Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Roteiro El Calafate/El Chalten Nov/Dez 2026

Postado
  • Membros

Oi, pessoal!! Sou nova aqui no fórum, achei muito legal encontrar esse espaço pra compartilhar sobre nossas viagenzinhas por aí!

Eu e meu marido vamos viajar para a Patagônia Argentina (El Calafate/El Chalten) entre final de novembro e início de dezembro 2026. O roteiro por enquanto está assim:

28/11 (sáb)
GIG -> AEP -> FTE
Dormimos em El Calafate.

29/11 (dom)
Manhã livre, queria tentar sacar algum dinheiro + passar no mercado.
11h: Ônibus para El Chalten com a Chalten Travel, já está reservado pois queria pegar o primeiro assento do segundo andar.
Deixar as malas no hostel, almoçar.
Fazer alguma trilha fácil (a princípio, Mirante de Los Condores).
Dormimos em El Chalten.

30/11 (seg)
Trekking Laguna de los Tres.
Dormimos em El Chalten.

01/12 (ter)
Trekking Mirador del Torre/Laguna Torre (vai depender do cansaço).
Dormimos em El Chalten.

02/12 (qua)
Esse seria nosso dia coringa em El Chaltén. O tempo ficou ruim em algum dos dias anteriores? Então daria pra repor uma das trilhas aqui, deixando as malas no hostel. Também dá pra fazer uma trilha mais tranquila pela manhã, como Laguna Capri.
??h: Ônibus para El Calafate. Vou deixar para comprar talvez no próprio dia, mas a ideia é pegar o ônibus do último horário (19h).
Dormimos em El Calafate.

03/12 (qui)
Aqui eu reservaria o dia para as passarelas do Perito Moreno, mas confesso que ainda estou na dúvida. No dia seguinte faremos o MiniTrekking com transporte, e parece que dão um certo tempo para andar nas passarelas. Só que estou com medo de ser muito corrido, eu e meu marido gostamos de andar com calma e seria bom ter tempo de apreciar.
Dormimos em El Calafate.

04/12 (sex)
Minitrekking Perito Moreno (já reservado).
Dormimos em El Calafate.

05/12 (sab)
Dia livre em El Calafate e meu aniversário! A ideia seria fazer o que der na telha pra comemorar, considerando também o quão cansados estaremos a essa altura da viagem rs. Algumas opções:
- Alugar uma bike e ir pedalando pela margem do Lago Argentino
- Glaciarium
- Intendencia Parque Nacional Los Glaciares
- Comprinhas pela cidade
- Passeio Todos los Glaciares de barco (reservaríamos no dia anterior)
A ideia é decidir em cima da hora mesmo, bem vibes.
Dormimos em El Calafate.

06/12 (dom)
FTE -> AEP -> GIG

Queria pedir ajuda de vocês pra tirar algumas dúvidas sobre o roteiro em geral:

1) Teremos apenas 2h de conexão em AEP na ida, e isso está me deixando insegura. Quando reservei inicialmente os voos, eram 3 horas de conexão, mas a companhia (Aerolíneas Argentinas) alterou os voos e não consegui pedir uma nova alteração sem custo. Vamos somente com mala de mão e item pessoal (mochila) pra tentar agilizar. Alguém que já tenha passado pelo AEP sabe se é tranquilo? A imigração demora muito?

2) Tô muito na dúvida sobre dinheiro efectivo: o quão necessário realmente é? Vamos levar um Wise e NU UV, e acho que vou pedir um Nomad também só pra garantir. Não teremos tempo pra sacar em Buenos Aires, justamente pela conexão curta. Vi muita gente falando que Western Union em El Calafate é muito ruim (filas, limite de saque, etc), então nem estou cogitando. Vale a pena correr no domingo de manhã atrás de um ATM pra pegar algum dinheiro? Possivelmente teremos que pegar alguns táxis (não vamos alugar carro), e não sei se eles aceitam cartão.

3) Supondo que a gente dê sorte e só pegue dias de bom clima, qual trilha é melhor fazer primeiro: Laguna de los Tres ou Laguna Torre? Vi muita gente falando que, apesar das distâncias parecidas, a Laguna Torre é mais tranquila por ser mais plana.

4) Vale a pena reservar 1 dia só pras passarelas mesmo? Ou a ida pelo MiniTrekking já é suficiente? Compensa mais fazer o passeio de barco Todos los Glaciares nesse dia talvez?

5) Dá pra reservar o Todos los Glaciares em cima da hora nessa época do ano? Ou corre risco de esgotar? Vale a pena? Enche muito o barco?

6) Sobre os ingressos pro Parque Nacional los Glaciares: estou achando as informações na internet muito confusas!! Dá pra pagar na entrada pras trilhas de El Chalten com cartão? Ou precisa de efectivo? Vi muita gente falando que dá pra subir as trilhas sem pagar se você entra antes das 7h, isso é verdade ainda em 2026? E dá pra combinar o Flexipass de El Chalten com o Perito Moreno?

Além disso tudo, pitacos? Sugestões? Conselhos?
Estou muito animada pra essa viagem! Qualquer informação vai ajudar demais, obrigada desde já pessoal!!

Editado por CyberSilvia

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores

Olá @CyberSilvia , tenho certeza que sua viagem será incrível, a Patagônia é maravilhosa!

Vamos às dúvidas primeiro:

1 - Eu também tive uma conexão apertada de duas horas em BA, mas no meu caso foi na volta. Eu não tive nenhum problema de atrasos com a Aerolineas e deu tempo tranquilamente, até porque os terminais dentro do Aeroparque não ficam tão distantes (eu não achei). E a imigração é sossegada, só perguntam para onde você vai, o motivo da viagem, pedem o endereço de uma hospedagem e tiram uma foto sua. Mas não demora mais do que 5 minutos (a não ser que tenha fila).

2 - Usei Wise para praticamente tudo, inclusive em El Chaltén. Levei apenas R$ 500,00 em efetivo para pagar as gorjetas e alguns valores menores. Em El Calafate tem casas de câmbio que aceitam pix em troca de efetivo e também tem os ATM que dá para sacar, então recomendo levar somente uma quantia pequena em efetivo, pois o Wise é aceito em 99% dos estabelecimentos.

3 - Faça a Laguna de Los Tres na primeira oportunidade que tiver uma janela boa de tempo, pois ela é a cereja do bolo de Chaltén e o tempo lá muda muito rápido. Acompanhe o clima pelo site Windguru, que é o mais assertivo para El Chaltén. A trilha da Laguna Torre de fato é mais fácil/plana, mas a Laguna de Los 3 é sensacional (mesmo com a subida terrível do último km, bastões de caminhada e uma boa bota são indispensáveis).

4 - Eu visitei as passarelas em conjunto com o Minitrekking e para mim foi suficiente. O minitrekking em si já é um passeio longo (a caminhada sobre o gelo dura mais de 1 hora) em que você tem um contato muito próximo com a geleira, e o trajeto de caminhada até ela já rende várias paradas boas para contemplação e fotos. As passarelas são o gran finale e uma hora é suficiente, pois o mais legal você já terá feito: caminhar sobre a geleira. Eu trocaria o dia reservado para as passarelas pelo passeio Todo Glaciares, que é SENSACIONAL!

5 - Não recomendo deixar para reservar o Todo Glaciares em cima da hora. O passeio é bem organizado, mas os ingressos são limitados por dia. E vale super a pena! Sempre recomendo essa tour para quem vai a Patagônia, pois é incrível.

6 - Dá para pagar as trilhas sim com cartão na hora, mas isso de entrar antes das 7hr (6:30 é mais garantido) é verdade sim. A fiscalização é muito falha. E dá pra combinar o flexipass em El Chaltén com o Perito Moreno (foi o que fiz, comprei o flexipass de 3 dias).

Sobre o dia 06/12, que vocês não tem nada decidido, dá para fazer tudo (exceto o passeio todo glaciares, que seria feito em outro dia), pois o centrinho de El Calafate é pequeno e se conhece tudo em uma tarde. Não deixe de passar na Sorveteria Acuarela para experimentar o sorvete de Calafate.

Qualquer dúvida, só falar. Adoro falar sobre a Patagônia rs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.