Membros Este é um post popular. omarciopereira Postado Dezembro 20 Membros Este é um post popular. Postado Dezembro 20 (editado) Olá, galera! Retornei recentemente de uma viagem incrível pela Patagônia Argentina e Chilena, onde visitei El Calafate, El Chaltén, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia. No total, foram 17 dias de viagem, entre 21/11 e 07/12, aproveitando cada minuto intensamente. Voltei ao Brasil no dia 07/12 e agora vou contar para vocês como foi essa experiência surreal: dias perfeitos, paisagens absurdas e momentos inesquecíveis. Vou tentar relatar um pouco do que vivi, acompanhado de fotos. A Patagônia já estava na minha lista de desejos há bastante tempo, principalmente o sonho de conhecer o Fitz Roy. Comecei a me programar para essa viagem cerca de 6 meses antes e fui acompanhado, o que deixou tudo ainda mais especial. Se você tem um sonho de viagem, realize. Não importa como, quando ou com quantas pessoas, realize dentro das suas condições. Planejamento e roteiro No geral, percebi que a maioria fazia tudo por agência, com roteiros bem fechados. Eu queria algo diferente: um roteiro mais livre, que me permitisse conhecer o máximo possível da Patagônia, no meu ritmo. Então comecei a pesquisar preços, passagens e deslocamentos. Foi aí que decidi comprar tudo por conta própria. O roteiro ficou assim: 21/11 – Curitiba ✈ El Calafate (check-in) 22/11 – El Calafate (Minitrekking Perito Moreno, navegação e passarelas) 23/11 – El Calafate (cidade, Lago Argentino, Punta Walichu – reserva arqueológica e natural) 24/11 – El Calafate ➜ El Chaltén (Chorrillo del Salto e Mirador de los Cóndores) 25/11 – El Chaltén (Trekking Laguna Torre) 26/11 – El Chaltén (Trekking Fitz Roy, Laguna de los Tres e Laguna Capri) 27/11 – El Chaltén (cidade e lembrancinhas) 28/11 – El Chaltén ➜ Puerto Natales 29/11 – Puerto Natales (Trekking Base Torres) 30/11 – Puerto Natales (Full day Torres del Paine) 01/12 – Punta Arenas (cidade e Estreito de Magalhães) 02/12 – Puerto Natales ➜ Ushuaia 03/12 – Ushuaia (Trekking Laguna Esmeralda + Ojo de Albino) 04/12 – Ushuaia (Trekking Glaciar Vinciguerra + Laguna de los Témpanos) 05/12 – Ushuaia (Parque Nacional Tierra del Fuego: Laguna Negra, Bahía Lapataia, Laguna Roca, Trilha Costeira e Trem do Fim do Mundo) 06/12 – Ushuaia (cidade e compras) 07/12 – Ushuaia ✈ Curitiba (retorno) Valores e custos Muita gente comenta que a Argentina está cara — e realmente está. Em alguns aspectos, os preços lembram bastante a Europa. Alguns exemplos: Água de 2 litros em El Calafate: cerca de 4.000 pesos argentinos Dois pães tipo baguete: 2.500 pesos argentinos Pratos em El Chaltén (cordero ou parrilla): entre 35.000 e 40.000 pesos (aprox. R$ 133) A gasolina na Argentina era mais barata: em média 1.400 pesos por litro (cerca de R$ 5,33). Já no Chile, em Puerto Natales e Punta Arenas, o valor era mais alto, em torno de R$ 8,48 por litro. Por outro lado, achei a comida no Chile mais barata, com pratos em média de 15.000 pesos chilenos (aprox. R$ 90). Usei somente o cartão Astropay, que tem IOF zerado. Não usei dinheiro em espécie e funcionou em mercados, restaurantes, postos de gasolina e hospedagens. Peguei uma cotação muito boa: Argentina: 1 real = 280 pesos argentinos Chile: 1 real = 178 pesos chilenos Cheguei a fazer algumas conversões antes da viagem, mas a melhor taxa foi durante o período. No aeroporto de Buenos Aires (Aeroparque), o câmbio estava em torno de 260 pesos, até compensava, mas não precisei usar. Seguro viagem Contratei o Allianz Travel por R$ 175,00, não precisei utilizar. Chip de celular Comprei um chip em El Calafate por 11.410 pesos argentinos (cerca de R$ 40,75), com 15 GB, ligações ilimitadas e validade de 15 dias. Valeu muito a pena. Usei principalmente para GPS; nas trilhas o sinal é limitado e à noite utilizava o Wi-Fi do hotel. Hospedagem El Calafate – Hotel y Cabañas Las Marías Ótima experiência. Quarto grande, bem ventilado e extremamente limpo. Café da manhã simples, mas aceitável. Lugar tranquilo e silencioso. Dono muito receptivo. Recomendo. El Chaltén – Posada San Antonio O quarto era pequeno e tivemos um problema inicial com o ralo do banheiro, que entupia. Tirando isso, o hostel tem um bom espaço para cozinhar, café da manhã muito bom e recepcionistas super atenciosas, sempre explicando sobre as trilhas e a cidade. No geral, foi uma boa experiência. Puerto Natales – Casa Luna Natales A hospedagem é excelente, mas tivemos um contratempo: o dono aceitava apenas pagamento em dinheiro, o que não constava no Booking. Chegamos por volta das 17h e tivemos dificuldade para encontrar Western Union aberta. No fim, ele conseguiu uma máquina de cartão. Tirando isso, foi a melhor hospedagem da viagem: quarto grande, suíte com banheira, higiene impecável e uma vista linda para as montanhas. Recomendo muito. Ushuaia – Hotel Mustapic Excelente hotel, com vista panorâmica da cidade e das montanhas. Quarto grande, bem aquecido, café da manhã maravilhoso, espaço para trabalhar e possibilidade de guardar malas após o check-out sem custo adicional. Recomendo demais. Passagens aéreas Paguei R$ 3.168,00, voando com a Aerolíneas Argentinas: Curitiba ➜ El Calafate (escala em Buenos Aires – Aeroparque) El Calafate ➜ Ushuaia Ushuaia ➜ Curitiba (escala em Buenos Aires – Aeroparque) Os voos tiveram atrasos de cerca de 2 horas na ida e na volta, mas nada que impactasse o roteiro. Aluguel de carro Aluguei com a Always: 11 diárias, Carro automático – Categoria D, Fiat Cronos 1.3 CVT Valor total: R$ 2.840,00 Caução: 1.000.000 de pesos argentinos (necessário limite no cartão de crédito internacional) Condutor adicional incluso Documento para cruzar a fronteira Argentina ➜ Chile (El Chaltén ➜ Puerto Natales) A locadora fornece o documento impresso, que precisa ser carimbado na fronteira. Não tive nenhum problema com o carro, experiência excelente. Site: https://www.always.ar/ O que levei Viajei com uma mala despachada de 23 kg, uma mala de mão de 10 kg e uma mochila de 3 kg. No voo doméstico entre El Calafate e Ushuaia, o limite era 8 kg para a mala de mão, mala de despachar o limite era 15 Kg, mas não pesaram a mala de mão, então foi tranquilo. Levei roupas e equipamentos adequados para o clima e trilhas: jaqueta impermeável/corta-vento, fleece, pluma, calça impermeável, calça térmica, gorro, luvas, bandanas, botas de trekking, bastões, mochila de 30 L, reservatório de água, protetor solar e labial, power bank, entre outros. O que senti falta foi um óculos específico para neve, pois o reflexo é muito forte. Dicas extras Ingressos: Minitrekking Perito Moreno: 45.000 pesos argentinos, o estudante é somente nacional. Laguna Torre: chegamos cedo (7h) e o ingresso só aceitava cartão físico ou dinheiro. Havia desconto para duas pessoas se você trouxesse o ingresso do parque nacional dos glaciares. Em vez de pagar 90 mil pesos, pagamos 45 mil pesos. Fitz Roy: fizemos o amanhecer, então não havia cobrança na portaria. Estacionamento: Gratuito e tranquilo tanto para a Laguna Torre quanto para o Fitz Roy, inclusive de madrugada. Ushuaia: Para a Laguna Esmeralda, fomos de Uber e combinamos o retorno com o motorista. Ele acabou se tornando nosso guia e nos levou também para trilhas no Parque Nacional Tierra del Fuego. Uma experiência excelente, praticamente como contratar uma agência. Vou deixar o contato dele que permitiu e, recomendo muito o motorista Max telefone +54 9 2901 47 3665, pode chamar ele no WhatsApp e falar que foi o Marcio que recomendou do trekking Laguna Esmeralda e do parque Tierra del Fuelgo. Resumo final Antes da viagem, publiquei no Mochileiros e conheci a @cmori7, que fez um roteiro parecido. Conversamos, combinamos e acabamos nos encontrando durante a viagem. Fizemos juntos o trekking da Laguna Esmeralda e o Parque Nacional Tierra del Fuego. Experiência incrível. Obrigado @cmori7 por compartilhar essa experiência de viagem, ela é testemunha de como estava o clima por lá rsrs... Pegamos dias perfeitos, com sol e céu azul e no final de viagem peguei neve em Ushuaia. No Brasil, a previsão só indicava chuva. Um dia antes da viagem, parei de olhar o clima. Ao chegar em El Calafate, fui presenteado com um pôr do sol absurdo. O único dia de chuva foi em Punta Arenas, e ainda assim, rápida. Os próprios moradores dizem que é raro pegar 15 dias seguidos de bom tempo na Patagônia. Tivemos muita sorte, o que deixou a viagem ainda mais especial. Agora deixo as fotos falarem por mim e tentarem explicar um pouco do que vivi nessa primavera de 2025, entre novembro e dezembro, na Patagônia Argentina e Chilena. Editado Dezembro 20 por omarciopereira 3 4 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Dezembro 21 Colaboradores Postado Dezembro 21 Parabéns pela viagem, Márcio! Sempre bom ler relatos da Patagônia para matar as saudades desse lugar incrível. Agora tem guarita de cobrança na entrada da trilha da Laguna Torre? Em janeiro, era a única que ainda estava sem esquema de cobrança... 1 Citar
Membros omarciopereira Postado Dezembro 21 Autor Membros Postado Dezembro 21 5 horas atrás, luizh91 disse: Parabéns pela viagem, Márcio! Sempre bom ler relatos da Patagônia para matar as saudades desse lugar incrível. Agora tem guarita de cobrança na entrada da trilha da Laguna Torre? Em janeiro, era a única que ainda estava sem esquema de cobrança... Obrigado Luiz, foi uma viagem incrível, o tempo colaborou muito! Eu fiz a Laguna Torre pela entrada do Fitz Roy onde tem o estacionamento grande, cheguei por volta das 7h e já tinha gente na portaria cobrando ingressos. Como já tinha pagado o ingresso para fazer o Minitrekking Perito Moreno, apresentei o ingresso e ganha desconto de 50% de desconto, estavamos em 2 pessoas, paguei somente 45 mil pesos, em vez de 90 mil pesos. Os demais não precisei pagar porque eu fiz amanhecer no Fitz Roy. 1 Citar
Membros Rodrigopbe Postado Quarta às 12:52 Membros Postado Quarta às 12:52 Só não entendi onde entra no perfil mochileiro, esse relato!🤔... viajar de avião, alugar carro, se hospedar em hotel e gastar R$10.000,00 praticamente em 15 dias, é mochilar ?... Citar
Membros D FABIANO Postado Quarta às 13:52 Membros Postado Quarta às 13:52 @RodrigopbeEle andou livremente por aí,como eu andei também em 2014.Aqui só não tem pobreza, se você é desse tipo,saiba que na Europa o preço é esse que diz e aonde ando nos dias atuais.50 euros por dia x 15=750 euros e não são os dias de passeios.,fora o hotel, que hoje achar por 80 euros é difícil. 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Quarta às 14:29 Colaboradores Postado Quarta às 14:29 1 hora atrás, Rodrigopbe disse: Só não entendi onde entra no perfil mochileiro, esse relato!🤔... viajar de avião, alugar carro, se hospedar em hotel e gastar R$10.000,00 praticamente em 15 dias, é mochilar ?... Sim amigo... mochilar não é sobre dormir na rua, passar perrengue... é sobre viajar livre! Cada um viaja de acordo com sua condição, mas o importante é ir... e ir livre! 4 Citar
Membros ThiagoHM Postado Quarta às 14:29 Membros Postado Quarta às 14:29 1 hora atrás, Rodrigopbe disse: Só não entendi onde entra no perfil mochileiro, esse relato!🤔... viajar de avião, alugar carro, se hospedar em hotel e gastar R$10.000,00 praticamente em 15 dias, é mochilar ?... Ele definiu o roteiro e viajou por conta. O fórum não está restrito a relatos gastando o mínimo possível, acampando, usando worldpackers, deslocamentos por carona, etc. Cada um compartilha sua experiência, roteiro, dá dicas e vai de cada pessoa adaptar pra sua realidade, da forma que prefere viajar. 3 Citar
Membros omarciopereira Postado Sexta às 14:02 Autor Membros Postado Sexta às 14:02 Em 24/12/2025 em 11:29, Juliana Champi disse: Sim amigo... mochilar não é sobre dormir na rua, passar perrengue... é sobre viajar livre! Cada um viaja de acordo com sua condição, mas o importante é ir... e ir livre! @Juliana Champi exatamente, obrigado pelos comentários. Viajar na economia não quer dizer dormir na rua rsrs. Eu quis alugar carro porque queria aproveitar o máximo da Patagônia, o clima favoreceu muito pra mim na primavera, peguei dias perfeitos. Para contratar ônibus ou Van, ou até mesmo agência, sai muito mais caro. E na Argentina esta super caro, se não tivesse feito essas economias com transporte, guia, alimentação eu estaria pagando o dobro do valor. A minha viagem no total gastei 13 mil com equipamentos que comprei ainda. Eu comprei barrinhas de cereal, frutas secas, carbogel para trilhas, comprei algumas coisinhas no mercado para fazer lanche para trilha, fiz alguns almoços e jantas. Você tem a oportunidade de conhecer a Patagônia e vai economizar pra que? Para pra pensar, se vai no shopping hoje em dia ou ate mesmo no barzinho voce gasta ao menos uns 200 reais com alimentação. Eu confesso pra vcs que vivi a patagonia de todas formas, onde pude ver Puma, Raposa, e outros animais...não posso reclamar fo que gastei, foi uma viagem inesquecível @luizh91 obrigado pelas dicas do post também. E por fim, só pra fazer o minitrekking ja é caro...então pra quem vem pra Patagônia, saiba que não vai economizar muito.... 2 Citar
Membros omarciopereira Postado Sexta às 14:04 Autor Membros Postado Sexta às 14:04 Em 24/12/2025 em 11:29, ThiagoHM disse: Ele definiu o roteiro e viajou por conta. O fórum não está restrito a relatos gastando o mínimo possível, acampando, usando worldpackers, deslocamentos por carona, etc. Cada um compartilha sua experiência, roteiro, dá dicas e vai de cada pessoa adaptar pra sua realidade, da forma que prefere viajar. Sim, a viagem cada um faz de acordo com suas condições financeiras... Citar
Membros cmori7 Postado Sexta às 20:11 Membros Postado Sexta às 20:11 Nossa viagem foi incrível e inesquecível, @omarciopereira! Obrigada pela companhia, tanto sua como da Clarice, pelos passeios, fotos tiradas, vídeos super 'instagramáveis' (hahaha), pelos papos e pelas dicas! Adorei conhecer vcs e dividir esses momentos! Estou construindo meu relato aos poucos neste tópico aqui, para quem tiver interesse. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.