Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Venezuela - Roteiro, Rotas e Meios de Transporte

Postado
  • Membros

id="Comic Sans MS">id="black">

Mochileiros e Mochileiras, boa noite a todos.

Primeiramente gostaria de parabenizar os idealizadores deste site, pois ele é de grande importância a todos que viajam sem estar engessado e sufocado pelos pacotes turísticos. Parabenizo também todos os guerreiros(as) viajantes que com atitudes solidárias, ajudam aqueles que ainda partirão.

Na minha 1ª viagem ao exterior (ano passado), consegui muitas informações no site, mas certamente não utilizei tudo que deveria, e agora não quero deixar esta oportunidade passar...rs. Irei abrir uma sala para falar da minha viagem do ano passado, pois faço questão de ajudar, apesar de perceber que existem inúmeros comentários já no site dos lugares que fui.

Minhas considerações serão de certa forma extensa e talvez cansativa, por isso desde já agradeço aqueles que pacientemente ajudarão em fechar meu roteiro. Mas torço para que depois de esgotado todas estas minhas dúvidas, que nossas tratativas sirvam de orientação para dezenas de outros mochileiros.

Mas vamos ao que interessa... estou zarpando para a Venezuela no dia 02/09 e quero esgotar os pontos turísticos (ecoturismo basicamente) daquele país em 30 dias, se possível for. Já tenho uma minuta de roteiro em mente, após pesquisas na internet, guias (quem não tem o guia "O Viajante", está perdendo) e neste site também, mas ainda tenho dúvidas em algumas coisas. Além disso, gostaria que as pessoas que já foram e podem falar com propriedade, criticassem ou referendassem o roteiro, informando se atende bem o objetivo.

Roteiro (macro)

BH - Manaus (Avião)

Manaus - Sta. Elena (ônibus)

Sta. Elena - Canaima - Salto Angel

Salto Angel - Delta Del Orinoco ( ?)

Delta (?) - Mar Caribenho (aonde ainda não sei)

Mar do Caribe - Mérida

Mérida - ?

Prazo 30 dias (dia 02/09 já tenho que estar em Manaus), mas gostaria de gastar no máximo 15/18 dias pois tenho interesse em conhecer alguns lugares da Floresta Amazônica na fronteira ou mesmo algo em Roraima.

Perguntas e considerações:

Meu roteiro visa conhecer o que há de melhor no país, mas ponderando sempre custo x tempo x benefício.

Por isso já está decidido que não irei ao Monte Roraima - Não tenho nada contra, mas é questão de prioridade (tempo curto) e custo. Por isso no roteiro já falo logo em ir p/Salto Angel de Sta.Elena. Como meu objetivo é paisagens e aventura, já decidi também não conhecer Caracas. Ainda não ouvi / vi ninguém falar bem da Capital.

1 - Tem ônibus de Sta. Elena para Mérida direto ?

2 - Alguém sabe se é possível atravessar a Venezuela para o Brasil dentro da Floresta Amazônica ?

Desta resposta dependerá meu trajeto de entrada e saída do pais. Seria ideal para mim se eu pudesse já entrar na Floresta Amazônica na divisa com o Brasil pelo sul da Venezuela. Mas caso seja possível, preciso saber como, custo e qual o tempo.

STA. ELENA - PARQUE NACIONAL DE CANAIMA - SALTO ANGEL

3 - Qual o custo do passeio de Sta. Elena para Salto Angel ?

4 - É possível ir por terra até o Salto Angel ou é necessário vôo ? Se positivo, compensa sob o ponto de vista financeiro e dos nrs. de dias ? no guia fala que é possível ir por terra, mas que demora dias...é exatamente isso que preciso saber.

5 - È melhor ir de ônibus de Sta. Elena para Canaima e lá fazer o passeio para Salto Angel, ou é mais compensador fazer o pacote de Sta. Elena mesmo ?

6 - Quantos dias gastam o passeio a Salto Angel ?

7 - Existe algum outro passeio que não posso deixar de conhecer no Parque Nacional de Canaima na opinião de vocês ?

REGIÃO CIUDAD BOLÍVAR / CIUDAD GUYANA / TUCUPITA

8 - Vale o custo x benefício de conhecer o DELTA DEL ORINOCO ?

9 - Existe alguma outra grande atração nesta região (Bolívar, Guyana e Tucupita) que vcs sugerem ?

MAR DO CARIBE

10 - Qual melhor lugar para conhecer o mar caribenho, considerando beleza, custo e tempo ?

As perguntas a seguir dependem da resposta da anterior.

11 - O que tem a dizer sobre a Islas Margeritas ? vale conhecer, mesmo com o alto custo ?

12 - Quais os principais pontos turísticos da região ? E o Parque Nacional Laguna La Restinga ?

TUCACAS / MORRROCOY / MARACAY / VALÊNCIA / CORO

13 - Parque Nacional de Morrocoy - Dizem que é o melhor ponto para conhecer o Mar Caribenho. É vedade ?

14 - Quais as principais atrações do parque, custos e dias ?

15 - É possível entrar no parque sem passar por Tucacas ? (vi vários textos desaconselhando Tucacas).

16 - Compensa passar em CORO ?

17 - Alguma outra atração turística compensadora nas regiões descritas ?

MÉRIDA

18 - Alguma outra atração além do Teleférico ? Pelo que li do Los Llanos, com licença e respeito aos Venezuelanos, trata-se de uma modesta réplica do nosso Pantanal. Sendo isso mesmo, prefiro conhecer o nosso...risos.

19 - Achei estranho não conseguir nada que fala do Monte Bolívar. É tão pouco atrativo assim, que os guias e as pessoas nem sequer mencionam ?

Como vocês podem ver, a tendência é que a peregrinação seja feita em círculo e indo para o norte e depois oeste. Por isso gostaria de sair de Mérida e já entrar na Floresta Amazônica.

Se não for um excesso, gostaria que as pessoas que já foram a estes lugares e seguiram +- o mesmo roteiro, que indiquem a existênica de ônibus de uma região a outra, custos, etc. Como certamente já deve ser de praxe de vocês, prefiro viajar sempre a noite pois como é inevitável dormir, melhor que "gastemos" este tempo em trânsito...ganha-se tempo e agilidade.

Mais uma vez fico imensamente grato pela ajuda e me coloco a disposição também para quaisquer esclarecimentos. Inclusive, se tiver algum aventureiro(a) com esta mesma programação e no mesmo período, e se tiver fora de si ao ponto de topar nos acompanhar, será um prazer...(rs). È quase certo que irá eu e um amigo...

• Respostas 426
  • Visualizações 99.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Tive ótimas referencias da Colômbia. Inclusive na parte de segurança.

Todo mundo que já foi, diz que é lindo, super seguro e o povo muito legal.

Postado
  • Membros

Pô Leo quem dera eu poder ter essas opções, como sou um cara muito economico gosto de fazer viagens completas tipo conhecer varios lugares de uma vez, provavelmente em fevereiro de 2010 irei pra santa catarina descer até o uruguai entrar na argentina (buenos aires) depois ir a ushuaia, entrar no chile,passar pela Bolivia, entrar no Peru e voltar pra Manaus via Acre, esse é o meu sonho atual vou ter 30 dias pra fazer isso sei que ta meio apertado mais acho que vai dar, depois pretendo conhecer a America central, Panama, guatemala (quero ir nas piramides Maias), Costa Rica e quem sabe Belize alias esse lugar é muito lindo , da uma olhada nesse site: http://perdidonaprocura.blogspot.com/

esse cara virou um idolo pra mim, dai e de outros blogs assim que tiro inspiração pra viajar.

um abraço

oseas

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Como falei antes, olha a cotação nos sites de blog que aparecem quando vc faz busca no Google colocando "dolar paralelo venezuela" que vc vai se manter atualizado. Por isso recomendo trocar 100 (no máximo 150) dólares no aeroporto para ter algo da moeda local. Depois troca o resto em outro local. Existe um local em Margherita perto de uma praça, que concentra a grande maioria das lojinhas pequenas. Tem uma rua ali que só tem lojinha de roupa. Entrei numa loja de esportes que fica perto da praça (caminhando em direção à praça no fluxo dos carros). Um senhor não muito velho me atendeu, acessou o site do blog e foi ele quem me trocou os dólares por 4,7 BsF. (era esse valor que estava no blog!!!). E tem mais, apesar dos preços da loja dele serem um mínimo mais altos que o das outras lojas, para compras ele fazia o cambio por 5,6!!! Só não comprei nada porque não tinha nada que me interessasse. Outras lojas como a da Adidas por exemplo, estavam fazendo o câmbio por 4,8.

Vale a pena visitar o shopping Sambil de Margherita para algumas compras também. Levem a mala vazia, com o estritamente necessário, como fiz. Só para dar um exemplo louco, comprei roupas da Hering (Brasil) nesse shopping, em liquidação de 50% e com o cambio negro. Por 540 BsF (ou 115 dólares,1 dólar=R$1,85), comprei 3 bermudas cargo longas e mais 15 camisas (só 2 eram das tradicionais).

Mudando de assunto...

Algumas nights de Margherita também ficam ali nas redondezas desse shopping e tem muita mulher linda.

Lembro também de duas meninas fazendo propaganda da Johnny Walker: um espetáculo!!! hehehe

Enfim, os locais de praia são o que a Venezuela realmente tem de bom. Falando em praias, lembro de uma praia quase que deserta em Margherita. O próprio paraíso, água limpinha, ondas pequenas mas perfeitas! As outras praias também não deixam a desejar, todas limpinhas, mulheres lindas (claro que poucas se comparam com as do Rio em termos de corpo hehehe). Pena que não deu tempo para ter ido de lá para Aruba e Curaçao.

Ainda pretendo voltar lá algum dia, mas vou levar prancha e bicicleta para aproveitar.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

É realmente muito bom ver esse tópico "bombando", mesmo com todas as discussões! kkk de qq forma foi essa a intenção que eu e o Miqueiaz tivemos ao criar o tópico: gerar uma polêmica, tanto faz se política, cultural, ou filosófica. Qualquer uma seria frutifera e esclarecedora. DA última vez criamos um tópico em outro site falando os podres de Machu Pichu (que é um paraiso de verdade!) deu em bate boca tb. Mas depois foram só boas informações e todos aproveitaram para planejar melhor suas viagens. Bom, comentando alguns textos daqui... de todas as viagens que eu fiz a melhor praia já vista foi de Madriski, em Los Roques, que por sinal é uma ótima pedida para lua de mel. Pra mergulhar tb é um puta point. As mulheres da Venezuela são sim muito gatas, mais bem produzidas q as q eu vi na Colombia. Já na Colombia eu tive mais interatividade com o povo, e uma sensação de segurança maior. No entanto a vida na Colombia é mais cara q na Venezuela... Já pra fazer compras nenhum lugar na America do Sul bateu o paraguai (se vc nao ligar pra procedencia do que compra) e a Bolivia (mercadinho negro tb mto bom). Pra quem se liga em esportes radicais eu gostei mais da Bolivia que da Venezuela... e pra quem pretende economizar na hospedagem, desista de conseguir um sofá de graça na terrinha do Chavez, o único contato q eu consegui me pediu pra se hospedar aqui na minha casa no carnaval, mas quando eu pedi pra ficar lah em Caracas, nunca mais me respondeu... e dormir na praça eu conheci um cara que foi abordado pela policia e não aconteceu nada, embora depois tivesse sido acjarcado na rodoviaria...

Pra finalizar, desejo uma boa crise economica pra todos e se quiserem saber de algo da nossa viagem,ainda temos tudo anotado e filmado (inclusive a briga entre a policia e os anti-chavistas!rsrsrs)

boas mochiladas

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Opa, eae cara tudo bom. Estoy programando uma viajem a América do Sul e pretendo fazer um roteito muito parecido como o seu, passando pela Venezuela (Caracas, e Henry Pittier National Park), Colômbia ( Bogotá e Santa Marta), Eaquador( Quito), Bolívia ( La paz e Titicaca) Perú ( LIma e Cusco)e Chile ( Santiago e Ilha de Páscoa).

Bom, assim como voê pretendo fazer tudo de onibus, exceto o trecho Brasília Caracas e Santiago Brasília que farei de avião, portanto gostaria muito de saber algumas dicas sobre o trajeto, pricipalmente sobre os custos de passagens e estadias, além disso gostaria de saber alçgum contato das rodoviárias para saber os horários e valores exatso, pois meu tempo é curto e tenho que montar um cronograma bem amarrado.

Agradeço desde já, e conto com a sua colaboração, mutio obrigado.

Rafael Carvalho

rafaelmvc@gmail.com ( se puder reponder por email eu prefiro pois o site é bloqueado no meu serviço, obrigado)

Postado
  • Membros

Rafael,

Tenho $500,00 Bsf, moeda da Venezuela, que eu esqueci de gastar. Caso tenha interesse em comprar me avisa. Onde você mora?

Postado
  • Membros

Olá.

EStá certo o pessoal que critica, não pode esconder nada, foi o que aconteceu.

tenho amigos venezuelanos e já fui alertado as a violência que cresce no país.

tem que ficar muito esperto realmente. como há pessoas que viajam fantasiados de brasileiros.

camiseta do brasil, chinelo verde amarelo, pulseira, bandana, boné. hahaha assim é pedir pra ser roubado.

Espero ter uma boa viagem. mas sempre é preciso tomar cuidados.

Postado
  • Membros

Estive na Venezuela de 21/dez 2008 até 03/jan/2009.

Realmente é um país que não quero mais voltar.

É muito lindo, as praias são lindas. Los Roques e o Parque Morrocoy são imperdíveis.

Fizemos, nesta ordem:

Los Roques - 5 dias

Parque Morrocoy - 3 dias

Choroní - 3 dias

Los Roques é muito tranquilo, porém tudo é caro. Lugar legal. Só pra ter idéia, a porta do nosso quarto na pousada ficava aberta o dia inteiro.

Mas...

Quando fomos de Los Roques pra Caracas e daí pra Rodoviária, começou o INFERNO!!!

FOMOS ASSALTADOS PELA POLÍCIA METROPOLITANA AO LADO DA RODOVIÁRIA (TERMINAL LA BANDERA)

Pararam nós e mais dois mochileiros chilenos em plena luz do dia, na rua que sai do terminal de metrô e vai até o terminal La Bandera. Estavam em vários policiais e um caminhão/camburão voltado pro muro. Nos colocaram lá dentro. A rua estava lotada de gente indo pro terminal, mas não dava pra ver o que acontecia dentro do camburão. Revistaram toda nossa bagagem e ao final, em um segundo de minha distração, pegaram Bs 300,00 da minha pochete interna. Isso dá uns R$ 180,00. Literalmente um roubo, pq só percebi por causa do volume menor. Fui conferir só depois, já dentro do ônibus. Dos Chilenos ficaram com vinhos e duas máquinas digitais. Instantes depois eles voltaram e pediram as máquinas que tavam faltando e os policiais entregaram (uma já estava guardada num armarinho). Reviraram toda nossa mochila e pediram pra eu baixar a calça e a cueca. Um horror.

Tentamos esquecer o ocorrido pra não perder o resto da viagem, mas foi difícil.

Em todos os lugares que fomos (padaria, pousadas, restaurantes, passeio de barco, etc) nos tentavam passar pra trás. É irritante. Não dá relaxar nem um segundo. Bem pior que no Brasil, Bolívia, Peru ou Argentina.

Havia lido o relato desde tópico antes de viajar e achava que estavam exagerando, aumentando os fatos. Pensei, "ah, alguém fez cara feia e não gostaram..." Vi que não. Ou melhor, vivenciei exatamente o que está escrito nos diversos relatos. A Venezuela é desde jeito mesmo. O que está escrito neste fórum é a mais pura verdade.

A população não confia na polícia e muitos andam armados. Uma recomendação que uns brasileiros que encontramos no aeroporto tiveram em Isla Margarita foi de não entrar em briga de jeito nenhum, pq todos andam armados. Também falaram que é perigoso andar a noite por conta do risco de roubos e abordagens da polícia. A violência é muito grande. Um fato que me chamou a atenção foi que quase todas as casas e prédios tem grades nas janelas. Prédios altos tinham grades até no último andar!! Isso se repete mesmo em cidades pequenas, como em Choroní, que tem 3.000 habitantes.

Definitivamente, jamais teria ido pra Venezuela se soubesse exatamente como ela é. Nos ocorreram várias "coisinhas" que não nos deixavam relaxar. Aproveitamos a viagem, mas sempre com aquele pé atrás.

A Venezuela é linda, mas...

Postado
  • Membros

Oi, Raul,

"Nos ocorreram várias "coisinhas" que não nos deixavam relaxar."

Por favor, não nos prive de saber mais detalhes. As informações do seu relato são muito importantes.

E quanto a Chichiriviche (Parque Morrocoy), quais são suas impressões? No post sobre Los Roques a Laura contou que o lugar não vale a pena. Você teria dicas de hospedagem e câmbio por lá?

Abraço,

Edinaldo

Postado
  • Membros

Olá, Edinaldo.

As outras "coisinhas" foram:

- voo de Los Roques para Caracas pela Chapi Air teve problemas: era um avião tipo teco-teco com 16 lugares e duas hélices. Na metade do voo o motor direito começou a faiscar e sair pequenas labaredas de fogo. Acendeu uma luz vermelha no painel do avião e o piloto ficou olhando os instrumentos com uma lanterna. Depois começou a folhear um livro ou manual. Por sorte pousamos normal em Caracas. Todos os passageiros estavam "brancos". Dias depois encontramos uma argentina que pegou um avião da Chapi Air no dia seguinte ao nosso, tbm de Los Roques pra Caracas. Era um avião menor, pra 9 passageiros. Logo após a decolagem um dos motores parou e a aeronave foi subitamente para baixo, caindo mesmo. O piloto fez um pouso de emergência no aeroporto. Depois os passageiros foram realocados em outra companhia, a Aerotuy.

- Fomos passados pra trás em diversas ocasiões. Na pousada Carlos las PAlmas (indicada pelo guia O Viajante) em Tucacas (pq morrocoy) o CArlos cobrou Bs 50,00 de sete franceses e nós dois brasileiros (50 x 9 = 450) pra um passeio que segundo ele era um tour. Nem foi um tour, pq fomos direto pra ilha de cayo sobrero, e nem o preço do barco era esse. Custava apenas Bs 250,00. Na volta uma francesa e nós fomos reclamar: ele se fez de monalisa. Um charlatão puro. Só pra ter idéia, no dia seguinte fomos pra Playuela, que é um pouco mais perto, e negociamos a BS 20,00 por pessoa direto com o barqueiro. A pousada era horrível. A nossa descarga não estava funcionando e recebemos um balde pra resolver o problema. (depois arrumamos nós mesmos com um fio dental). Lugar muito mal conservado. Na panaderia de Tucacas um dia uma pera custou Bs 5,00 e no outro, com outro atendente, Bs 4,00. Coisas assim...

- Fomos muito mal atendidos na pousada Del Hidalgo, próxima do aeroporto de Caracas. Pegamos indicação aqui no fórum, porém nos decepcionamos. A recepcionista era muito mal preparada. Havíamos reservado um quarto por Bs 150,00, porém não nos deixou ficar sob a alegação que éramos "dos hombres". (Na venezuela a maioria dos hóteis cobra mais por duas camas de solteiro que por uma de casal = dica de economia hahaha). Resultado: Pagamos Bs 180,00 por outro quarto. Depois não nos deixou fazer uma ligação pro 0800 da embratel, disse que não tinha mais controle remoto da TV (não acreditei), nos informou muito mal onde havia restaurante. O táxi pro aeroporto saiu por Bs 70,00 quando no site diz Bs 60,00 (segundo ela por causa do horário). Fiz um e-mail pra pousada quando cheguei no Brasil e nao obtive resposta.

- A insegurança impera, mesmo nas cidades pequenas.

- Povo muito oportunista. Bem mais que em qualquer lugar do Brasil.

- A dificuldade em fazer câmbio: como o câmbio oficial é fixo em Bs 2,15, somos obrigados a recorrer a cambistas no meio da rua ou do aeroporto. Sempre começam oferecendo bem baixo tipo 3 ou 3,5. Essa "negociação" é um saco. Normalmente não temos parâmetro pra saber a quantas anda a taxa real do paralelo. Ela só é informada em blogs na internet. A divulgação na Venezuela é proibida. Nem os jornais trazem essa informação. (pra saber a taxa, é só consultar http://bonosvenezuela.blogspot.com )

Bem, o Parque Morrocoy é lindo. As ilhas (cayos) tem água cristalina como em Los Roques. O único detalhe é que tem muito lixo nas praias (inclusive em Los Roques). As pessoas jogam no chão sem nemhuma cerimônia. As cidades de acesso (Tucacas ou Chichiriviche) são feias que dói. Tucacas é muito suja. O que vale a pena mesmo é pegar um barco e se mandar pras ilhas. Não posso indicar a pousada onde fiquei (Pousada Carlos, em Tucacas) pelos motivos acima. Não vale a pena o preço que nos cobrou ( Bs 120,00 em dez) pelo que oferece. Ah, tbm não é mais permitido acampar nas ilhas, infelizmente. Fizemos câmbio a Bs 4,20, porém trocamos pouco.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.