Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

La Paz, Titicaca, Cusco e Machu Picchu - Set./Out. de 2008

Postado
  • Membros

LA PAZ - TITICACA - CUSCO - MACHU PICCHU

Bolívia e Peru, de 18 de setembro a 7 de outubro de 2008

Fala, galera!!

Meu nome é Tobias (apelido Totô), tenho 27 anos (26 durante a viagem), moro em Curitiba e tô aqui pra contar sobre a viagem que eu e meu amigo Fernando (vulgo Desembarga ou Ferdinand), também com seus 26 (hoje também já um véio de 27) e de Curitiba, fizemos recentemente pela Bolívia e Peru.

E faço isso por dois motivos:

1º) pra deixar registrado também em palavras tudo que rolou na viagem e assim ter mais uma forma de lembrança de toda a experiência vivida durante esses 20 dias;

2º) pra deixar minha mais que devida contribuição em forma de agradecimento a todos que fazem este site ser o que é: um verdadeiro e ótimo guia de viagem.

Já adianto que vou escrever e postar aos poucos, em capítulos, porque pretendo inserir no texto, além do relato-diário propriamente dito, todas as dicas e informações - incluindo preços atualizados - que conseguir lembrar.

Outra coisa é que somente vou apontar dados históricos quando julgar indispensáveis pro entendimento do trecho em questão. A idéia não é, definitivamente, produzir uma mini-aula de história.

Também quero desde já pedir desculpas pelos palavrões (tentarei evitar), pelos inevitáveis apontamentos pessoais que muita gente vai ficar sem entender (afinal, como já dito, isto é também uma lembrança pessoal) e pelo tamanho do relato, que já percebi que não vai ser dos menores. Tomara que tenham saco de ler.

Enfim, espero conseguir fazer um texto detalhista e informativo, mas ao mesmo tempo bem dinâmico e divertido. Vamos ver o que vai sair aqui.

Foi pensando naquele segundo motivo ali de cima que desde o início do planejamento da viagem já fui deixando anotado todo tipo de informação que poderia repassar quando chegasse a hora de fazer minha parte por aqui, ajudando futuros mochileiros com destino a Bolívia e Peru da mesma maneira como outros tantos me ajudaram quando eu precisei.

A verdade é que quase toda a nossa viagem foi montada com base no conteúdo então existente neste site. Por isso, a partir de agora, começo a pagar pelos serviços que me foram tão bem prestados aqui.

DICA :arrow: A MELHOR DICA DE TODAS: A grande dica da viagem, por isso também a primeira. Fale com o povo, com os outros turistas, com os vendedores, com os guias e com todo mundo que encontrar. Não sabe espanhol? Nem inglês? Não dá nada!! É tímido? Dê um jeito de esquecer a timidez no Brasil!! Seja sempre educado, simpático, alegre e atencioso. Vá por mim, converse, troque idéias, faça amigos e depois veja como isso terá feito toda a diferença na tua viagem e na tua vida!!

Editado por Visitante

• Respostas 79
  • Visualizações 26.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi pessoal....

Eu simplesmente AMEI as dicas....o cara eh bom msm...

= P

Estou indo com provavéis três amigos pro trecho Sta Cruz de La Sierra(provavelmente)/La Paz/Cuzco/Machu Picchu/Lima (e mais algumas cidades "entre" essas) no dia 20/Fev...vou passar o carnaval por lá msm, e volto lá por 07/Mar.....

Saio do RJ.....

Quem estiver indo, avisa!!!!!

Postado
  • Membros

Olá, Molossi!

Parabéns pelo relato! Cheguei essa semana de um roteiro muito parecido com seu. Estou escrevendo meu relato, buscando inspiração em suas anotações. Só que temos que fazer justiça a Ilha do Sol. É um lugar muito interessante, mas tem que ser percorrida de norte a sul. Para isso é necessário um passeio de dia inteiro. Os caras em Copa, as vezes, forçam a barra para a gente passar soh uma tarde ou manhã lah, assim fica muito corrido e se perde o melhor que são as ruínas do lado oposto as escadarias. Outra coisa, a visão de cima do Cerro eh um dos cenários mais bonitos de toda a região.

Bem, agora vc jah tem motivos para pensar em voltar a princesinha do lago, como vc mesmo escreveu!

Continue seu relato, está ótimo!

Abraço!

Isângelo

Dicas: a) Hotel Brisas del Titicaca, filhiado a rede HI, com quartos com vistas para o lago.

b) Restaurante Copacabana Coffee - almoço com entrada, prato principal e postre a um excelente preço. Fica na rua do hotel, caminho do lago.

Postado
  • Autor
  • Membros

Isângelo,

também acho que a Isla del Sol deve merecer um dia inteiro. Já tinha lido que o legal lá é caminhar por toda a ilha.

Mas como não pude fazer isso por questão de tempo, acabou ficando bem abaixo da expectativa.

Como o relato é muito pessoal, não pude colocar nada sobre o outro lado, afinal não fui pra lá e não poderia dizer se vale ou não a pena.

Enfim, acho que quem tá lendo deve conciliar as duas opiniões... se quiser ir pra lá, que vá pra passar o dia inteiro (talvez até dormir lá) e conhecer a ilha toda, senão o passeio fica bem fraquinho mesmo.

Valeu!!

Abraço!!

Tobias

Postado
  • Membros

Meu roteiro é mto parecido com o seu amigo, pretendo conhecer o Salar e tbm ir até Macchu Picchu,

muito bom seu relato, aguardo a contiuação, grande abraço!

Postado
  • Membros

Fala Toias blz????

valeu, seu relato esta ajudando bastante principalmente pelas dicas e locais para visitar...

por acaso existe algum tipo de estrutura da trilha que vc fez para repousar e se alimentar? tipo uma pousada ou algo parecido?

quantos dias vc gastou para fazer esta trilha e chegar a Machu Picchu?

se puder me ajudar agradeço...

valeu!!!!!

Postado
  • Membros

Tobias,

incrível o seu relato, por dois motivos:

1) o nível de detalhes

2) o seu conceito de viagem. Você é dos meus! Viajar é escancarar o coração às pessoas, ao cotidiano e aos lugares que visitamos!

Uma dúvida:

Você conseguiu sacar dinheiro tranquilamente com VISA no Peru e na Bolívia?

Postado
  • Membros

Olá Molossi

Estou amando a "nossa" viagem... Verdade! Vc relata de tal forma que estou me sentindo lá, junto com vcs...

Pretendo ir até La Paz e estava pensando em ir com o Trem da Morte, mas até desisiti depois de ler seu depoimento...

Bjs

Carla

Postado
  • Autor
  • Membros

Senhoras e senhores, bom dia!!

Em 1º lugar, quero pedir desculpas pelo longo tempo que já tô sem escrever nada. É que aconteceram umas coisas aí e não pude mais priorizar o relato. Mas não pensem que desisti de escrevê-lo. Sempre que tiver um tempinho escreverei.

Respondendo aos últimos questionamentos:

"Você conseguiu sacar dinheiro tranquilamente com VISA no Peru e na Bolívia?"

R: Sim, muito tranqüilamente. La Paz tem caixa eletrônico em tudo quanto é lugar, na rua mesmo. No Peru não tem tantos caixas, mas eles existem. É só pedir informação que o povo saberá orientar.

"por acaso existe algum tipo de estrutura da trilha que vc fez para repousar e se alimentar? tipo uma pousada ou algo parecido?

quantos dias vc gastou para fazer esta trilha e chegar a Machu Picchu?"

R: Não, não tem estrutura nenhuma. Se quiser dá pra passar uma noite em Santa tereza, onde tem umas águas termais, mas fora isso, é tudo na raça mesmo. Saí de Cusco às 21:30 de um certo dia e cheguei em Aguas Calientes às 11:30 do outro dia... 5 horas caminhando. 3 dias pra ir e voltar, já incluído um dia inteiro em Machu Picchu. Em resumo, o 1º dia é usado pra chegar a Aguas Calientes e descansar. O 2º dia passa em Machu Picchu (cheguei lá às 6:00 e voltei às 17:00). E o 3º é inteiro pra volta.

Galera, como tô meio enrolado, pra ajudar o pessoal que tá indo meio logo pra lá vou adiantar o capítulo da trilha. Essa semana posto ele aqui.

Abraços!!

Tobias

Postado
  • Membros

Cara,

Estou no coro dos que "adorou seu relato", vou fazer chile-bolivia- peru em julho/agosto de 2009 e seu relato está sendo de grande valia!

Vou aguardar as dicas da trilha alternativa, porque eu não to muito afim de pagar 180 dolares pra fazer uma trilha...

Morri de rir com o seu "bife de lhama ao pêlo". Adorei rsrs

Abraços e que venham as próximas partes.

Postado
  • Membros

muito maneiro o seu relato cara!!

eu e mais 2 amigos estamos dispostos a fazer algo parecido ao seu, mas indo pro chile, argentina e uruguai dps (se der né!!) hhahaha

po, a dica ali até machu picchu, é mto boa... vamos economizar bem para poder rodar para os outros países!!

pretendemos ir em julho/2009...

continua aí!! hahahaha

tudo bem se te mandar um email dps pra tirar outras dúvidas???

abs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.