Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Panamá - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

• Respostas 492
  • Visualizações 256.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros
Ae galera! Estou indo pro Panamá mês que vem...

E estou preocupado em qto levar em espécie..

Lá é fácil sacar nos caixas eletrônicos com Visa Plus(internacional) ou Mastercard(cirrus)? A moeda que sai dos caixas é o Balboa ou dólar?

è verdade que nas compras no crédito, em geral cobram taxa de 7%..

lw

Boa tarde! Fácil de sacar a moeda é só dolar, Balboa é mais para moedas. compras no cartão normal como aqui fora o iof ne? Abraços

Vlw Lúcio pelas dicas...

abs

Postado
  • Membros

Pessoal,

Eu gostaria de saber a melhor época para ir ao Panamá.

Cada site diz uma coisa: dezembro a março, janeiro a março, janeiro a abril, e até mesmo o ano todo.

Para compras: janeiro/fevereiro/julho/dezembro, julho/dezembro (13o salário), e julho.

Ou seja, bem variado, seja para passeio e para compras.

Então qual seria de fato a melhor época para ir ao Panamá? (Principalmente para passear, mas claro que para comprar também)

No período chuvoso é possível mesmo ir ao Panamá sem transtornos? (Eu vi que a chuva é intermitente e superior a 200mm)

Eu preciso saber se eu preciso pensar em uma alternativa B e C de países ou se eu posso pensar no Panamá para qualquer mês do ano.

Desde já agradeço,

Postado
  • Membros
Pessoal,

Eu gostaria de saber a melhor época para ir ao Panamá.

Cada site diz uma coisa: dezembro a março, janeiro a março, janeiro a abril, e até mesmo o ano todo.

Para compras: janeiro/fevereiro/julho/dezembro, julho/dezembro (13o salário), e julho.

Ou seja, bem variado, seja para passeio e para compras.

Então qual seria de fato a melhor época para ir ao Panamá? (Principalmente para passear, mas claro que para comprar também)

No período chuvoso é possível mesmo ir ao Panamá sem transtornos? (Eu vi que a chuva é intermitente e superior a 200mm)

Eu preciso saber se eu preciso pensar em uma alternativa B e C de países ou se eu posso pensar no Panamá para qualquer mês do ano.

Desde já agradeço,

Bom dia! Não vejo problemas em qualquer época, já fui lá duas vezes e passei por la umas outras quatro, pois voo copa e o hub dessa companhia é la. Chove um pouco mais no verão e é bem quente, agosto a novembro é época de furacão no Caribe, mas não é tão comum assim chegar ao Panamá. Compras essa é que não faz diferença mesmo, talvez um pouco mais cheio no período pré natalino. Sinceramente acho que qualquer época é legal, não me preocuparia não. Abraços.

Postado
  • Membros

Obrigada pelo retorno, Lucio!

Que bom então, pois eu não tenho mais muita autonomia sobre a marcação das minhas férias, e ter que pensar 2 ou 3 lugares e pesquisar somente depois que tiver a definição de data fica muito em cima. O meu receio mesmo era com relação a chuvas, mas se é tranquilo. Também imaginei que não fizesse tanta diferença para compras, visto que lá em qualquer época do ano será mais barato que comprar no RJ. Rs.

Postado
  • Membros

Angélica,

Eu fui em Novembro para o panamá e quando estava lá descobri que é a época de MUITA CHUVA.

Mas dos 12 dias em que estive lá somente em 2 deles choveu durante o dia.

Realmente um deles choveu sem parar e tive que re-fazer meu roteiro.

Mas nada que atrapalhasse não.

Considerando que é a época que mais chove no pais, eu tive até sorte, pois acabei de voltar de fernando de noronha e de 10 dias que fiquei lá, 2 choveram também, sendo que lá fui na época seca.

Essa também é a temporada de furacão no caribe, mas o último que atingiu San Blas foi a muitos anos atrás, então fique tranquila também.

Postado
  • Membros

Isso, eu vi acho que Outubro e Novembto com sendo os meses mais chuvosos, mas com certeza eu consigo marcar férias entre março e setembro.

Postado
  • Membros

Com chuva ou sem chuva, com ou sem furacão dia dois de Outubro eu chego no Panamá e dia três desembarco em San Blás ::hahaha::

Postado
  • Membros

Fui em julho e peguei um pouco de chuva (no dia que cheguei e na última noite), mas nada que atrapalhe. Na verdade estava tão abafado que a chuva era uma benção!

Postado
  • Membros

Bom, pelo visto chove, mas como disseram, nada que atrapalhe!

Vlw pessoal ... já posso pensar como destino para 2015 :)

Postado
  • Membros
Boa tarde! Que eu saiba não existe hotel perto do aeroporto. Os bons hoteis na Av Balboa. Abraços.

Obrigada Lucio!

Consegui um hotel no caminho para o Aeroporto com transfer incluso.

Chama Hotel Riande Aeropuerto. é Cassino também e terá jantar dançante na virada do ano. ::lol4::

Consegui os dados do hotel lendo respostas num blog sobre o Panamá.

Algumas dicas interessantes sobre o aeroporto e compras

aqui

e aqui!

Perguntinha pra vcs: alguém ja comprou equipamentos de mergulho. (mais precisamente snorkel, máscara e pé de pato) no Panamá? tem alguma loja para indicar?

Valeu galera!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.