Ir para conteúdo

Roteiro curtíssimo: 10 dias em Lisboa, Paris e Roma.


Posts Recomendados

  • Membros

Farei uma viagem de 10 dias à Europa no final do ano. Sei que o período é curto, mas é todo o tempo de que disponho.

 

Seria o seguinte roteiro:

 

Dia 1 - Saída de Brasília às 18h45 com destino a Paris.

Dia 2 - Conexão prolongada em Lisboa, com chegada às 6h e saída às 18h55. Chegada a Paris às 22h. Pretendo não retirar a bagagem e aproveitar o dia para fazer um passeio pela capital portuguesa. O que sugerem? É possível fazê-lo?

Dias 3, 4, 5 e 6 - 4 dias em Paris, com saída para Roma em voo noturno no último dia, com saída às 21h15 e chegada às 23h15. Neste último dia, como não haverá pernoite em Paris, pretendemos deixar as malas no hotel e pegá-las ao final do dia, fazendo check-out pela manhã. É comum os hotéis em Paris fazerem isso? A que horas preciso chegar ao aeroporto para fazer esse voo?

Dias 7, 8 e 9 - 3 dias completos em Roma

Dia 10 - retorno a Brasília, saindo de Roma às 6h e chegando a Brasília às 17h, com escala em Lisboa.

 

Acho que está corrido, mas é o possível. Alguém sugere mudanças? Estou preocupado com essa escala prolongada em Lisboa. Que cuidados devo tomar para não ter problemas?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Caro cariocasemroma,

 

Acho que esta bem corrido. Com um dia em Lisboa vc conhecerá muito pouco, com pouco tempo disponivel iria direto para Paris, eliminando Lisboa.

Se contar que só vai se estressar, pois perde um tempo na imigraçao, depois pegar mala (acredito que nao tenha como nao retirar. Na melhor das hipoteses, vai ter que pegar e achar um lugar pra guardar.

04 dias em Paris vai ficar corrido, se gostar de museo (e se prestar a ficar um dia dentro do Louvre) vai correr bastante.

03 dias em Roma está de bom tamanho, dá pra conhecer legal.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pelas dicas.

Em relação aos museus, não gosto muito daqueles voltados à arte, prefiro os museus de ciência e história.

Em relação a Lisboa, essa parada prolongada foi, na verdade, um conselho de um amigo. Ele me disse que os voos da TAP constumam atrasar e é comum que os passageiros percam as conexões para outros países europeus. Assim, para evitar aborrecimentos no aeroporto, ele mesmo me recomendou pegar um voo com essa conexão prolongada, em que a mala vai para o destino e o passageiro pode sair do aeroporto, dar um passeio pela cidade e depois voltar. Estou calculando da seguinte forma: chegada a Lisboa às 6h, contabilizando imigração, atrasos, deslocamento e etc, teria pelo menos 8 horas, ou seja, até as 16h para conhecer um pouco da cidade. Não tenho a pretensão de conhecer Lisboa assim, mas apenas ter uma visão geral da cidade. Futuramente farei uma viagem a Fátima com meus pais e ficarei uns 15 dias em Portugal, mas dessa vez irei com minha noiva e a passagem por Portugal seria mesmo para ter uma "noção" do lugar.

O voo para Paris teria escala em Lisboa do mesmo jeito, porém há a opção de chegar mais cedo, por volta do meio-dia. O que valeria mais: ganhar uma tarde em Paris ou um dia em Lisboa?

 

4 dias é realmente muito pouco para Paris? Irei no inverno e daí as coisas complicam mais.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu prefiro meio dia a mais em Paris. Lisboa com meio dia é muito corrido e só vai deixar um gostinho de quero mais.

04 dias em Paris no inverno pode ser que ganhe tempo, pois nao acredito que tenha muita coragem de fazer a pé (fiz isto quando estive em Paris, mas fui na primavera).

E metrô lá é muito capilarizado, consegue fazer os principais monumentos facilmente.

Nao sei como é no inverno, na primavera Paris tem fila em praticamente todos monumentos (03h na fila da Torre Eiffel se quiser chegar até o topo).

 

Paris é linda, aproveite.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Lisboa - dá pra fazer. Não verá tudo, claro, mas dá pra conhecer Belém e o Castelo de São Jorge. O grande problema é que você estará um caco, cansadíssimo da viagem, afetado pelo jet lag. Na raça, você conseguirá completar o dia, mas seu corpo te cobrará mais tarde. Em algum momento você acabará perdendo boa parte do dia descansando. Muito provavelmente nos primeiros dias, em Paris.

 

Sim é comum deixar malas no hotel, que normalmente possui uma sala apropriada para isso. Mas é bom conferir com o seu. Eu gosto de chegar de 2h30 a 3h antes, ainda mais que os aeroportos não são muito próximos do centro.

 

Essa saída de Roma às 6h vai ser problemática. Comece a pensar nisso. Você terá que chegar no aeroporto de madrugada ... talvez role de dormir lá, eu fiz isso no meu último dia em Paris ... mas é bem cansativo. Não digo que me arrependo, porque no último dia acho que vale todo sacrifício, mas não posso dizer que recomendo, pois cada um é cada um.

 

Eu faria a conexão prolongada na volta - te dará tempo de fazer tudo com calma, especialmente o tax free. Na ida, como falei, o problema é o jet lag. Ideal é chegar de manhã na Europa e tirar o resto do dia só pra relaxar. destroi mesmo o organismo, cara, não é caô ... você tem pouco tempo em Paris e corre sério risco de não aproveitá-la direito. Por mais guerreiro que você seja e fique sem descansar, o cansaço dá mau humor, sua visão das coisas será afetada. Então eu chegaria mais cedo na cidade e abriria mão dessa conexao prolongada, pois a companhia tem responsabilidade na conexão - se atrasar um vôo, eles precisam te encaixar em outro, a menos que a conexão esteja sendo feita por companhias diferentes. Acredito que não seja o caso. Ideal mesmo seria você aproveitar que o stopover da TAP é de graça e ficar uns dias em Lisboa, mas você não tem tempo pra isso.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pelas dicas. Estou mesmo propenso a ficar apenas em duas cidades. Talvez Lisboa e Roma. Talvez Roma e Paris. De Roma não abro mão, mas minha noiva sonha conhecer Lisboa. Paris foi sugestão de amigos que a consideram imperdível e quase um pecado mortal ir à Europa e não conhecê-la. Já em relação a Lisboa, muitos torcem o nariz.

Essa volta às 6h da manhã sei que é complicada. Já tive essa experiência em Montevidéu. O voo era às 6h. Cheguei ao aeroporto às 4h. Peguei um táxi às 3h. Acordei (quase não dormi) às 2h.´É complicadíssimo, mas não tenho escolha, Brasília não tem tantos voos diretos para a Europa.

O período em que irei é complicado também (de 28 de dezembro a 6 de janeiro). Nos dias 31/12 e 1º/01 acredito que muita coisa feche.

Já me disseram que Lisboa no inverno é muito chuvosa (minha noiva detesta chuva, talvez seja um argumento para que ela desista de Lisboa) e Paris é muito fria. A mais agradável das três no inverno seria Roma. Procede?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Lisboa é uma cidade bem legal, mas Paris é incomparável. E em Lisboa o problema é que há lisboetas ... claro que não vou generalizar, mas vou te contar, em nenhum lugar no mundo eu pedia informações de forma educada na língua local e as pessoas passavam direto ... sem falar em informação errada e ironia com brasileiros. Então, meu amigo, não tem como dar errado em Paris, por mais que seja pouco tempo.

 

Tudo na Europa nessa época pode ser chuvoso ... e frio. É difícil de dizer se Lisboa será mais chuvosa, será questão de sorte. Mas, quanto à temperatura, de fato, quanto mais ao sul, menor o sofrimento. Roma, portanto, é menos fria que Paris. Lisboa fica no meio das duas.

 

Acho que você deveria tomar a decisão baseado no que a cidade tem a oferecer, pois o tempo é imprevisível. A gente só tem algumas estimativas, mas muito fracas.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado a todos os que opinaram.

Estou ainda em dúvidas sobre o roteiro. Na verdade, meu sonho de infância é conhecer Roma. Já estudei latim, italiano e história dos romanos pensando nessa viagem. O restante da Itália não me interessa tanto. Porém, convresando com amigos, estes me disseram que o período de que disponho (8 noites, sete dias e meio, descontando-se o período de deslocamento de ida e de volta) seria um desperdício se deixado somente para visitar Roma. Foram muitas a sugestões:

1 - Ficar em Roma cinco noites e três em Veneza ou Florença

2 - Ficar as oito noites em Roma, mas fazer passeios de bate-e-volta e Pompéia e Florença.

3 - Ficar 4 noites em Roma e 4 noites em Paris ou Londres

4 - Ficar 5 noites em Roma e 3 em uma capital que exigisse menos tempo, como Madri ou Lisboa

 

Enfim, meu interesse é Roma. Só que, segundo os mais experientes, a cidade se esgota rápido e depois você fica sem fazer nada.

Qual seria o tempo ideal para curtir bem a cidade sem ficar maçante? Qual dos roteiros mostrados acima vocês recomendariam?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Então, minha opinião: vai pra Roma pra ficar 8 dias. Se quando estiver lá perceber que não vai ter muito mais o que ver, compra uma passagem de trem e vai pra onde mais te interessar. Eu acho o seguinte, eu fiquei em Roma 4 dias e achei suficiente, mas não acredito que alguém com tanto interesse pela cidade vai ficar satisfeito com isso, por isso é importante você seguir o que acha o melhor e se chegar lá e você perceber que é demais, parte pro plano B. Das opções que você mostrou eu ficaria com a 2ª opção.

=]

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...