Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atacama, Salar de Uyuni, La Paz, Lago Titicaca, Cuzco, Machu Picchu, Lima, Bogotá

Postado
  • Membros

Fala pessoal!

Sei que o roteiro é batido, mas vou deixar meu relato como forma de agradecimento a todos que ajudaram, de forma direta ou indireta, no planejamento da viagem.

Espero que seja útil para quem esteja planejando ir para algum lugar por onde passei.

Considerações iniciais

Esta foi minha primeira viagem sozinho.

Um ou outro amigo mostrou interesse em me acompanhar, mas as datas nunca batiam.

No final acabei me acostumando e gostando da idéia de ir só, afinal poderia priorizar exatamente os meus interesses, sem ter que dar satisfação ou fazer algo de que não gostasse somente para agradar aos outros.

Não digo que este seja o melhor nem o pior jeito de viajar. Ambas as maneiras tem seus prós e contras.

Neste caso pude priorizar natureza (paisagens, sensações, etc.) e fotografias, que são o que eu realmente busco em viagens.

E neste tipo de viagem também nunca se está só, sempre fazemos alguma amizade, entre um passeio e outro, mas que acaba durando somente um ou alguns poucos dias.

Claro que depois temos a internet para manter as amizades feitas durante a jornada (através de e-mail, redes sociais, etc.).

Também nunca tinha viajado por "tanto tempo".

Geralmente só consigo férias de uma semana, mas desta vez ficaria duas "na estrada".

Inicialmente parecia pouco tempo para esta viagem, mas logo mostrou-se muito, afinal estava longe da família (esposa, filha, pais, etc.).

Mas não me arrependo, apesar da saudade (que foi bastante) valeu muito a pena e tenho certeza de que, quem ficou por aqui, também aproveitou esse período, assim como eu, para aprender melhor a importância que a família tem na vida da gente.

Iniciei o planejamento em nov/11 (cinco meses antes da viagem) e meu principal aliado foi o site Mochileiros, de onde acredito ter tirado cerca de 90% das informações que precisava.

Como sou muito metódico, procurei planejar cada detalhe, mesmo sabendo que na prática seria diferente.

Neste ponto gostaria de agradecer muito ao pessoal daqui do site que tirou minhas dúvidas, algumas que até já estavam respondidas de alguma forma, mas que ajudaram muito nos detalhes onde eu precisei saber se determinada situação era ou não possível durante a viagem. Não vou citar nomes, pois foram muitas pessoas, porém espero retribuir sempre que puder.

Durante este período fui pesquisando e providenciando os itens necessários para a viagem.

No final do relato pretendo postar os itens que levei na bagagem com os respectivos comentários.

Na semana da viagem já havia começado a juntar as coisas nas mochilas, imprimir as informações do roteiro que montei, tickets, etc.

No dia anterior à viagem (20/abr), à noite, comprei a passagem de ônibus São José dos Campos-SP / Guarulhos-SP para não correr o risco de perder o vôo por não ter ônibus ou ter que procurar outra forma de transporte até o aeroporto em cima da hora.

Ao longo da viagem, infelizmente, não foram todos os horários e gastos que eu me lembrei de anotar, então vou postando tudo que eu me lembro e as coisas para as quais eu tenho boleto/ticket para "me lembrar"... rs

Gastos realizados ainda no Brasil:

Ticket Machu Picchu + Huayna Picchu: 180 reais (Agência Machu Picchu Brasil - pagamento através de transferência para o banco Itaú)

Passagem de trem Ollantaytambo / Águas Calientes (Expedition): 81,43 reais (Peru Rail - já com impostos e taxas de conversão do dólar)

Passagem de trem Águas Calientes / Ollantaytambo (Autowagon): 121,19 reais (Peru Rail - já com impostos e taxas de conversão do dólar)

Seguro viagem - América do Sul: 88,41 reais (Mondial Travel - já com impostos e taxas de conversão do dólar)

Passagem de ônibus São José dos Campos / Guarulhos: 18,25 reais

• Respostas 206
  • Visualizações 60.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• 1o dia 21/abr (sáb) - Brasil   Neste dia pela manhã aproveitei para verificar os últimos detalhes: limpar os cartões de memória e carregar as baterias da câmera, verificar se os vôos estavam ok (poi

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá, uma pergunta... não sei se já havia escrito antes. Você precisou do passaporte?! Pq estou preferindo gastar com seguro viagem do que com passaporte rsrsrrsrs

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá, uma pergunta... não sei se já havia escrito antes. Você precisou do passaporte?! Pq estou preferindo gastar com seguro viagem do que com passaporte rsrsrrsrs

Oi, Norma!

Nesse ponto há alguma controvérsia. Alguns dizem que não é necessário, outros que tiveram problemas ao levar só o RG.

No meu caso, nem cheguei a levar o RG, pois aproveitei pra pegar dois carimbos "especiais" no passaporte: um de Machu Picchu e outro do Huayna Picchu... rs

Infelizmente nisso não consigo te ajudar muito, só te deixar ainda mais confusa, sorry...

Abs!

Postado
  • Membros

tenho passarporte e levei o meu qdo fui a Bolivia, mas duas amigas que estavam comigo e portavam somente o RG nao tiveram problema nenhum. O importante é que o RG esteja em boas condições e não tenha mais do que 10 anos de expedição.

Postado
  • Autor
  • Membros

8o dia 28/abr (sáb) – Salar de Uyuni

Acordamos às 9h, pois o dia não seria tão longo, afinal já tínhamos sido avisados não seria possível ir até a Isla del Pescado (ou Isla Inca Huasi) devido ao fato de estar alagada.

Após o café-da-manhã partimos para o povoado de Colchani onde tem algumas bancas e uma loja com artesanato e algumas estátuas de sal.

Dali fomos para os "montones de sal", local onde separam o sal para ser levado e comercializado e passamos pelos "ojos del salar".

Chegamos até o hotel de sal, onde é preciso pagar, ou então consumir algo para entrar.

Dentro tudo é feito de sal, cadeiras, mesas, etc. Tem até algumas estátuas também (falcão, llama, pessoas, etc.).

Ficamos então, em frente ao hotel, no salar propriamente dito, basicamente tirando fotos, tentando fazer "montagens" e brincando com a perspectiva, já que tudo era branco.

Almoçamos por ali mesmo, numa "mesa improvisada" no próprio jipe: pão, frango desfiado, tomate, cebola, catchup, maionese e coca-cola.

Como ainda tínhamos muito tempo livre, ao voltar para Uyuni aproveitamos pra ir numa lan house, "atualizar a vida" e num dos poucos lugares que estava aberto vendendo cerveja, pra alegria do pessoal.

Em Uyuni, no sábado à tarde é tudo fechado, foi difícil encontrar essa lan house e esse quiosque.

Lá pelas 15h o pub abriu e fomos pra lá aguardar, pois a pizzaria que queríamos ir só abriria às 17h.

Na pizzaria, pedi uma de llama (pra variar... rs), mas não achei lá grande coisa. Não era ruim, mas comparando com as pizzas aqui do Brasil não tinha nada de mais.

Depois da pizza voltamos ao hotel para buscar nossas mochilas e fazer um "pit stop" estratégico no banheiro, pois teríamos, ao menos eu e o Sander, um longo caminho pela frente até La Paz.

Como nosso ônibus sairia um pouco mais tarde, acompanhamos o restante do pessoal até o ônibus deles, que partiria para Potosí e nos despedimos por lá.

O ônibus até que não era ruim, não tinha nenhum bicho nem outros inconvenientes típicos da Bolívia, mas também não era ônibus de primeira... rs

Fomos então aguardar a saída do nosso ônibus no escritório da Todo Turismo, pois estava frio na rua.

Os ônibus por lá saem da frente dos escritórios das empresas, pois não tem rodoviária, apenas uma ferroviária, que era o meu "plano b", caso não encontrasse passagem de ônibus.

Para minha surpresa o ônibus saiu no horário marcado, às 20h, e já foi servindo o jantar, uma porção pequena de espaguete com molho.

Logo em seguida passaram oferecendo chá ou café e uma barra de chocolate com quinua.

Depois da comida começou a trepidação do ônibus e aí entendi porque muitos esperam até meia-noite ou uma da manhã pra ir de trem. Balança demais, incrível... rs

Mas mesmo assim ainda consegui dormir, tudo bem que acordava toda hora, mas logo voltava a dormir novamente.

Lá pelas duas ou três da manhã o ônibus para em Oruro, próximo ao escritório da Todo Turismo de lá para a tripulação descer e preparar as coisas para o café da manhã.

Na verdade era água quente para quem quisesse fazer chá/café, um pacotinho com uma três bolachas tipo água e sal, um iogurte e mais alguma coisa que não me lembro, que foi servido pouco antes de chegarmos a La Paz.

Gastos do dia:

Caixinha - Motorista do tour do Salar de Uyuni: 50 bolivianos

Banheiro - hotel de sal no Salar de Uyuni: 5 bolivianos

Lan house: 4 bolivianos

Pizza, refrigerante: 70 bolivianos

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601115756.JPG 500 333.333333333 Montones de sal]Montones de sal[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601115946.JPG 500 333.333333333 Salar de Uyuni]Salar de Uyuni[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601120023.JPG 500 333.333333333 Salar de Uyuni]Salar de Uyuni[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601120047.JPG 500 333.333333333 Salar de Uyuni]Salar de Uyuni[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601120113.JPG 500 333.333333333 Hotel de Sal]Hotel de Sal[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601120139.JPG 333.333333333 500 Hotel de Sal (interior)]Hotel de Sal (interior)[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601120201.JPG 500 333.333333333 Salar de Uyuni]Salar de Uyuni[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601120219.JPG 500 333.333333333 Salar de Uyuni]Salar de Uyuni[/picturethis]

Postado
  • Membros

Iderley, as fotos estão demais, pra variar rs

Vc comprou a passagem pra La Paz na hora mesmo? E que horas chegou em La Paz?

To pensando aqui se compensar ir de trem...

Abs

Postado
  • Membros

Na Laguna Cañapa estava com frio hein?! kkkkk

Obrigada pelas informações qto ao passaporte e rg...

Continuo viajando com vc. Está muuito bacana com tantos detalhes...

Se tiver isso por email e puder me passar. Caso não tenha, td bem...fico on line vendo o relato rsrsrsrs

Vou me espelhar no teu relato pra definir nossas prioridades de lugares pra conhecer com os meninos.

Por favor...continue...

Postado
  • Autor
  • Membros
Iderley, as fotos estão demais, pra variar rs

Vc comprou a passagem pra La Paz na hora mesmo? E que horas chegou em La Paz?

To pensando aqui se compensar ir de trem...

Abs

Tks Alana!!!

Não sei dizer se seria somente a Colque que faz assim, mas chegamos à cidade de Uyuni no 2o dia do tour, então comprei a passagem pra La Paz com um dia de antecedência.

Eu havia feito reserva pelo site da Todo Turismo, mas esqueci de confirmar. Se não me engano eles pedem para confirmar a reserva com 2 dias de antecedência.

O ônibus chegou em La Paz por volta de 6h. Onde o ônibus pára fica uma fila de táxis esperando o pessoal que desembarca. Paguei 12 bolivianos em um deles de lá até o Hostal Copacabana (Calle Llampu).

Eu não fui de trem porque queria economizar tempo, mas se vc tiver tempo parece que é bem mais tranquilo que o ônibus.

Abs!

Postado
  • Autor
  • Membros
Na Laguna Cañapa estava com frio hein?! kkkkk

Obrigada pelas informações qto ao passaporte e rg...

Continuo viajando com vc. Está muuito bacana com tantos detalhes...

Se tiver isso por email e puder me passar. Caso não tenha, td bem...fico on line vendo o relato rsrsrsrs

Vou me espelhar no teu relato pra definir nossas prioridades de lugares pra conhecer com os meninos.

Por favor...continue...

Oi, Norma!

Pois é, lá e em todo o Altiplano venta demais... rsrs

Repasso pra Marla o agradecimento pela info do RG, pois acho que confundi mais que te ajudei... rs

Mas e aí, já decidiu se vai fazer o passaporte ou levar o RG mesmo?

Não entendi bem o lance do e-mail, vc está querendo um arquivo com tudo que já escrevi?

Ou seria a parte que ainda falta escrever?

Abs!

Postado
  • Membros

Oi Iderley, agora montando meu roteiro com mais detalhes, estou vendo teu relato e anotando rsrsrs.

Qual site vc tentou fazer a compra dos ingressos aqui no Brasil de Machu Picchu e Huayna Picchu?

Postado
  • Membros

Nao vou levar passaporte nao. Vou de RG mesmo, até pq sou chilena e vivo no Brasil a 34 anos. Tenho rg chileno tb, entao acredito que nessa parte da viagem nao terei problemas rsrsrs

Qto ao email, era isso mesmo. Pensei que de repente tivesse salvo teu relato completo em algum arquivo. E estivesse postando aqui com mais detalhes, nao sei. Foi só uma idéia...mas está tranquilo olhar por aqui tb. Achei que fosse ficar mais difícil rsrsrsrs mas aqui ao menos vejo as fotos e coloco no meu roteiro a minha opiniao...rsrsrs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.