Ir para conteúdo

San Blas - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
Pessoal,

Estou indo agora em meados de setembro para San blas. Ficarei 5 noites por lá.

Alguma recomendação especial, além daquelas citadas na reportagem do mochila Brasil?

 

Para os que ficaram em Cartí, com o Sr Arquimedes... como é o esquema da comida? Temos que levar alguma coisa da "cidade" ou o que eles disponibilizam tá de bom tamanho?

 

Olá Matheus,

 

Fiquei em Carti alguns dias no fim do mês de janeiro deste ano.

Eu tive o mesmo receio que você, com relação à "falta" de comida, e posso te dizer que a minha alimentação em San Blas fui bem acima das expectativas.

O café da manhã era simples (com uns paes de coco, geleias, manteiga, suca, café, leite, etc) mas bem completo! Em alguns dias teve até Nutella, rs (não sei se algum turista largou o pote por lá ou se é costume por lá mesmo). Mas em geral eu era um dos primeiros a tomar o café da manhã, e sinceramente não sei se chegava a faltar algo para os últmos que comiam.

O almoço e jantar era uma espécie de marmitex (aquela embalagem redonda de papel alumínio), como tem aqui no Brasil ... em geral era arroz, feijão, uma carne (normalmente frango), e um pouco de salada. Vinha tudo numa boa quantidade, e se você não come muito é suficiente par apassar o dia.

Uma dica bem legal é comprar peixe com a população local das ilhas em que você estiver fazendo o tour ... eles pescavam e assavam na hora, e era muito barato e delicioso (pagamos 2 atuns que devia dar mais de 2 quilos por US$ 5 no total, se não estou enganado).

Uma dica já colocada aqui é para você levar bastante água ... caso não consiga comprar na cidade do panamá, existem alguns locais em carti que vendem (se não me engano era 3 ou 4 dólares por uma daquelas garrafonas de uns 8 litros). Mas uma coisa legal de você levar (caso você goste) são barras de cereais, bolachas, etc para fazer uma sobremesa ... pois não encontrei muita coisa dessa vendendo por lá.

Uma observação caso você leve comida é para não deixa-las nos quartos embalados com sacos plásticos. Um colega que esteve hospedado por lá fez isso, e seu saco de pao, bananas e bolachas apareceram com pequenas marcas de mordidas redondas (sinal que um rato entrou na casa em algum horário do dia e fez um "lanchinho" com suas compras, rs) ... então peça para os kunas para colocar na geladeira, ou em algum armário.

Espero ter ajudado ...

 

Abs

 

Observação - mudando de assunto, encontrei um outro mapa bem legal com a localização de algumas ilhas!

 

20100905180500.jpg

 

E olha só ... existe uma publicação de mapas náuticos do Panamá (http://www.sailorsnet.com/Panama_Cruising_Guide_Index.htm), que possivelmente deve ter todos os mapas de San Blas e outras regiões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Valeu pelas Dicas Fábio... Aproveitando a boa vontade...

 

 

Quando você esteve, haviam outros viajantes em Carti? Viajo sozinho, e é sempre bom uma galera para interagir...

Fez algum tratamento para malária? Sabe dizer se em Carti tinha mosquiteiro nas camas?

 

Abs!

 

Olá Matheus,

 

No dia que cheguei havia um grupo de 3 argentinos.

Eles sairam no dia seguinte e chegou um pessoal do leste europeu e uma menina alemã.

Na minha viagem eu tomei vacina para febre amarela (que se não me engano é obrigatória para a viagem no Panamá), mas nada para malária.

Em Carti não tinha nenhum mosquiteiro na cama ... no andar de cima (aonde ficam os turistas) é bem aberto, e entra uma brisa bem agradável durante a noite ... e sinceramente não fui incomodado pelos mosquitos (nem usei o repelente que levei, mas recomendo que você compre e leve).

O único lugar aonde fui incomodado por mosquitos em San Blas foi no ponto de chegada dos 4x4 e aonde aguardamos o traslado para as ilhas ... lá tinha muuuuuuuuuuuuuuuuuitos!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dae Mochileiros,

 

Estive semana passada em San Blas. Valeu Silnei pelas informações!!!

 

Como não tive muito tempo no Panamá, acabei agendando o 4x4 no hostel mesmo (Lunas Castle). Os custos foram os seguintes:

 

U$25,00 ida em 4x4 do Casco Viejo à beira do rio onde se pega o barco

U$6,00 taxa de entrada no território Kuna

U$2,00 taxa de "embarque"

U$15,00 ida/volta de barco

U$20,00 por dia na ilha Sanidup (hospedagem + cafe + almoco + janta)

U$25,00 volta da beira do rio ao Casco Viejo

 

O trecho está praticamente todo asfaltado (ainda tem uns buracos em algumas partes). Também levamos umas 3h ao todo, e pelo que percebi os 4x4 só vão pela manhã. Saímos de madruga de Panamá, paramos para o café da manhã e chegamos umas 9h00 para pegar o barco. A galera que está deixando as ilhas, pegas esses 4x4 e voltam para Panamá.

 

Na ilha onde fiquei, a comida era suficiente, mas é sempre bom levar umas barras de cereal e biscoito extra. Além de água. Quem tiver, leve também snorkel. Ah, e livro! Esqueci o meu em Panamá.

 

Peguei mais informações sobre outras ilhas. Depois as encontro e posto aqui.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Vc levaram alguma coisa para a familia Kuna "dona da ilha"?

Se tiver que usar o telefone por lá, tem como?? Vi para desbloquear o celular, mas R$ 11,00 o minuto não rola.

 

Não levei nada, e não vi ninguem dando nada também ... mas no fim da viagem deixei uma pequena "gorjetinha" com ele pq fui muito bem atendido, e achei que aquele dinheiro faria mais diferença com eles do que comigo ...

 

Usar celular do Brasil é mto caro por lá ... uns americanos que conheci em San Blas me falaram que vale a pena comprar um celular pré-pago panamenho, e usá-lo para fazer as ligações para o seu país ... eles compraram um de US$ 25 e me haviam dito que estavam usando há 2 semanas (falavam rapidinho com os familiares nos EUA) e ainda tinha crédito ...

 

Eu não cheguei a fazer isso pois descobri esse "esquema" no fim da viagem ... mas procedeque a tarifa telefônica no Panamá é uma das menores da América ... já fiz trabalhos para toda América Latina usando Central Location de lá e saiu muuuuuuuuuuuuuuito menos que no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Matheus,

Vc conseguiu o contato com o sr. Arquimedes aqui no site mesmo?

Pode disponibilizar pra gente?

 

 

Taks,

Você ficou na Ilha Sanidup certo?

Fez reserva também?

Como é a hospedagem?

Para os passeios para as outras ilhas, agendamos na hora com os locais?

 

Estou pensando em ir em janeiro, então, to querendo reservar antes.

 

Carol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Matheus,

Vc conseguiu o contato com o sr. Arquimedes aqui no site mesmo?

Pode disponibilizar pra gente?

 

 

Carol

 

Carol,

 

Não cheguei a falar diretamente com ele, mas usei o email que está na reportagem do mochila brasil sobre San Blás - cabanascarti@hotmail.com.

O telefone de lá é: (507)6844-4815 / (507) 6007-4410 /(507) 6965-0485. Os contatos são Arnoldo Bonilla e Yusahara Ariseth. Quando eu liguei para um desses telefones, quem me atendeu foi a Yusahara.

Ainda tem um site: www.cabanascarti.es.tl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carol,

 

Sim, fiquei na ilha Sanidup. Essa ilha é dividida entre duas famílias: Tony's Cabin e Frank's Cabin. Fiquei no Tony's. Era U$1 mais barato. Cabana com cama. O banheiro tem privada (de porcelana :) ), mas a água (doce) é de caneca. Tem luz somente na cabana onde se fazem as refeições. U$20 a diária, com café, almoço e janta. 6 min para dar a volta na ilha caminhando.

 

Por algum motivo, o Frank levantou uma cerca separando a ilha. Mas durante o dia pode passear o quanto quiser do outro lado. Ele só não deixa usar o banheiro dele. Já o Tony é gente boa, convidava até a galera do Frank para vir para o lado dele à noite, para as "festas".

 

Como tinha pouco tempo pro Panamá, assim que cheguei no albergue no meio da tarde, reservei através deles a hospedagem no Tony's Cabin. Infelizmente não tenho números de telefone para que você combine direto com os Kunas. Mas pode tentar falar com alguns deles em Panamá, como recomendou o Silnei. Não sei se a época em que vai é muito cheio, mas acho melhor reservar lá no Panamá. Às vezes você encontra uma turma e decide lá qual é a melhor ilha para ir. Qualquer coisa, se quiser reservar pelo albergue, pode falar com a galera do www.lunascastlehostel.com.

 

Sim, os passeios você agenda lá da ilha. Mas vai depender de conseguir gente para fechar o barco, senão pagaria caro. Tem ilhas em que o alguns passeios já estão inclusos.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...