Ir para conteúdo

Um pulinho no Pacífico - Via Paso San Francisco/Los Libertadores (Argentina, Chile e Uruguai) 2012


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

DSC01823.jpg

 

Não chegou a 10 kms.... mas aproveitei ao máximo.... nesse trecho a Fazer e nós felizes chegamos a "botar" 110 km;/h..... Uhuuuuuuuu!!!

 

DSC01825.jpg

 

DSC01827.jpg

 

DSC01829.jpg

 

 

Mas a neve queria nos perseguir.... e em alguns momentos achei que iamos encontrar com ela pela terceira vez.... foram 2 vezes em momentos diferentes..... porém.....

 

depois do asfalto o vento lateral aumentou bastante, e daí no rípio fui mais devagar.... até que chegamos na obra de verdade..... um loooooooongooooo trecho de mais de 3 horas andando em desvios..... deu até desespero.... o rípio do desvio é horrível.... simplesmente fofo, com poucos "trilhos" e com areiões.....

 

Cansado daquela situação e vendo sempre ao lado a estrada sendo mexida.... decidi deixar um pouco a prudência e acelerei mais forte.... sinceramente em alguns momentos me senti num rally.... a moto derrapava de lado, areia subia..... uma delícia.... exceto pelo medo de tomar um rola e a incerteza de onde estavamos indo, a única tranquilidade era que a estrada estava ali do lado.....

 

Até que ela SUMIU..... ou seja, fomos numa direção completamente diferente.... BATEU DESESPERO..... será que estavamos no rumo certo, o GPS apontava uma direção completamente diferente..... chegou num ponto que pensei em voltar e perguntar para alguém, se estavamos no caminho certo, mas os poucos trabalhadores que vimos, nem nos davam bola......

 

foi quando começamos a descer, em zigue zague, num trecho que não era rípio, mas terra batida, meio "enlameada"..... nessa hora cruzamos com uma espécie de ônibus fiz sinal para eles pararem..... abanamos os braços, mas eles simplesmente nos ignoraram.... BENVINDOS AO CHILE..... foi o que pensei na hora.... sempre lembrando a nossa decepção na outra viagem pelo Chile......

 

Começou a chover, decidi parar a moto e colocar a capa de chuva, D. Patroa recusou..... não quis nem saber.... se chover que chova......

 

Fomos descendo numa espécie de garoa, hora mais forte, hora mais fraca...... uma pick up de trabalhadores passou por nós...... o vento lateral estava fortíssimo e tinhamos que andar inclinados, como na viagem para Ushuaia.... só que no rípio..... decidi ir na busca dos melhores trilhos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 278
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Uma hora o vento descia pela encosta da montanha, e com a chuva, formou-se um arco íris circular.... do tipo que só vimos ali..... o arco íris formava um círculo.... a pick up parou ali e os trabalhadores pararam para fotografar.... somente o motorista ficou nos olhando, quando chegamos do lado, perguntei meio desesperado se estavamos na direção da Aduana.... ele falou que si, que estavamos perto..... era só seguir em frente..... agradeci muito a informação e seguimos viagem... não, não tiramos foto.....

 

Estavamos no limite, chuva, vento lateral forte e rípio..... fora o horário, na minha mente, a aduana ficava aberta até às 20 hs.....

 

Foi quando vimos uma estrada pronta.... a pick up nos ultrapassou e foi na nossa frente abrindo passagem, num momento havia um operário bloqueando a estrada... paramos atrás da pick up e o motorista falou para irmos na frente...... aceleramos à 120/130 km/h naquela estrada.... lisa..... novinha.... passamos por caminhões que iam pelo desvio ao lado..... lá na frente, a Aduana......

 

era 19h35...... chegamos no fim da estrada rípio a aduana se aproximando.... era 19h50 e estavamos ali na frente.... foi quando vimos a aduana completamente vazia.....

 

o Horário de Expediente era até ás 19 hs......

 

os funcionários estavam jogando bola........

 

Na Aduana havia uma campanhia para ser apertada no caso de não ter ninguém ali, apertamos.... nada.... decidi ir falar com eles......

 

Cheguei apelando para o ziriguidum..... vai que rolava né.... Oi, somos do Brasil..... não sabiamos do horário, será que vcs. nos liberariam ????

 

A resposta foi NO..... O HORÁRIO DE EXPEDIENTE SE CIERRO.......

 

FUDEU...... foi só isso que pensei......

 

Ok, mas não temos onde nos hospedar, há algum lugar aqui que poderiamos nos abrigar ???

 

 

Ficamos meio sem rumo, lá não há nada..... não havia nem água nos banheiros...... simplesmente ficamos perdidos na altitude....

 

Quando um funcionário apareceu lá pelas tantas nos mostrou a enfermaria e nos falou aqui podem dormir.... d. Patroa estava roxa de frio, os lábios roxos.... peguei todas as minhas roupas e coloquei nela, enquanto ia buscar alimento, líquido e fui pegando as minhas capas de chuva e as dela para ela esquentar.... sim, no frio a capa de chuva é um ótimo "retentor de calor".....

 

Já pensando em bucar a moto e ligá-la dentro da enfermaria para assim esquentar o ambiente (funcionou com um colega nosso, em outra situação, porque não funcionaria conosco ??)..... Nisso fui atrás de bater nas portas, pedindo ao menos para deixarem ela se "calientar" com um banho quente...... |Levei D. Patroa junto para ver se teriam pena dela.... já que de mim, ninguém estava muito a fim de ter pena.....

 

Ninguém nos ajudou.... voltei para a Enfermaria com ela e já xingando, falando que nunca mais pisaria no Chile.... algo que estamos realmente avaliando.....

 

foi quando outro funcionário apareceu...... nos avisou que a Enfermaria era muito fria e nos avisou que havia uma cabana lá nos fundos que era mais quente.... mas abrigada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em todo o momento achei estranho, pois deveria haver um controle entre as Aduanas (já que estavamos num lugar completamente isolado) sobre o tráfego de veículos, deveria haver uma espécie de auxílio para os viajantes (como há no lado Argentino, os refúgios) e há no Paso Agua Negra..... (quem já leu relatos viu que lá há uma hospedagem na Aduana Chilena para momentos como esse)..... mas ali naquele Paso.... não há controle, não há opção de abrigo..... simplesmente.... enfim, vc pensou um palavrão, é essa a nossa sensação ainda hoje.....

 

Dentro do máximo que esse funcionário poderia fazer ele fez, nos levou hà uma cabana de madeira, sem banheiro, com colchonetes no chão, levou 3 cobertores para nós e um aquecedor....... nos chamou para comer em sua cabana.... e nos falou que o Jean Azevedo usa aquela cabana que iamos dormir na época que ia treinar para o Dakar......

 

E ele dentro do que dava para nos ajudar, nos ajudou, serviu café para D. patroa se esquentar e toda hora perguntava para ela (coitada chorava de dar dó) se precisava de oxigênio.... que era para ficar "tranquila" que estavamos protegidos, etc... etc...

 

fomos conversar sobre o serviço lá, D. Patroa se acalmando.... até que nos serviram uma espécie de pastel sem recheio.... ele nos falou o nome do pastel, mas não me recordo.... explicamos que era um pastel no Brasil.....

 

enfim, de certa forma, esse cara nos socorreu dentro do limite do que dava para ajudar..... realmente vimos que a estrutura lá era completamente precária.....

 

Depois de um tempo fomos deitar, não queriamos incomoda-lo e ele falou que os Brasileiros eram muito mais próximos do Chilenos do que os Argentinos.... falou duas vezes.... infelizmente não era o nosso sentimento naquela hora.... principalmente pela nossa situação..... antes tivessemos ficado na Aduana Argentina.... o tratamento lá foi bem diferente..... mas isso é o Chile para nós..... sempre nos pareceram mais sérios e mais secos..... e o máximo de simpatia que conseguimos encontrar em nossas viagens por lá, essa com certeza será sempre a maior.....

 

Agradecemos muito a ajuda do novo amigo, que nos mencionou que tem muita vontade de vir ao Brasil..... pedimos desculpas pelo inconveniente e fomos tentar dormir lá na cabana.....

 

A noite mal tinha começado.... tudo escuro, usando a minha lanterna, preciso mencionar isso, comprei por conta de um tópico aqui do mochileiros, uma Black Diamond me guiei em alguns momentos "para usar" um banheiro, ir até a Aduana e buscar a moto e o restante da bagagem...... enquanto D. Patroa beliscava algo das guloseimas que levei.....

 

Voltei e comi também algumas guloseimas......

 

D. Patroa passou mal a noite toda, dei um remédio que nada tinha a haver com o mal estar, o desespero era grande, ela estava querendo sair dali, ir embora.... para onde ? Não havia onde ..... depois de tomar o remédio vomitou.... duas vezes..... só assim melhorou e conseguiu dormir.... eu dormi meio mal..... a cabeça pesava.... estavamos muito altos..... não aclimatados....

 

Lembrei do amigo da Aduana que nos falou que para ele, o Soroche, a Puna, ou como vc prefere chamar, era só psicológica..... que eles estavamo jogando bola há mais de 3500 msnm.....

 

Enfim, foi uma noite longa.... e de vez em quando ouviamos eles rindo....confraternizando..... os carabineiros estavam lá.... por isso não os encontramos na Laguna Verde.....

 

Galera foi f...da.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

China,

PQP que pessoal desumano.

To aqui imaginando sua situação....

Sua esposa devia estar p... da vida.

Talvez sejam as instruções de segurança local, que eles obedecem sem pestanejar.

Imagine se alguém morrer na descida (você sabe que é possível), eles serão questionados por deixar passar.

Desencana, pois todos temos histórias que ficamos revoltados, depois relevamos.

Tenha paciência, sei que é dificil.

Que horas vocês passaram por Fiambalá?

Abraço

LP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Melhor que muita aula de Geografia!

No aguardo ro restante.

 

Chinaf já pensou em escrever um livro?

 

Já me perguntaram isso.... heheheheheeheheheheheheheh

 

Rapaz nem pensar, já deu um trabalhão escrever os relatos das viagens..... heheheheheehehehehehehehehehehehehehehe... brincadeira.... já está tudo escrito na internet, além do mais um livro não caberia as fotos, acho que não valeria a pena não....... e todos os amigos que fizeram um livro.... não fizeram o segundo..... heheheheheeheheheheheheh.... nunca perguntei o pq.... mas acho que ficaram no prejuízo...... heheheheheheeheheheheheheheheheh

 

Enfim, vai lendo aí, se te ajudar em algo ou simplesmente te provocar a ponto de vc querer ir pra lá, já valeu cada linha.....

 

Valeu pela paciência,

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 9 - Salar de Maricunga - Aduana Chilena - CHILE / Copiapó - CHILE

 

Fala galera, blz ?

 

Não dormimos bem e logo cedo estavamos acordados, mas como estavamos meio "punados", fizemos nossas arrumações beeeeeeeem devagar......

 

E tomando o cuidado para não deixar nada pra trás, afinal não ia ser fácil vir buscar nada que deixassemos ali..... principalmente se fosse algo caro...... heheheheheheheehehhe

 

DSC01831.jpg

 

Imagem vista do quarto, só me toquei que a janela não era pintada no outro dia...... heheheeheheheheheheheheheh

 

DSC01356.jpg

 

O quarto era esse, bom se o é bom para o Jean Azevedo é ótimo para nós.....

 

DSC01357.jpg

 

D. Patroa já acordou melhor, fizemos um acordo chegando em Copiapó iríamos nos hospedar no melhor hotel da cidade.... seja, qual fosse o preço....

 

DSC01836.jpg

 

Cabana vista do lado de fora.....

 

DSC01834.jpg

 

Vista da Aduana, já mais próximo....

 

DSC01833.jpg

 

Ali é o carro dos Carabineiros.....

 

DSC01835.jpg

 

Equipamentos contra neve.....

 

DSC01837.jpg

 

Pois é no dia anterior os picos não estavam nevados....

 

DSC01362.jpg

 

DSC01360.jpg

 

DSC01359.jpg

 

Sim, parece e é isolado mesmo.....

 

DSC01363.jpg

 

Vista de quem chega....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DSC01841.jpg

 

Moto já carregada....

 

DSC01843.jpg

 

Mais cedo estava branquinho, branquinho.... agora o Sol já bateu em cima e descongelou..... mas a poeira que grudou da ventania de ontem, ficou a viagem inteira.....

 

Segundo o nosso amigo da Aduana, fez vento de Tornado lá..... eu só respondi, eu sei..... eu estava vindo pra cá...... pois é pegamos vento típico patagônico por lá, no rípio..... heheheheehehehehehehe... até acharia estranho, mas depois de ler o relato da viagem do Ricardo Rauen indo para o Atacama e o relato do amigo Big no Paso de Jama, que enfrentou um vento beeeem mais forte.... .eu já desconsidero não pegar vento na cordilheira........ ou seja, pra quem for pra lá, saiba que vai pegar vento forte, senão pegar fique feliz.....

 

DSC01839.jpg

 

Novamente Aduana vista de mais longe.....

 

DSC01838.jpg

 

DSC01840.jpg

 

Segundo nosso amigo depois que asfaltarem vai ficar mais fácil para limpar o caminho da neve, pegamos a primeira nevada do ano, ou seja, até o dia anterior naquele ano não tinha caído neve.....

 

DSC01364.jpg

 

Aduana, bem organizada, mas vazia.... pois é, chegamos 9 e um pouquinho e nada de ninguém por lá.......

 

DSC01365.jpg

 

Pra vc não perder a hora.... detalhe é que se olhar hoje na página dos Pasos Fronteiriços no Chile o horário é outro.... 8h30 até ás 18h30......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DSC01358.jpg

 

Moto arrumada esperando o pessoal chegar, deu tempo até de escovar os dentes ...... heheheheheheheheheeheheheheh

 

Ok, ok .... a gente teria escovado do mesmo jeito, só que o banheiro estava trancado..... heheheheheheeheheheheheheheheh

 

Só posso pensar que ficaram com medo da gente roubar uma privada..... heheheheheehehehehehehehehehehehehe.... e detalhe ficaram trancados desde ontem..... pois quando fui buscar a moto tentei usar um banheiro...... heheheheheheheehehehehehehehhehehehehehehehe...... acho que trancam para o pessoal que está construíndo a estrada não usar ou o pessoal das mineradoras...... ACHO...... se for por nossa causa, realmente não vou ser capaz de entender......

 

DSC01366.jpg

 

Posso falar que na hora que vimos os três chegando demos um sorriso e um buenos dias..... já passava das 9h30 ..... e sinceramente eu realmente não estava muito preocupado com o negócio do horário..... e estou sendo sincero....

 

De cara, o nosso amigo que foi bem simpático no dia anterior já tinha vestido o papel de funcionário da aduana.... rapidamente pediu para preenchermos os formulários, pediu nossos passaportes, documento da moto, etc.... e como sabiamos que ele pretendia vir ao Brasil, deixamos num papel anotado nossos telefones, e-mails e endereço, o "papel de funcionário de Aduana" caiu na hora, ele se surpreendeu, o que para nós é meio comum, para ele foi extremamente diferente.... abriu um sorriso e falou, eu tenho muita vontade de ir ao Brasil, dai falamos se realmente for, não se acanhe, tem nossos contatos e estamos esperando.... venha com a família toda....

 

Meio perdido nos encaminhou para o que queria que nós dormissemos na Enfermaria, esse por incrível que pareça foi mais simpático, nos indicou um caminho diferente que poucos usavam, mas que para ele era mais bonito (caminho para Chanaral), ele cuidada daquele papel que preenchemos com os dados da moto, agora é tudo no computador (no Paso de Jama/ Paso Tacna-Arica era preenchido à mão)..... pra variar anotaram o número do chassi no lugar da Placa.... e foi aquela confusão na hora de falar a cor da moto "roro".... hehehehehehehehe também nos confirmou que os picos estavam nevados hoje.... e que ontem não estavam.... tinha uma bela vista da sala dele..... falou que hoje seria o último dia dele por lá naquela semana, que agora ia tirar 3 dias de folga.... lá o turno é de 3 dias..... e daí perguntei se havia muito movimento por lá.... SI.....respondeu bem sério.... passam mais de 1.000..... só não falou se era por mês ou por ano...... heheheheheheheheheeheheheheheh.... daí falou que um outro casal de moto do Brasil esteve por lá tempos atrás e que tinham dormido na Enfermaria e que ele tinha emprestado do Aquecedor para eles, mas para nós não dava pois tinha quebrado.....

 

Por último a checagem das malas, esse não precisamos ser encaminhados, veio nos encontrar e nos ajudou a prencher os documentos..... olhou por cima a bagagem.... e disse que estavamos OK....

 

Daí fomos arrumar as coisas na moto, guardar os documentos e eles saíram da Aduana e devem ter voltado para as cabanas dele.....

 

O Serviços Gerais que tinha nos ajudado ontem, tinha mencionado que a decisão de deixar ou não passarmos era sempre individual, mas que como são 3 departamentos se 1 não autorizasse os outros não podiam fazer nada.... mesmo que fosse 2 á favor..... ou seja, ontem 1 dos 3 não nos deixou passar..... ele não nos disse qual.... mas que era comum o pessoal ser liberado mesmo depois do horário....

 

Acho que a ida dos carabineiros para lá, não nos ajudou muito.... afinal teriam sabido de nós lá na Laguna Verde e não estariam jogando bola o horário que chegamos......

 

Feito tudo, nem olhei no relógio..... tinhamos o resto do dia para atravessar o restante do caminho.

 

Minha sincera opinião é, se der para dividir a travessia desse paso em 2 dias, é melhor, principalmente se encontrar os desvios.... sem os desvios, nos relatos que li, davam conta de ser 12 horas de viagem...... acho que o melhor caminho para se fazer é, sair de Copiapó e ir para a Argentina, se precisar dorme com mais "conforto" na Aduana Argentina, onde tem hospedagem..... mesmo que seja bem rústica.....

 

Fomos conversando sobre isso no caminho que faltava.....

 

DSC01846.jpg

 

Porteiras abertas

 

DSC01847.jpg

 

Altitude dentro da Aduana....

 

DSC01845.jpg

 

Essa temperatura está "fake", com certeza estava mais frio..... é que os aparelhos ficaram guardados dentro da mala tanque que estava bem protegida....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saindo da Aduana vc vai encontrar realmente asfalto.... só que são poucos metros e logo no cruzamento para ir para Chanaral ou Copiapó vira tudo rípio.... claro bem diferente do dia anterior..... rípio beeeeem melhor..... dava para engatar a 4a. marcha......

 

DSC01848.jpg

 

Salar de Maricunga ....

 

DSC01849.jpg

 

DSC01850.jpg

 

DSC01851.jpg

 

DSC01852.jpg

 

A Guerreira merecia essa foto.....

 

DSC01853.jpg

 

Rípio beeeem batidinho.....

 

DSC01854.jpg

 

DSC01855.jpg

 

As duas guerreiras....

 

DSC01856.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...