Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Panamá - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

• Respostas 492
  • Visualizações 256.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pessoal,

Vou para o Panamá em Março e estou a procura de informações sobre as melhores praias panamenhas saindo da cidade do Panamá!

Quem puder colaborar, dê umas dicas aí...

Abs

Postado
  • Membros

Amigos S.O.S.

Estou com uma dúvida muito importate!

Comprei passagens para cartagena(colombia) com escala de 12:00 horas no Panamá...

Compre essa passagem justamente para ter tempo de conhecer o Panamá e dar um pulo ate o canal...

Mas será que é possível sair do Aeroporto sendo que estarei fazendo apenas uma conexão... de 12 horas, mas mesmo assim conexão... sei que esperas curtas de 1, 2 horas não conseguimos sair de aeroporto nenhum em quase nenhum pais.... mas como essa será de 12 horas e todos estarão com passaportes OK alguem sabe se é possível sair do aero e conhecer a cidade???

Obrigado!!

Postado
  • Membros

Ficarei do dia 20 a 23/03 no Panamá, estou mais perdido que cego em tiroteiro... alguem indica um hotel com boa localizaçao e bom preço ? o que será que posso fazer em 2 dias... por cima vi o , El casco viejo , Panamá la vieja, canal e causeway de amador.. algo mais pra conhecer? compras : Metromall ou albrook mall ? tipo> holliser..nike.. Abercombrie.... se alguem puder me ajudar..agradeço...

facebook.com/trigueirodiego

Postado
  • Membros
Amigos S.O.S.

Estou com uma dúvida muito importate!

Comprei passagens para cartagena(colombia) com escala de 12:00 horas no Panamá...

Compre essa passagem justamente para ter tempo de conhecer o Panamá e dar um pulo ate o canal...

Mas será que é possível sair do Aeroporto sendo que estarei fazendo apenas uma conexão... de 12 horas, mas mesmo assim conexão... sei que esperas curtas de 1, 2 horas não conseguimos sair de aeroporto nenhum em quase nenhum pais.... mas como essa será de 12 horas e todos estarão com passaportes OK alguem sabe se é possível sair do aero e conhecer a cidade???

Obrigado!!

Oi rockabilly.

Dá tempo sim, vc não será o único que fará isto é bem comum isto lá no Panamá, tanto que quando vc chega na migração ele pergunta se está só de passagem e quando cheguei a maioria estava n esta situação. Aliás, os proprio taxi no aeroporto oferece este serviço de ir até o Canal. O Canal fica aberto das 9:00 as 16:00 horas.

Já conhecer a cidade dá até tempo, mas não tem nada de muito interessante....

Postado
  • Membros
Ficarei do dia 20 a 23/03 no Panamá, estou mais perdido que cego em tiroteiro... alguem indica um hotel com boa localizaçao e bom preço ? o que será que posso fazer em 2 dias... por cima vi o , El casco viejo , Panamá la vieja, canal e causeway de amador.. algo mais pra conhecer? compras : Metromall ou albrook mall ? tipo> holliser..nike.. Abercombrie.... se alguem puder me ajudar..agradeço...

facebook.com/trigueirodiego

Olha, eu fiquei em hostel num bairro chamado Marbella que é o centro financeiro da cidade, gostei bastante e apesar do pouco tempo me pareceu um bairro bem seguro com vários hoteis naquela região e transporte é fácil (basicamente só andei de ônibus).

Para conhecer na cidade tem isso mesmo que vc falou.

Shopping só fui no Allbrook que é imenso e tem lojas de vários tipos das mais populares até marcas um pouco mais caras e o Multicentro que é mais elitizado. Mas ouvi falar que este Metromall tem mais lojas de grife mesmo, mais até que o Multicentro.

Postado
  • Membros

Blupp!!

Pessoal, estou em contato com um taxista no Panamá, ele me cobrou 100,00 doláres por um período de 8H, então passaria o dia todo ao meu dispor... eu fechando com ele 2 dias , ele não me cobraria os traslados de chegada e saída que se fosse a parte seria 30,00 dolares cada trecho.

200,00 dólars por traslados ida e volta, mais.... 14 hrs a minha disposição para ir a qualquer lugar dento da cidade do Panamá... *(estou indo sozinho e não falo outro idioma..

será que compensa ?

**Sugestões**

valeu!

Postado
  • Membros
Blupp!!

Pessoal, estou em contato com um taxista no Panamá, ele me cobrou 100,00 doláres por um período de 8H, então passaria o dia todo ao meu dispor... eu fechando com ele 2 dias , ele não me cobraria os traslados de chegada e saída que se fosse a parte seria 30,00 dolares cada trecho.

200,00 dólars por traslados ida e volta, mais.... 14 hrs a minha disposição para ir a qualquer lugar dento da cidade do Panamá... *(estou indo sozinho e não falo outro idioma..

será que compensa ?

**Sugestões**

valeu!

Eu particularmente estou achando bem caro. Pois, eu gastei uns 600 dólares no Panamá me deslocando ainda para San Blas e Bocas del Toro e fazendo compras.Eu fui sozinha também e não sei espanhol (apesar que eles falam tão rápido que até gente que sabe é difícil compreender).

Mas o que mais tem que pensar é se você vai se deslocar tanto assim, pois só em shopping imagino que vá ficar horas, o Allbrook é grande mesmo. Táxi não é caro no Panamá, só vc não se incomodar de as vezes dividir táxi com alguém.

Mas também questão do conforto de ter alguém sempre a disposição. Tudo depende também de quanto tem para gastar...

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olha...

Tudo depende da comodidade...se vc gosta de ter alguém ao seu dispor e pagar por isso..tudo bem..100 dólares to achando barato.

Já eu conheci a cidade inteira só andando de diablos rojos !! ::otemo:: Adorei os ônibus de lá!! Pagava uns 20 Centavos de dólar, algo assim...Uns ônibus mais loucos que os outros!!

Só de noite quando ia jantar que acabava pegando um táxi. (porque não tinha ônibus). Mesmo assim as corridas não saiam mais do que 3 dólares.

E isso que eu tenho a maior cara de turista.

Abracos

Michel

Postado
  • Membros

Bom noite,

Apesar de ter lido algumas informações, gostaria de dicas do que dá tempo de visitar em 2 dias no Panamá. Vou em Julho para os EUA pela Copa, e estou pensando na possibilidade de ficar 2 dias no Panamá, se valer a pena.

Se puderem me ajudem com informações de hospedagem, pontos turísticos, compras etc...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.