Ir para conteúdo

San Blas - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
Gente,

 

No proximo dia 07 irei ao Panama, e estou muito confusa de vou para San Blas ou Boca del Toro, me ajudem pls!!

 

beijos

Aline

 

 

Aline to indo pra Bocas hoje e fui para San Blas semana passada. Acho que as propostas sao diferentes, San Blas é um paraiso, ilhas desertas, vc pode até nadar pelado lá! :P Dizem que Bocas já é mais balada. Emntao depende do que vc tem em mente. Quando eu voltar poderei falar mais. Me procura no orkut G. Moura que tu acha meu album de San Blas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

1 - TEM como chegar em San Blas de ONIBUS, nos descobrimos apos pagarmos 30 USD para a canoa taxi kuna e para o 4X4 até Panama City. Os gringos que conhecemos que foram em outro barco pagaram apenas 5 dolares, para o onibus de San Blas ateh Colon e de Colon ateh Panama City e mais 1 dolar do taxi ateh o albergue.

 

 

2 - Sobre SAN BLAS via Colombia - Panama de barco:

 

O Lonely Planet recomenda o Casa Viena, mas outros hostais também tem informaçoes sobre barcos, entao se tiver tempo chegue em Cartagena e pesquise, converse com os capitaes, em geral o email deles estah disponivel, se possivel visite o barco. O que vimos é que alguns dos barcos recomendados pelo hostal saem abarrotados, um deles saiu com 23 pessoas.

 

Nos tivemos uma grande sorte, conhecemos uma menina brasileira que jah estava pesquisando e resolvemos nos juntar a ela e ir de barco, pois a passagem de aviao a essa altura estava custando 500 USD ida e volta. Ela estava esperando um capitao com quem ia conversar no Hostal Media Luna quando um casal franco-brasileiro apareceu perguntando quem estaria interessado numa viagem de barco e entao eles disseram que tinham um catamara e que procuravam passageiros, sendo que queriam no maximo 4 passageiros.

 

Fomos visitar o barco e ficamos encantadas e fechamos na hora. Fizemos entao a travessia com o Rebelle, do capitao Xavier, um catamara, bem melhor que um veleiro, pois tem mais espaço para circular, com apenas o capitao frances, a esposa brasileira e 4 passageiros, um irlandes e nos 3 meninas brasileiras pelo mesmo valor que outros barcos que saem abarrotados de gente.

 

Outra coisa que foi super positiva de irmos com eles é que nunca ficavamos parados em um só local, visitamos varias ilhas desertas, enquanto os outros barcos ficam ancorados em um so lugar, em ilhas habitadas, em que os corais jah estao cinza. Alem de tudo comemos super bem, comida super natural, saladas maravilhosas, atum pescado na hora, e lagostas frescas vendidas pelos indios Kunas.

 

Infelizmente o Rebelle vai estar por pouco tempo fazendo a rota porque o casal estah dando a volta ao mundo. Entao se alguem quiser aproveitar essa chance unica avise que mando o contato do Rebelle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá...voltei do Panama no dia 13/11 e fui a San Blas, Isla Grande e Bocas.

 

Minha experiência não foi das melhores...já que a Ilha que fiquei não tinha ninguem e os Indios eram bem sujos (algo que me incomoda muito). Não consegui comer a comida que eles deram e também a cabana que fiquei tinha muita barata e caranguejos.

Mas de qualquer forma a Ilha e o Local é paradisiaco, muito lindo. Para quem gosta de um conforto é melhor chegar por lá bem cedo e fazer um tour pelas ilhas e voltar a tarde. O ultimo 4x4 que sai de lá por volta das 16 horas da tarde, já que a estrada fecha a noite devido as curvas.

Os índios sempre querem mais grana e vc tem que pagar uma taxa para entrar em Kuna/San Blas e as vezes eles querem cobrar tanto na ida como na volta.

Isla Grande tem uma infra-estrutura melhor, mas é uma ilha bem pequena.

Bocas também tem uma infra-estrutura melhor que San Blas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

Sim. Não tem ar condicionado nem cama King Size nas ocas do índios e as índias não fazem o serviço de faxina diariamente. Entendi...

 

As ilhas são menores que um campo de futebol e são de areia branca e as ocas são construídas em cima dessa areia e é obvio que há caranguejo nas ocas. Os índios não tem higiene? Sei, como é... Talvez você tenha imaginado que eles já estivessem "100% domesticados", assim como nós, com todos os "confortos" da vida urbana. Mas não, eles continuam tentando viver como sempre viveram. O Sonho do governo panamenho é invadir aquilo tudo e fazer isso aí que você talvez gostaria de ter visto. Tentaram e se deram mal. Espero que esse tipo de turismo que quer conforto e comodidade a qualquer custo, mesmo que isso signifique destruir tudo, fique bem longe de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sim. Não tem ar condicionado nem cama King Size nas ocas do índios e as índias não fazem o serviço de faxina diariamente. Entendi...

 

As ilhas são menores que um campo de futebol e são de areia branca e as ocas são construídas em cima dessa areia e é obvio que há caranguejo nas ocas. Os índios não tem higiene? Sei, como é... Talvez você tenha imaginado que eles já estivessem "100% domesticados", assim como nós, com todos os "confortos" da vida urbana. Mas não, eles continuam tentando viver como sempre viveram. O Sonho do governo panamenho é invadir aquilo tudo e fazer isso aí que você talvez gostaria de ter visto. Tentaram e se deram mal. Espero que esse tipo de turismo que quer conforto e comodidade a qualquer custo, mesmo que isso signifique destruir tudo, fique bem longe de lá.

 

Silnei,

Eu entendi mais ou menos a situaçao, tudo bem que talvez a Aline tenha ido pensando em uma coisa e encontrou outra completamente diferente, e nao é todo mundo que aguenta uma situacao ultra roots style! Eu nao sei como eu reagiria porque na boa eu sei que eu fui em catamara em condicoes ultra luxuosas, entao nao posso julga-la. Agora fiquem felizes se encontrarem carangueijos isso quer dizer que o desequilibrio ambiental ainda nao chegou... na minha praia, Genipabu a tempos nao vejo uma Maria Farinha. Agora como eu tenho mais medo de carangeuijo do que de barata eu teria levado minha barraca se fosse pra lá. Quanto aos indios eles estao sendo jah "domesticados" e da pior maneira, se ultilizando das maravilhas do mundo moderno e jogando o lixo no mar. As ilhas estao cheias de lixo, mesmo as desabitadas, pois a maré está levando. Fui jogar volei com os Kunas numa ilha e achei varios peixe sandalia, peixe rayovac, peixe redbull... tem de tudo!!! San Blas é uma coisa linda, mas ficamos realmente temendo pelo futuro porque o lixo jah estah por todos os lados. Uma das meninas foi na mesma situaçao da Aline e foi na boa conversar com o dono da ilha e dizer que a ilha dele tah muito suja.

 

Ainda assim prefiro a falta de estrutura de San Blas a favelinha de Bocas del Toro, aonde vc soh pode ir a praia se pegar um onibus ou um barco porque as paraias proximas estao contaminadas. Uma menina que estah estudando a agua da ilha disse que quem beber agua lah adoece na hora e foi o que aconteceu com uma das meninas que estah viajando comigo.

 

Abraços mochileiros,

 

Gisele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia!

 

Eu só contei minha experiência em San Blas...não estava a procura de um resort. Sabia como era a estrutura, mas não sabia que existia tanta sujeira.

 

Os índios estão domesticados sim!! pq sabem muito bem o vlr do USD. Eu fui sozinha e me cobraram a diária de USD 55,00, no outro dia chegaram dois casais espanhois e eles cobraram a diária de USD 75,00 dólares para cada. As ilhas estão sujas, cheias de garrafas e eles podem não estar domesticados...mas já sabem destruir a natureza, como a Gisele disse.

Como eu fui sozinha, não aconselho ir para San Blas, talvez com amigos seja bem melhor.

 

Gisele,

Também fiz a mesma pergunta a eles sobre a quantidade de garrafas encontradas na praia, e eles me disseram que não iam limpar pq foi nós que sujamos. Mas no caminho de barco para a ilha...eu vi os Indios jogando garrafas na praia.

 

obrigada

 

Aline

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Mochileiros! Parabéns pelo tópico Silnei.

Estou embarcando está semana para uma surf trip em Bocas del Toro...

Vou ficar um dia em Panamá City e voarei para Bocas para ficar uns 10, 12 dias (ainda estamos decidindo se vamos conhecer a Costa Rica - Puerto Limon)

*** Alguém já foi de Bocas para a Costa Rica?

 

Dia 24/12 minha namorada retorna ao Brasil e como fico até dia 29/12 quero passar pelo menos 3 dias em San Blas...

Alguém viu algum surfista/ondas em San Blas?

Estou em dúvida se mando minhas pranchas de volta para o Brasil ou levo para San Blas...pelo que pesquisei não rola onda por lá...

Levarei apenas protetor, máquina fotografica, $$ e uma pequena mochila...

Dúvidas:

*** Levar ou não prancha?

*** Levar ou não barraca de camping?

 

Desde já agradeço

Abçs e pé na estrada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Mochileiros! Parabéns pelo tópico Silnei.

Estou embarcando está semana para uma surf trip em Bocas del Toro...

Vou ficar um dia em Panamá City e voarei para Bocas para ficar uns 10, 12 dias (ainda estamos decidindo se vamos conhecer a Costa Rica - Puerto Limon)

*** Alguém já foi de Bocas para a Costa Rica?

Tranquilo ir pra Costa Rica. Quando sair do Water Taxi vah ateh o terminal de onibus, eh perto, pode ir a pé, e pega o onibus ateh a fronteira, ou se quiser pega taxi mesmo. Chegando na fronteira carimba o passaporte saindo do Panama, cruza a ponte trash n´roll a pé, carimba o passaporte de entrada na Costa Rica. SENDO que, LEVE copia da sua passgem de volta pro Brasil, senao vao criar caso pra vc entrar... e se vc nao levar a copia e deixar pra tirar lah vai te custar absurdos 3 dolares. Depois que cruzar a fronteira pega o onibus do outro lado no terminal, em geral as pessoas vao para Puerto Viejo primeiro, sugiro o Hostal Pagalu, o melhor que fiquei ateh hoje, ou algum mais proximo de onde estarao as ondas.

 

Aconselho a olhar a previsao do tempo, passei uma semana em Bocas e outros 4 dias na Costa Rica e estava chovendo no lado do Caribe, todo mundo tava correndo pro Pacifico ou pra NIcaragua.

 

Dia 24/12 minha namorada retorna ao Brasil e como fico até dia 29/12 quero passar pelo menos 3 dias em San Blas...

Alguém viu algum surfista/ondas em San Blas?

Nao mesmo! Vi um cara em pé numa prancha fazendo o tal de padling!

 

Estou em dúvida se mando minhas pranchas de volta para o Brasil ou levo para San Blas...pelo que pesquisei não rola onda por lá...

Levarei apenas protetor, máquina fotografica, $$ e uma pequena mochila...

Dúvidas:

*** Levar ou não prancha?

Nao vi onda por lá, acho que nao vale a pena, leve un snorkel bom!

 

*** Levar ou não barraca de camping?

Se voce tiver medo de carangueijo, como eu! :P

 

Desde já agradeço

Abçs e pé na estrada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hola chicos y chicas, estivemos em San Blas entre 31/oct/09 e 04/nov/09, e tivemos uma experiência sensacional, Lara que prefere montanhas e não é fã de praia, não queria mais voltar.

 

O lugar é realmente maravilhoso, inicialmente iríamos ficar apenas 3 dias, mas resolvemos ficar outros 2, e só não ficamos além disso pois acabaram: o protetor solar, memória da máquina digital (2GB é pouco) e o dinheiro, já que os Kunas não aceitam cartão de crédito e não há onde sacar.

 

Visitamos uma ilha por dia, guiados pelo Sr. Tic, também conhecido por Mr.Smile, ele nos levou nas seguintes ilhas: Isla Perro, vimos cobra d’agua e tem um barco naufragado pertíssimo; Isla Pelicano, a menor que visitamos, Eri correu ao redor da ilha em menos de 1 minuto; Isla Manta Raya, nessa ficamos sozinhos, sem companhia de turistas, nem nativos; Isla Chichime , encontramos pão saindo do forno por 10 cents cada e no último dia fomos conhecer outra Isla Perro, vimos arraias, também tinha pão, mas não tava quente rsss. Os passeios saíam de manhã, depois do café e voltavam à tarde. Explorar essas ilhas foi uma experiência extraordinária, mergulhando vimos caranguejos, uma variedade de peixes, de diversos tamanhos e cores, estrelas do mar, conchas, cobras d´agua e até arraias!!! Vale a pena levar máquina aquática e sapatos para mergulho pois em algumas praias existem muitas pedras.

 

Durante dois dias na parte da tarde, quando não choveu, saímos para visitar algumas ilhas vizinhas, com comunidades Kuna Yala, nessas ilhas não há praia, ao invés disso há escolas, quadras de esportes, igreja, pequenos comércios, artesanatos, festas, algumas pousadas, etc

 

Quanto ao transporte até San Blas, deixamos Panamá City às 4h30 a.m., numa Toyota 4x4, com 3 panamenhos e 1 suiço, além do motorista. Até a metade do caminho ou mais, é um asfalto não muito bom com muitas curvas perigosas, em certo ponto o carro cruza um rio, mas uma ponte está sendo construída, inclusive tinha tratores e escavadeiras trabalhando, com a construção dessa em breve carros sem tração 4x4 conseguirão chegar até o cais de San Blas. A parte terrestre por pessoa saiu por USD 35, mais USD 6 para entrar no parque, mais USD 2 de taxa de embarque e mais USD 10 de canoa do continente até a ilha El Porvenir. Retornamos em um avião de 20 lugares que decolou da Isla El Porvenir ás 06h30 (o que nos obrigou a acordar e contemplar o magnífico nascer do sol), depois o avião fez conexão na Isla Corazón de Jesus para deixar e pegar passageiros, o tempo estava aberto, e pudemos apreciar uma visão incrível das ilhas pelo alto, valeu a pena, pagamos USD 80 pelo trecho por pessoa, descemos no aeroporto regional, ao lado do shopping Albrook Mall.

 

Não sabíamos que de 03 a 05 de novembro é feriado da pátria no Panamá, além disso na semana seguinte a essa também tem feriado, os panamenhos comentaram que novembro é o mês que mais tem feriados lá. Percebemos no dia 03 um aumento no número de turistas panamenhos, mas no geral estava tranqüilo, os nativos comentaram que no carnaval é mais lotado.

 

Ficamos na ilha El Porvenir, no hotel que leva o mesmo nome, (http://hotelporvenir.com/), contate Sra. Otilia 6692-3542, podemos considerar a opção como 5 estrelas para a região, mas não espere nada de luxo, é uma boa opção para quem não curte barraca ou oca, pois tem cama com mosqueteiro, banheiro privativo com descarga, chuveiro que resume-se a um cano com água gelada, que é da chuva, mas lá não precisa de água quente, pois é calor o ano todo, e pasmem, tem energia por geradores das 19h às 21h, ótimo para recarregar a bateria da câmera e do celular; além disso está incluso 3 refeições diárias, o café da manhã (pão, manteiga, ovo, chá ou café), o almoço e o jantar (frango, peixe ou polvo, arroz ou batata frita, feijão e salada) muito bem preparados pelo cozinheiro Jesus. Tudo isso (3 refeições, a diária do hotel, os passeios diários para as ilhas vizinhas) por USD 45 por pessoa; não inclui bebidas mas é oferecido cerveja, suco e refri de latinha por USD 1,25, na Ilha Wichubwala pagamos USD 0,50 numa Pepsi geladíssima, realmente incrível.

Caso queira mudar o cardápio, tem a opção de lagosta, a de 2 Libras sai por USD 15, e a de 3 libras por USD 20; lagosta menor que 2 libras não é permitida a pesca para que não atrapalhe a reprodução.

 

Também vimos o progresso, nativos com celulares, coca-cola, garrafas boiando nas águas e alguma sujeira nas praias de algumas ilhas, não achamos exagerado, mas também não gostamos de ver isso, pois como bons ecoturistas sempre nos preocupamos em não deixar sujeira por onde passamos, nem mesmo uma simples tampinha de garrafa.

 

Gostaríamos de agradecer ao pessoal do site, pois foi aqui que encontramos as informações e dicas para visitar esse paradisíaco local. ::otemo::

 

Abraços

Eri e Lara

 

[col][picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091211125703.JPG 448 336 Legenda da Foto]Isla Pelicano[/picturethis]|[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091210000915.JPG 448 336 Legenda da Foto]Isla El Porvenir[/picturethis][/col]

[col][picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091210000537.JPG 448 336 Legenda da Foto]Isla Pelicano[/picturethis]|[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091211130336.JPG 448 336 Legenda da Foto]Isla El Porvenir - Nascer do Sol[/picturethis][/col]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...