Ir para conteúdo

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Concordo plenamente com o camarada KMarx, na caverna É BOTA!

 

BOTA: Após frequentar muuuuitas cavernas nessa vida, conclui que o melhor calçado é a BOTA, já usei todos os tipos dela e gore tex é BOBAGEM, desnessessario, custo alto e inutil. Como muitos já disseram aqui, ele elimina o puco de água proveniente do suor, e não a água que entra de fora, logo o seu pé fica cozinhando enquanto você estiver com a bota.

A bota que tem feito algum sucesso com o povo da espeleo e que ainda não comprei, é uma da tribo dos pés, que não é impermeável, mas sim molhavel, sendo assim, ela tem um excelente poder de eliminação da água (furinhos mesmo) além de propciar uma ótima estabilidade para o tornozelo, entretanto, já ouvi muitas críticas sobre o solado que descola ou abre, mas a moça da loja jurou que isso é coisa do passado e que caso haja esse problema eles trocam a bota

CORTURNO; são legais e quando contam com os ilhoses eles eleiminam bem a água, entretanto eles não contam com um bom sistema de estabilização do tornozelo mas são mais confiáveis que os

TÊNIS; Cavernas, são escuras, e por melhor que seja seu sistema de iluminação as vezes você acaba marcando uma bobeira. Na caverna da Agua Suja por exemplo, andamos 90% do tempo por um chão composto apenas por blocos de rocha não menores que 20cm e toda hora você fica dando uma bambeada no pé, mesmo estando de bota, inda mais que lá, a correnteza é forte. No fim do dia, quando você está tomando uma nos barzinho da Serra, seeeeeempre aparece um turistão mancando, por que? - Porque torceu o pé na Água Suja.... ::lol4::

Eeeentretanto se olharmos as fotos dos espeleólogos da velha guarda mapeando a Santana no fim de 70 começo de 80, vocês verão que os maluco (maluco não é força de expressão) como Peninha, Bogianni, Shimada e o doente mental do Ivo, estão todos usando Kichute, JURO!!! Isso também vale para as fotos do grande Betão na área do Bambui ::tchann:: Vale lembrar que o Karmann manca até hoje...

PAPETE; loucura, insanidade, burrice, mas o lendário Sergio Beck, primeiro brasileiro a ir além (e muito além) dos 8000 metros só anda np PETAR de papete com meie, e anda viu...

Agora uma coisa vale pra TODOS os pisantes: A água das cavernas é rica em CaCO3 dissolvido (muuuuito basicamente cimento) logo, essa água vai entrar nos poros do tecido do seu calçado e se você não lava-lo chegando a sua casa com muita água, ele vai "concretar", fica durão mesmo e depois racha, e não adianta botar a culpa no fabricante, que a culpa é da caverna...rsrs. Digo isso por experiência própria

 

Enfim, não encarem isso como uma regra, mas sim como uma dica de um caboclinho que tem certa otoridade pra falar sobre o assunto

Abraço a todos e viva o carbureto!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

A bota mencionada acima, da Tribo dos Pés, é a que é (ou era) considerata top de linha deles, uma de cor laranja, e parcialmente feita de neoprene. Deve ser bem confortável. O problema é q a Tribo dos Pés havia encerrado atividades......sinceramente não estou informado se voltaram ou não.....

 

Hoje de manhã (24/04/2010) no Globo Universidade, programa q passa todo sábado cedo, o assunto foi o curso de Geologia e em grande parte foi gravado na Caverna do Diabo e principalmente em Santana.

Até o Ditinho apareceu, todo gaiato! hehehehehehe.

Muito legal a metéria, por sinal. Pena o horário ingrato. Se vacilar, eles aproveitam a empreitada e logo logo rola um Globo Repórter ou algo assim sobre o assunto, num horário mais "civilizado"!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Hoje de manhã (24/04/2010) no Globo Universidade, programa q passa todo sábado cedo, o assunto foi o curso de Geologia e em grande parte foi gravado na Caverna do Diabo e principalmente em Santana.

 

Assisto praticamente todo sábado o Globo Ecologia e o Globo Universidade e foi bem bacana a matéria sobre geologia mesmo. Raros programas decentes da televisão brasileira.

 

Deu pra mostrar uma pontinha do que o PETAR oferece. A pontinha do Iceberg.

 

Intééé

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Estava lendo as mensagens e no geral a procura se concentra no Petar e Intevales, mas vale lembrar que o Vale do Ribeira tem muito mais coisa a oferecer. Itararé é um deles, um lugar lindo e cheio de atrativos (cachoeiras, cavernas) , trabalhei algum tempo com a Valor Florestal prestando consultoria na área espeleológica, mapeei algumas cavernas e monitorei outras tantas (todas na área da reflorestadora Vale do Corisco e Pisa), trabalhei em cavernas de arenito e mármore lá. Outro lugar de beleza ímpar e praticamente esquecido é o município de Dr. Ulysses, cavernas (lá é onde está a maior caverna do PR com de 2087m de extensão), rios, cachoeiras e um relevo magnífico. Passei 21 dias lá com o projeto Rondon fazendo levantamento dos atrativos turísticos. Perdi o relatório junto com um HD que deu pau, mas se alguém se interessar pelo destino posso passar informações gerais do local. É isso aí, só pra constar que o Vale do Ribeira é muito mais que Petar e Intervales...rs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fernanda, já vi alguma coisa sobre Itararé, mas sobre Dr. Ulysses não sei nada.

 

Tem mais informações? Dei uma googlada rápida aqui e não vi muita coisa.

 

Estou ensaiando para ir ao Intervales já tem um tempo. Quem sabe no próximo feriado que eu puder viajar ...

 

Intééé

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Opa! Acompanho o Mochileiros faz tempo, mas minha primeira mensagem só saiu agora.

 

Pretendo ir neste feriado do dia 12 pro Petar de carro com minha namorada e ficar em camping. Já li o tópico inteiro e estou com algumas dúvidas:

 

1- PETAR fica muito lotado no feriado, com muitas filas, sujeira, farofa? Digo, o suficiente para não valer a pena?

 

2- Estou em dúvida entre o camping do Dema e do Chita, que foi os que o pessoal falou bem por aqui. Alguém recomenda algum outro?

 

3- Pra alimentação, vale a pena levar comida e fogareiro de casa, ou dá pra comer bem lá?

 

4- Do dia 9 ao dia 12, indo de carro, acampando, guia, cavernas, cachoeiras e comida, quanto que sai a brincadeira? R$350,00, R$400,00 pra nós dois resolve?

 

Acho que é isso. Muito obrigado se alguém puder responder!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fala felipe,

 

oh,

 

1. Eu nunca fui la no feriado, nao sei dizer, mas como estao controlando mais o acesso dos turistas as cavernas, acredito q se ha esse probs deve estar diminuido.

 

2. nao tenho a menor

 

3. O arroz e feijao de la eh o melhor q eu ja comi na vida, e olha q eu ja rodei bastante por ai. Eu sempre vou como guia, nunca pago nada, por isso nao sei os precos, mas acredito q la eh tudo preco honesto, desencana de levar comida.

 

4. Como falei na anterior eu nunca pago, mas 100 paus por dia eu tenho certeza q da pra ficar numa boa. So tem q ver o lance de pagar o guia local, se vc conseguir mais pessoas pra dividir vai ficar mais barato. De qquer forma ligue e fale direto com O CARA. Ele se chama Jura, eh o guia mais experiente de la e tem uma agencia de roles em cavernas q se chama Parque Aventuras www.parqueaventuras.com.br - jura@parqueaventuras.com.br tele: 15 3556 1320

 

eu ja trampo com esse cara ha muitos anos, confio nele e na equipe dele de olhos fechados. Eu agarantcho. Pode falar q foi Charlie biologo q indicou.

 

aproveite

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros
Opa! Acompanho o Mochileiros faz tempo, mas minha primeira mensagem só saiu agora.

 

Pretendo ir neste feriado do dia 12 pro Petar de carro com minha namorada e ficar em camping. Já li o tópico inteiro e estou com algumas dúvidas:

 

1- PETAR fica muito lotado no feriado, com muitas filas, sujeira, farofa? Digo, o suficiente para não valer a pena?

 

2- Estou em dúvida entre o camping do Dema e do Chita, que foi os que o pessoal falou bem por aqui. Alguém recomenda algum outro?

 

3- Pra alimentação, vale a pena levar comida e fogareiro de casa, ou dá pra comer bem lá?

 

4- Do dia 9 ao dia 12, indo de carro, acampando, guia, cavernas, cachoeiras e comida, quanto que sai a brincadeira? R$350,00, R$400,00 pra nós dois resolve?

 

Acho que é isso. Muito obrigado se alguém puder responder!

 

Abraços!

 

Fala Felipe...

 

Respondendo...eu fui para Petar num feriado e

 

1 - Não fica LOTADO...o máximo que fica é cheio, e voce precisa ir cedo com o guia para a entrada do Nucleo do Santana (onde enche mais), pois se não a lista ja chega no maximo permitido por dia...e vc pode deixar de conhecer algumas cavernas. Caso acontece isso, no mesmo lugar tem outras cavernas para visitar, e no dia seguinte saia mais cedo ainda... ::otemo::

 

2 - Eu fiquei no Camping do Dema...camping muito bom, bem cuidado, gramado, arborizado. Estrutura bem simples, o suficiente para chegar, tomar um banho e dormir...

 

3 - Comer lá...quando eu fui só tinha a Gruta do Pastel...uma pastelaria show de bola...mas os campings costumam oferecer refeição também (não sei te dizer o valor).....eu particularmente gosto de levar as coisas para fazer meu proprio rango...isso barateira a viagem...

 

4 - Camping +/- R$ 10,00 (dia), Guia +/- R$ 100,00 (dia, para 8 pessoas), Entrada no Nucleo (onde tem varias cavernas) +/- R$ 5,00 (idem cachoeira do sem fim). Dai contabiliza a sua gagosa (nao sei onde vc mora) e a comida que vai levar...

 

Eu coloquei os valores aproximados, pois faz algum tempo que ja fui pra la...entao infelizmente nao posso passar valores exatos...Quando eu fui, nao cheguei a gastar R$ 200,00 por pessoa, com TUDO, para 4 dias (moro em Indaiatuba, proximo a Campinas).

 

Bom proveito, e vá na fé porque Petar é um dos lugares mais fantasticos que ja conheci...nao tem como se arrepender. ::cool:::'>

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...