Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Panamá - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

• Respostas 492
  • Visualizações 253.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Fala aí, pessoal!

Li o tópico todo, mas uma dúvida ficou... Qual é a melhor área pra se hospedar? O Andre sugeriu o bairro Perejil, mas vi uma galera criticando. Vi também recomendações pra ficar próximo da praia...

Abs,

Leo

Postado
  • Membros

Pois é, Leo, eu também fiquei em dúvida quanto ao bairro para se hospedar.

Eu quero conhecer os pontos turísticos, ir aos shoppings, centros comerciais etc.

E também ficou a dúvida quanto ao tempo de permanência, pois o máximo que eu vi foram 4 dias, mas para conhecer os principais pontos turísticos, e pela quantidade e tamanho dos shoppings, ainda mais quem for a Cólon, eu penso que 4 dias seria corrido, não?

E eu fiquei um pouco preocupada quanto a essa fiscalização na saída da zona livre. É tenso? O problema seria apenas quantidades para o mesmo produto ou limite de compras, seja pela quantidade e/ou valor?

E para quem vai sem carro?

Postado
  • Membros

Não fui a Cólon, mas pelo que li aqui teria que pagar USD10 pro fiscal pra sair com as compras. Do contrário, eles despacham pro aeroporto, não?

Não sei se todos os shoppings valem a pena, pois as lojas (as ACESSÍVEIS) são praticamente as mesmas e os preços não vão variar muito. Albrook é realmente grande, passamos um dia lá, mas se você for focado consegue ver tudo (algumas lojas também se repetem lá dentro).

Sobre hospedagem, gostei de ficar no Casco Antigo. Com uma pequena caminhada pegávamos metrô até Albrook e de lá bus pra qualquer lugar. À noite pode ser um pouco "esquisito" pra nossa visão brasileira, mas não achamos perigoso e tem bastante movimento e policiamento. Já a parte mais bonita da cidade é seguindo pela orla, em direção aos prédios altos...lembra um pouco a Beira-Mar norte de Floripa, mas não sei como é à noite e os preços.

Postado
  • Membros

4 dias é muito pouco,pois vai gastar um vendo o centro novo,outro no antigo,um e principal conhecendo e entendendo as eclusas do canal do Panamá e ainda tem shoppings e Colon...

Postado
  • Membros

Eu pensei em algo como 1 semana, sem contar os deslocamentos, para fazer tudo com calma!

Mas eu ainda estou começando a ler para ter essa certeza em relação ao que eu pretendo mas, definitivamente, 4 dias eu tenho certeza que é muito pouco.

Essa questão de Cólon eu acho bem complicado, pois pagar os $10 como o amigo mochileiro postou, pode ser uma questão de sorte.

Vai que dar o azar do guarda ser correto e o cara entender que você o está subornando e...

Eu tenho um certo receio.

Mas esse caso foi com carro também e não à pé.

Postado
  • Membros

Sim, tem as ilhas, que eu gostaria muito, mas banho de caneca e coisas do tipo eu sei que não vai rolar pra mim! :-/

Postado
  • Membros
Fala aí, pessoal!

Li o tópico todo, mas uma dúvida ficou... Qual é a melhor área pra se hospedar? O Andre sugeriu o bairro Perejil, mas vi uma galera criticando. Vi também recomendações pra ficar próximo da praia...

Abs,

Leo

Eu fiquei no bairro Perejil.

Achei tranquilo, com ressalvas óbvio, nunca pode se dar mole.

Caminhei tranquilamente durante o dia com a máquina na mão e de noite ficava esperto andando pela rua.

Nada me aconteceu.

Recomendo o Hotel Pension Corona.

Abraços

Postado
  • Membros
Eu pensei em algo como 1 semana, sem contar os deslocamentos, para fazer tudo com calma!

Mas eu ainda estou começando a ler para ter essa certeza em relação ao que eu pretendo mas, definitivamente, 4 dias eu tenho certeza que é muito pouco.

Essa questão de Cólon eu acho bem complicado, pois pagar os $10 como o amigo mochileiro postou, pode ser uma questão de sorte.

Vai que dar o azar do guarda ser correto e o cara entender que você o está subornando e...

Eu tenho um certo receio.

Mas esse caso foi com carro também e não à pé.

Eu fiquei 12 dias no panamá

4 dias na cidade

3 dias nas islas perlas (pearl islands) [isla contadora]

4 dias em san blas (kuna yala)

o ultimo dia fiquei na cidade mas já de partida para voltar para casa.

Para san blas e islas perlas, essa quantidade de dias está ótimo.

Da para relaxar e curti cada lugar

Para a cidade eu acrescentaria talvez mais 1 dia (2 se caso chover).

Ia dar para fazer tudo com a maior calma e passeios bacanas

Nao fui a bocas del toro, mas acredito que mais uns 3 a 4 dias também para aproveitar lá.

Nao fui tambem a isla coiba, acredito que 2 a 3 também lá.

Nao fui a parte da serra do panamá (david , boquete) nao faço ideia quantos dia lá.

Quando eu fui para lá eu li esse topico inteiro e fiquei ainda com muitas duvidas

mas no que puder ajudar pode falar que mando o que separei

Abraços

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pessoal,

Eu já rascunhei um cronograma para a Cidade do Panamá e eu gostaria de saber o que vocês acham.

O foco é conhecer os pontos turísticos da cidade e fazer boas compras, mas com o objetivo consumidor final, e não revenda.

Em breve eu incluirei o material que eu já tenho pesquisado na minha assinatura.

Abs,

Cronograma Panamá

- Previsão estadia: 9,5 dias (sem deslocamentos)

- Previsão período: entre abril e julho

01 DIA: ½ dia

City Sightseeing – Hop On Hop Off

02 DIA: 1 dia

Canal do Panamá – eclusa Miraflores / Gatún + Musel do Canal / Embarcação turística nas eclusas / Cerro Ancón / Ponte Las Américas - Mirante / Ponte Centenária

* Opcional: eclusa de Pedro Miguel / novo grupo de eclusas / outro grupo de novas eclusas

03 DIA: 1 dia

Cinta Costeira / Calzada de Amador / Duty Free / Ilhas Naos, Perico, Culebra e Flamenco / Punta Pacífica

04 DIA: 1 dia

Casco Viejo ou Casco Antiguo (Palácio do Governo / Catedral / Teatro Nacional / Convento de Santo Domingo / Igreja de San José / Casa Libertador)

05 DIA: ½ dia

Panamá Viejo + Museu das Ruínas / Mercado Municipal (Souvenires + Artesanato) / Puente del Matadero + Torre da Catedral

06 DIA: ½ dia

Bairros El Carmen e Bella Vista

07 DIA: 1 dia

Allbrook Mall (+ Farmacia Arrocha, Panafoto, Mac Store)

08 DIA: 1 dia

Multiplaza Pacific (+ Veuve Clicquot Ponsardin, Panafoto, Mac Store)

09 DIA: 1 dia

Multicentro

10 DIA: 1 dia

Avenida Central / Via España (+ Galeria Lafayette)

11 DIA: 1 dia

Hard Rock Hotel Panama Megapolis (curtir hotel, piscina, bar etc)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.