Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Panamá - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

• Respostas 492
  • Visualizações 256.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Esse simulador ai você não fica 5 minutos dentro dele.

hehehe

Vale a pena fazer o passeio completo (museu + eclusas) no canal do panamá.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Em janeiro, na ida para o México, vou fazer uma conexão de 11h na cidade do Panamá, chego às 10h20 e o outro vôo é às 21h20. Desta forma, vou ter livre aprox. 7 a 8h para conhecer a Cidade do Panamá. Tenho interesse em conhecer o Canal do Panamá, o Casco Antiguo e alguns outros lugares. Li o tópico e vi que indicaram o aluguel de um carro, mas essa opção eu descarto. Assim, alguém tem a indicação de um taxista para fazer esse city tour?

E tenho outras dúvidas quanto a essa conexão:

- A Copa informou que teremos que pegar a bagagem na Cidade do Panamá e depois despachá-la novamente, pois vamos fazer uma conexão de mais de 6h. É isso mesmo?

- No site do aeroporto de Tocumen consta que quem faz uma conexão de mais de 9h precisa pagar uma taxa de 40 dólares, daí liguei para o 0800 da Copa e o atendente me disse que só paga essa taxa para quem fica mais de 24h no Panamá. Informações diferentes. Alguém sabe alguma coisa sobre essa taxa?

- Pelo que li, parece que há um depósito de bagagem no aeroporto. Mesmo que eu não precise pagar minhas bagagens quando da conexão, vou querer guardar a mala de mão para fazer o city tour. Alguém sabe se realmente tem esse serviço de guarda-volumes e onde fica?

Desde já, muito obrigada!

Postado
  • Membros

Olá Eliane!

Fiz um pequeno tour no Panamá e achei q valeu a pena!

A bagagem vc tem q pegar mesmo e depois despachá-lá!

Chegamos no Panamá às 12:30 AM e pegamos o vôo no outro dia, às 09:30 (foi proposital porque queríamos passear na cidade). Não pagamos nenhuma taxa! Como ficamos num hotel pertinho do aeroporto...não sei dizer sobre o pagamento no guarda-volume :(

Fizemos um tour com um senhor chamado Orville! O carro dele é beeem velhinho (não sei se é pra ser diferente mesmo) mas adoramos ele! Ele fala espanhol e inglês. O preço, comparado aos dis brasileiros de lá que fazem o mesmo serviço, é melhor ($ 88,00).

Espero ter ajudado!

Postado
  • Membros

Eu fiz os transfers do aeroporto pro hostel com a ANA Tel: 64210235), agora em julho/2014. Ela cobrou 30 na ida (um casal) e 40 na volta (4 pessoas) numa RAV4 com bastante espaço para as malas! Ela também fazia alguns passeios, acho que um city tour era em torno de USD40 dólares/pessoa, mas não sei quanto tempo de duração. Ela falava em espanhol e nós em português, mas não tivemos problemas de comunicação hehe

Postado
  • Membros

samy_sbz obrigada pela indicação da Ana! Já falei com ela pelo whatsapp e como tenho livre 7h o valor do city tour ficaria 160,00 dólares, senão seria mais barato.

Flávia, obrigada pelo contato do Sr. Orville e dos demais, vou enviar email e verificar a disponibilidade e o valor de cada um.

Postado
  • Membros

[AJUDA] Lua de mel em PANAMÁ.

Me caso em setembro e adoramos praias. Gostaria de receber algumas informações:

Bocas del Toro é realmente o melhor destino pra praias? Como são as hospedagens? E culinária?

Postado
  • Membros

Olha, não recomendo Bocas para lua de mel. Muita gente drogada na vila. As praias são lindas, mas acho as de San Blás infinitamente melhor.

Sobre hospedagem fiquei num hostel bem simples (simples mesmo). Existem opções um pouco mais elaboradas, mas eu sinceramente não sei te falar. Sobre a culinária eles comem bastante peixe... bocas já fica próximo à Costa Rica... um país que vale a pena visitar também.

Postado
  • Membros

Pessoal, na minha correria e desorganização acabei chegando tarde ao fórum...

Embarco amanhã para a cidade do Panamá, chegando lá no fim da tarde. Volto dia 5 a noite.

Minha programação a princípio, e depois de ler todo esse tópico, ficou assim:

dia 1 - Imigração (+- 2h), ir pro hostel e do hostel dar um passeio pela rua e acabar a noite em algum cassino (hard rock?)

dia 2 - canal do panamá (é possível fazer a travessia em algum barco, pelo menos entrar em alguma eclusa em operação?), resto do tempo shopping

dia 3 - passeio pela cidade velha, entrar em algum museu (qual??)

dia 4 - me hospedar no hardrock e curtir piscina e etc. se der tédio, cassino.

dia 5 - andar pela área mais nova, beira do mar e ir pro aeroporto no fim da tarde, volta ao BR...

Meu passeio ta completamente desorganizado, espero conseguir mais informações e traçar melhor meu roteiro lá no hostel mesmo.

No entanto se alguma boa alma ler este post e quiser contribuir, será muito bem vindo.

Agora a pergunta: dá tempo de ao invés de perder o ia no hotel, ir pra alguma praia de águas cristalinas?? rola fazer algum tipo de mergulho (nunca fiz...)

Valeu povo, boas viagens, e quando eu voltar escrevo sobre a experiência.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.