Ir para conteúdo

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Opções de guias são bem variadas.

Um que eu recomendo é o Kisuco.

É o filho do JJ.

Aquele do bar que vende o leite de onça.

Guia super gente boa e o pai dele é referencia lá no Petar.

Conhece muita coisa por lá.

 

O unico onibus que chega na Vila (na verdade ele passa por lá) sai de Iporanga e segue para Apiaí. São apenas 2 horarios (um de manhã e outro a tarde).

 

Qto a entrada nos nucleos, o guia assina um termo de responsabilidade na portaria.

Isso no nucleo Santana e Ouro Grosso.

Já nas Cavernas Alambari de Cima e de Baixo não é necessario, mas na maioria das vezes os guias oferecem como parte do pacote essas cavernas.

 

Na minha opinião, um bom roteiro p/ o Petar é:

1º dia: Caverna Santana, Agua Suja e Morro Preto.

2º dia: Ouro Grosso, Alambari de Baixo e se puder um bóia-cross.

 

 

abcs

Link para o comentário
  • Membros
Valeu diego, eu estava querendo voltar pra la, mas esse lance de guia me desanimou...rs.. Sobre o camping do betari eu ja sabia. vou ver se junto uma grupo bom de perna e me mando pra lá.

 

Abraços.

 

Marcos, quando está pensando em ir ??

 

Eu to querendo voltar lá tbm, qualquer coisa poderiamos combinar de ir junto...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Augusto uma das melhores e engraçadas histórias de trilhas que passei foi na caverna agua suja. Uma amiga ao sair da caverna disse: "Nossa não bati a cabeça uma vez nas estalactites" e tirou o capacete, no que ela vira senta a cabeça com força na placa indicando "Carverna Agua Suja" a porrada foi tão grande que a menina caiu no chão, foi hilário.

 

Ja perdi esse onibus pra Santana de apiaí ...rs...

 

To com muita vontade de ir voltar pra lá, pois ja faz uns 10 anos que fui pela ultima vez e as 3 vezes que fui fiquei so no Santana. Valeu pelas dicas Augusto!

 

Diego eu to vendo ainda, com meu pessoal, tenho uma amiga que é geofísica e é doida pra ir pra lá, mas eu tenho outros destinos em mente tbm, o seu post só re-acendeu minha vontade..rs

 

abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Entao Diego.

 

Na época nem me lembro se o Kisuco tinha dito se a Alambari de Cima tava fechada para visitacao.

Nós fomos direto para Alambari de Baixo.

 

Nesse dia só deu para visitar a Ouro Grosso e a Alambari de Baixo.

Até porque eu e a minha esposa queriamos sair rapido de lá, porque ainda iamos passar na Caverna do Diabo na volta.

 

 

Abcs

 

 

 

Augusto,

 

A caverna alambari de cima estava proibido a entrada, sendo permitido a visitação apenas na alambari de baixo.

 

Eles já liberaram a de cima tbm ?

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Estive ontem (aliás, antes de ontem, pq já tamos na terça-feira) em Santana.

Fui com a namorada e 2 crianças até a Caverna do Diabo, mas como saímos de lá bem cedo,o guia nos indicou essa caverna pela possibilidade de levar os pequenos.

Chegamos no Bairro Serra,logo antes da entrada no Núcleo Santana, e saímos pra "caçar" um guia.

Acabamos pegando um q eu achei excelente, e q um rapaz de São Paulo q estava no parque pela segunda vez recomendou demais, o Ditinho.

Acabou ficando meio salgado pq tive de bancar o guia sozinho, mas o Jura, da agência de turismo Parque Aventuras me cobrou R$ 100,00 pelo guia, capacetes para todos (4 pessoas) e 2 lanternas, visto que eu já dispunha de 2 em meu carro.

Apesar da simplicidade do Ditinho, ele conhece MUITO da história do lugar e aprendeu bastante dos assuntos relacionados às cavernas. Não senti em nenhum momento falta de conhecimento da parte dele. Inclusive achei interessantíssimo o fato dele ser descendente de quilombolas, nascido numa das comunidades existentes no Vale do Ribeira, comunidade esta de acesso extremamente difícil e demorado.

A Caverna de Santana não possui nenhuma iluminação artificial, e apesar das muitas pinguelas e escadas de madeira, é perfeitamente visitável por crianças e pessos de mais idade, desde q tenham boas condições de locomoção.

Comparando com uma caverna já mais conhecida, a Caverna do Diabo, a Caverna de Santana não tem visitação aberta a salões tão grandes, mas pelo "aconchego" de seus espaços a gente vê bem mais de perto todo tipo de espeleotemas, alguns q não se acham na Caverna do Diabo.

As fotos saíram até q bastante boas, e pretendo retornar para lá numa turma, para baratear os custos, e ficar hospedado numa pousada. Eu fiz esse bate-e-volta porque moro em Santos e minha namorada mora em Peruíbe, o que já encurta razoavelmente a viagem.

Peço q me perdoem se meu relato repetiu postagens anteriores, mas é q esse passeio aconteceu sem nenhum planejamento, e não tive tempo de ler tudo o que foi postado anteriormente.

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Zioli

 

A entre as que estão abertas à visitação, a Alambari de Baixo e a Água Suja (somente o túnel de entrada..até a primeira cachoeira) são básicas...

 

Mas.....depende das condições do teu joelho..já fez testes mais próximo de casa?

 

O Bairro da Serra está muito distante de bons centros hospitalares....para emergências que rogamos não serem necessárias - mas é uma variável a ser considerada no planejamento da viagem.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Boa noite Piacitelli, obrigado pela atenção.

Na verdade o meu joelho já esta bem, não tenho sentido mais dores nem nada mas é bom tomar confiança sem forçar. O que eu queria evitar seriam grandes degraus, fora isso caminhadas prolongadas, subidas e descidas. Está tudo bem. Minha visita será em agosto, provavlemente já estarei mais seguro do meu joelho, mas quanto mais informações eu conseguir melhor.

 

Uma pena que algumas cavernas estejam fechadas ou parcialmente abertas, uma pena se for por mau trato dos visitantes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bom dia Zioli

 

Uma pena maior...é que foi por questões políticas o fechamento das cavernas. Tem um fórum aqui no mochileiros no qual discutimos isso na época do fechamento do Petar.

 

Quanto ao nível das cavernas, na Alambari de baixo, o primeiro salão é um desmoronamento. Você vai entrar na caverna descendo e depois vai subir uma "parede" desmoronada (não confunda com o nome de outra caverna). Nessa descida e subida tem degraus sim. Nada radical se preparar bem o joelho nesses meses que faltam vai passar sem problemas.

 

Já na Água Suja, até a primeira cachoeira não tem nada de nada de radica. agora se resolver subir as cachoeiras..a brincadeira vai ficando mais séria.

 

Com relação às trilhas, nesses dois núcleos - Ouro Grosso e Santana, elas são bastante simples. O que pode pegar para algumas pessoas é distância. Algumas cavernas estão um pouco distantes.

 

As trilhas mais pesadas do Petar estão no núcleo Caboclos.

 

Abração e boa diversão....

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...