Ir para conteúdo

Rio de Janeiro: Arquivo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala Serpa,

 

Como vc vai no verão, sem dúvida vc vai precisar de uma capa impermeável (anorak), para mim esse é item mais importante, pois ficar molhado e no frio, vc pode até mesmo ter uma hipotermia.

 

Realmente o peso da mochila faz diferença então cada item tem q ser bem pensado.

 

O básico é saco de dormir (ou alguma coisa para o frio da noite), isolante térmico(importantíssimo e bem barato), clorin (para vc não pegar hepatite), lanterna(indispensável), barraca (acho que vc não vai bivacar), o anorak e um calçado confiável e bem amaciado. Esses item vc precisa levar.

 

A parte de cozinha é bem pesada e vc pode decidir comer só comida fria e não levar nenhuma tralha para cozinhar. Mas se for um grupo grande dá para dividir, um leva a panela, o outro o fogareiro, o outro o refil do combustível e assim por diante.

 

Aí vem a parte da comida, vou dizer no meu caso o que eu faço, eu costumo comer um sanduba quando acordo com um todinho (caixinha pequena) e durante a caminhada rola mais um sanduba ou biscoito ou bananadas, mas nada de exagero, e a noite se não levar fogareiro eu como mais um sanduba ou um empadão, mas se levar um fogareiro eu faço um macarrão instantâneo, tem gente que faz o macarrão junto com a sopa de envelope, comer algo quentinho depois de um dia de caminhada faz uma diferença. Mas é sempre bom levar algo a mais, mas sem exagero.

 

Outro item que pesa é a água, na travessia tem água no caminho (precisa com certeza ser tratada), no caminho tem água no Ajax, Açu, Vale das Antas e no Abrigo 4. Acho q levar 2 litros de um ponto para o outro tá mais que suficiente.

 

abraço

 

Hugo de Castro

www.clubedosaventureiros.com

Link para o comentário
  • Respostas 2.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

oi galera, sou nova aqui no mochileiros, procurando por dicas em trindade, acabei caindo aqui e me cadastrei, achei o pessoal muito atencioso mesmo!!

Já percebi que trindade tá uma lotação de gente. eu vou dia 23/01/06, é uma segunda feira, provavelmente vmos embora antes do fim de semana. Será que mesmo assim vai estar lotado? pensamos em ficar na praia dos ranchos, pois dizem que é onde tem as padarias, mercadinhos, etc.... Mas na do meio é onde rola um reggae, que provavelmente é onde faremos os luais básicos. então estamos na duvida de qual praia acampar. E sobre os campings, já vi que o melhor é escolher lá na hora. Opiniões sã bem vindas!!!

Link para o comentário
  • Membros

E aí Gabriel, beleza?

 

Conheço duas formas de se chegar ao Corcovado a pé: pela trilha que sai do Parque Lage ou pela Estrada das Paineiras, fazendo o mesmo caminho dos carros para chegar à estátua (e pagando também os R$ 5,00 que o IBAMA cobra por pessoa). Esse segundo caminho é totalmente seguro, mas anda-se pelo asfalto o tempo todo (mas com a possibilidade de tomar banho nas bicas das Paineiras). E o caminho também é mais longo.

 

O problema é quanto ao caminho tradicional, mais conhecido como Parque Lage-Corcovado. O Parque Lage fica um quilômetro antes da entrada do Jardim Botânico, sua mata é fechada e, ao contrário da região da Floresta da Tijuca, que foi reflorestada há 145 anos, neste percurso a mata é originária, com árvores de porte maior do que as geralmente encontradas na floresta. Por isso mesmo, a trilha é muito bonita e ainda tem duas pequenas cachoeiras para a captação de água. A saída dela já é quase no Corcovado, nos trilhos do trenzinho que sai do Cosme Velho e leva os turistas até a estátua (é pouco antes do local conhecido como "curva do Oh", que é a exclamação geralmente feita pelos turistas que estão no trenzinho e que, depois de vir o tempo todo pela mata, de repente vislumbram aquele visual todo). Você pode achar o mapa completo desta trilha no site www.terrabrasil.org.br (caso a faça, só suba os trilhos quando você ver que o bondinho já desceu, pois a passagem é estreita e só cabe o bondinho nela; aí, você chegará ao asfalto e o Cristo estará a 5 minutos de caminhada).

 

Pois bem, o problema é que alguns ladrões passaram a assaltar os trilheiros exatamente nessa parte final do percurso, antes de se chegar aos trilhos. Isso foi em 2004, e o Parque Lage inclusive colocou uma placa avisando sobre os riscos. Na época, o governo federal (administrador da Parque Nacional da Tijuca)disse que não podia fazer nada, pois isso era responsabilidade da polícia militar (estadual); o Estado por sua vez disse que era responsabilidade ou da União ou da prefeitura, que administrava o Parque em co-gestão com o governo federal; já a prefeitura disse que isso era caso para a polícia federal ou para a polícia militar, já que, além de o parque não ser dela, a guarda municipal também não teria essa atribuição. E pelo visto o festival de incompetências continua até hoje, e uns ladrõezinhos pé-de-chinelo privam todo mundo de fazer essa trilha maravilhosa. Porém, a polícia andou fazendo incursões por trilhas da floresta depois daquele problema entre a Rocinha e o Vidigal e depois disso também não ouvi mais falar sobre assaltos em trilhas (mas não posso assegurar que eles acabaram na área da Parque Lage-Corcovado).

 

Pouco tempo antes disso, outros ladrões resolveram assaltar na trilha da Pedra da Gávea e, para azar deles, o CORE fazia um treinamento na área...depois que levaram um monte de porradas, nunca mais ouvi falar de assaltos na Pedra da Gávea. Inclusive, fui lá pouco depois desse incidente e a tranqüilidade foi total. Agora, caso você queira subir o Corcovado, aconselho a fazê-lo pela estrada das Paineiras.

 

Um abraço e boas trilhas!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fdmarcon;

 

Essas são umas das principais atrações da Ilha:

 

Lagoa Azul

Fica no eixo central interno da Ilha Grande, divisa com a Ilha dos Macacos. Ótimo local para a prática de snorkeling. Corais brancos povoam as mediações. Há passeios diários a partir de Abraão às 10 hs

 

Freguesia de Santana

Primeira vila habitada da Ilha Grande. Uma capela construída em 1796 é a atração principal. A praia tem águas verdes e tranquilas, ótima para banhos. Há passeios diários a partir de Abraão às 10 hs

 

Saco do Céu

Enseada bem protegida com pequenas praias ao redor e muitos manguesais. Há quem pernoite na embarcação vendo o céu refletido na água - daí o nome. Os passeios que partem de Abraão até a Lagoa Azul, faz escala no local.

 

Cachoeira da Feiticeira

Maior queda da Ilha com 13 metros. Acesso por trilha a partir de Abraão (cerca de 1:30 h de caminhada). Possui grampos para a prática do canyoning (rapel em queda dágua). Evite subir no topo da cachoeira sem prática.

 

Praias do Abraão

Para quem visita a vila do Abraão e não quer se aventurar pela Ilha, a saída é visitar as pequenas praias da enseada: Julia, Biquinha, Comprida, Crena e Abraãozinho. O acesso por trilhas leves - cerca de 1h de caminhada.

 

Ruínas do Lazareto (1884)

No passado foi posto de quarentena para os escravos adoentados que eram trazidos da África. Mais tarde foi transformado em presídio político. Acesso por trilha (20 minutos) a partir de Abraão.

 

Pico do Papagaio

Do alto se avista metade da Ilha Grande. Acesso por trilha a partir de Abraão (cerca de 3:00 h). Há guias que podem ser contratado em Abraão. Para os mais experientes, vale seguir sempre a trilha mais aberta na mata.

 

Farol dos Castelhanos (1900)

Fica na entrada da baía da Ilha Grande - sentido de quem vem do Rio. Acesso a partir da praia dos Mangues passando pela praia da Aroeira e praia dos castelhanos. Acesso difícil a partir de Aroeira com mata fechada.

 

Lopes Mendes

Maior praia da Ilha Grande, preferida dos jovens e muito procurada para a prática do surf. Há passeios diários a partir de Abraão às 10 hs. Pode ser alcançada por trilha a partir da praia dos Mangues (cerca de 20 min).

 

Caxadaço

Uma das mais charmosas praias da Ilha com águas bem claras. Protegida do mar aberto, servia de esconderijo para os contrabandistas no passado. Acesso por uma trilha feita de pedras pelos escravos a partir de Dois Rios.

 

Dois Rios

A praia tem águas razas e dois rios que deságuam nas pontas. A atração principal são as ruínas do presídio que pode ser visitado até as 18 horas. Uma estrada de terra leva à Abraão (cerca de 2:30 de caminhada).

 

Parnaioca

Já foi a praia mais habitada da Ilha. No passado havia fazendas de café no local. Uma capela centenária e uma pequena cachoeira são as atrações hoje. Cerca de 5 famílias vivem na vila. Acesso por trilha a partir de Dois Rios.

 

Aventureiro

Praia com areia fina e clara, águas transparentes boa para a prática de snorkeling e surf. Um coqueiro torto encravado na encosta, é atração principal. O melhor acesso é por Angra dos Reis ou trilha a partir de Provetá.

 

Provetá

Abriga uma colônia evangélica que ainda vive da pesca. Águas verdes boa para pesca e prática de snorkeling. Um bicão numa das pontas se torna a atração no verão. Acesso a partir de Angra dos Reis ou por trilhas.

 

Gruta do Acaiá

Uma fenda na rocha propicia um espetáculo de luzes ao cair da tarde para quem visita a gruta. Acesso por terra a apartir da praia Vermelha (cerca de 2:00h). É cobrada uma pequena taxa para quem chega por terra.

 

Lagoa Verde

Fica nas proximidades da praia de Araçatiba. Semelhante à Lagoa Azul se torna ótimo local para a prática de snorkeling. Há passeios a partir de Abraão durante a alta temporada (não muito frequente).

 

Enseada do Bananal e Sítio Forte

Localidade que propicia a prática do mergulho profissional. Naufrágios podem ser visitados. Há pousadas na localidade que oferecem cursos de mergulho e alugam equipamentos (consultar seção "onde ficar/Bananal").

 

abraço

 

Hugo de Castro

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, muito obrigada pelas dicas até agora!

Augusto,

Fiquei um pouco preocupada, pois estou pensando em fazer de Abraão até Aventureiro em uns 4 dias. Nestas praias também tem pouco lugar para dormir (poucas casas de pescadores que permitem)? Fiquei pensando porque afinal, carnaval pode estar cheio.

Sobre os roubos, durante o dia então está perigoso deixar as coisas na barraca?

Muito obrigada por sua ajuda!

Dani

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Dani.

 

O roteiro que vc irá fazer passa por praias com varios campings. Nao se preocupe qto a isso.

 

Uma coisa vc pode ter certeza: por ser Carnaval muita gente vai estar fazendo o mesmo roteiro q vc.

Mas vaga em Camping vc sempre vai conseguir uma. Só fique atenta aos seus pertences na barraca. Procure nao deixar nada fora.

 

 

Tome cuidado também qdo vc for passar pela Reserva Biologica. Ali tem um manguezal com agua até os joelhos. Se estiver chovendo, a agua sobe rápido e é arriscado passar por lá.

 

 

 

É isso.

Abcs.

e">

Link para o comentário
  • Membros

Oi galera!

Entaum pessoal,eu tô querendo ir pra praia do sono no carnaval.

Gostaria de saber se eh preciso fazer reserva p camping?

Eu e uma amiga estamos querendo curtir o dia na praia do sono e a noite em trindade(ouvi dizer q lah eh muito bom!)

Gostaria de saber como eh lah no carnaval???Tem muita gente??Algum camping bom???

bjinhus!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...