Ir para conteúdo

Grupo desvenda mistério dos repelentes de insetos


Silnei

Posts Recomendados

  • Admin

Grupo desvenda mistério dos repelentes de insetos

 

 

Princípio ativo desses produtos age no olfato dos animais e mascara cheiro dos humanos

 

Criado logo após 2ª Guerra, composto chamado DEET não tinha ação conhecida; pesquisa pode conduzir a novas armas contra malária

 

 

O repelente de insetos mais usado no mundo só agora revelou seu segredo. Criado pelo exército dos EUA logo depois da 2ª Guerra Mundial e integrando hoje a maioria dos repelentes comerciais, o DEET mascara o odor humano para o inseto. Uma equipe de pesquisadores na Universidade Rockefeller mostrou agora o alvo molecular do princípio ativo usado em marcas conhecidas como Autan, Off e Repelex.

O DEET (abreviatura de N,N-dietil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida) é eficaz contra uma grande variedade de insetos que se alimentam de sangue humano. Mas ele não é recomendável para uso em crianças pequenas, nem em mulheres grávidas. E os produtos mais eficientes, com grandes concentrações -entre 30% a 50% de DEET-, não devem ser usados em crianças de até 12 anos.

Como lembram os autores do estudo, só a malária afeta 500 milhões de pessoas, causando cerca de um milhão de mortos todo ano -e boa parte deles são crianças africanas.

"Repelentes de inseto eficazes são uma arma importante contra insetos vetores de doenças. O resultado prático imediato da nossa pesquisa é que nós agora podemos prosseguir com planos para gerar mais repelentes de insetos eficazes", disse à Folha, por e-mail, a líder do trabalho, a pesquisadora Leslie B. Vosshall.

"Esforços anteriores para aperfeiçoar o DEET não deram certo devido à ausência de conhecimento sobre como ele funciona. Agora que nós sabemos quais receptores de odor dos insetos são os alvos moleculares do DEET, nós podemos fazer a seleção química de milhares de novos compostos para tentar achar um novo repelente que funcione melhor e com mais segurança que o DEET", afirma Vosshall.

Os insetos são atraídos pelas "emanações" do ser humano -tanto o gás carbônico exalado na respiração quanto substâncias voláteis presentes no suor, como o ácido lático. Um repelente à base de DEET mostrou ter efeito contra mosquitos a até 38 centímetros da pele.

Vosshall e seus colaboradores, Mathias Ditzen e Maurizio Pellegrino, fizeram experimentos com o comportamento de uma espécie de mosquito transmissor da malária, o Anopheles gambiae, e com as moscas-da-fruta drosófilas (Drosophila melanogster), além de testarem também as respostas eletrofisiológicas de neurônios sensoriais olfatórios nas antenas dos insetos.

Os resultados mostraram que o DEET bloqueia nos dois insetos as respostas desses neurônios a odores normalmente atraentes.

No caso da drosófila, foi constado também que o receptor -a proteína olfatória OR83b- era essencial para a existência do bloqueio pelo repelente. Moscas mutantes sem OR83b não eram sensibilizadas pelo DEET, apesar de ainda conseguirem chegar até a comida (por ainda terem outros neurônios funcionais).

"Doenças transmitidas por insetos são complicadas, não há uma estratégia única capaz de ser bem sucedida. Eu acho que trabalhos paralelos em repelentes de insetos, combinados com desenvolvimento de vacina e controle de população de insetos, podem trabalhar juntos para propiciar um efeito maior do que uma estratégia única", afirma a pesquisadora da Universidade Rockefeller.

 

RICARDO BONALUME NETO

FOLHA ONLINE

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Uma dica.

 

Pra quem faz atividades ao ar livre...carrapatos e pulgas não toleram um "cheiro" que exala da pele se você ingerir vitaminas do complexo B.

 

Eu faço bastante atividades ao ar livre..caminhadas, trilhas com Jeep, e é comum passar por lugarem que tem cavalos, gado, etc. Esses lugares ficam infestados.

 

Com a ingestão de vita. B nunca mais tive problemas....

 

Abraços,

Link para o comentário
  • Membros de Honra

sorte de vcs que essas coisas funcionam em vcs... comigo citronela e vitamina B possuem o mesmo efeito da água. nada!

 

minha namorada uma um repelente geográfico: fica do meu lado, que os mosquitos vêm todos em cima de mim mesmo...

 

se alguém souber de alguma pesquisa que precise de voluntário pra repelente pesado mesmo, pode me indicar, que sou voluntário! ainda mais se for um repelente que não seja melequento!

 

[]s

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Com alguns ribeirinhos no nordeste aprendi que o sabão de coco sobre a pele afasta mosquitos. Particularmente eu acho que o sabão atua como o DEET.

 

Dica: Para quem deseja experimentar vitamina do complexo B nada melhor que Levedo de Cerveja, barato e fácil de encontrar em lojas de produtos naturais.

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
  • Membros de Honra
Escrevi um artigo que fala sobre repelentes naturais. Se interessar, leiam de deixem suas sugestões!

 

http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/repelentes-de-insetos-naturais/

 

Olá!! fantástico seu artigo!!

 

Acender uma brasa no esterco de gado seco é tiro e queda!! As pessoas que moram na zona rural costumam usar isso aí.

 

abraços! ::otemo::

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...