Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

🚴‍♀️Cicloviagem Brasil ao Chile - do Oceano Atlântico ao Pacífico.

Postado
  • Membros

Meu instagram: Sanziosanz

🚴ETAPA 1 — BRASIL 🇧🇷
📌Travessia da Praia do Cassino → Chuí 🚴🌊

A expedição começou na maior praia do mundo.

Foram mais de 230 km pedalando entre o oceano, vento, areia e silêncio.
Sem cidades, sem sombra e, muitas vezes, sem sinal de ninguém por dezenas de quilômetros, incluso 2 dias sem ver ninguém.

A cada hora o cenário parecia o mesmo…
mas dentro de mim tudo estava mudando.

Pedalar na Praia do Cassino não é apenas sobre resistência física.
É sobre controlar a mente quando o vento vem contra, quando a maré muda, quando a areia fica pesada e quando você percebe o tamanho da imensidão ao redor.

Durante esses dias:
🏕 acampei na praia
🌬 enfrentei vento constante
🌀 surpresa de um ciclone extratropical
💧 precisei administrar água e comida
🌅 vi nasceres e pores do sol inesquecíveis
🚴 pedalei completamente sozinho em alguns dos lugares mais isolados do Brasil

Os faróis no horizonte pareciam nunca chegar.
Os quilômetros passavam devagar.
E foi exatamente ali que a expedição realmente começou.

A travessia do Cassino me ensinou algo importante:

a bicicleta não leva apenas o corpo para longe…
ela leva a mente também.

E esse era só o começo.

Atlântico → Pampas - Andes → Pacífico 🌎

ETAPA 2 — URUGUAI 🇺🇾
Do Chuy até Colônia do Sacramento 🚴🌊

Depois da imensidão e do isolamento da Praia do Cassino no Brasil, cruzar a fronteira para o Uruguai trouxe uma sensação diferente.

A estrada começou a mudar.
O oceano seguia ao lado, mas agora acompanhado por pequenas cidades costeiras, faróis, cafés de estrada e um novo ritmo de viagem.

Foram dias pedalando pelo litoral uruguaio, passando por lugares incríveis como Punta del Diablo, Aguas Dulces, La Paloma, Punta del Este, Montevideo e Colônia do Sacramento.

O vento continuava presente quase todos os dias, incluso com mais um ciclone extratropical…
mas dessa vez ele vinha acompanhado de paisagens que faziam qualquer parada valer a pena.

Pedalar pelo Uruguai foi uma mistura perfeita entre:
🌊 oceano
🚴 estradas tranquilas
🌅 pores do sol absurdos
encontros inesperados
🏕 noites simples em acampamentos e inesquecíveis.

A bicicleta me permitiu enxergar cada detalhe da costa uruguaia em uma velocidade diferente.
Sem pressa.
Sentindo o clima mudar, o cheiro do mar, o vento e cada quilômetro da estrada. Uruguai me surpreendeu com os seus bosques enormes, ideal para um ótimo acampamento no final do dia.

Depois da dureza da primeira etapa, o Uruguai parecia dizer:

“agora aproveite a viagem.”

Mas eu sabia que os pampas argentinos e os Andes ainda estavam esperando lá na frente.

Atlântico → Pampas → Andes → Pacífico 🌎

ETAPA 3 (1/4) — ARGENTINA 🇦🇷 Buenos Aires.
Vou ter que dividir a Argentina em 4 posts, e o primeiro será específico de Buenos Aires 😍💃

Depois de cruzar o litoral uruguaio, peguei o Ferry em Colônia do Sacramento rumo à capital argentina.

Chegar em Buenos Aires de bicicleta foi uma sensação difícil de explicar, já que estive lá outras 3 vezes, mas desta vez foi totalmente diferente, foi uma sensação de conquista e gratidão por chegar até ali.

Depois de tantos quilômetros de estrada, vento e isolamento, me vi pedalando entre avenidas históricas, cafés, parques e uma cidade completamente viva e abundante, rica na sua arquitetura, na cultura, na gastronomia e com sua vida diurna e noturna particular.😍

Em minha estadia em BsAs separei 4 dias importantes para descansar, reorganizar os equipamentos, recuperar as pernas e absorver tudo o que já tinha vivido até ali, e claro, aproveitando e relembrando as ruas, museus, restaurantes, parques e praças desta querida cidade.

Mas eu sabia que aquela pausa era apenas o começo de uma nova etapa.

Porque depois de Buenos Aires começava a travessia do interior argentino… Centenas de quilômetros de pampas, vento constante, tráfego intenso e a longa rota rumo aos Andes.

No 4° dia me despedi de BsAs, em direção a ruta 8, porém tive que passar pelos bairros e cidades da grande BsAs, já que na autopista era proibido o tráfego de bicicleta, aproveitei óbvio e conheci mais ainda as redondezas da grande BsAs, e assim que pude trafegar na ruta 8 dei início a um grande desafio, que era atravessar literalmente a Argentina de Leste a Oeste rumo a Cordilheira dos Andes!

Do Brasil ao Chile de bike! 🚴🌎

ETAPA 3 (2/4) Pampas — ARGENTINA 🇦🇷
Os pampas e o vento.

Os pampas argentinos foram uma das partes mais difíceis da expedição, foram 11 dias de grau de dificuldade muito grande.

Durante estes 11 dias pedalei por estradas intermináveis, enfrentando vento contra e lateral constante e momentos em que parecia impossível avançar, tive que ter muita atenção pois a rodovia sem acostamento sendo que era estreita ainda, muito tráfego de veículos pesados, era um olho na frente e outro no retrovisor sempre.

Teve dia em que o esforço era tão grande que a sensação era de pedalar sem sair do lugar.

Mas os pampas não foram feitos apenas de dificuldade.

Foi ali que vivi alguns dos encontros mais humanos de toda a viagem.

Em Maggiolo, uma família me viu passando de bicicleta, me convidou para um assado argentino e abriu as portas da casa deles para alguém que até então era apenas um viajante cruzando a estrada.

Naquela noite, entre conversas, comida, risadas e um verdadeiro assado argentino, a expedição ganhou um significado diferente.

Acampei no quintal deles e, na manhã seguinte, segui viagem carregando muito mais do que equipamentos na bicicleta.

Carregava histórias.

Os pampas me ensinaram que as partes mais difíceis da estrada quase sempre vêm acompanhadas dos encontros mais inesquecíveis, e em todas cidades que passei nos Pampas argentino eu tive a oportunidade de conversar e interagir com muitas pessoas, momentos únicos de vivenciar o lugar, a cultura, os costumes e deixar de ser um turista convencional e literalmente vivenciar o local.

E enquanto isso os Andes começavam a surgir lentamente no horizonte, eu percebia que a viagem estava entrando em uma nova fase.

🌬🚴🔥🏔

#biketrip #cicloturismo #cicloviagem #cicloviajante

ETAPA 3 (3/4) - Mendoza - ARGENTINA 🇦🇷
Mendoza foi o último descanso antes de subir a Cordilheira dos Andes.⛰️🏔️

Depois de atravessar os pampas argentinos e enfrentar dias seguidos de vento forte, chegar em Mendoza trouxe uma sensação diferente.

Pela primeira vez em muito tempo, a expedição desacelerou.

Foram dois dias para descansar, reorganizar os equipamentos, revisar a bicicleta e recuperar o corpo antes da travessia mais importante da cicloviagem.

Mas Mendoza não foi apenas uma pausa.

Foi o momento em que conheci a cidade com seus belos parques, cidade bem organizada e arborizada, com fluxo grande de pessoas, inclusive de muitos turistas, pelo dia com cafés e restaurantes para um ótimo almoço, e noites com bares temáticos com muita animação.

Conheci pessoas "muy buena onda" de onde estava hospedado que com toda certeza manterei contato, fizemos ali uma noite com uma janta maravilhosa com boa companhia e um ótimo vinho.

Após estes dois dias de descanso, retornei a cicloviagem pela manhã, as montanhas da Cordilheira começavam a aparecer cada vez maiores.
O clima mudava.
O ar ficava mais seco, e as subidas eram constantes.
E a sensação de que algo gigante estava por vir, e ali estava ela, a Cordilheira dos Andes!

Dei entrada na cordilheira pela rodovia RP82, passando por Cacheuta e Potrerillos, foi como entrar lentamente no cenário da próxima etapa, porém tive o "prazer" 😅 de conhecer o lendário Vento Zonda, que me pegou em cheio, ventos de 120km, fui obrigado em me refugiar em Potrerillos.

Ali eu percebi que a expedição estava entrando em outro nível técnico, com cautela, respeito e muita vontade de desbravar a travessia da Cordilheira!

🚴🏔🍷

ETAPA 3 (4/4) Cordilheira dos Andes — ARGENTINA 🇦🇷

A travessia da majestosa Cordilheira dos Andes.

Durante semanas eu pedalei rumo ao oeste.

Cruzei praias, cidades, países, campos infinitos e enfrentei dias inteiros de vento nos pampas argentinos.

Mas existia um objetivo que me acompanhava desde o início da expedição.

Os Andes.

Quando finalmente cheguei às montanhas, descobri que a dificuldade não estava apenas na altimetria.

Estava no vento.

Na altitude.

No frio.

Na capacidade de continuar avançando quando o corpo já estava cansado.

Foram quilômetros pedalando entre montanhas gigantes, enfrentando rajadas constantes, o vento Zonda e temperaturas que mudavam completamente ao longo do dia.

Em alguns momentos, a sensação era de estar pedalando dentro de um cenário impossível.

A cada curva surgiam paisagens ainda maiores.

A cada quilômetro eu me afastava um pouco mais do Atlântico e me aproximava do Pacífico.

Cruzar os Andes de bicicleta não foi apenas uma etapa da viagem.

Foi um dos maiores desafios que já vivi.

E quando finalmente alcancei o outro lado da cordilheira, percebi que não era apenas o mapa que havia mudado.

Eu também tinha mudado.

Nesta travessia dos Andes conheci pessoas maravilhosas e que marcaram este episodio em minha vida! Agradeço cada uma delas! 🙏

Do Brasil ao Chile de bike! 🚴🏔

ETAPA 4 (1/3) A Travessia — CHILE 🇨🇱

O outro lado dos Andes.

Durante semanas eu pedalei rumo ao oeste.

Saí da Praia do Cassino, atravessei o litoral uruguaio, cruzei os pampas argentinos e subi lentamente em direção à Cordilheira dos Andes em direção ao Chile.

Mas existia um momento que eu imaginava desde o início da expedição.

Chegar ao outro lado da montanha.

A travessia pelo túnel Cristo Redentor marcou exatamente esse momento (vídeo no post anterior).

Por questões de segurança, a travessia do túnel precisou ser realizada em um veículo da concessionária. Assim que saí do outro lado, parei, peguei a bandeira do Chile e a coloquei junto às outras bandeiras dos países na bike.

Era um gesto simples.

Mas carregava milhares de quilômetros de história.

Ali eu sabia que tinha conseguido atravessar os Andes.

A partir daquele ponto comecei a descer rumo ao Chile.

Vieram então os famosos Caracoles.

Curvas impressionantes, montanhas gigantes, caminhões, vento e uma paisagem que parecia não ter fim.

Cada curva revelava um cenário ainda mais impressionante do que o anterior.

Depois de tantos dias lutando contra a altitude, a sensação de finalmente estar do outro lado da cordilheira era difícil de descrever.

Naquele final de tarde, enquanto seguia para Rio Colorado, eu não conseguia parar de olhar para trás.

Mas eu sabia que aquele momento ficaria comigo para sempre.

Do Brasil ao Chile de bike! 🚴🏔️

IMG_20260424_070604656 (1).jpg

IMG_20260513_212825597_HDR.jpg

IMG_20260513_181756739_HDR.jpg

IMG_20260513_165942961_HDR.jpg

IMG_20260513_164343660_HDR.jpg

IMG_20260509_121553202_MP (3).jpg

IMG_20260512_214646675.jpg

IMG_20260512_123435371.jpg

IMG_20260512_123243558.jpg

IMG_20260512_123214528_HDR.jpg

IMG_20260512_123146061_HDR.jpg

IMG_20260512_121044291.jpg

IMG_20260512_121007141_HDR.jpg

IMG_20260512_112914275.jpg

IMG_20260511_173405746_HDR.jpg

IMG_20260511_170543188_HDR.jpg

IMG_20260511_165224697.jpg

IMG_20260511_164932662.jpg

IMG_20260511_164447094_HDR.jpg

IMG_20260511_164430831.jpg

IMG_20260511_145554980_HDR.jpg

IMG_20260511_164425169.jpg

IMG_20260511_145501477_HDR.jpg

IMG_20260510_204427203_HDR.jpg

IMG_20260510_135707518_HDR.jpg

IMG_20260510_120657517.jpg

IMG_20260510_114901471.jpg

IMG_20260510_112602862.jpg

IMG_20260510_112554750.jpg

IMG_20260510_101937953_HDR.jpg

IMG_20260509_163932461.jpg

IMG_20260509_163920579_HDR.jpg

IMG_20260509_162217688.jpg

IMG_20260509_161001948_HDR.jpg

IMG_20260509_160958298.jpg

IMG_20260509_161922019.jpg

IMG_20260509_161918261.jpg

Editado por SanzioSilva
Inserir fotos

Featured Replies

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.