Ir para conteúdo

Panamá - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
Silnei, obrigado!!!

 

sou perito em América do Sul, mas América Central é a primeira vez que vou, então sempre bate aquelas duvidas de primeira vez num lugar desconhecido. Tentarei fazer o canal no fim de semana, porque na semana vai ser hotel - escritório e mesmo saindo as 18h, nem vai dar pra conhecer lá.

 

Pelo jeito então nem precisa tomar tour e tal... porqu também não achei muitas infos concretas de agencias na net, e quando acho, tudo está na base dos 130 dolares :shock:

 

Mias uma dúvida pertinente: lá eles usam o dolár como moeda corrente né? Por exemplo, se eu pago com cartao de credito, é debitado em dolar... ou é debitado na moeda x deles? ou a moeda deles é atrelada ao dolar?

 

Abraço

 

Boa noite!

 

Posso te falar a respeito do Panamá e Costa Rica, que são os 2 países que visitei.

 

No Panamá você não terã problema nenhum, pois a economia é totalmente dolarizada. A moeda local tem o mesmo valor do dólar (equivalente), que circula normalmente. Para ser sincero eu só vi moedas made in Panamá, porque as notas eram todas americanas mesmo.

 

A Costa Rica possui uma moeda local (chamada Colone). A maioria dos estabelecimentos aceitam dólares e moedas locais, mas existem algumas exceções que aceitam apenas uma. Porém, o meu conselho é sempre você andar com uma pequena quantidade de cada moeda.

 

O que acontece é que alguns preços são definidos em colones, e outro em dolares. E caso você queira pagar na outra moeda os comerciantes na maioria das vezes fazem um cambio pior do que aquele encontrado nos bancos.

 

Acredito que nos outros países caribenhos que possuam moedas próprias aconteça a mesma coisa, mas não posso afirmar pois não os visitei.

 

Abs

 

Obs - esqueci do cartão de crédito! No meu caso os débitos vieram como moeda local do país, e no dia do vencimento os mesmos foram transformados em dólares para aparecer em minha fatura. No caso do Panamá como a economia é dolarizada os debitos vêm em US$.

 

Opssssssss ... acho que falei demais ... vi agora que vc só vai pro Panamá, e o Silnei já respondeu tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 492
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Eu curti o Lunas Castle no Panamá. Não fui para Bocas, mas o Heiki parece que é do mesmo dono do Lunas. Deve ser bom.

 

Ouvi duas histórias de roubo (batedores de carteira) em Bocas. Assim como a alemã que foi roubada, passei a carregar fotocópia do passaporte (inclusive do carimbo de entrada) e pouca grana. Deixava cartões e passaporte no locker do hostel.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu curti o Lunas Castle no Panamá. Não fui para Bocas, mas o Heiki parece que é do mesmo dono do Lunas. Deve ser bom.

 

Ouvi duas histórias de roubo (batedores de carteira) em Bocas. Assim como a alemã que foi roubada, passei a carregar fotocópia do passaporte (inclusive do carimbo de entrada) e pouca grana. Deixava cartões e passaporte no locker do hostel.

 

Taks

 

Eu fiquei num hostel chamado Casa verde em bocas:

 

http://pt.hostelbookers.com/albergues/panama/bocas-del-toro/51530/

 

Era bem localizado (na ilha principal de bocas) ... uma espécie de casa, cuja parte traseira tem um deck que dá para o mar! Não vi quartos coletivos por lá e achei o hostel bem tranquilo (para ir caso não procure muita agitação) ... e o gerente malucão (Juan) é muuuuuuuuuuito gente boa!

 

Caso você procure mais agito eu recomendaria o Acqua (tem uma balada bem legal nesse hostel) e ele vive entupido de gente, rs ... o ruim dele é que fica em uma ilha separada (e nesse caso vc tem que pegar o water taxi toda vez que quiser ir e voltar para lá, e ele custa US$ 1 ou 2 por trecho).

 

Só tente entrar em contato com os hosteis de bocas antes de ir para lá ... e se possível fazer uma reserva (quando eu fui estavam todos cheios de gente, e algumas pessoas tiveram muita dificuldade para achar um local para ficar).

 

Eu não ouvi nada sobre roubos por lá ... achei a avenida principal segura, mas em algumas partes mais distantes da ilha principal eu ficava mais esperto, rs ... e de madrugada também ... acho que só teve ter roubo para quem vacila muito, rs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Matheus_rj,

 

Essa pergunta de quanto se gasta é clássica, e a resposta sempre é: depende de cada um. Mas para ter uma idéia:

U$13 Hospedagem Lunas Castle em quarto compartilhado

U$0.95 Pepsi Litro (mercado)

U$1.99 Agua 2,5L (mercado)

U$3.00 Pacote de macarrão, pacote de molho, lata de atum (mercado)

U$4.00 Taxi do Casco Viejo ao Terminal Albrook

U$20.00 Taxi do Casco Viejo ao Aeroporto Tocumen

U$1.10 Casquinha no McDonalds

(preços de set/2010)

Não cheguei a almoçar ou jantar em restaurantes.

 

Carol,

 

Se não for fazer compras e se tiver pressa (me corrigam se estiver errado), em um dia correndo dá para conhecer Panamá City. Dois dias é bem tranquilo.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais alguma contribuição sobre o Panamá

 

Para quem não quiser gastar muito com táxi:

- Canal do Panamá: pegar o ônibus "Terminal" e descer no Albrook Terminal (uma espécie de rodoviária, com o Shopping Albrook Mall ao lado). No Albrook Terminal pegar o "Gamboa" ou "Paraíso" e pedir para descer em "Miraflores" (ou "Canal do Panamá"). Para retornar, na entrada do Canal tem um ponto de ônibus. Basta pegar o ônibus laranjado, indo para o lado direito (de quem está saindo do Canal). Ele vai para o terminal.

- Aeroporto Tocumen ao Casco Viejo: saindo do aeroporto, atravesse o estacionamento, saia pela cancela, cruze a rodovia. No ponto de ônibus (Outdoor da Samsung), pegue o busão ("Via España" ou qualquer outro que lhe indiquem ir para o Casco Viejo) indo para o lado esquerdo (de quem está saindo do aeroporto). Quando fui, um taxista me insistia que era perigoso, que poderia ser assaltado. Mas como era de dia, resolvi arriscar. Tinha alguns funcionários do aeroporto indo na mesma direção e no ponto de ônibus tinha umas pessoas para quem pude pedir informação sobre o ônibus. Para quem tem mochilão muito grande, pode atrapalhar um pouco, porque os ônibus lá são apertados. Demorou uma barbaridade para chegar (uma hora e pouco).

 

Outras infos:

- Bocas del Toro: ônibus saindo às 20h de Panamá City, chegando em Bocas por volta das 7h. Custa $23.

- San Blas via Jeeps (agendando no hostel): sai às 5h, passa no mercado, pára para café da manhã na estrada, chega para pegar o barco umas 10h. Os barcos ficam esperando os Jeeps todos chegarem. Custa $25 para ir (mesmo valor para voltar). Tem mais: $6 de taxa de entrada em San Blas, $2 taxa do barco, $7.5 ida (mesmo valor para volta) para as ilhas Robinson.

 

San Blas:

- Suidup, Yandup (Carti Cabins), Tupile, Coibita: ilhas da comunidade Carti, mais populadas, sem praia.

- Naidup (Diablo Island): acomodação simples (camas ou redes), boa para snorkeling, próxima à Isla Perro.

- Aridup (Iguana Island): Ilha 100% praia, cabanas e camping, boa para casais que não querem muita muvuca.

- Robinson Islands: mais popular entre os backpackers

* Sanidup (Medium Island): Ilha 100% praia.

. Tony's Cabins: cabanas e dormitórios. Festas à noite.

. Frank's Cabins: cabanas, dormitórios e redes. Quadra de vôlei.

* Narasgandup (Orange Island): maior das ilhas Robinson

. Iron Cabins: cabanas e dormitórios, considerada a melhor acomodação das ilhas Robinson, boa para casais e pequenos grupos.

. Ina Cabins: cabanas e dormitórios, popular para grupos medianos, backpacker vibe.

. Robinson Cabins: cabanas, dormitórios e camping, excelente área social, backpacker vibe.

- Kuanidup (Defender of Kuna People Island): acomodação muito boa para famílias e casais, cabanas e dormitórios.

- Ukutupu (Sand Island): localizado em El Porvenir próximo ao aeroporto, sem praias, acomodação como se fossem hotéis simples.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...