Ir para conteúdo

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, galera!!

 

Estou procurando mais infos sobre Itararé (mas não achei um tópico específico, só uma ou outra referência de passeios por aqui)...

 

Alguém já foi para lá no carnaval?? Itararé e Sengés ficam movimentadas??

 

Eu e o meu namorado estamos a fim de ir para lá neste carnaval, mas a intenção é exatamente fugir da folia...

 

Aproveitando... alguém tem mais infos sobre Jaguariaíva??

 

Mais uma dúvida... para quem curte trilhas e cachoeiras, qual das duas cidades (Itararé e Sengés) é melhor??

 

Valeu pela ajuda!!

 

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O gde problema de Itararé é a quase obrigatoriedade dos guias, pois a maioria das cachoeiras, trilhas e atrações turisticas estão bem longe da cidade e muitas vezes p/ acessar esses lugares vc tem de passar por propriedades particulares

 

Então é uma viagem que vai sair um pouco cara, além de ser um pouquinho longe de Sampa.

E sem um carro lá, vc não conhece nada (outro gde problema).

 

O que eu recomendo Ká, é que na reserva da hospedagem já procure acertar com algum guia (normalmente as pousadas já tem alguns credenciados).

 

E pode ficar tranquilo, Itararé fica ao lado de Senges e a maior parte das atrações que vc irá conhecer se localiza naquele canyon, que divide SP do PR.

 

 

 

 

Abcs

 

Olá, galera!!

 

Estou procurando mais infos sobre Itararé (mas não achei um tópico específico, só uma ou outra referência de passeios por aqui)...

 

Alguém já foi para lá no carnaval?? Itararé e Sengés ficam movimentadas??

 

Eu e o meu namorado estamos a fim de ir para lá neste carnaval, mas a intenção é exatamente fugir da folia...

 

Aproveitando... alguém tem mais infos sobre Jaguariaíva??

 

Mais uma dúvida... para quem curte trilhas e cachoeiras, qual das duas cidades (Itararé e Sengés) é melhor??

 

Valeu pela ajuda!!

 

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Augusto!

 

Obrigada pelas informações!!

 

Então... estamos indo de carro, sim... sei que isso sempre facilita... Mas você sabe me dizer se existem boas trilhas por lá?? Ou a maior parte dos passeios é daqueles que você 'pára o carro na porta'?? rsrs... e será que é uma boa levar bikes??

 

Quanto ao guia, já nem ando reclamando, viu... em muitos lugares que eu fui, só conheci as verdadeiras belezas porque estava com um guia que conhecia bem o local... sem, somente teria conhecido os locais de mais fácil acesso... então, já considero um 'mal necessário'... aliás, se o guia for bacana e souber passar infos sobre as costumes, formações geológicas, plantas, animais do local... acho até que vale à pena... ainda mais se eles ajudarem na conservação do local...

 

Aliás, você (ou alguém) tem a indicação de um guia de lá??? (será que algum deles costuma guiar galera de bike) =]

 

Quanto à hospedagem, você indica algum camping arrumadinho ou pousadinha simples?? (de preferência, longe da folia carnavalesca... se é que isso rola por lá... rsrs)

 

Sei que aí já extrapola um pouco o tema do tópico (por isso me desculpe o abuso), mas você saberia dizer qual desses lugares tem mais atrações: Itararé ou Guartelá??

 

Mais uma vez, obrigada pelas informações!!

 

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ká, todas as informações que eu tenho dessa região é pesquisando no google.

Vc encontra muita coisa sobre a cidade, já que eu nunca fui lá.

 

O site da prefeitura da cidade é muito bom e tem algumas dicas de hospedagem, inclusive com o telefone de infos turisticas.

http://www.itarare.sp.gov.br/

 

Sobre o Canyon Guartela, já não posso te responder, pois não conheço, mas dê uma olhada lá no tópico que tá no Fórum PR.

 

Boa sorte

 

 

 

Oi, Augusto!

 

Obrigada pelas informações!!

 

Então... estamos indo de carro, sim... sei que isso sempre facilita... Mas você sabe me dizer se existem boas trilhas por lá?? Ou a maior parte dos passeios é daqueles que você 'pára o carro na porta'?? rsrs... e será que é uma boa levar bikes??

 

Quanto ao guia, já nem ando reclamando, viu... em muitos lugares que eu fui, só conheci as verdadeiras belezas porque estava com um guia que conhecia bem o local... sem, somente teria conhecido os locais de mais fácil acesso... então, já considero um 'mal necessário'... aliás, se o guia for bacana e souber passar infos sobre as costumes, formações geológicas, plantas, animais do local... acho até que vale à pena... ainda mais se eles ajudarem na conservação do local...

 

Aliás, você (ou alguém) tem a indicação de um guia de lá??? (será que algum deles costuma guiar galera de bike) =]

 

Quanto à hospedagem, você indica algum camping arrumadinho ou pousadinha simples?? (de preferência, longe da folia carnavalesca... se é que isso rola por lá... rsrs)

 

Sei que aí já extrapola um pouco o tema do tópico (por isso me desculpe o abuso), mas você saberia dizer qual desses lugares tem mais atrações: Itararé ou Guartelá??

 

Mais uma vez, obrigada pelas informações!!

 

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Babunera.

As postagens são antigas sim, mas as informações são atuais.

O Parque não mudou as regras de visitação.

Continua sendo obrigatório.

 

O que vc pode tentar visitar sem guias é a Caverna Alambari de Baixo e de Cima (já que elas estão fora das dependencias dos nucleos), mas é perigoso, já que existem trechos traiçoeiros que só os guias conhecem.

 

E vc não vai pagar muito.

Um guia normalmente cobra por volta de $100,00/dia (dependendo do guia) p/ um grupo de umas 10 a 12 pessoas.

Uma média de $8,00 a $10,00/dia não é tão caro assim.

 

Lembre-se que a obrigatoriedade p/ uso de guias foi por causa de mortes de pessoas que acharam que conheciam as cavernas.

Lembre-se: vc não está fazendo treking ou indo p/ uma cachoeira.

Caverna é um ambiente muito mais perigoso, ainda mais sem guia.

 

 

 

 

 

PETAR combina com 4 dias de camping sem guia?

é possivel fazer isso?

 

li o topico, mas as informacoes estao antigas e truncadas.

alguem poderia me ajudar, pf []´s

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Galera...

 

Fui para Petar recentemente e garanto que lá é O LUGAR...

 

Fiquei acampado por 5 dias (Camping do Dema - Núcleo do Santana)...R$ 8,00 a diária do camping...O Camping é bom, porém a estrutura é bem simples e nada luxuosa (em petar nao existe luxo e sim muita aventura, oq se torna um lugar fantástico e espero que fique sempre assim)...Há alguma pousadas lá, mas como a maioria aqui do forum, o negócio é se aventurar com o mínimo de $$ possível.....

 

Guias são obrigatório (e necessários, pois em uma caverna da para ser perder num piscar de olhos) e só podem guiar 8 pessoas, mais do que isso é proibido...eles cobram em média de R$ 80 a R$ 100 por dia...É obrigatório também estar vestido de calça, camiseta com manga (não precisa ser comprida), capacete e lanterna...recomendo usar um tênis bem confortável (pois para chegar em alguns lugares caminha bastante) e também usar calças leves, pois vários lugares é preciso entrar na água e sendo assim nao pesa muito...

 

A noite é muito frio, mas muito frio mesmo....para quem for acampar, leve cobertores suficientes pois nao vai ser arrepender...

 

Lá só existe 2 mercadinhos e uma pastalaria (conhecida como Gruta do Pastel), assim como tudo lá, super barato e muito bom...

 

Para quem for de carro (que inclusive eu nem sei se tem outro jeito de chegar lá - Nucleo Santana), prepara pois vai pegar uma estrada de terra durante mais ou menos 1 hora...parece que nao chega nunca, mas durante esse tempo relaxe a aprecie a incrível paisagem do Vale do Ribeira....

 

Nesses 5 dias, eu gastei R$ 250,00 (com tudo...gasolina, pedágio, guia, camping, comida, rapel...etc..etc...etc...) Para que precisar de outras dicas fique a vontade...

 

Bom...para quem for, aproveite...só estou aguardando um feriado para poder voltar...

 

T+

Link para o comentário
  • Membros
diego os guias vc contratou no camping mesmo? Eu ia pro petar na epoca que se podia fazer td sem guia e acampar do lado do rio betari, para ir a caverna bastava passar no centro de apoio pegar um capacete e dar o nome....

 

Marcos,

 

O camping nao tem nenhum guia para contratar...mas ele pode indicar um guia para vc...

Quando estive la, no dia que cheguei ja fui logo falar com o dono para nao perder tempo....só foi ele dar um grito (tem um guia, que se chama TOM, mtt gente boa e um excelente guia, pois ele explica todas as formações do local e não simplesmente leva vc para caminhar, e este cara mora do lado do camping...hehehehe...) e ele logou chegou para nos ajudar na escolha dos roteiros...além dele, há a irmã dele que guia tbm...

 

Mas quanto ao guia, no centro da vila existe uma loja que vc pode contrar na hora msm...

Eu nao acho que guia seja um problema, pois vc encontrará vários andando pela vila e dependendo da turma que vc vá, vc consegue até entrar em algum grupo já pronto e aproveitar para fazer novas amizades (desde que o roteiro te agrade e que o pessoal te aceite) assim fica mais barato por pessoa...(Eu fui em um grupo de 4 pessoas, e no camping msm arrumamos mais 4 para formar um grupo completo de 8 pessoas)...

 

Os centros de apoios ainda existem e ainda é necessário deixar o nome, porém agora é preciso o guia estar presente neste momento pois ele precisará assinar (nao prestei atenção ser era para assinar msm ou apenas para escrever o nome, enfim, ele precisava estar lá, rs)

 

Vc disse que acampava do lado do rio betari....no núcleo de santana está proibido o acampamento tbm, se eu nao me engano, só pode acampar no nucleo de caboclos...

 

T+

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...