Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Castelos na Alemanha - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

País de castelos

2006216212551_neuschwanstein_01_771.jpgSchloss Neuschwanstein

Alemanha possui de 20 a 30 mil castelos. Associação preocupada com a preservação e divulgação deste tipo de edificação está organizando, pela primeira vez, um arquivo central alemão.

Conhecida também por seus castelos e fortalezas, a Alemanha preocupa-se com a preservação destas atrações turísticas. Ninguém sabe ao certo o número dessas construções no país, mas calcula-se que são entre entre 20 mil e 30 mil. A Associação Alemã de Castelos (Deutsche Burgenvereinigung) começou a elaborar um cadastro nacional digital de todas as informações disponíveis sobre essas edificações na Alemanha.

Antes de mais nada, é importante deixar clara a diferenciação feita pelo idioma alemão para dois tipos de edificação que no Brasil conhecemos apenas por "castelo". Na Alemanha existem as expressões Burg (fortaleza com muralha, geralmente construída numa elevação junto a um rio) e Schloss (castelo, edificação monumental, com arquitetura artística, não necessariamente em local de difícil acesso).

A partir do material arquivado, seus organizadores pretendem, mais tarde, publicar um dicionário especializado. Seria o primeiro do gênero em nível nacional na Alemanha . A obra mostrará, por exemplo, qual estado alemão tem a maior concentração de castelos, onde fica o mais antigo, o maior, e assim por diante.

Programa especial de computador

A única dúvida que ainda ocupa os pesquisadores da associação é relativa à forma como as informações serão disponibilizadas: se apenas na internet ou se também em compêndios impressos.

"Já houve várias iniciativas para um cadastro geral dos castelos na Alemanha, mas, por um motivo ou outro, nunca foram concluídas", informa Reinhrd Friedrich, que mora no castelo de Marksburg, intacto desde o século 14. O coordenador do Instituto Europeu de Castelos, com sede em Braubach, no vale do Reno, está otimista: "O projeto só dará certo, se muitos trabalharem juntos. Além disso, contamos com a ajuda de um programa especial de computador para facilitar o arquivamento das informações."

O levantamento não se restringe só aos castelos em estilo de fortaleza ainda inteiros ou em ruínas. Muitas edificações foram destruídas pelas intempéries, por incêndios, ou mesmo exploradas como pedreiras durante certo tempo. Também serão colhidas informações sobre locais onde hoje não restam nem mais as paredes, como sítios arqueológicos ou edificações registradas em documentos históricos.

Ao contrário do que um leigo possa supor, o lento desaparecimento dos castelos já se iniciou no século 14. Segundo o pesquisador da Baviera, Joachim Zeune, nesta época as elites começaram a mudar-se primordialmente para áreas reservadas aos nobres nas cortes, que ficavam nas cidades.

Arquivo dispõe de dados sobre 16 mil castelos

Nos seus 104 anos de existência, a Associação Alemã de Castelos reuniu informações sobre mais de 16 mil fortalezas na Alemanha. Como em 2003 a catalogação será realizada ainda de forma experimental, o arquivamento das informações no programa especial de computador só se inicia no próximo ano.

Os dados serão classificados em seis áreas distintas, incluindo, entre outros, informações sobre a construção, localização, função do prédio, aspectos históricos e da arquitetura, sobre seus proprietários e moradores.

Esta tarefa gigante terá a colaboração dos 3,5 mil associados e deve durar pelo menos cinco anos. A avaliação das informações e sua atualização constante serão de responsabilidade de um grupo de profissionais, formado, por exemplo, por arquitetos, arqueólogos e historiadores.

Para facilitar o trabalho, eles podem recorrer à biblioteca especializada do Instituto Europeu de Castelos, que, com 25 mil volumes, é a maior do gênero no continente.

Deutsche Welle

Sites úteis:

http://www.burgen-und-schloesser.net/

http://www.germany-tourism.de/ tem várias rotas, tem tudo em inglês

• Respostas 50
  • Visualizações 22.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi schwertner!

Lendo os tópicos vi que tu conheces muito a Alemanha, então queria uma ajuda!

Eu e meu marido estamos planejando uma viagem pra Europa em abril/09, e queremos alugar um carro pra fazer o trecho Berlim - Praga - Frankfurt. Tu recomendas alguma cidade no caminho? pra passar algumas horas ou mesmo 1 dia...

Fiquei interessada em Dresden e tb em Wurzburg, mas não sei quais as atrações dessas cidades...

Valeu

Carina

Postado
  • Membros
Oi schwertner!

Lendo os tópicos vi que tu conheces muito a Alemanha, então queria uma ajuda!

Eu e meu marido estamos planejando uma viagem pra Europa em abril/09, e queremos alugar um carro pra fazer o trecho Berlim - Praga - Frankfurt. Tu recomendas alguma cidade no caminho? pra passar algumas horas ou mesmo 1 dia...

Fiquei interessada em Dresden e tb em Wurzburg, mas não sei quais as atrações dessas cidades...

Valeu

Carina

Carina

De Berlim a Praga vc invariavelmente passa por Dresden ,sim vale a pena ficar pelo menos 1 dia.

De Praga a Frankfurt Würzburg também está no caminho , porém tirando o castelo no alto do morro e uma vista magnifica a cidade não tem muito mais que isso vc pode apenas passar por ela , porém se vc tiver tempo deixe pelo menos um meio dia para visitar Rothenburg ob det Tauber , fica há 59 km de Würzburg e é simplesmente fantástica, prepare sua roupa medieval hehehehe, vc volta no tempo ,e tem muita coisa pra ver , até que dá pra ver o principal em algumas horas, porém a cidade é como um tabuleiro mosaico, a cada peça vc descobre novas formas , já fomos umas 5 vezes lá e nunca nos cansamos, cada vez descobrimos novos detalhes que passaram despercebidos das vezes anteriores.

Mas se vc optar por visitar as duas cidades, vá a Würzburg primeiro ,senão não vai achar muita graça depois de ter ido a Rothenburg.E se vai de carro , opte pela estrada menor para vcs terem uma ideia de como o povo vive por lá , as estradas são boas também são apenas mais lentas, mas o visual vale a pena.As duas cidades fazem parte da rota romântica da Alemanha,portanto o legal é fazer o trajeto mais lento para ir curtindo pelo caminho. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Valeu gente!

Acho que vai dar pra passar 1 1/2 dia em Dresden, é muito linda mesmo! Mas daí as cidades do trecho Praga-Frankfurt vão ficar pra uma próxima vez...

Tu sabe o número dessa rodovia que passa mais perto das cidades?

Postado
  • Membros
Valeu gente!

Acho que vai dar pra passar 1 1/2 dia em Dresden, é muito linda mesmo! Mas daí as cidades do trecho Praga-Frankfurt vão ficar pra uma próxima vez...

Tu sabe o número dessa rodovia que passa mais perto das cidades?

Partindo de Berlin /Praga , vc deverá seguir a rodovia A113 sentido Dresden e na maior parte utilizará a E55. Trecho 369 km

Praga/ Frankfurt , deverá seguir sentido Plzen pela E50 pegar na alemanha sentido Nürnberg /Wurzburg /Offenbah am main. Trecho 541 km.

Que pena vc não passar por Rothenburg.

Inté :wink:

Postado
  • Autor
  • Membros

A nesta região de Rothenburg tem muitas cidades maginificas...Nordlingen, Dinkelbhül.....e muitas outras que vale a pena passar alguns dias.

Perto de Nurenberg tem tambem Bamberg que vale a pena passar 2 dias.

Agora Dresden tem que ficar 2 dias... Nao deiche de fazer o passeio de barco ai vc pode ver os varios palacios e castelos que tem por la. E va tomar um café na fabrica de cigaros...a vista é linda... E a construção parece ser uma mesquita....

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Tem o castelo de Heidelberg, ou o que sobrou dele, que acho muito bonito. Na verdade muitos dizem que a beleza está exatamente nas ruínas, um espírito que até combina com o fato da cidade ter sido o centro do romantismo alemão. Fica a menos de 1h de Frankfurt (http://en.wikipedia.org/wiki/Heidelberg_Castle)

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

olá, to indo pra Europa em setembro/outubro, e la pelas tantas vou sair de Praga para Veneza de trem (eurailpass) e no meio do caminho queria ver algum castelo na Alemanha. Vi por aqui q dizem q o de Fussen eh o mais bonito... o q vale mais a pena: ir direto p Fussen ou ir p Dresden e fazer o passeio de barco pra ver os castelos?

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi Jonas!!

Boas Dicas...Fui a Fussen em Outubro e fiquei apaixonada!!!

Nao só a beleza os castelos mas tb a da regiao...Fquei com muita vontade de voltar pra ficar bem mais qu 1 dia e visitar as outra cidades em volta do Lago.

A minha dica pra quem for pra lá é apos visitar o Castelo de Hohenschwangau desça pela estrada das charretes em direção a vila de Shawngau.. Vc ira deparar com uma vista maravilhosa da mata e do lago.. e aina tem locais para piquenique..Fantastico!

E pra quem gosta de trilhas é um lugar perfeito...

Eu fui no outono em que a paisagem era linda com a floresta em tons de vermelho e amarelo..mas acho que vale a visit em qualquer época do ano !!

Tem fotos no meu album...link na assinatura..

Valeu!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.