Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Os Canyons de Cambará do Sul

Postado
  • Membros

[align=justify][t3]Cambará do Sul e seus fantásticos Canyons[/t3]

Já invandindo este espaço, vou relatar um pequeno passeio que fiz pelos maravilhosos Canyons da cidade de Cambará do Sul / RS, pertinho da fronteia de Santa Catarina, nos dias 12/07 e 13/07. Sempre ouvia falar dos canyons, via reportagens na TV, via minisséries e novelas sendo filmadas neles (não sou noveleiro!), mas nunca tinha tempo de visitar esse lugar majestoso. Pois bem, na quarta-feira de 09/07 (esse mês, óbvio...) depois de um dia totalmente pirado e de muita confusão, decidi dar um tempo para cabeça e correr atrás do que eu adoro fazer mesmo. Sentei na frente do pc (já não basta o dia todo!) e comecei a fuçar em tudo que era canto, atrás de informações para passar um final de semana na cidade dos canyons.

Após algumas horas de pesquisa no mochileiros.com, deixei o roteiro prontíssimo. Foi relativamente fácil, afinal seria somente um final de semana. Liguei para a dona da pousada, fiz tudo que era reserva e fui deitar tranquilo. Não via a hora de chegar sábado de manhãzinha para sair logo desse inferninho. Detalhe, não falei nada para minha namorada, pois queria fazer uma surpresa e na sexta-feira a noite, ela me disse que precisava terminar um trabalho no escritório, justamente no sábado de manhã. Ah, pirei o cabeção! Depois de explicar o que eu tinha planejado, nos seus mínimos detalhes, ela desmarcou tudo para o final de semana.

[t3]Sábado – 12/07/2008[/t3]

Eu moro em Veranópolis, interior do interior do interior do fantástico estado do RS e até Cambará são aproximadamente 250km (pelo interior, cortando caminho, dá umas 3h de viagem). Saímos de casa às 6h30 e o dia prometia ser um espetáculo a parte, muito sol e o clima super agradável, algo em torno de 12ºC (para nós aqui no sul, é baita calor tchê). A viagem foi tranquilíssima, pouco movimento nas estradas e com uma paisagem pra lá de espetacular. Fomos pela Rota do Sol, então quem conhece, sabe o que estou falando. Paramos para tomar café uns 2km antes da entrada de Cambará do Sul, num bar de estrada muito legal (Arca Lancheria), 2 cafés e 2 pastéis muito bons por apenas R$3,40. Anexa à lancheria, tem uma loja que vende roupas para inverno, mas voltada mais para mulherada, tinha casacos, calças, blusas, gorros e adivinhem: fiquei 1h esperando minha namorada e ela não comprou nada!

20100616164716.jpg

A entrada da cidade é bem legal, tem um carro de pedra amarelo ao lado do pórtico, junto com uma capelinha de São Cristóvão. Pelo que me informaram a respeito, diz a lenda que há muitos anos atrás, a estrada era amaldiçoada, mas somente os caminhoneiros viam as assombrações, então como São Cristóvão é padroeiro dos motoristas, eles construíram o altar para São Cristóvão e o carro de pedra (já que só os motoristas viam os fantasmas). Lendas e culturas de cada região que devemos respeitar e apesar de não crer nisso, achei interessante. A cidade, como um típico vilarejo de interior, ainda conserva hábitos antigos, a reunião familiar e de amigos na cozinha, ao redor do fogão à lenha. Nos dias mais frios, o pinhão na chapa é o tira gosto do gaúcho serrano, acompanhado sempre de um gostoso chimarrão (e para essa bebida não importa se faz frio ou calor, é hábito, coisa de gaúcho). Tem uns 6.500 habitantes e está no ranking das cidades mais frias do sul. Cambará é uma palavra tupi-guarani e significa "folha de casca rugosa". É o nome de uma árvore típica da região, na praça central da cidade é possível conhecer a árvore. Suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes.

20100616164740.jpg

Aluguei um chalé numa pousada fazenda (Fazenda Pindorama, R$100,00 / chalé / casal com café) e fomos muito bem recebidos e muito bem atendidos pela proprietária a Dona Suzi, gente fina pra caramba. Fiz o check-in, ela nos indicou o chalé e fomos nos instalar. O chalé era bem confortável, com cama de casal grande, lençol térmico, lareira, chuveiro com aquecimento à gás, frigobar com um vinhozinho tri gostoso e a vista da janela era de enlouquecer.

Saímos da fazenda às 11h da manhã com destino ao Canyon Fortaleza. A estrada de acesso é a continuação da avenida principal de Cambará do Sul, são 22km por estrada de terra pedregosa. Essa estrada é do inferno, pensei até em desistir nos primeiros 5km e mesmo pedindo informações sobre as condições da estrada, ninguém me disse que ela estava praticamente intransitável (e olha que fui na casa do turista), então achei de certa forma, uma grande falta de consideração comigo e com os demais turistas. Creio que se as condições estivessem melhores, a farofa tomaria conta, mas tudo bem, mesmo assim valeu cada metro percorrido. As agências fazem o percurso para quem não conhece muito, mas se você tiver um mapinha da região, dá para ir sozinho.

20100616164814.jpg

Após 1h percorrendo os 22km do inferno, chegamos ao Fortaleza. Seus imensos paredões, com 8km de extensão e, em alguns pontos com até 900m de altura, causam surpresa e encantamento. Só quem percorre suas trilhas consegue entender porque sua paisagem é tão marcante. Para entrar no parque você não paga nada, o estacionamento é gratuito também, mas o parque não conta com nenhuma infra-estrutura, na entrada um funcionário do IBAMA anota a placa do carro e o número de pessoas para ter um controle. As trilhas são de fácil acesso e bem indicadas, a mais longa é a Trilha do Mirante com 3km, onde pode-se observar uns 95% do canyon, em dias de muito sol consegue-se ver todo o litoral gaúcho e catarinense. A Trilha da Cachoeira do Tigre Preto é fantástica também. São 3km (ida e volta) e para ter acesso, você percorre uma trilha na beira do rio Tigre Preto e chega em cima da cachoeira, cruzando a cachoeira por cima, tem mais uma trilha até um lajeado que dá para ver a queda de água de 400m, realmente incrível! Continuando nessa mesma trilha, mais uns 600m você encontra a Pedra do Segredo, um bloco de pedra de uns 5m de altura e umas 30ton apoiada numa base de apenas 50cm, a uns 700m do solo. É de não acreditar!

20100616164835.jpg

20100616165000.jpg

Na volta, fomos direto pro chalezinho, e na hora de tomar banho, adivinhem: o chuveiro não esquentava, briguei tanto com o aquecedor, até que dei o braço a torcer e fui chamar a Suzi, ela nem precisou vir lá, disse que minha namorada tinha aberto a torneira errada e bingoooo! Ela tava abrindo a torneira da água quente que estava trocada com a da água fria. Tomamos um banho tri quentinho e quando o sol começou a se pôr, a temperatura caiu pra uns 6ºC. Saímos para jantar num restaurante bem legal (O Casarão Cantina e Galeteria) comida típica italiana e eu como não nego a raça comi muito. Um jantar para duas pessoas com sopa, 3 tipos de massa, 4 tipos de carne, polentinha frita, queijo frito, salaminho frito, picadinho, muita salada e uma sobremesa pra lá de gostosa saiu por R$66,00. Depois de toda a comilança e com aquele friozinho gostoso, voltamos pro chalé para acender a lareira. Só depois de acendê-la, vi que a chaminé não puxava direito e encheu o chalé de fumaça, ninguém merece! Já era 1h da matina e o nosso chalé com a porta e todas as janelas abertas para sair a fumaça e lá fora um frio desgraçado. Demos boas risadas! Dormimos bem, mas sem lareira.

20100616165047.jpg

[t3]Domingo – 13/07/2008[/t3]

Acordamos bem cedinho, em torno das 7h e ao abrir a janela a paisagem estava sensacional. A grama coberta de gelo e o frio estava de rachar, uns 3ºC. Fomos tomar café, muito bom por sinal e com muitas frutas e sucos, pães e bolos. Agora sim, tomamos café do lado de uma digna lareira. As 10h saímos para visitar o Canyon Itaimbezinho. Na cidade há placas informando como chegar ao canyon. Do centro até a guarita do parque são uns 18km por estrada de terra. O terreno é pedregoso, ruim pra caramba e exige cautela (tive de cruzar um rio de carro). No parque há estacionamento próprio e uma sede com banheiros, lancheria, espaço com exposição fotográfica e sala para apresentação de áudio-visual. O lugar é administrado pelo IBAMA. O Itaimbezinho é o único, de um conjunto de mais de 20 canyons, com infra-estrutura. Para entrar no parque, paga-se R$5,00 / pessoa e R$6,00 / veículo.

Suas cachoeiras magníficas e as trilhas por matas preservadas, fazem deste um dos mais belos pontos turísticos do sul do país. As trilhas são bem indicadas. Na borda do cânion (parte alta do parque) é possível percorrer duas trilhas: a do Vértice e a do Cotovelo. Ambas sem grau de dificuldade e próprias para pessoas de todas as idades. A Trilha do Vértice tem 1,5km (ida e volta) e é possível observar parte do Canyon Itaimbezinho e as cascatas Véu da Noiva e Andorinhas. A Trilha do Cotovelo tem uns 6,5km (ida e volta) e nela observa-se boa parte da fenda em grande extensão. Realmente, a visão que se tem é de arrepiar!

20100616165128.jpg

20100616165209.jpg

Após as trilhas, almoçamos na lancheria do parque, comida boa e barata e demos início ao momento pior da viagem: o retorno para casa! Saímos de Cambará do Sul às 15h e chegamos em casa às 19h. Ao final dessa jornada, tive a certeza de sair de lá com a missão cumprida. Conhecer as belezas criadas por Deus e poder desfrutar cada segundo em meio à natureza com uma companhia pra lá de especial, com certeza é uma das bençãos mais gratificantes da vida. Mas precisamos nos preocupar mais com o mundo em que vivemos, pois amanhã, tudo isso poderá não mais existir!

Abraço

Edy[/align]

Editado por Visitante

• Respostas 37
  • Visualizações 30.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Edy Boa noite

Estarei na Serra Gaucha em Set/11 e tenho ainda duvidas sobre o roteiro. Bem, vou com mulher e 2 filhos (5 e 8 aa) e queria aproveitar para conhecer os canyons. Bem pergunto-lhe:

1) É indicado ir com os meninos?

2) A estrada de Gramado à Camabrá é sinuosa ou perigosa para quem não conhece?

3) Pelo que li, se for com os meninos é melhor conhecer o Itambezinho? Indica alguma trilha especifica?

Se você tiver outras dicas favor enviar.

Antonio

Postado
  • Membros
Edy Boa noite

Estarei na Serra Gaucha em Set/11 e tenho ainda duvidas sobre o roteiro. Bem, vou com mulher e 2 filhos (5 e 8 aa) e queria aproveitar para conhecer os canyons. Bem pergunto-lhe:

1) É indicado ir com os meninos?

2) A estrada de Gramado à Camabrá é sinuosa ou perigosa para quem não conhece?

3) Pelo que li, se for com os meninos é melhor conhecer o Itambezinho? Indica alguma trilha especifica?

Se você tiver outras dicas favor enviar.

Antonio

Antonio,

Meus filhos ja estao grandinhos, mas foram a primeira vez ao Itaimbezinho com 4 anos e meio. As 2 trilhas sao bem tranquilas. Naquela viagem nao tive tempo de ir ate o Fortaleza, que conhecemos anos depois e tb é fantastico. Se o menor for animado, da p ir tranquilo ate o Fortaleza tb. So q la nao tem nenhuma estrutura ou protecao. Logo eu ficaria de mao de dada com o filho menor o tempo todo.

Se seus filhos gostarem de cavalos, da para fazer passeios com visuais belissimos pelos campos de altitude de la.

Da ultima vez q fomos ficamos na pousada Corucacas. É uma fazenda com cavalos e pedalinhos. Pode ser uma boa opcao com criancas. Os donos sao bem simpaticos. Nao é um hotel fazenda com infra estrutura de lazer completa e isso nao faz a menor falta, pois os atrativos de Cambara estao na natureza.

Abracos

• 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Guilherme,

Já faz um certo tempo que fui, mas os valores continuam praticamente os mesmos.

Combustível - R$ 150,00 (Fiz uns 600km)

Pousada - R$ 100,00 em chalé

Almoço, lanches e janta - R$ 100,00

Entrada Itaimbezinho - R$ 12,00 (R$ 6,00 por pessoa)

Estacionamento - R$ 5,00

Total aproximado para duas pessoas - R$ 367,00

Vale lembrar que os custos podem variar, dependendo do transporte que você irá utilizar para chegar até a cidade e para se deslocar até os cânions.

Abs.

Edver

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, só agora me toquei... nem eu nem minha amiga dirigimos. Como percorrer os 22km, como é a questão do transporte?

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Estive em Cambará do Sul no dia 21/11/2014 para visitar os canyons fortaleza. Lindos. O serviço de turismo do local é muito bom. Fui atendido pela agencia da colina, logo na entrada da cidade. A dona Guida, proprietária, foi muito atenciosa. Como estava somente eu e minha noiva, a van e o guia levou somente nós dois para o passeio. O serviço do guia foi muito bom. A mesma agencia da colina tambem oferece pousadas, para quem se interessar em ficar na cidade. Vale a pena ficar uns dois dias na cidade para fazer todos os passeios. Tem vários.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi Dfsilva

Tenho algumas duvidas, será que vc ( ou alguém do forum), pode me ajudar?

1- como chegar a Cambará do Sul de Porto Alegre? parece que só tem um onibus que sai as 6h da manhã...

2- Onde se hospedar e valores

3-Quais os principais passeios a partir de Cambara do Sul? Fortaleza, Itambezinho e o que mais?

Gratidão!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.