Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Roteiro Peru + Bolívia Novembro 2026

Postado
  • Membros

Roteiro Peru Bolívia novembro/dezembro

Olá amigos. Ontem achei uma boa promoção de passagens aqui do interior do Ceará (aeroporto de Jericoacoara) para Lima bem no meu período de férias. Dito isso montei um roteiro baseado nas coisas que tenho vontade de fazer e decidi vim pedir opinião de vocês. A questão de orçamento não é problema. Quero conforto mas ao mesmo tempo quero ter oportunidade de conhecer pessoas legais e vivenciar a cultura e gastronomia local. Nesse roteiro não inclui, mas eu tinha vontade de conhecer Arequipa também (porém acho que já estou botando coisa demais). Enfim aqui está o esqueleto do roteiro. (Ainda fala comprar o voo de volta de Bolívia para o Brasil)(botei uma margem de segurança pra não ter tanto riscos e porque falaram que os voos da boliviana atrasam muito). Obs: sou homem, 27 anos e vou sozinho.

ROTEIRO PERU + BOLÍVIA (20/11 a 07/12)

20/11: Voo Brasil para Lima (Chegada à noite).

21/11: Lima (Miraflores, Barranco e gastronomia).

22/11: Lima (Bate-volta Ilhas Ballestas + Dunas de Huacachina).

23/11: Voo Lima para Cusco (Aclimatização).

24/11: Cusco (Tour pelo Vale Sagrado).

25/11: Trem para Aguas Calientes (Base de Machu Picchu).

26/11: Machu Picchu para Cusco.

27/11: Cusco (Trekking Montanha Colorida ou Humantay).

28/11: Cusco para Puno (Ônibus Noturno).

29/11: Puno (Ilhas do Titicaca) para Copacabana (Fronteira Bolívia).

30/11: Copacabana para La Paz (Teleférico ao pôr do sol).

01/12: La Paz (Downhill na Estrada da Morte) para Ônibus Noturno para Uyuni.

02/12: Salar de Uyuni (Dia 1 - Deserto de sal e fotos).

03/12: Salar de Uyuni (Dia 2 - Lagunas Coloradas e flamingos).

04/12: Salar de Uyuni (Dia 3 - Geysers e termas) para La Paz ou Santa Cruz.

05/12: La Paz ou Santa Cruz (Dia livre/margem de segurança).

06/12: Voo Bolívia para Brasil.

07/12: Chegada ao Brasil.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Muito corrido o que pretende fazer e com dois erros. Vá para Paracas e fique lá,não tem essa de voltar a Lima,pois já é o caminho a Cuzco.E o outro é correria em Bolívia, um dos países mais atrasados da Terra. Eu fui correr e me dei muito mal lá.Ali sim é preciso tempo de aclimatação, pois se ocorrer a,go com você (como aconteceu comigo),eles não tem nem oxigênio para você respirar.

Postado
  • Membros

Fala @Lahuan !

Massa teu roteiro. Está bem legal e será uma trip inesquecível.

De fato está um pouco corrido, ao meu ver especialmente a parte de Puno em diante.

O que a @SmarTripBrasil te sugeriu acima faz muito sentido.

Alguns pitacos para vc pensar.

1) talvez colocar aquele dia livre (05/12) na parte de Puno ou Copacabana. O Lago Titicaca merece essa atenção a mais. É uma vibe muito boa. Já estive no lado peruano (set/2016) e no lado boliviano (jan/2017) e ambos tem seus pontos positivos. As ilhas flutuantes, só no lado peruano. Vale a experiência, embora soube de amigos que tiveram em 2024, que cada dia tá ficando mais uma encenação para turistas. A isla Taquile tem um visual incrivel. Isla del Sol (lado boliviano) vale a pena pernoitar. Se teu tempo é apenas um dia para conhecer o lado, eu daria prioridade para o lado peruano.

2) La Paz está me parecendo que vc terá apenas uma rápida passagem. Uma pena. Lá vale ficar um tempo (pelo menos umas 2 noites - indico Loki Hostel).

3) Talvez reduzir o Salar de Uyuni para 2 dias e usar esse dia em La Paz.

4) Estrada da Morte e ônibus noturno até dá, na teoria, mas tem riscos. Fiz a estrada em 2017, é sensacional, vale cada segundo e centavo gasto, no final termina em umas áreas legais de piscinas, então lá se gasta um bom tempo. Se o grupo for grande, mais tempo ainda. A volta é de van por uma estrada movimentada, se tiver qualquer atraso, complica tua programação. Quando fiz, a van nos deixou no Loki Hostel, de lá era uma caminhada perto até a rodoviária, porém vc precisa levar em consideração esse tempo. Além de chegar lá no rodoviária e comprar a passagem.

Ahh só pra concluir, vc foi muito assertivo no teu roteiro Lima/Cusco. Aclimatar dia 23, fazer vale sagrado no dia seguinte e daí ir para MP, irá te dar um folego bem melhor para enfrentar a altitude da região. Se for pernoitar em Aguas Calientes, que é o que me parece, avalie com carinho subir para MP pelas escadarias. Me parece q combina com vc e irá curtir muito.

Boa trip.

Postado
  • Membros

Também acho apertado, eu tiraria Uyuni do roteiro, pois também o trajeto que colocou não está contando com o dia de volta. No 3 dia você chega a Santiago do Chile, pois esses lugares é o clássico trajeto de 3 dias da atravessia, os Geysers por exemplo ficam bem perto da fronteira com o Chile

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.