Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia, Chile e Peru - 30 dias inesquecíveis

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Hola chicos de Brasil!!!

Vou relatar minha experiência nesse tradicional mochilão entre Bolívia Chile e Peru que aconteceu entre os dias 01 e 30 de junho. Lembrando que o fato de ser comum, de forma alguma faz com que seja uma viagem "mais ou menos", aliás eu diria que se o que te falta é um incentivo, nem leia este relato, pegue sua mochila e vá. Eu garanto que será a melhor experiência da sua vida :!::!::!: No entanto devo lembrar que o fim da viagem é muito difícil, bate uma deprê enorme na hora de voltar, mas vale a pena! :D

Fiquei cerca de 6 meses planejando essa viagem que por sinal conheci por meio do mochileiros.com, praticamente todas as informações que colhi foram daqui então o mínimo que poderia fazer é um relato como forma de agradecimento e quem sabe como incentivo a outras pessoas também fazerem esse mochilão.

Foi minha primeira viagem internacional e foram 30 dias sensacionais. Desertos de areia, de sal, montanhas nevadas, mata, grandes cidades, pequenas cidades, cidades perdidas etc. O ganho é enorme, cultural, visual, social e álcoolicamente falando. heheheh. Em 30 dias conheci pessoas maravilhosas, fiz diversos amigos, sim, amigos e não colegas, no mundo inteiro.

É uma viagem onde é possível conhecer lugares incríveis, festejar muito e refletir sobre a vida (a minha com certeza ganhou um rumo diferente). Passei por alguns apuros durante a viagem mas não tem como fugir dos imprevistos.

Vou tentar detalhar bastante mas não adianta, muitas informações se perdem no meio do caminho mas não tem problema, quando está lá as coisas acontecem bem naturalmente.

Vamos ao que interessa :!::!::!:

Antes de tudo vou deixar um vídeo que dá uma boa ideia do que foi esta viagem

bcp.png.ad76138c011229f9ad0816beca808562.png

O roteiro

O roteiro final foi o seguinte:

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosi

Uyuni

San Pedro de Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Nazca

Paracas

Huacachina

Cusco (com Salkantay)

La paz

Santa Cruz de la Sierra

As únicas diferenças do roteiro original foram a inclusão de Nazca e a exclusão de Copacabana devido a acontecimentos no meio da viagem

Para a galera ter uma noção melhor da localização das cidades, vou colocar o roteiro que eu fiz no Tripline antes de viajar. No final as anotações nesse roteiro não bateram totalmente com o que aconteceu então é só pra ter uma ideia mesmo(eu editei para excluir Copacabana e incluir Nazca).

20121005003113.jpg

Gastos

Passagens Guarulhos x Santa Cruz: R$ 447,00 ida e volta pela Gol. Comprei com 2 meses de antecedência mas pelo que vi esse é o preço normal.

Passagem Santa Cruz x Sucre: US$ 57,00 pela BOA http://www.boa.bo/brasil/inicio (comprei pela internet no cartão de crédito, rápido e sem problemas)

Levei comigo em dinheiro R$ 2000,00 e US$ 600,00 (cerca de R$ 3200,00) e sobrou mesmo depois de comprar alguns presentes. Exageramos principalmente com comida no Peru (que é ótima) a ponto de desperdiçar e posso dizer que se você for mais controlado, dá pra fazer com pouco menos de 3000,00 tranquilamente.

Pra quem não quis calcular, o gasto total foi de R$ 3700,00 aproximadamente

OBS: não tenho nenhuma planilha de gastos, não fiz e acho que não fez falta em nenhum momento, muitos gastos estão detalhados no meio do relato, acho que o importante é saber mais ou menos quanto dinheiro precisa no total e o valor de alguns passeios mais caros ou de transporte em alguns trechos mas não tem por que saber quanto custa um pirulito na banquinha de doces em frente ao terminal de ônibus de Sucre por exemplo. ::tchann::

DICAS

- Primeira e mais importante, se você vai viajar nos próximos meses NÃO compre passagens pela Aerosur, a empresa está em situação crítica, ainda não se sabe se vai falir mas para se ter uma ideia, no aeroporto de Viru Viru não há ninguém nem mesmo atendendo nos balcões da companhia mesmo assim o site e diversas agências de viagens continuam vendendo suas passagens. Fique esperto, não compre. Dois amigos que estavam comigo compraram e se deram mal, também encontramos outras pessoas na mesma situação.

- Não quis apostar em VTM e coisas do tipo pois já vi varias pessoas tendo problemas como maquinas engolindo ou dificuldade em achar lugares pra gastar, então resolvi ficar só com o moneybelt (R$19,90 na Decathlon ::cool:::'> ), ficava 99% do tempo comigo, pode ser arriscado mas não tive problemas.

- O trecho Santa Cruz x Sucre decidi fazer de avião pois dizem que não é muito bom fazer de ônibus devido às condições da rodovia, além de levar cerca de 17 horas, portanto como o preço indo de avião é bem acessível, eu recomendo afinal você também não perde um dia de viagem.

- Provavelmente só mudaria uma coisa na viagem toda e deixo aqui a dica: leve dólar, se puder, tudo em dólar. Resolvi levar real e realmente não há problemas em fazer troca, ele é aceito em casas de câmbio em quase todas as cidades mas eu perdi dinheiro sempre. Vou exemplificar. Comprei meus dólares na semana da viagem (brasileiro deixa tudo pra última hora né heheh) e paguei R$ 2.10 no câmbio e por exemplo na Bolívia no aeroporto Viru Viru o câmbio era o seguinte:

Real: 3,00 bolivianos

Dólar: 6,84 bolivianos

Então vamos lá, calculadora em mãos, rssss. Com R$ 2,10 eu compraria 6,30 bolivianos, mas com os mesmos R$2,10 eu compraria US$ 1,00 e trocaria ele por 6,84 bolivianos e estamos falando de dinheiro para um mês todo, no final esses centavos fazem muita diferença. Com a moedas dos 3 países isso acontecia, a única diferença era quanto dinheiro eu perdia ::putz:: as vezes mais, as vezes menos por isso hoje eu digo leve dólar

Preparativos

Posso dizer que pra algumas coisas sou meio despreocupado mesmo, a única coisa que fiz basicamente foi definir o roteiro e ir. Mesmo indo em alta temporada(para o Peru pelo menos devido ao Inti Raymi) não reservei nada, hostel, passeios, nada e digo que podem fazer da mesma forma sem medo pois por mais incrível que pareça, reservando algumas coisas com antecedência você pode pagar mais caro.

Como não tinha nenhum amigo que podia ir junto no mesmo período me programei psicologicamente para ir e ficar sozinho. Santa ingenuidade :!::!::!: Se você quiser ficar sozinho nessa viagem tem que fazer um esforço enorme pra isso (e mesmo assim acho difícil conseguir :D ) mas eu não sabia disso então comecei a procurar pessoas aqui mesmo no mochileiros que fossem fazer a viagem nessa época. Troquei mensagens com várias pessoas e montei um grupo no Facebook porém a maioria das pessoas não ia na mesma data então acabamos usando mais pra trocar informações porém um deles, o Thiago iria na mesma data que eu juntamente com o Rogi e até o Salar de Uyuni nosso roteiro era o mesmo. Depois viemos a descobrir que nosso voo era o mesmo saindo de Guarulhos. Pronto, já não estava mais sozinho e nem tinha saído do Brasil.

Conheci também Fernando e Beatriz que estavam em outro grupo com 90% do roteiro igual ao meu porém eles iriam sair de SP um dia depois de mim. Como haveria essa diferença de um dia, pelos meus cálculos, não conseguiríamos nos encontrar no começo da viagem então decidi não me comprometer a fazer parte do grupo mas mantive contato planejando me encontrar com eles em Uyuni ou Atacama. Minha ideia o tempo todo foi me preparar para estar sozinho e se algo diferente acontecesse seria lucro, mas se eu planejasse estar acompanhado o tempo todo e não conseguisse isso, seria bem pior.

Tive problemas com o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela mas vou contar no relato.

No começo estava em dúvidas se começava o roteiro por La Paz para comprar roupas por lá pois não tinha nada para aguentar o frio do Salar mas desisti da ideia e comecei por santa cruz mesmo então fui na Decathlon ver se achava algo que desse pra usar por lá a um preço aceitável. Encontrei na seção de Snowboard uma jaqueta em promoção, me pareceu boa. Comprei ela, uma calça underwear por 39,90, o moneybelt e só, rssss (lembra q sou meio relaxado? heheh).

O resto foram roupas comuns, jeans, camisetas dry fit, umas de algodão,blusas leves, nada demais!

Mochila foi uma de 55L se não me engano. Aconselho uma de 65 pelo menos principalmente se for mulher pois tem algumas tranqueiras a mais hehehe mas somente por praticidade pois a minha serviu bem. Mas se você for daqueles que gosta de comprar bastante coisa no caminho como lembranças e etc, lembre-se que terá que guardar em algum lugar. ::otemo::

DICAS

- Nessas horas tem gente que acha que até a escova de dente tem que ser adaptada para mochileiros e eu sou prova viva de que não é bem assim. Claro que isso é uma opinião bem pessoal mas só digo que não é essencial ok? ::cool:::'>

Nem mesmo bota eu usei. Fui com um tênis Olympikus velho com um ano de uso (e olha que eu fiz a Salkantay hehe) e não me arrependo.

1° dia - Guarulhos x Santa Cruz de La Sierra

Acho que nem preciso dizer o tamanho da ansiedade nesse dia né? rsss. Acordei cedo e fui no Instituto Emílio Ribas que fica relativamente perto de casa, pois lá conforme consta no site da Anvisa, emite o Certificado Internacional de Vacinação para a febre amarela que (teoricamente) é exigido nesses países. Bom, chegando lá descobri que eles realmente emitem o certificado mas APENAS se você tomar a vacina lá ( o mesmo acontece com todos os outros postos credenciados que estão na lista do site da ANVISA) e eu já havia tomado a vacina 2 anos antes portanto o que eu deveria fazer seria me dirigir a um posto da própria ANVISA e não um posto credenciado. OBS: Essa informação consta em letras minúsculas na lista da ANVISA e eu é claro, não vi.Lá no instituto a mulher me disse que não havia problemas pois o posto da anvisa funcionava 24H no aeroporto de guarulhos pois era internacional e bla bla bla, só o de Congonhas que fechava as 17H. Pedi pra usar o telefone dela pra ligar na ANVISA e confirmar somente por precaução, ela até deixou mas quem disse que funcionou? provavelmente o número estava errado. Ela falou mais algumas vezes, eu acabei me convencendo e pensei "saio mais cedo de casa, passo na ANVISA no aeroporto e tá tudo tranquilo". Hehehehe você acha que deu certo??? Continue lendo.

Meu voo era as 22:00, saí mais cedo de casa mas tranquilo pois a ANVISA funcionava 24H então teria tempo de sobra :? . Busão, metrô, adrenalina a mil. Cheguei no aeroporto as 18:45 e me dirigi ao balcão de informações perguntando onde era a ANVISA, nisso a mocinha vira e manda na lata: "você quer pegar o certificado agora? A ANVISA fechou às 18:00 mas vai la e vê se tem alguém". Hahah nessa hora só pensei: "Fod*u" mas mesmo assim foi la e adivinhem......estava aberta??? Claro que não. Voltei ao balcão e perguntei pra moça se era realmente obrigatório o certificado, ela não tinha certeza mas ligou pra alguém que disse enfaticamente "sim é obrigatório". Hehhe eu estava rindo pra não chorar, já pensei que teria remarcar minha viagem e estava pensando nos transtornos.

Passados uns 5 minutos de reflexão pensei: "já estou aqui mesmo, vou arriscar, tenho minha carteira de vacinação brasileira, com isso mais uma boa conversa ou quem sabe no máximo um "cafezinho" eu consigo passar", no máximo eu seria deportado acusado de tentar subornar um oficial hahah, mas eu estava de férias, viajando....... que se dane.

Enrolei um bom tempo no aeroporto, fui fazer o check-in com medo de me pedirem o certificado, vi que tudo estava transcorrendo bem e então no final perguntei pra moça da GOL e ela me disse que dificilmente pedem mas lá na Bolívia então ja me senti mais aliviado, pelo menos do Brasil eu iria conseguir sair hehehe. Enrolei mais um pouco e quando deu a hora fui pra sala de embarque. Resolvi então enviar uma mensagem para o Thiago e ele me disse que estava tomando uma no bar do aeroporto mas como eu ja estava na sala de embarque não pude me juntar a eles, fiquei então namorando as coisas no Duty Free (a primeira vez lá você nunca esquece hehehe). Pouco antes de embarcar só ouvi um "eaee", eram Thiago e Rogi.

Conversamos um pouco e de cara vi que eles eram super gente boa então iríamos nos dar bem.

Como eu havia dito, nosso roteiro era o mesmo até Uyuni. No primeiro dia chegaríamos em santa cruz às 1:20 da manha e teríamos o voo pra Sucre por volta das 9:00, a única diferença é que eu iria de BOA e eles compraram passagens da AEROSUR (pois é eles se deram mal).

Nosso voo saiu no horário em Guarulhos, fizemos a escala em Campo Grande e então consegui sentar mais próximo deles no avião para conversarmos. Nisso eles já estava conversando com um senhor boliviano gente boa que nos deu algumas dicas do que fazer em Santa Cruz.

Chegamos em Santa Cruz e a felicidade era facilmente perceptível mesmo antes dos tramites aduaneiros. Era o começo da tão sonhada viagem, o primeiro dos 30 dias o primeiro carimbo no passaporte (no meu caso), sensação muito boa.

Preenchemos e entregamos os formulários, eu ainda com medo de ser questionado a respeito da carteira de vacinação mas no final deu tudo certo. Passamos pela "inspeção" de bagagem e estávamos liberados. Oficialmente em território boliviano, e livres.

20120716222451.JPG

Rafael, Rogi e Thiago. Estava apenas começando.

20120716222744.JPG

Agora não tem volta.

Ok, eram 1:30 da manhã e nosso voo para Sucre só iria partir as 09:00. O que fazer então? dormir no segundo andar como a galera faz? Tá de sacanagem né? heheheh. Conforme preciosas informações colhidas durante o voo com nosso colega boliviano, resolvemos explorar a noite boliviana hehehe. Antes de tudo fomos guardar nossas mochilas no aeroporto mesmo, por um período maior que duas horas paga-se 50 bolivianos e foi o que pagamos mas as mochilas dos 3 couberam em apenas um armário então estava tranquilo. Os armários não tinham cadeado e eu tinha que deixar meu moneybelt lá pois estava com o dinheiro da viagem toda e não iria andar por ai com tudo mas ficava um tiozinho tomando conta da sala com os armários e controlando quem colocava e retirava as coisas então resolvi arriscar afinal não havia muito o que fazer. Se precisar, a casa de câmbio do aeroporto está aberta nesse horário e no dia estava coma cotação que mostrei no começo do tópico.

Antes de tudo fomos ao balcão da Aerosur para ver se Thiago e Rogi teriam algum problema e descobrimos que não havia nenhum funcionário da Aerosur no aeroporto, ou seja eles estavam ferrados. Encontramos um jovem casal brasileiro com o mesmo problema. A saída? Comprar outra passagem.

Livres de mochilas tomamos um táxi até o centro de santa cruz. Custava 60 bolivianos mas chorando ficou por 50. Dica: se não sabe pechinchar já vá praticando, rssss, será muito útil.

Fomos até uma praça que não sei o nome mas tinha uma baladinha nela que se chama Buffalo (ou algum outro bicho grande ::lol4:: não lembro bem). Até que tinha um bom movimento na praça (não fomos na balada) e logo que chegamos fomos tomar nossa primeira Paceña. Eu não sou de beber cerveja, não gosto mas isso mudou bastante nessa viagem hehehe. Comprávamos as primeiras latinhas logo ao chegar na praça e já fomos abordados, isso mesmo abordados por duas simpáticas bolivianas. Descobri que brasileiro tem cara de brasileiro e é facilmente reconhecido por lá, segundo elas, rsss. Conversamos, bebemos, papo vai papo vem e demos um perdido nas duas, ou elas deram na gente, tb não lembro hehehe.

20120716224539.JPG

As primeiras Paceñas e as primeiras experiências sociais na Bolívia!! :D

20120716224752.JPG

Viva a Paceña!!!

Fomos então dar uma volta pela rua e então reparei um grupinho passando e uma menina estava olhando e rindo então pensei: "será q to cagado?" hehehe mas continuamos andando, voltamos pra onde estávamos na praça e vi que essa menina estava lá com suas outras amigas, mais uma vez fomos intimados (acho que isso acontece bastante por lá hehehhe) e então conhecemos Karmiña, Paola e Yoseli com quem conversamos e bebemos a noite toda. Acabamos descobrindo que os brasileiros tem muita fama por lá segundo elas. Algumas acham uma fama boa, outras, ruim. :twisted:

durante a noite conhecemos outras pessoas também, como a maioria ali estava borracho, se enturmar era muito fácil. Tinha um boliviano que parecia falar chinês, ninguém entendia o que ele falava, rssss.

Ficamos em frente essa balada e do lado de fora pudemos perceber que na praça estava melhor que lá dentro. Aliás não pudemos deixar de nos emocionar quando mesmo da rua ouvimos tocando Kaoma lá dentro heheheh. Mas para ter certeza se valia a pena entrar ou não conversamos com o cara da porta da balada e usei a velha tática do "deixa um de nós entrar pra ver como está lá dentro e ele volta pra falar". Foi então que o Thiago entrou e realmente percebemos que estava melhor lá fora.

Ficamos até umas 6 da manha e garanto que foi ótimo, muito melhor que dormir em aeroporto no nosso caso, deu pra beber bastante, conhecer pessoas legais e já sentir o clima da Bolívia e da viagem..........

Se você for chegar nesse voo da madrugada e vai em clima de curtição eu aconselho bastante ir pra praça no centro, agora se for num clima mais light, melhor o segundo andar do aeroporto mesmo ou alguma outra coisa.

20120716230412.JPG

Paola, Rafael, Yoseli, Karmiña, Thiago e Rogi

20120716230750.JPG

O boliviano que falava chinês! Borracho! hehehe

20120716232920.JPG

O clima era esse :D.

Quando foi umas 6 da manhã nos despedimos de nossas novas amigas, trocamos contatos e voltamos para o aeroporto pois o Thiago e o Rogi ainda tinham que resolver a questão da passagem para Sucre afinal haviam comprado na Aerosur. Pagamos mais 50 bolivianos no táxi para a volta.

20120716231042.JPG

A despedida

Chegamos no aeroporto e fomos verificar nas companhias BOA e TAM preços e disponibilidades para Sucre. Se não me engano na BOA não tinha então os dois compraram outra passagem na TAM.

OBS: não é a mesma TAM que temos aqui, essa é Transporte Aéreo Militar mas pelo que vi, parece ser confiável.

Eles compraram as passagens por algo em torno de 60 ou 70 dólares para a mesma manhã porém havia um detalhe, o voo não sairia de Viru Viru e sim do outro aeroporto, o El Trompillo, então fiquem espertos ao comprar na TAM pois tem que ir ao outro aeroporto. Em frente ao Viru Viru sai um busão que custa meio caro (não tenho certeza mas acho que uns 100 bolivianos para o outro aeroporto). Comemos um lanche no Subway, conversamos um pouco, pegamos as malas e fizemos nossa programação para nos encontrarmos em Sucre.

O voo de Thiago e Rogi chegaria cerca de 1 hora e meia antes do meu pois eu teria uma conexão em Cochabamba então combinamos de eles darem um role pela cidade e nos encontraríamos no terminal de onibus de Sucre pois já partiríamos para Potosi. Será que deu certo???????

20120716232225.JPG

Aeroporto Viru Viru

Continua....

Editado por Visitante

• Respostas 605
  • Visualizações 157.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• 3° Dia: Sucre x Potosi x Uyuni   Acordei por volta de 8 da manhã e fui tomar café no próprio hotel. Barriga cheia, tinha então que passar o tempo pois minha mochila estava prevista para chegar entre

• 2° dia - Santa Cruz x Sucre Tecnicamente a primeira madrugada já fazia parte do segundo dia mas vamos deixar como está, ok? Eram 7 da manhã, Thiago e Rogi já haviam saído no ônibus para o outro ae

• Oi emília, obrigado!!! legal que está gostando!! então nessa praça tem duas baladas e uma delas eu vi aqui e é Buffalo mesmo, a outra deve ser essa cine center então. não lembro hehehe!

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosi

Uyuni

San Pedro de Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Nasca

Paracas

Huacachina

Cusco (com Salkantay)

La paz

Santa Cruz de la Sierra

Boa noite!

deixa eu falar gostei muito do que voce relatou na sua viagem , eu estou

querendo ir final do ano la pelo dia 14 de Dezembro plano passar uns 22

dias queria uma ajuda , voce ficou 30 dias, queria montar o meu roteiro

pois vou ficar somente 22 dias ou seja bem menos que voce, oque voce

tiraria para para mim aproveitar esses 22 ao máximo e outra duvida queria

gastar no máximo 2 mil reais, tirando as passagem ida e volta de santa cruz

são paulo, voce acha que da ou tenho que levar mais, esse vai ser o meu 1°

mochilão estou aberto a mudar o roteiro desde de ja obrigado!

o meu email e andre_rodrigues120@hotmail.com esse tambeme o meu face se

quiser adicionar

Postado
  • Membros

Parabéns pelo relato Sorrent, já li todo ele e a cada dia descrito por ti tenho mais vontade de fazer a minha!!!

Estou criando o roteiro aos poucos e pegando algumas dicas do que fazer em algumas cidades que passarei, bem como preços e agências !!!

Irei fazer o caminho contrário, pois sairei de SC no dia 25 de dezembro e pretendo estar em Cusco para o reveillon :D

Estou com algumas dúvidas, acho que tu poderá me ajudar !!

Pelo que entendi você deixou para comprar a mochila lá, se não me engano, gostaria de saber qual era o preço médio e qual mochila que tu usou ? estou pensando em levar minha coisas em uma mala meio velha e lá em Santa Cruz de la Sierra ou La Paz comprar uma Cargueira, mas não sei se é muito vantajoso.

gostaria de fazer meu trajeto passando em praticamente todas as cidades que tu passou porém em menos dias, tu tens algum conselho para me dar, quem sabe alguma cidade que eu possa deixar de fora sem me arrepender ?

Obrigado, e continuarei no aguardo da descrição dos próximos dias!!!

Postado
  • Membros

Sem querer ser chato, mas os sacos que a gente usou eram pra -15°, -20°.. talvez se vc usar o saco pra dormir na cama + cobertores ajude (no segundo dia do Salar que é o pior), mas se for pra usar no meio da trilha acho que não é suficiente não.. pelo menos não na Salkantay, na Inca já não sei,mas imagino que seja friozinho também.

Quanto ao seu roteiro, é essa ordem de cidades mesmo?? Arequipa, Puno, Arica, Salar, San Pedro? Tá meio confuso.. ó.. vc pode fazer assim:

Cuzco, Nazca, Huacachina, Arequipa, Arica, San Pedro, Puno, La Paz, Sta Cruz.. acho que fica melhor.. tenta ver as cidades no mapa, aí fica mais fácil de definir. Lembrando que o passeio do Salar começa em Uyuni e termina em SPA (tem a opção de voltar pra Uyuni tb), ou então faz o inverso (tem que pesquisar, mas acho que é um pouco mais caro tb).

:wink:

Ei Mathola, vi aqui que você é de Salvador.. Estou saindo de SSA pra fazer mochilão no Peru, Bolívia e Chile em Janeiro, vou passar uns 35 dias... Tava vendo passagem já, estou quase comprando a minha, mas estou muito em dúvida pq Salvador é caro em relação a SP pra passagem... você vai fazer como? Vai por Sta Cruz?

Postado
  • Membros

Sem querer ser chato, mas os sacos que a gente usou eram pra -15°, -20°.. talvez se vc usar o saco pra dormir na cama + cobertores ajude (no segundo dia do Salar que é o pior), mas se for pra usar no meio da trilha acho que não é suficiente não.. pelo menos não na Salkantay, na Inca já não sei,mas imagino que seja friozinho também.

Quanto ao seu roteiro, é essa ordem de cidades mesmo?? Arequipa, Puno, Arica, Salar, San Pedro? Tá meio confuso.. ó.. vc pode fazer assim:

Cuzco, Nazca, Huacachina, Arequipa, Arica, San Pedro, Puno, La Paz, Sta Cruz.. acho que fica melhor.. tenta ver as cidades no mapa, aí fica mais fácil de definir. Lembrando que o passeio do Salar começa em Uyuni e termina em SPA (tem a opção de voltar pra Uyuni tb), ou então faz o inverso (tem que pesquisar, mas acho que é um pouco mais caro tb).

:wink:

Ei Mathola, vi aqui que você é de Salvador.. Estou saindo de SSA pra fazer mochilão no Peru, Bolívia e Chile em Janeiro, vou passar uns 35 dias... Tava vendo passagem já, estou quase comprando a minha, mas estou muito em dúvida pq Salvador é caro em relação a SP pra passagem... você vai fazer como? Vai por Sta Cruz?

Postado
  • Membros

Tem toda razão, uma das melhores experiência esta viagem, aqui postei um mapa e uma planilha notado tudinho por item e por dia (acho isso um saco), mas pobre para viajar mais tem de fazer dessas.....hehehehe a planilha tá debaixo do mapa.

bolivia-chile-e-peru-fev-2012-29-dias-sozinho-sem-carnes-pollos-pescados-ingles-e-espanhol-t66822-120.html

Postado
  • Membros

Oi Barbara... Vou pelo acre, daqui realmente é muito cara a passagem, mas vou mais pq achei melhor assim, mas ainda colocarei para ver a opinião do pessoal, as vezes não pode ser o melhor, vou na ordem para Cusco, Nazca, Huacachina, Paracas, Arequipa, Puno, Copacabana, La Paz, Salar de Uyuni, San Pedro de Atacama, Santa Cruz e volto pelo trem da morte, e ainda tenho que analisar tbm o tempo, terei 33 dias... E o seu? Vai só?

Sim, vou só.. comprei a passagem ontem! Como não tava querendo perder muito tempo em trajetos de Sta Cruz ou Trem da morte, optei por pagar um pouco mais caro, mas vou poder ir direto pra os lugares que quero... acho que vou usar melhor meus dias! Aliás, vão ser 32 dias, vou chegar por Lima, mas vou direto pra Huacachina>Cusco>Puno>Copacavana>La Paz>Salar>San Pedro de Atacama>Litoral do Chile(Provavel Antofagasta e Iquique)>Santiago>Mendoza e volto pra pegar avião em Santiago. Esse final eu ainda estou definindo... a partir de SPA eu não tenho certeza de nada, ainda vou postar o roteiro pra ver os comentários..

Postado
  • Autor
  • Membros

21° Dia - Salkantay

Nesse dia não foi fácil acordar cedo mas não tinha outro jeito. 7 e pouco da manhã estávamos lá arrumando tudo novamente, eu ainda meio estragado da noite anterior mas nada que um pouco de água gelada na cara não resolvesse.

Nessa manhã nos despediríamos dos cozinheiros então assim como no dia anterior o guia Manuel pediu para juntarmos uns trocados da galera para dar de gorjeta e assim o fizemos. Juntamos todos para um agradeciemnto coletivo e depois disso cada um pegou seu almoço. Como os cozinheiros não iam mais conosco eles deixam preparadas várias marmitas pra o pessoal levar e comer mais tarde, como quase todos vão de carro é tranquilo de levar. Eu e a Tcheca pedimos para o pessoal levar as nossas pois nos encontrariamos com o restante do pessoal mais tarde. A partir daí o grupo se dividiu. Como no outro grupo estava acontecendo o mesmo, poucos iam caminhando, juntamos todos num "novo grupo" e saímos.

A caminhada começa ainda na cidade de Santa Tereza então passamos por algumas estradas que estavam em obras, ou seja muita poeira quando os carros passavam pela gente mas nada desesperador. Nesse dia estávamos em 5 apenas, além de eu e a Tcheca, tinha Becky (com quem eu casaria neste extao momento sem pensar duas vezes ::lol4::) ::love:: ::love:: ::love::::love:: Fiona e Hugh da Inglaterra. Fomos conversando muito no caminho, pessoal gente boa e eu que não sou bobo já tratei de combinar de encontrá-los em 2013 na minha ida para aqueles lados europeus maaaas o manezão aqui depois perdeu o papel onde anotou o facebook deles. Ohhh England!!! Deve ser castigo, só pode mas tudo bem, de mulher o mundo está cheio, vamos continuar. :D

O caminho todo no período da manhã é em uma estrada de terra mas depois de sair da cidade são poucos os carros passando então dá pra ir numa boa, nada de nuvens de poeira em volta de você. Eu acho que o guia insistiu tanto pra gente ir de carro porque ele não queria caminhar e não por ser um dia chato, afinal o cara faz essa trilha toda semana, deve ficar de saco cheio rss. Eu curti, faria de novo.

20120929125256.jpg

20120929125332.jpg

Boa parte do caminho é contornando a construção da hidrelétrica cujo nome não me lembro. Apesar de muitos guindastes e canteiros de obras a paisagem é bonita e vale a caminhada. Nesse dia para os que vão de carro também há a possibilidade de fazer uma tirolesa, não sei se é bom, se vale a pena mas o Saulo fez e vou tentar pegar algumas dicas com ele.

Depois de algumas horas caminhando entramos no distrito de Machu Picchu e começamos a seguir os trilhos de trem, foi aí que a ficha começou a cair "caraca Machu Picchu existe mesmo" hehehe

20120929130955.jpg

20120929131037.jpg

Logo chegamos num "bar" onde paramos pra almoçar, os outros já haviam comido pois chegaram antes então peguei meu almoço frio e devorei como se não houvesse amanhã ::otemo::. Uma coisa que já estava bem perceptível nesse dia e gerou comentários da galera é que todos estavam mais magros, sem exceção. Se você quer perder uns quilinhos, a Salkantay é uma boa opção, eu mesmo descobri nesse dia que perdi uns 3 Kg mas fui ajudado pelo fato de nao poder comer muito devido a minha virose.

20120929131527.JPG

Reencontrando todos no almoço

Almoçamos, descansamos e logo seguiriamos e desta vez, todos caminhando só que mais uma vez não pude seguir com todos os outros. Como o carro não segue junto conosco daqui em diante todos tem que levar na mochila tudo que trouxeram mas eu havia deixado algumas roupas na mochila do Saulo para diminuir o peso, sóóóóó que o Saulo foi fzer tirolesa e demorou pra chegar no local do almoço. Então todos seguiram e eu fiquei esperando o saulo chegar para pegar minhas coisas pois não poderia fazer ele carregar o meu peso a tarde toda mas também não iria esperar ele almoçar até porque ele estava resolvendo outros assuntos com o outro grupo hehe :twisted: . Então peguei a dica com o guia de onde deveria ir e assim que Saulo chegasse pegaria minhas coisas e encontraria o resto do grupo. Fiquei uns 30 min por lá, ele chegou, peguei minhas coisas, me interei sobre como andavam as questões diplomáticas com o outro grupo :twisted: e segui.

Iria apertar o passo para encontrar o restante do pessoal que havia saido antes mas quando estava arrumando a mochila para começar encontrei Fiona, Hugh e Becky ::love::::love::::love::::love:: novamente que haviam ficado pra trás, eles também iriam sozinhos pois o restante do grupo deles também iria ficar pra almoçar então fomos juntos. Ahhh aquele maldito papel com 3 facebooks anotados, voui fazer a Salkantay de novo só pra ver se acho ::lol4::.

Seguimos e não tem muito segredo, basta seguir os trilhos, não tem bifurcações nem nada então cada um vai so seu ritmo.

20120929132909.jpg

Fiona, Becky ::love:: e Hugh

20120929132940.jpg

20120929135441.jpg

20120929133004.jpg

20120929135248.jpg

20120929135333.jpg

Só tenha cuidado para não ser atropelado

Anda anda anda, paisagem paisagem paisagem, Becky Becky Becky hehehe e no final das contas acabamos ultrapassando vários e encontramos o guia la na frente novamente. Em uma das paradas descobrimos que o Adriano estava com o joelho zuado. Manuel faz uma massagem sensual, colocou faixa e o Adriano seguiu.

Por volta das 3 da tarde, chegamos ao final da Salkantay, faltava apenas uma caminhada de 30 min até Àguas Caliente mas já consideramos o trekking encerrado, pra mim a sensação era de "chuuupa virose maldita" ::lol4::

O Guia nos disse onde iríamos nos encontra em Aguas Calientes pois ele iria ficar esperando alguns do grupo que ficaram pra trás.

Agua Calientes é um povoado minúsculo, é o que fica mais perto de Machu Picchu. Chegamos nela e ficamos na ponte esperando o guia e o restante.

20120929135216.JPG

Aguas Calientes

20120929135415.jpg

20120929134111.JPG

Em AC um pouco mais magro.

Depois de um tempo o guia chegou e nos levou para o nosso hostel que ficava onde carinhosamente apelidamos de o "morro do Alemão de Aguas Calientes". O hostel até era bom mas ficava bem nos becos, rsss. infelizmente pablo e a Tcheca ficaram separados.

20120929134340.JPG

Rua do hostel

Quando chegamos lá, a cidade toda estava sem energia então tivemos que adiar um pouco o banho :D. Lá pelas 7 d anoite, já devidamente arrumados e nos sentindo cidadãos de Aguas Caliente fomos encontrar o restante do povo pois iríamos comer fora (incluso no pacote, exceto bebidas)

20120929135047.jpg

Depois de encher a pança, o guia explica como fazer pra subir até Machu Picchu no dia seguinte, entrega nossos boletos de entrada e também o ticket do trem de retorno no dia seguinte. Há duas opções para subir, chegar na entrada do parque bem cedo (abre às 5 da manhã) e subir caminhando atééééé lá em cima, ou então subir de ônibus ¬¬ que custa 9 dólares o trecho se não me engano. Nem vou dizer qual escolhi.

A noite foi até que animada e depois disso passamos numas lojas pra comprar algumas besteiras pra levar pra MP no dia seguinte. Demos mais umas voltas, descobri que o guia do outro grupo estava puto comigo hahahahha :twisted: e fomos pro hostel. Fomos dormir por volta de meia noite, eu pelo menos estava acabado.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Barbara leitão, sugiro vc repensar a idéia de passar direto por lima, a cidade é incrível, tem ruínas e muitas atrações, vale ao menos uns dois dias por lá

Postado
  • Autor
  • Membros
Eae Sorrent

Muito Bom mesmo seu relato, com o pessoal

adicionando as historias ainda que tavam com você bom pra caralho

foda que hoje eu fiquei o dia inteiro no trampo lendo ele e

não consegui fazer nada terminei de ler agora

hahahahahauahuahuaauahuahau

Vo fazer esse mesmo roteiro que você em jan. 2013

daqui alguns meses ta ajudando muito tiro varias duvidas da hora

so queria pergunta uma coisa tem uma galera falando que machu picchu

vai fecha agora em janeiro e ta tendo que antecipa com três meses antecedência

a visita ai não sei se é lenda ou não, não vi nada aqui no forum pelo menos. Você falo que pra

fazer o Salkantay é de boa da pra compra na hora. Se ta sabendo de alguma coisa recomenda compra com

antecedência ??

abrass

valewwww

Só de saber que estou contribuindo para a improdutividade nas empresas, sinto que minha missão na Terra está cumprida huahuahuahua

Não ouvi nada sobre MP fechar não, deve ser lenda ein. Eu aconselho fechr a Salkantay na hora, só o fato de poder ir em várias agências e pesquisar já é um grande ponto positivo. Lugar tem, fica tranquilo, os caras vivem disso lá.

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosi

Uyuni

San Pedro de Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Nasca

Paracas

Huacachina

Cusco (com Salkantay)

La paz

Santa Cruz de la Sierra

Boa noite!

deixa eu falar gostei muito do que voce relatou na sua viagem , eu estou

querendo ir final do ano la pelo dia 14 de Dezembro plano passar uns 22

dias queria uma ajuda , voce ficou 30 dias, queria montar o meu roteiro

pois vou ficar somente 22 dias ou seja bem menos que voce, oque voce

tiraria para para mim aproveitar esses 22 ao máximo e outra duvida queria

gastar no máximo 2 mil reais, tirando as passagem ida e volta de santa cruz

são paulo, voce acha que da ou tenho que levar mais, esse vai ser o meu 1°

mochilão estou aberto a mudar o roteiro desde de ja obrigado!

o meu email e andre_rodrigues120@hotmail.com esse tambeme o meu face se

quiser adicionar

E tiraria Sucre, Potosi, Nasca e Paracas. Arica e Tacna ão só de passagem então nao tem problema, as outras acho que são imperdíveis.

Nesse caso acho que tendo 2 mil com vc dá sim!!!

Sorrente, ó grande mestre!!

Para conseguir vaga para fazer a Salkantay lá na hora é muito difícil, tem grupos saindo todos os dias? E para subir a Wayna Picchu são 400 senhas por dia, se não me engano 200 7h e 200 10h, ouvi dizer quem esta fazendo a trilha sempre consegue, pelo horário que chega lá, só quem vem nos ônibus que é mais difícil já que só chegam a partir das 7h, foi tranquilo para vc subir? Eu não vou fazer cronograma não, escolhi as cidades que eu quero ir e vou... Não quero ficar olhando para relógio e preocupado com o horário do ônibus que eu coloquei no cronograma, de repente eu descubro o significado de :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted: e quero ficar um pouco a mais... ::hahaha::

Se eu ver que não vai dar tempo, eu "corro" na próxima cidade...

Vou sair dia 29/03/13 as 16:00 a partir dai tenho 33 dias, chegarei em cusco dia 31/03 07:00...

Cusco (Salkantay)

Huacachina

Paracas

Arequipa (El misti)

Puno

Copacabana

La Paz

Salar de Uyuni

San Pedro de Atacama

Sucre (Se der tempo, pois se não eu passo direto)

Santa Cruz de La Sierra

O que vc acha? 31 dias de Cusco...

Ah... Quando for fazer uma trip de 3, 4, 5 dias para as bandas dai... Pode me chamar que eu vou... ::lol4::::lol4::

Conseguir a Salkantay para o dia seguinte pelo que eu vi é bem fácil. mas ó, se nao der certo depois não bata na porta da minha casa com uma espingarda na mão heheheh. Eu não consegui subir o Wayna, vou explicar melhor no relato, até tinha esquecido disso.

Eu na verdade só defini o roteiro e tinha uma noção de quantos dias podia ficar em cada luigar. não marquei horarios, nao reservei nada e faria assim novamente (alias farei assim no meu proximo mochilão). Eu tb nao gosto da ideia de viajar mais preocupado em seguir um cronograma do que aproveitar o lugar onde estou. E como vc bem lembrou e hoje eu tenho noção disso, é bom deixar um lugar para os :twisted::twisted::twisted: nunca se sabe quando vem, mas que vem, vem! uhahuahuua

Cara, vc me adicionou no face?? se adicionou me manda uma msg lá falando que é vc pq eu to agitando uma viagem pro feriado de 15 de novembro. Uma galera me adicionou e as vezes fico meio perdido. rsss

Parabéns pelo relato Sorrent, já li todo ele e a cada dia descrito por ti tenho mais vontade de fazer a minha!!!

Estou criando o roteiro aos poucos e pegando algumas dicas do que fazer em algumas cidades que passarei, bem como preços e agências !!!

Irei fazer o caminho contrário, pois sairei de SC no dia 25 de dezembro e pretendo estar em Cusco para o reveillon :D

Estou com algumas dúvidas, acho que tu poderá me ajudar !!

Pelo que entendi você deixou para comprar a mochila lá, se não me engano, gostaria de saber qual era o preço médio e qual mochila que tu usou ? estou pensando em levar minha coisas em uma mala meio velha e lá em Santa Cruz de la Sierra ou La Paz comprar uma Cargueira, mas não sei se é muito vantajoso.

gostaria de fazer meu trajeto passando em praticamente todas as cidades que tu passou porém em menos dias, tu tens algum conselho para me dar, quem sabe alguma cidade que eu possa deixar de fora sem me arrepender ?

Obrigado, e continuarei no aguardo da descrição dos próximos dias!!!

Não não, eu já fui com a minha mochila. Em La Paz eu ia comprar uma Deuter 90l muito show, estava custando entre 900 e 1000 bolivianos ( 300 - 335 reais). Por pouco não comprei. As mochilas boas estão nessa faixa de preço mas vc encontra umas de 1500 bolivianos também. essa mochila que disse custaria o dobro aqui no Brazil facilmente. vale a pena levar uma grana extra pra comprar algumas tranqueiras em La Paz mas tem que tomar cuidado pois tem muita coisa falsificada lá mas a maioria é perceptível pelo que vi.

Eu diria que as cidades que poderiam ser retiradas sem dor no coração são Sucre, Potosi e Paracas e Nasca. Embora eu tenha curtido muito elas (exceto Potosi hehe) são as que dá pra não ir sem se arrepender.

Postado
  • Membros
Barbara leitão, sugiro vc repensar a idéia de passar direto por lima, a cidade é incrível, tem ruínas e muitas atrações, vale ao menos uns dois dias por lá

Mesmo? Tenho lido opiniões tão diferentes que estou muito na dúvida! Ai ai ... vou dar uma pesquisada de qualquer forma, qualquer coisa vou tentar passar pelo menos os 2 dias que você falou, nem que seja pra ter uma ideia superficial...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.