Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Um pulinho no Pacífico - Via Paso San Francisco/Los Libertadores (Argentina, Chile e Uruguai) 2012

Postado
  • Membros

Fala galera, blz ?

Troquei de emprego em 2010 e fiquei um bom tempo sem férias, consegui agora nesse ano realizar a "primeira viagem" nesse novo emprego.

Tinhamos tempo para fazer uma viagem de 30 dias, porém por problemas de acerto de datas, ficamos com no máximo 20 dias, inicialmente pensamos em fazer uma viagem passando pelo Paso San Francisco e voltar pela região dos Lagos, mas (putz, sempre tem um mas, não ?) D. Patroa teria que voltar de avião e com isso iria perder a passagem pelo Uruguai (seria minha terceira viagem por lá, sem contar a entrada com o Zeca em Chuy....heheheheh e ela ainda tinha tido só a primeira viagem, que na prática foi dormir e passear em Colonia e dormir e passear em Chuí, na prática só conhecia os "extremos").

Queria muito dividir essa viagem com ela e por isso, saímos com um planejamento aberto, infelizmente ou felizmente o Chile estava com um preço além do que tinhamos pensado e encurtamos o nosso tempo por lá, resolvemos curtir mais o Uruguai e foi ótimo, pois "passamos" em alguns lugares que tinhamos muito interesse em visitar.

Não tivemos problema durante a viagem com a Fazer, somente uma lâmpada que se queimou em Copiapó e só.

Como novidade resolvemos trocar os alforges da Gift por bauletos laterais da Givi, o E21, o que diminuiu a nossa "capacidade volumétrica", com isso minha capacidade de levar peças de reposição ficou diminuida, já tinha pesquisado sobre a viagem e na prática já iria levar pouca coisa.

Os bauletos laterais se mostraram bem práticos e facilitaram muito o nosso "check in e check out" dos hotéis...... heheheheheheeheheheheh.... o suporte para os bauletos laterais foram adquiridos novamente com o manivela (o bagageiro traseiro é feito pelo manivela e está conosco desde a viagem para Ushuaia em 2007) e sem dúvida nenhuma nos transmitiram a maior tranquilidade desde a hora da montagem (eu comi bola em um momento na montagem e espanei um parafuso que vai no chassi, a altura da trava do banco precisou ser "ajustada" pois não estava travando, tudo resolvido facilmente) até a hora de "abastecer" a moto com os bauletos(não, pra variar não fomos com o peso máximo recomendado....hehehehehehe.... deve ter passado um "pouquinho"....heheheh), a única dúvida seria o comportamento no rípio graúdo do Paso San Francisco, porém como previsto tudo saiu na maior tranquilidade.

Voltamos a usar o Pneu Sport Demon original da moto, já saiu com uns 2.000 km's rodados, pois o preço dela foi "promocionalmente" rebaixado (ah, pra quem não acredita na lei da oferta e da procura.... funciona...heheheh) uma vez que ficou só 40 dinheiros mais caro que o Sport Dragon e algo como 50 dinheiros mais caro que o ME Speed todos na medida original 130/70-17, já tinha aproveitado e trocado o dianteiro também, como previsto nenhum furo, nenhum problema, pra falar a verdade não conseguimos "encher o pneu" em nenhum dia da viagem (como sempre....heheheheheheh), o pneu chegou quase no fim em SP, após rodar perto de 9.000 km's (ou seja ao todo deve ter rodado entre 10.000 e 11.000), levamos dois tire repair da Motul (como sempre) pois existia o risco no Paso San Francisco.

O Paso San Francisco é um dos mais difícil de serem feitos na travessia Argentina/Chile, há quem diga que o Paso Água Negra é mais difícil, seria a nossa volta.

O problema do paso é a grande altitude que vc enfrenta durante grande parte do trajeto, sua extensão é muito grande e está asfaltada somente da cidade de Fiambalá até o Paso San Francisco isso na Argentina, começando o rípio e indo até próximo das mineradoras que ficam próximo da Ruta Via Panam (Ruta 5) onde começa um asfalto de péssima qualidade, melhorando a medida que se aproxima da Ruta 5.

Isso tudo aliado ao fato de ser um paso pouquíssimo utilizado e não ter, vou frisar bem para quem resolver ir depois da leitura desse relato, NENHUM PONTO DE APOIO, praticamente sem encontrar ninguém durante a maior parte da travessia, tendo somente cabanas de auxílio somente do lado Argentino, e no lado chileno os Carabineiros na Laguna Verde, o restante do caminho terá a Aduana Chilena no Salar de Maricunga e as Mineradoras na descida.

Li que haveria refúgio próximo ao Ojos de Salado :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ojos_del_Salado

http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/676-ojos-del-salado-chile--argentina

Sendo que caso desse algum problema na moto, esses seriam onde iriamos "correr", pois a temperatura normalmente é negativa à noite, e de antemão já sabíamos de casos de pessoas que não sobreviveram nessa travessia, fato confirmado com os funcionários da Aduana Chilena.

Então, vc vai me perguntar pq fazer esse caminho ? Sinceramente, não sei te responder, não vou ter uma resposta pronta do tipo, pq viajar é preciso, ou pq outros passaram por lá, então seria possível, lembro sempre do livro do Paulo Rollo onde os italianos falam para ele e "perche no ?".

Pois é, estavamos preparados, sabíamos dos riscos, não somos aventureiros e sinceramente estamos longe de estarmos "loucos".

Então a resposta é se tudo está em ordem, se posso dizer que confio na minha moto, e fiz uma bela e caríssima revisão nela antes da viagem, e que ao menor sinal de problemas antes de chegarmos a Aduana Argentina nós desistiríamos, chegamos a conclusão de "E perche no ?"

Ah, um detalhe o lugar é de uma beleza fora do comum, lindo, singular e certamente terá uma nova visita nossa no futuro, por conta do tempo que é relativo naquele lugar, não visitamos nada..... absolutamente nada.... perto da grandiosidade do lugar.

Tá e aí alguém já vai perguntar e porque não levou o Zeca ?? heheheheheheheheeheheheheheheheheheheh

Tentamos bolar várias maneiras de viajar com ele, mas não conseguimos realizar, o destino não quis, e sinceramente não sou tão aventureiro para brigar com o destino, fiz o máximo que podia e garanto para vcs, visitei todos os lugares possíveis para fazer um meio de levar o Zeca, infelizmente não rolou, mas ainda estamos bolando um jeito de dividir a viagem com ele, foi muito dolorido não termos ele conosco, mas logo, logo faço uma viagem "solo" hehehehehehe... com o Zeca e mato essa saudade ....

Ah, o Zeca fez uma viagem até a Argentina conosco dias antes dessa viagem e foi de carro (fomos todos...heheheh.... ok, ok, podem chamar de coxinha....hehehehehe), então a "km" dele já aumentou um tantim...hehehehehehe

Enfim, a intenção do relato é primeiro deixar mais gente a fim de viajar, de preferência de moto mas se não for possível que vc vá como for o melhor meio de viajar, mas viaje, conheça o mundo com os seus olhos, ouvidos, nariz e boca, toque as coisas, passe frio ou calor, se molhe na chuva ou se esconda do Sol, curta as pessoas que vc vai encontrar no caminho e principalmente leve para fora a nossa simpatia, a nossa alegria e o que nos faz BRASILEIROS, não deixe de conhecer outros lugares, pois há lugares fantásticos e pouco conhecidos ainda.

Amigos desculpem o texto enorme, sei que é preciso paciência para a leitura.

Muitos km's sem vento.

• Respostas 278
  • Visualizações 44.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01742.jpg

DSC01743.jpg

Pois é, como sempre uma estrutura legal.....

DSC013462.jpg

DSC01347.jpg

E o gatinho ia de um lado para o outro, sempre procurando atenção.... o tempo todo que ficamos ali esperando a Aduana abrir, ele ficou conosco.....

DSC013482.jpg

DSC01349.jpg

Inclusive com a moto..... heheheheheheheeheheheheheheheh

DSC013502.jpg

altitude no local..... Uhuuuuuuu!!!

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01352.jpg

DSC013532.jpg

DSC01354.jpg

DSC01355.jpg

Enfim, depois de um tempo fomos chamados para dentro da Aduana....

No começo, um dos oficiais veio me mostrar um vidro com um escorpião morto.... só falei QUE BELEZA..... ele deu risada e ficou repetindo que Beleza..... hehehehehehehehehe

E o outro já foi cantando a música do Michel Telló..... heheheheheheheheeheheheheheheheheheh

Daí não teve jeito foi risada para todos os lados, falou que a música do Michel Telló tocava 4 vezes à cada hora..... e que agora estava começando a do Gustavo.... ah, sei lá o nome do cantor..... acho que é Gustavo Lima.... D. Patroa deu risada.... ela sabia que eu não tinha nem noção de quem era o cara..... heheheheheheheheh

Aí o outro já ia falando sobre a Bahia....... que um dia ia para lá.... o sonho de consumo de todos eles..... heheheheheeheheheheheheheheh

Aí começou a me falar da música do Olha a onda, olha a onda..... pois é teve até coreografia...... heheheheheheheheeheheeheheh

Então um conselho de amigo, esqueça o tratamento que vc deve ter recebido nas fronteiras com o Brasil, esqueça o mau humor a falta de simpatia e até a arrogância... ESQUEÇA.... venha até o outro lado, o lado que é parecido conosco..... vc vai descobrir que eles AMAM o Brasil.......

Daí começou o assunto futebol.... Quem és mejor Pelé ou Messi ??? Daí dei uma risada... e falei, pô vcs. nem sabem quem é o melhor da Argentina.... daí o cara falou sem dúvida nenhuma Messi..... O que não é uma copa perdida não ??? Maradona que era Dios.... já não é unanimidade nenhuma na Argentina... ao menos para eles da Aduana.... heheheheheheheheheheeheheheh

Terminada as Migraciones, faltava a Aduana... perguntou de onde viemos... falei que era uma cidade meio fora do rumo, mas que era divisa com Barracão/Dionizio Cerqueira.... o cara ficou com cara de interrogação e falou Missiones ?

Falei, si.... Missiones.... ok, lá no livro dele, vai estar cadastrado Missiones.... heheheheheheheheheheheh

Enquanto isso o outro oficial foi falando em Caipirinha e em Pinga.... que adorou, que esquenta bem no inverno, daí perguntei de onde conheceu a "branquinha".... ele riu e falou que os caminhoneiros Brasileiros às vezes traziam uma para eles.... Pois é, próxima viagem praquelas bandas.... levarei uma branquinha no bauleto.... os caras foram muito receptivos.....

Nos desejaram sorte, saíram para nos acompanhar e foram até a moto, ficaram admirados com a Fazer.... e foram perguntando algumas coisas..... depois perguntei de combustível.... nos indicaram um complexo mais pra frente, que inclusive teria baño público.... e repetiram és publico......

Nos despedimos com sorrisos nos rostos..... eles AMAM o Brasil.... e espero que vcs. sejam tão bem recebidos como nós...... pois foi ótimo para gente...

Só nos avisaram, vcs. vão pegar chuva.... e que depois da Aduana Chilena havia asfalto... tudo asfaltado......

Nos despedimos com um até breve.... e seguimos nosso caminho, o único porém foi termos chegado bem na hora do almoço deles, perdemos bem uns 30/40 minutos lá.....

mas, com a recepção deles, sinceramente valeu cada minuto.....

Gente amanhã continuo, senão fica muito chato.... muita foto....

Postado
  • Membros

muito show as fotos China, cada paisagem sensacional. Aguardando ansiosamente a continuação do relato ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala galera, blz ?

Enfim, ainda rindo da "coreografia" do oficial da Migraciones, seguimos até o complexo, onde teria combustível e um banheiro publico.

Chegando lá, D. Patroa pediu para usar o banheiro e vimos que o lugar também servia de hotel, bem simples é claro..... não perguntamos o preço e sinceramente ficariamos ali para aproveitar o lugar, a vista e principalmente, para poder visitar o Vulcon San Francisco..... porém, o tempo... ah, o tempo..... enfim, enquanto D. Patroa foi ao banheiro aproveitei para abastecer a moto, só para garantir....

pedi 4 Litros, acho que ele colocou 4 Litros.... o preço ficou igual aos dos postos lá embaixo... a nafta fica armazenada em barris e ele usa uma mangueira para "chupar" a gasolina, estilo o que fazemos para "pescar" combustível de um carro..... tava vendo a hora que o senhor ia engasgar de tanto puxar a gasolina..... hehehehehehehehe

DSC01745.jpg

DSC01746.jpg

Pago a nafta, uma despedida, subimos na moto e seguimos viagem..... D. Patroa falou que havia pertences de pessoas hospedadas lá.... não duvido, não há outra opção em todo o caminho, exceto aquele complexo que fotografamos lá atrás......

DSC01747.jpg

Foram os últimos carros que cruzamos no resto da viagem até a Aduana Chilena......

Eles e esse retardatário..... heheheheheheeheheheheheheh

DSC01749.jpg

A estrada vai "ziguezagueando" subindo cada vez mais..... em um momento da subida vimos de longe uma moto vermelha, acho que era uma G650Gs.... mas não deu para identificar.... curva pra lá, curva pra cá.... um leve aceno e seguimos viagem.... era um cara sozinho.....

DSC01751.jpg

Bom a vista desse trecho era essa.... isso na direção da Aduana Argentina...

DSC01753.jpg

DSC01754.jpg

E um zoom no que parece ser uma Laguna aos pés daquela montanha....

DSC01756.jpg

DSC01757.jpg

Na nossa frente.... o tempo estava fechado..... f...eu..... heheheheheheheheheheh

DSC01760.jpg

DSC01761.jpg

DSC01763.jpg

O asfalto vai subindo.... subindo......

DSC01765.jpg

DSC01766.jpg

DSC01767.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Até que vira uma reta....

DSC01767.jpg

E eu só olhando as nuvens escuras.... completamente escuras.....

DSC01768.jpg

DSC01769.jpg

DSC01771.jpg

quando finalmente chegamos......

DSC01772.jpg

DSC01773.jpg

A guerreira....

DSC01774.jpg

E a outra guerreira....

DSC01776.jpg

DSC01780.jpg

E o doido..... heheheheheheheheeheheheheh

DSC01775.jpg

Daí a gente tentou.... tentou.... tentou.... e não conseguimos tirar uma foto nossa lá..... com a bandeira BRASILEIRA.....

DSC01781.jpg

Amigos, faltou ar e condições de tempo e temperatura para tirar uma foto decente... ficou essa..... heheheheheheheheeheheheheh

No entorno....

DSC01782.jpg

DSC01783.jpg

E a altitude....

DSC01784.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

E aí começou o rípio, para alguns diversão, para outros uma dificuldade, pra mim, faz parte.... viagem de moto é isso aí..... faria e já fiz muito rípio..... o único problema aqui, era a altitude..... qualquer bobeada e chão.... daí o problema é conseguir erguer a moto.... e torcer para não quebrar nada..... se quebrar f....eu.... o lugar é muuuuuuito isolado....

Pensando dessa maneira, fui tentando me adaptar ao rípio.... que é diferente em todos os lugares...... a única coisa que se mantem, é seguir sempre no "trilho"..... evitar os acumulados..... pra nós funciona.....

DSC01785.jpg

DSC01786.jpg

O rípio aqui é daqueles chatos, que não se mantém, tem areia fofa....e isso atrapalha muito.... em alguns momentos fui de 1a. marcha, em outros 2a. e em raríssimos momentos 3a..... sempre andando com giro mais alto.... em alerta para acelerar no caso de sentir que nós iamos comprar um terreno....

DSC01787.jpg

DSC01788.jpg

Junto com isso, o tempo..... isso a gente não controla, não escolhe o momento e principalmente respeita..... vento lateral começou a soprar..... no rípio é mal sinal.....

DSC01790.jpg

Claro a paisagem compensa cada momento.....

E as conversar com ela, a minha ruiva foram uma constante..... baby, aguenta mais um pouco, baby não vai me decepcionar... baby tô judiando de vc, mas confio em ti... confie em mim também.... enfim, tudo isso para me lembrar que nós dependiamos muito dela.... e ela dependia da gente para não exagerarmos......

D. patroa foi fotografando o que dava para fotografar a temperatura era muito baixa nessa altura, não paramos para medir por conta do tempo.... chuva nessa hora, ajuda no rípio, mas atrapalha muito no frio..... heheheheheheheeheheheheheheheh

DSC01792.jpg

DSC01794.jpg

DSC01795.jpg

em alguns momentos nessa primeira etapa (reaprender a andar no rípio) e o soroche, senti que ia ter um troço, cada parada que dava, a vista ficava "pulsando", tipo não conseguia firmar a vista direito, como se os olhos acompanhassem o ritmo dos batimentos cardíacos, mal sinal.... teria que segurar a moto e não bobear para não passar muito mal.....

Perto da Laguna Verde, um trecho ficou muito ruim, D. Patroa pediu para ir a pé e eu seguir esse trecho com a moto, passando esse trecho subiria novamente, sempre fazemos isso em trechos muito ruins, o problema era o frio, e a altitude...... apesar de já termos andando em altitudes parecidas, ali não tivemos tempo de "aclimatar".... o que era um problema......

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01796.jpg

DSC01797.jpg

DSC01798.jpg

DSC01799.jpg

enquanto esperava D. Patroa lá na frente, ela aproveitou para tirar essa foto, sou eu olhando para o horizonte, para o espelho também e deixando de lado a Laguna Verde... que por conta do tempo ruim, estava muuuuuuito feia......

DSC01800.jpg

De longe avistamos uma construção, o controle da Gendarmeria, até achamos que era um veículo....

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01801.jpg

DSC01802.jpg

Laguna Verde.... que hoje de verde não tinha nada..... heheheheheheehehehehehehehehehehe

DSC01803.jpg

ali nos "pés" da Laguna estava o Controle dos Carabineiros .... mas não tinha ninguém, até paramos e buzinamos, mas ninguém apareceu.... que "suerte" não ???? nem os Carabineiros estavam lá..... heheheheheheheheeheheheheh

DSC01806.jpg

Daí fomos seguindo, hora subindo, hora descendo, hora ziguezagueando, há 30, 40 km/h... e algumas horas à 10 km/h..... não passamos dos 40..... prudência.... prudência foi sempre o nosso guia no rípio.....

D. Patroa curtindo a viagem, resolveu guardar a câmera.... a chuva estava em nossa volta.... só não havia caído em nós ainda.... ATÉ AGORA.....

DSC01807.jpg

DSC01808.jpg

DSC01809.jpg

DSC01810.jpg

Pois é que chuva que nada..... NEVE..... NEVE.... e mais NEVE.... fiquei preocupado de que o tempo fechasse completamente e a neve caísse mais acentuada... acelerei a moto, 3a. marcha o tempo todo, giro alto.... não sei se a "velocidade" melhorou, se foi o cag..o.... ou a NEVE que ajudou... mas de repente o rípio ficou menos difícil..... heheheheheeheheheheheheheheheheheheh

E, agora posso falar, NÓS JÁ PEGAMOS NEVE..... Uhuuuuuuu!!!

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01811.jpg

DSC01812.jpg

DSC01813.jpg

Foram mais de 30 minutos de neve.... hora mais forte, hora mais fraca.... em alguns momentos sumiu.... e lá na frente voltou..... e assim andamos algumas horas nesse trecho...

DSC01814.jpg

DSC01815.jpg

DSC01818.jpg

DSC01819.jpg

Depois de cruzarmos umas "banquinas" vimos que havia máquinas trabalhando naquela região, ou seja, se vc for lá, esteja preparado, há desvios e aí o rípio fica insuportável.... vc perderá muuuuuito tempo nesses desvios..... vá com calma.... não esqueça FALTA AR NA ALTITUDE, não se sobe uma moto lá da mesma forma que aqui......

Cruzamos um container de trabalhadores que estava se abrigando, fugindo da "neve" que se aproximava.....

Seguimos assim, até encontrar isso....

DSC01821.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01823.jpg

Não chegou a 10 kms.... mas aproveitei ao máximo.... nesse trecho a Fazer e nós felizes chegamos a "botar" 110 km;/h..... Uhuuuuuuuu!!!

DSC01825.jpg

DSC01827.jpg

DSC01829.jpg

Mas a neve queria nos perseguir.... e em alguns momentos achei que iamos encontrar com ela pela terceira vez.... foram 2 vezes em momentos diferentes..... porém.....

depois do asfalto o vento lateral aumentou bastante, e daí no rípio fui mais devagar.... até que chegamos na obra de verdade..... um loooooooongooooo trecho de mais de 3 horas andando em desvios..... deu até desespero.... o rípio do desvio é horrível.... simplesmente fofo, com poucos "trilhos" e com areiões.....

Cansado daquela situação e vendo sempre ao lado a estrada sendo mexida.... decidi deixar um pouco a prudência e acelerei mais forte.... sinceramente em alguns momentos me senti num rally.... a moto derrapava de lado, areia subia..... uma delícia.... exceto pelo medo de tomar um rola e a incerteza de onde estavamos indo, a única tranquilidade era que a estrada estava ali do lado.....

Até que ela SUMIU..... ou seja, fomos numa direção completamente diferente.... BATEU DESESPERO..... será que estavamos no rumo certo, o GPS apontava uma direção completamente diferente..... chegou num ponto que pensei em voltar e perguntar para alguém, se estavamos no caminho certo, mas os poucos trabalhadores que vimos, nem nos davam bola......

foi quando começamos a descer, em zigue zague, num trecho que não era rípio, mas terra batida, meio "enlameada"..... nessa hora cruzamos com uma espécie de ônibus fiz sinal para eles pararem..... abanamos os braços, mas eles simplesmente nos ignoraram.... BENVINDOS AO CHILE..... foi o que pensei na hora.... sempre lembrando a nossa decepção na outra viagem pelo Chile......

Começou a chover, decidi parar a moto e colocar a capa de chuva, D. Patroa recusou..... não quis nem saber.... se chover que chova......

Fomos descendo numa espécie de garoa, hora mais forte, hora mais fraca...... uma pick up de trabalhadores passou por nós...... o vento lateral estava fortíssimo e tinhamos que andar inclinados, como na viagem para Ushuaia.... só que no rípio..... decidi ir na busca dos melhores trilhos.....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.