquila até Floripa.

image.png.fd658f1a0264e2fbecd1ab083c60747b.png

Editado por Marcelo Manente

• Respostas 112
  • Visualizações 4.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

1° Dia 26/12/2025 - de Araucária a Posadas. 870 km. No dia anterior, a segunda tripulante, Nara, chegou de avião do Rio Grande do Sul. À noite, no dia 25, Josiane veio de Piraquara para dormir conosco

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

3° Dia 28/12/2025 - Santiago del Estero a Fiambalá - 530 km. Acordamos cedo. Fomos preparar o café e compramos pão numa padaria bem em frente ao apartamento. A manhã estava tranquila, e o trecho do di

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

Fotos de 26 a 28/12/25.    

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
43 minutos atrás, D FABIANO disse:

Onde fica Fiambala?Perto de Mendoza!Este lugar nunca sequer escutei falar. 

PROCURA NO MAPA

😅😅😅😅

Não fica perto de Mendoza não, fica a mais ou menos meio caminho entre Mendoça e o começo do norte, rs... eu parei por perto quando estava subindo da última vez, estava ultra lotada!

É um lugar bem famosinho entre os overlanders, principalmente por conta das termas! Mas tem mais coisas!

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros

@Juliana ChampiPor isso que não conheço. É uma parte do país que nunca fui,como La Rioja,Cajamarca(capital),só conheço Tallampaya que indico a todos, aquela pequena região pós San Juan,que não sei se ele foi lá.

Postado
  • Autor
  • Membros
13 horas atrás, D FABIANO disse:

@Juliana ChampiPor isso que não conheço. É uma parte do país que nunca fui,como La Rioja,Cajamarca(capital),só conheço Tallampaya que indico a todos, aquela pequena região pós San Juan,que não sei se ele foi lá.

Fabiano,

Fica a 272 km do parque Talampaya na fronteira com o Chile pelo paso San Francisco. O local também é famoso pela Ruta dos 6 miles e o passeio ao Balcon de Pissis.

Captura de tela 2026-02-07 111011.png

Postado
  • Membros
Em 06/02/2026 em 21:47, D FABIANO disse:

Eu me neguei a pagar o preço alto que cobram no Tallampaya. É bonito? Parece que sim,  mas para quem anda no Noa argentino, tem muita opção (muitas grátis)

Fui ali pertinho, no parque estadual Ischigualasto, com ingresso justo

Postado
  • Membros

São 2 lugares totalmente diferentes. Quando eu ia lá(semana santa de 2013 faltavam 3 meses para me acontecer "tudo"de ruim em La Paz),era muito barato como todo o país que, por sorte,conheço praticamente todo e posso dedicar meu tempo de deficiente a conhecer outros continentes, como estou contando os dias para ir a China. 

Postado
  • Autor
  • Membros

7º Dia 01/01/2026 - Malargue a Los Angeles - 550 km.

Paso Pehuenche e a mudança de visual

Acordamos um pouco mais tarde — culpa da comemoração da noite anterior. Fizemos nosso café com calma, organizamos tudo no carro e seguimos estrada.

Parte do trajeto eu já conhecia, pois havia passado por ali anos antes, a caminho da Carretera Austral. Mas dessa vez o roteiro mudou um pouco: antes de Bardas Blancas, viramos à direita para subir o Paso Pehuenche.

Conforme ganhávamos altitude, o cenário ia ficando cada vez mais impressionante. Montanhas nevadas surgiam no horizonte, um rio transparente serpenteava pelo vale, e a estrada parecia desenhada para quem gosta de dirigir contemplando. Era aquele tipo de subida que faz a gente diminuir a velocidade só para absorver melhor o visual.

Chegamos à aduana argentina de Las Loicas. Como havia poucos carros, o processo foi rápido e tranquilo. Estrada quase vazia, clima leve — tudo colaborando.

No caminho, vimos a estrada que leva às Termas de Cajón Grande — um lugar que ainda quero conhecer com calma um dia. Mais adiante, passamos pela Laguna del Maule. No início pensamos que fosse um lago natural, mas depois descobrimos que é um dique no alto das montanhas. De qualquer forma, o visual é espetacular: um pedaço azul intenso no meio da Cordilheira. A maior altitude desse trecho foi de 2.555 metros — bem menos que os 4.700 metros que enfrentaríamos no Paso San Francisco, nosso plano inicial.

Depois da aduana argentina, ainda rodamos cerca de 70 quilômetros até a aduana chilena. Fizemos os trâmites de sempre, mas dessa vez foi surpreendentemente simples. Nem precisamos tirar as bagagens do carro. A fiscal foi tranquila, praticamente não vistoriou nada. Foi uma das entradas mais rápidas que já tivemos no Chile.

E então veio a grande mudança: à medida que avançávamos pelo lado chileno, a paisagem se transformava completamente. Saímos do árido e seco cenário andino argentino para entrar nas florestas de araucárias. O verde tomou conta do horizonte. As belezas mudaram — e foram muito bem-vindas. É um trecho que realmente vale a pena percorrer.

Almoçamos no restaurante Las Juntas, um lugar aconchegante à beira do rio, com um visual muito bonito. A comida estava excelente, mas — como costuma acontecer no Chile — o preço foi salgado. Algo entre 90 e 120 reais por pessoa, aproximadamente.

Seguimos viagem e decidimos dormir em Los Ángeles, onde a Nara já havia se hospedado em outra ocasião. Ela entrou em contato com uma conhecida e conseguiu reservar dois apartamentos por um bom valor para os seis. André e Neusa ficaram em um; eu, Nara, Fred e Josiane ficamos no outro.

O desafio do dia foi o calendário: 1º de janeiro, feriado. Quase tudo fechado. Encontrar algo aberto para comprar mantimentos foi uma pequena missão. Depois de procurar um pouco, conseguimos o necessário para preparar um bom jantar.

Como estávamos com pouco dinheiro em espécie, combinamos que na manhã seguinte iríamos ao shopping procurar uma casa de câmbio antes de continuar a viagem. E também resolver meu problema com o pneu.

E, como já vinha se tornando tradição nessa aventura, fomos dormir tarde. A estrada seguia intensa, bonita e cheia de pequenas vitórias diárias.

Postado
  • Autor
  • Membros

8º Dia 02/01/2026 - Los Angeles a Osorno - 420 km.

Câmbio, pedágios e vulcões no horizonte

Como de costume, acordamos, fizemos o café com calma, organizamos as malas e levamos tudo para o carro antes de sair. Mas aquele dia não era só de estrada — era dia de resolver pendências.

Precisávamos verificar algumas coisas nos carros. André foi para uma oficina da Bosch, enquanto eu e o Fred saímos em busca de um lugar que pudesse consertar o pneu rasgado na descida da Cuesta del Portezuelo. Depois de procurar um pouco, encontramos uma borracharia que fazia vulcanização. O borracheiro disse que conseguiria recuperar o pneu.

Ele fez o serviço rápido até demais. Saímos para testar e, depois de dar apenas uma volta na quadra, o pneu já estava esvaziando de novo. Voltamos imediatamente. Ele refez o reparo com mais cuidado — dessa vez ficou bem melhor, e conseguimos seguir até o shopping onde o restante do grupo já estava.

Fomos ao Mallplaza, bem no centro da cidade, para trocar dinheiro. Por isso acabamos não acordando tão cedo nem tomando café tão cedo naquele dia — sabíamos que teríamos essa parada estratégica.

Dentro do shopping nos dividimos. Cada um queria resolver algo diferente. Eu fui direto à casa de câmbio: tinha US$ 200 e R$ 1.900 para trocar por pesos chilenos. A cotação estava em torno de 1 real para 180 pesos chilenos e 1 dólar para 810 pesos chilenos. Feita a troca, já ficamos mais tranquilos para seguir viagem.

Passamos no supermercado, abastecemos a despensa e então pegamos a Ruta 5. É uma estrada pedagiada, mas impecável. Paga-se caro, é verdade, porém compensa: longos trechos a 110 km/h, asfalto perfeito, quase sem necessidade de reduzir a velocidade — exceto nos próprios pedágios, que aparecem com frequência.

Em uma das paradas, aproveitamos para pesquisar hospedagem. Encontramos uma casa bem interessante, com três quartos e cinco camas — perfeita para nós. Reservamos e seguimos.

Antes de chegar, ainda passamos no mercado para comprar o necessário para o jantar. Instalados, fizemos a comida e, dessa vez, fomos dormir relativamente cedo.

Foi um dia mais logístico do que contemplativo. Ainda assim, a estrada insistia em nos presentear: à esquerda, vez ou outra, surgia um vulcão nevado no horizonte, imponente, pedindo fotos rápidas e olhares demorados.

Nada muito extraordinário no deslocamento em si…

Mas a manhã seguinte guardava surpresas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.