Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atacama, Salar de Uyuni, La Paz, Lago Titicaca, Cuzco, Machu Picchu, Lima, Bogotá

Postado
  • Membros

Fala pessoal!

Sei que o roteiro é batido, mas vou deixar meu relato como forma de agradecimento a todos que ajudaram, de forma direta ou indireta, no planejamento da viagem.

Espero que seja útil para quem esteja planejando ir para algum lugar por onde passei.

Considerações iniciais

Esta foi minha primeira viagem sozinho.

Um ou outro amigo mostrou interesse em me acompanhar, mas as datas nunca batiam.

No final acabei me acostumando e gostando da idéia de ir só, afinal poderia priorizar exatamente os meus interesses, sem ter que dar satisfação ou fazer algo de que não gostasse somente para agradar aos outros.

Não digo que este seja o melhor nem o pior jeito de viajar. Ambas as maneiras tem seus prós e contras.

Neste caso pude priorizar natureza (paisagens, sensações, etc.) e fotografias, que são o que eu realmente busco em viagens.

E neste tipo de viagem também nunca se está só, sempre fazemos alguma amizade, entre um passeio e outro, mas que acaba durando somente um ou alguns poucos dias.

Claro que depois temos a internet para manter as amizades feitas durante a jornada (através de e-mail, redes sociais, etc.).

Também nunca tinha viajado por "tanto tempo".

Geralmente só consigo férias de uma semana, mas desta vez ficaria duas "na estrada".

Inicialmente parecia pouco tempo para esta viagem, mas logo mostrou-se muito, afinal estava longe da família (esposa, filha, pais, etc.).

Mas não me arrependo, apesar da saudade (que foi bastante) valeu muito a pena e tenho certeza de que, quem ficou por aqui, também aproveitou esse período, assim como eu, para aprender melhor a importância que a família tem na vida da gente.

Iniciei o planejamento em nov/11 (cinco meses antes da viagem) e meu principal aliado foi o site Mochileiros, de onde acredito ter tirado cerca de 90% das informações que precisava.

Como sou muito metódico, procurei planejar cada detalhe, mesmo sabendo que na prática seria diferente.

Neste ponto gostaria de agradecer muito ao pessoal daqui do site que tirou minhas dúvidas, algumas que até já estavam respondidas de alguma forma, mas que ajudaram muito nos detalhes onde eu precisei saber se determinada situação era ou não possível durante a viagem. Não vou citar nomes, pois foram muitas pessoas, porém espero retribuir sempre que puder.

Durante este período fui pesquisando e providenciando os itens necessários para a viagem.

No final do relato pretendo postar os itens que levei na bagagem com os respectivos comentários.

Na semana da viagem já havia começado a juntar as coisas nas mochilas, imprimir as informações do roteiro que montei, tickets, etc.

No dia anterior à viagem (20/abr), à noite, comprei a passagem de ônibus São José dos Campos-SP / Guarulhos-SP para não correr o risco de perder o vôo por não ter ônibus ou ter que procurar outra forma de transporte até o aeroporto em cima da hora.

Ao longo da viagem, infelizmente, não foram todos os horários e gastos que eu me lembrei de anotar, então vou postando tudo que eu me lembro e as coisas para as quais eu tenho boleto/ticket para "me lembrar"... rs

Gastos realizados ainda no Brasil:

Ticket Machu Picchu + Huayna Picchu: 180 reais (Agência Machu Picchu Brasil - pagamento através de transferência para o banco Itaú)

Passagem de trem Ollantaytambo / Águas Calientes (Expedition): 81,43 reais (Peru Rail - já com impostos e taxas de conversão do dólar)

Passagem de trem Águas Calientes / Ollantaytambo (Autowagon): 121,19 reais (Peru Rail - já com impostos e taxas de conversão do dólar)

Seguro viagem - América do Sul: 88,41 reais (Mondial Travel - já com impostos e taxas de conversão do dólar)

Passagem de ônibus São José dos Campos / Guarulhos: 18,25 reais

• Respostas 206
  • Visualizações 61.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• 1o dia 21/abr (sáb) - Brasil   Neste dia pela manhã aproveitei para verificar os últimos detalhes: limpar os cartões de memória e carregar as baterias da câmera, verificar se os vôos estavam ok (poi

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Nossa viagem começa no final de Junho, dia 27 embarcamos pra Santiago! O que me "preocupa" é a falta de aquecedor/água quente em alguns lugares que vamos passar... mas é isso aí!

Vou esperar o resto do relato pra te atormentar mais um pouco com mais perguntas!!!

Oi, Alana!

Falta de água quente, no meu caso, só foi problema na travessia do Salar de Uyuni (1o dia) e no 1o dia no Atacama.

Nos outros deu tudo certo.

Mas realmente, na época que vcs pretendem ::Cold:: ir talvez seja interessante alugar o saco de dormir, principalmente no dia da Laguna Colorada.

Abs!

Postado
  • Membros

Oi, Marla!

Seguem as informações do folheto que peguei na Maxim quando estive por lá.

Só não sei se eles respondem e-mail, pois não havia entrado em contato com eles antes de chegar a San Pedro.

Ah! E vale sempre pedir um desconto, principalmente se for fechar vários passeios, independente da agência (Grado 10 ou Maxim).

TOURS REGULARES

Geisers del Tatio: 04:30-12:00 $ 20.000 pesos (incluye desayuno)

Valle de la Luna: 16:00-20:30 $ 8.000 pesos (no incluye entrada)

Lagunas Altiplánicas: 07:00-15:00 $ 28.000 pesos (incluye desayuno)

Abs!

Iderley, esses preços da Maxim para os Geysers e para as Lagunas Altiplanicas estão com o valor das entradas incluso?

Postado
  • Membros

Iderley,

To partindo dia 15 de junho pra SPA e dps farei um tour de 4 dias pro Salar, sendo que retorno pra SPA. Me diz uma coisa. Que história é essa de carteirinha internacional de vacinação? Cobram vacina de febre amarela na entrada da Bolívia? E outra... que roupas você levou pra lá? O frio de lá é tão intenso quanto o de TDP? Minha dúvida é essa... pq encarei a Patagônia numa boa. Tudo bem que eu não fui em junho.. hehehee.

Ah sim.. aproveito para parabenizar sobre o seu relato. Tá show!

Abraço, Ricardo.

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Marla!

Seguem as informações do folheto que peguei na Maxim quando estive por lá.

Só não sei se eles respondem e-mail, pois não havia entrado em contato com eles antes de chegar a San Pedro.

Ah! E vale sempre pedir um desconto, principalmente se for fechar vários passeios, independente da agência (Grado 10 ou Maxim).

TOURS REGULARES

Geisers del Tatio: 04:30-12:00 $ 20.000 pesos (incluye desayuno)

Valle de la Luna: 16:00-20:30 $ 8.000 pesos (no incluye entrada)

Lagunas Altiplánicas: 07:00-15:00 $ 28.000 pesos (incluye desayuno)

Abs!

Iderley, esses preços da Maxim para os Geysers e para as Lagunas Altiplanicas estão com o valor das entradas incluso?

Olá, Marla!

Os preços que postei da Maxim estão sem os valores das entradas.

Seguem os valores de entrada que paguei:

Laguna Cejar: 2.000 pesos chilenos

Geysers del Tatio: 5.000 pesos chilenos

Valle de La Luna: 2.000 pesos chilenos

Salar de Atacama: 2.500 pesos chilenos

Abs!

Postado
  • Autor
  • Membros
Iderley,

To partindo dia 15 de junho pra SPA e dps farei um tour de 4 dias pro Salar, sendo que retorno pra SPA. Me diz uma coisa. Que história é essa de carteirinha internacional de vacinação? Cobram vacina de febre amarela na entrada da Bolívia? E outra... que roupas você levou pra lá? O frio de lá é tão intenso quanto o de TDP? Minha dúvida é essa... pq encarei a Patagônia numa boa. Tudo bem que eu não fui em junho.. hehehee.

Ah sim.. aproveito para parabenizar sobre o seu relato. Tá show!

Abraço, Ricardo.

Valeu, Ricardo!!!

Para entrar na Bolívia é obrigatório ter tomado a vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência e que isso conste na carteira de vacinação internacional.

Pelo menos em teoria porque, graças a Deus, isso não foi exigido de mim... rs

Na prática eles não pedem, mas vai que alguém resolve criar caso por causa disso, daí melhor prevenir pra não estragar a viagem.

Tem um tópico aqui no Mochileiros mesmo indicando os locais onde se pode tomar a vacina e também onde se tira o certificado internacional.

http://www.google.com/url?q=http://www.mochileiros.com/febre-amarela-e-certificado-internacional-de-vacinacao-civp-t57013.html&sa=U&ei=I9fGT9muH-P26AGnv5jiCw&ved=0CAUQFjAA&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNHhj3IKhEByN7xZcS1xyEbb8wR2qQ

Quanto às roupas de frio, desculpe-me pela ignorância, mas o que é "TDP"? rs

Bom, independente de onde fica, usei o esquema de vestir em "camadas" quando fui pra lá.

Durante o dia dava pra suportar bem com uma camiseta por baixo, uma segunda camada que esquente, que eu comprei na Decathlon, mas poderia bem ser um moleton.

Já para a última camada (exterior), usei um anorak, que foi útil, principalmente, para "cortar" o vento, que é muito forte por lá.

Só tive necessidade de acrescentar mais camadas (mais blusas) durante a noite, pois o frio é maior. Coloquei mais uma blusa (tipo moleton) e um casaco bem grosso.

Mas acho que até que daria pra me virar sem isso e usar somente os cobertores que estavam disponíveis no alojamento.

Apesar que vc vai estar indo dois meses depois e pode pegar um pouquinho mais de frio, mas acho que uma blusa a mais no esquema das camadas já resolveria.

Abs!

Postado
  • Membros

Obrigada Iderley! Entrei em contato com a Maxim e me passaram um valor fechado para os passeios + transfer de Calama para SPedro (Geyser + Salar de Atacama + Valle de la luna + Lagunas Altiplanicas + 1/2 dia de aluguel de bike) por 180U$

Qto a "TDP" que o Ricardo_Es comentou acho que é Torres del Paine, na Patagonia chilena :wink:

Postado
  • Autor
  • Membros
Obrigada Iderley! Entrei em contato com a Maxim e me passaram um valor fechado para os passeios + transfer de Calama para SPedro (Geyser + Salar de Atacama + Valle de la luna + Lagunas Altiplanicas + 1/2 dia de aluguel de bike) por 180U$

Qto a "TDP" que o Ricardo_Es comentou acho que é Torres del Paine, na Patagonia chilena :wink:

Oi, Marla!

Vc vai fechar por esse valor ou é só pra referência?

Acho que fechando por lá vc consegue mais barato.

E a vantagem é que os passeios que vc citou são fáceis de se conseguir por lá, pois quase todas as agências oferecem diariamente.

Valeu pelo esclarecimento quanto a TDP.

Patagônia Chilena e Argentina estão na minha wishlist de viagens, mas nunca pesquisei sobre esses lugares... rs

Abs!

Postado
  • Membros

Isso mesmo, Marla!

TDP = Torres! E te digo.. vale muito a pena dar uma descida até lá! Já estou planejando a volta!

Acho que já tomei essa vacina de febre amarela. Só me resta achar o cartão de vacinação pra fazer a carteirinha internacional.

Pelo que você falou, nem vou precisar comprar muita coisa então. Valeu pelas dicas, Iderley!

Postado
  • Membros
Oi, Marla!

Vc vai fechar por esse valor ou é só pra referência? Acho que fechando por lá vc consegue mais barato. E a vantagem é que os passeios que vc citou são fáceis de se conseguir por lá, pois quase todas as agências oferecem diariamente. Abs!

Acho que será mais como uma referencia mesmo, não curto muito fechar essas coisas assim antes de chegar ao local. A unica coisa que procuro sempre reservar é hostel pq acho um saco ter que chegar cansado de viagem e sair procurando lugar com o mochilão pesado nas costas.

valeu!

Postado
  • Autor
  • Membros

7o dia 27/abr (sex/vie) – Salar de Uyuni

Começamos o dia com um café-da-manhã no alojamento: pão, geléia, manteiga, suco, chá, café, leite, etc.

Tomei leite neste dia, pois era em pó... rs

Assim que saímos com o jipe paramos para a conferência dos tickets (aquele que eu disse anteriormente que não se pode perder) e, depois de algum tempo, paramos no Desierto de Siloli, onde está o Arbol de Piedra. É uma formação de rocha semelhante a uma árvore, onde são tiradas "fotos clássicas" desse passeio.

Depois partimos para a Laguna Honda, muito bonita também e cujas bordas estavam com uma fina camada de gelo formado pelo frio que havia feito durante a noite.

Mais paisagens e cores incríveis também encontramos na sequência, nas lagunas Chiarcota e Cañapa.

Neste ponto todos já estavam cheios de ver lagoas e flamingos, mas eu, ainda em êxtase com tudo que estava vendo, sempre respondia sim quando o Edgar (nosso guia/motorista) perguntava se queríamos parar para algumas fotos... rs

Como as lagoas haviam terminado, para felicidade de todos menos a minha, a parada seguinte foi em algumas formações rochosas, cujo nome não me lembro, mas que possuía um pico nevado ao fundo e vegetação entre as formações.

Próximo dali paramos em um povoado minúsculo, onde almoçamos: sopa de quinua de entrada, coca-cola, carne de llama, arroz e legumes como prato principal.

Como não tinha nada interessante por lá já seguimos para o povoado de San Juan, este sim um pouco maior, onde fomos ver uma igreja de pedras e um mercado local, que não era muito grande.

Seguimos então para o Cemitério de trens, onde estão abandonadas várias partes de trens (vagões, locomotivas, etc.) enferrujando no tempo.

Como todo mundo estava cansado de viajar dois dias dentro do jipe, foi uma farra só: subir, pular entre os vagões, fotos com o pessoal todo, etc.

Chegamos então em Uyuni, onde passaríamos a noite num hotel próximo à avenida principal da cidade e a poucos metros do escritório da Colque Tour.

Troquei alguns dólares por bolivianos e aproveitamos para já comprar as passagens de ônibus para a noite do dia seguinte.

O Sander e eu iríamos para La Paz, então fomos ao escritório da Todo Turismo e já garantimos nossas passagens no que, segundo as minhas pesquisas, era o melhor ônibus que encontraríamos por lá.

O restante do pessoal seguiria para Potosí, cuja viagem era bem mais curta, umas 4 ou 5 horas, acredito, então não se preocuparam muito com a qualidade do ônibus.

Passagens compradas, fomos para um pub onde, pra minha felicidade, tocava rock.

Já não aguentava mais as músicas bolivianas com as flautas que o Edgar colocava durante todo o percurso... rs

Como eu não bebo, fiquei só na conversa e observando as fotos, coladas nas paredes, do pessoal que ia ao Salar de Uyuni propriamente dito, nosso destino para o dia seguinte.

Voltamos então ao hotel onde o jantar já estava nos esperando: novamente sopa de entrada com frango e batatas fritas frias (?!), com arroz ou massa, não me recordo agora, como prato principal.

Para tristeza de todos, menos eu, dessa vez não tinha vinho para acompanhar.

Como na noite anterior não tinha sido possível tomar banho no alojamento, fiquei muito feliz ao ver o chuveiro elétrico do hotel. Deram 3 quartos pra gente com duas camas de solteiro cada.

Eu fui dormir, mas alguns ainda estavam animados e voltaram para o pub.

Depois de um tempo despertei com as batidas na porta do hotel. O cara do hotel tinha sumido e deixado o pessoal do lado de fora. Ainda bem que eu acordei e desci pra abrir, senão iam passar o maior frio na rua... rs

Gastos do dia:

Ônibus Uyuni / La Paz: 230 bolivianos

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114559.JPG 500 333.333333333 Arbol de Piedra]Arbol de Piedra[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114622.JPG 500 333.333333333 Laguna Honda]Laguna Honda[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114652.JPG 500 333.333333333 Laguna Chiarcota]Laguna Chiarcota[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114718.JPG 500 333.333333333 Laguna Cañapa]Laguna Cañapa[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114735.JPG 500 333.333333333 Caminho entre a Laguna Cañapa e Pueblo de San Juan]Caminho entre a Laguna Cañapa e Pueblo de San Juan[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114757.JPG 500 333.333333333 Caminho entre a Laguna Cañapa e Pueblo de San Juan]Caminho entre a Laguna Cañapa e Pueblo de San Juan[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114823.JPG 500 333.333333333 Cementerio de trenes]Cementerio de trenes[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120531114844.JPG 500 333.333333333 Cementerio de trenes]Cementerio de trenes[/picturethis]

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.